iOS

Conheça todas as novidades do iOS 10.3

Já está disponível o iOS 10.3, e para facilitar listamos aqui todas as novidades que a nova versão traz, para você conhecê-las. A atualização é aconselhável para todos os usuários, pois além das mudanças há também conserto de falhas de segurança importantes para todos.

→ Apple File System (APFS)

É a maior mudança estrutural desde o primeiro iPhone.
O novo sistema de arquivos da Apple finalmente chegou ao iOS. Revelado primeiro no macOS Sierra, esta nova estrutura é mais otimizada e promete tornar o sistema mais rápido em termos de escritura e leitura de dados na memória. O sistema de arquivos anterior, o HFS+, foi herdado do Mac e criado há 30 anos, em um tempo em que discos rígidos e disquetes dominavam os computadores. Por isso a necessidade de criar um novo sistema de arquivos, mais adaptado para os dispositivos atuais, que usam SSD e memória flash.

Ele também reforça a segurança dos dados, pois possui criptografia nativa. Teremos um sistema mais rápido, mais seguro e mais moderno.

Porém, um detalhe: o APFS só é compatível com aparelhos de 64 bits. Se o seu iPhone for o 5, 5c ou tiver um iPad 4, o sistema iOS 10.3 não migrará para este formato.


→ Gestão do Apple ID pelos Ajustes

No iOS 10.3 é possível gerenciar de maneira mais fácil o seu Apple ID. Nos Ajustes, a primeira coisa que aparece é o nome do usuário associado, com as diversas opções de segurança da conta.


→ Armazenamento do iCloud

Agora o sistema mostra um gráfico com o armazenamento do iCloud, como acontece no Mac. Cada cor representa um tipo de arquivo armazenado, mostrando o espaço restante.


→ Widgets para Podcasts

A nova versão também inclui um widgets para o aplicativo Podcasts, com atalhos para aqueles que você assina ou mais escuta.


→ Find My AirPods

Para quem tem os novos fones de ouvido sem fios da Apple, agora será possível encontrá-los pelo aplicativo Buscar Meu iPhone. Porém, como os fones não contam com conexão GPS nem com internet, apenas com conexão Bluetooth, eles só serão visíveis se estiverem próximos ao raio de alcance de um de seus dispositivos autorizados.


→ Atalhos no CarPlay

Para quem usa o CarPlay, terá nesta atualização atalhos laterais para os últimos aplicativos usados, podendo passar de um para o outro de forma mais rápida.

O aplicativo Música também ganha atalhos para o álbum e as faixas seguintes, facilitando o uso.


→ Modo Cinema no Apple Watch

O Apple Watch agora ganha um “Modo Cinema”, que consiste em uma maneira menos intrusiva de usar o relógio em cinemas e peças teatrais. Neste modo, a tela não irá acender quando você levantar o braço e todos os sons ficarão mudos. O usuário continuará recebendo mensagens pela vibração, e poderá acender a tela tocando nela ou na Coroa Digital.

O SiriKit também passará a ser usado no relógio, o que significa que você poderá chamar o Uber ou pedir uma pizza através dele.


→ Envio de dados analíticos do iCloud

Parece que a Apple quer melhorar o seu serviço de nuvem, recolhendo informações de uso dos usuários. Ao instalar o sistema ou atualizá-lo, é solicitado autorização para enviar dados analíticos do iCloud.


→ Sugestão para a Autentificação de Dois Fatores

Quem ainda não habilitou a autentificação de dois fatores em sua conta da Apple, agora irá receber de tempos em tempos lembretes sugerindo que ative a função.

Este aviso aparece também na nova seção dos Ajustes dedicado às contas da Apple.

Você pode ativar a função diretamente no aparelho, sem precisar ir até a página da Apple para fazer isso (conforme já ensinamos aqui)


→ Aviso em apps de 32 bits

No iOS 10.3, quando você tentar abrir um aplicativo que não tem suporte a 64 bits, aparece um aviso comunicando que o app não funcionará mais em versões futuras do sistema.

Isto é um forte indício de que o iOS 11 (que deverá ser lançado em setembro) não será compatível com apps não atualizados., como nós já comentamos sobre isso aqui (leia: É provável que aplicativos em 32 bits deixem de funcionar no iOS 11). Nos Ajustes do sistema, há uma lista com todos os aplicativos instalados que não são compatíveis com a estrutura 64 bits e que deixarão de funcionar no iOS 11.

Cada link leva à página do aplicativo na App Store. A Apple sugere que, caso ele não tenha uma atualização mais recente, que o usuário contate diretamente o desenvolvedor para solicitar que ele disponibilize uma versão que não deixe de funcionar no iOS 11.


→ Acesso de dados celulares pelo iCloud Drive

Uma das grandes dicas para não gastar dados celulares a toa é desligar o iCloud Drive quando o aparelho não estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Antes esta configuração ficava nos ajustes do iCloud Drive, mas agora ela foi movida para o menu Celular, no final da tela.


 

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Daniel

    Excelente artigo iLex

  • Marcos Tulio

    Achei que teria coisas mais legais.

    • Eu acho que a principal mudança, sem dúvida, é o APFS, que tende a deixar o sistema mais rápido. Mas como virá também nos próximos updates, não chega a ser um motivo efetivo para a atualização.

      • Ronilton Ayres

        Meu está muito mais rápido

      • Roberto

        Será que por causa dessa mudança seria mais interessante fazer uma instalação limpa, sem backup para que todos os arquivos sejam convertidos para o APFS?

        • Mesmo com atualização simples, todos os arquivos já serão adaptados à nova estrutura.

    • Phillipe Murray

      Eu também…

  • Giorgio Beloto

    Tudo coisas que eu não vou usar 🙂 Consertar o envio de emails com diversas fotos duplicadas não consertaram, aposto…

  • Diego Pazin

    UMA DICA IMPORTANTE: Na autenticação de dois fatores, cadastrem SEMPRE mais de 1 número de confiança, além do seu, ou guardem muito bem as chaves fornecidas. Se você for roubado, e tiver que habilitar um novo Iphone, sem o número de confiança não será possível entrar com sua conta no aparelho mesmo que você conheça sua senha da conta da Apple. Caso contrário, terá que solicitar recuperação da conta e aguardar em torno de 10 dias até um retorno da Apple. 😉

    • Fausto Faria

      Cadastrem um fixo para receber uma ligação com código e leiam o artigo sobre o sistema. IPhone novo precisa do código que vai aparecer no iPhone antigo, então sempre tenha o iPhone antigo ao ativar o novo e só depois passe para frente ou restaure.

    • Thiago Oliveira

      Mas se você tiver um outro dispositivo de confiança, tipo um iPad, você poderá entrar com o código que será enviado para o outro dispositivo. Você não precisa usar o telefone. Ou estou errado?

    • Thiago Oliveira

      Mas se você tiver um outro dispositivo de confiança, tipo um iPad, você poderá entrar com o código que será enviado para o outro dispositivo. Você não precisa usar o telefone. Ou estou errado?

      • Diego Pazin

        Não está errado. No caso de só termos apenas 1 dispositivo Apple, como é o meu caso, só outro número de confiança ajudará.

        • Thiago Oliveira

          Cara, depois da sua mensagem, fiquei pensando a respeito. Você tem razão. Se você for roubado e tiver apenas o iPhone, ou não tiver acesso a outro dispositivo confiável, vai ficar travado na autenticação de dois fatores. A não ser que você consiga transferir sua linha para um novo simcard e receber o código via SMS, é melhor se prevenir e adicionar um telefone fixo ou o celular da esposa ou da mãe pra conseguir o código. Maior segurança, às vezes, pode se voltar contra a gente mesmo. É um preço a se pagar.

          • Diego Pazin

            Isso aí! Eu paguei… tô há alguns dias esperando retorno da Apple pra recuperar minha conta.

  • Romario Araújo

    Aqui pra mim não apareceu a atualização.
    Estou na 7ª versão beta. Tem algo a ver?

    • Vinicius Alves

      O último beta é a versão final. Para quem já tem ela instalada, não vai aparecer essa versão liberada hoje.

      • Romario Araújo

        Obrigado pela informação.

  • Wendell Gonçalves

    se nao tem novos emojis eu nem baixo

    • Fabio Ricardo Bulgaron

      Kkkkk

  • Ricardo Matos

    E corrigir a treta com a bateria?! Era top

  • Murilo Cestaro

    E quanto à duração de bateria, melhorou?

  • Mariano

    Após a atualização o espaço disponível no iPhone SE passou de 40,17 GB para 43,05 GB. Terá sido efeito do APFS?

    • Vinicius Alves

      Ou o sistema limpou o monte de lixo digital que estava armazenado no seu celular.

    • Feliciano Real

      Notou alguma melhora no desempenho da bateria?

      • Mariano

        Feliciano, a bateria deste aparelho sempre se comportou bem. O que melhorou no desempenho foram os aplicativos: a câmera fotográfica, por exemplo, tá muito rápida!

  • Marcelo Carvalho

    Vou esperar as cobaias apressadas instalar primeiro para ver se não deu nada errado.

    Oremos!

    • Igor Valsichi

      manda bala…. ja instalei e ta 100% kkkkkkkkkk

      • Marcelo Carvalho

        Valeu!

  • André Kbção £¬¬£

    Pensei que teria mais novidades na Siri.

    • Fabio Ricardo Bulgaron

      Penso que a Siri não dependa de mudanças no iOS para se modernizar, e sim no servidor da Apple.

  • Daniel

    Notei que se vc aperta com a 3d touch em um comentario de app na apple store vai aparece opção de dizer se foi util ou nao

  • Carlos Brambila

    alguma novidade de aplicativos no apple car play?

  • Fabiano ✈️

    Quem sabe como faz para mostrar a temperatura na tela inicial ao lado da data como na quarta figura do post?

  • Alex iPilot

    Interessante que uma mudança total no sistema de arquivo implica não aproveitar nada da versão anterior, ou pelo menos reescrever tudo no aparelho, no formato novo… Essa eu realmente vou esperar pelo feedback dos “early adopters”, dos primeiros a instalar…

    • Ronilton Ayres

      Não entendi… mas acho que essa é a melhor versão no iOS até hoje até agora 😉

      • Gustavo

        atualizei aqui ontem e tá tudo mais rápido, nenhum problema até agora

      • Alex iPilot

        Absolutamente TODOS os arquivos dos aparelhos precisam ser apagados e reescritos, coisa que nunca aconteceu antes… Sim, promete ser a melhor, sem dúvida!

  • Petroli Eduardo

    Boa noite, tenho uma dúvida: Quero fazer uma instalação Limpa desse iOS 10.3. Só que quando vou baixar pelo iTunes está demorando muito. Teria por a caso um link para baixar?

    Obrigado

  • Marcelo Ávila

    Tou no iOS 9 no IPhone 6 aguardando relatos do 10.3. Meu celular tem desempenho satisfatório e fiquei com receio da bateria drenar conforme relatos do 10.2. Espero que a Apple me permita atualizar meu aparelho sem medo ! Rs

    • Eron Menezes

      Ainda to no 9 tbm kk

  • Gabrielfreitass

    E ai galera do BDI, vocês não vão fazer nenhum post relacionado ao workflow?

    • Mauricio

      O que é isso? É de comer?

  • Preciso do MODO CASACO pro Apple Watch. Toda vez que estou usando algum casaco ou jaqueta grossa, o Apple Watch recebe “toques involuntários”. 🙁

  • Igor Alves

    Vale lembrar que o APFS ainda não está disponível para macOS, deve ser liberado na próxima versão.

  • Alexandre Soares

    Teoricamente uma troca do sistema de arquivos e uma nova criptografia que está sempre ativa deve usar mais processador. Resta saber se a Apple otimizou bem o sistema para não prejudicar iPhones mais antigos, tal como o 5s e o 6.

    Ainda estou com o iOS 9.1.2 aqui e não penso por enquanto em atualizar pois tudo funciona muito bem.

  • Ricardo Akimoto

    Alguem sabe me dizer como faz para deixar o icone de tempo da forma que se encontra no print ai acima???? do lado da data????

    • Frederico Oliveira

      Mais em cima responderam que essa tela é de Ipad, então não rola no Iphone. Já procurei e não achei nada.

  • Gustavo

    atualizei ontem e tá tudo mais rápido e fluído, nenhum problema até agora

    • Marcelo Ávila

      Qual iPhone amigo ?

      • Gustavo

        7 (normal)

  • Eduardo Edu

    Mapas no Carplay…niente!

  • Anderson Camões

    Galera, estou com uma dúvida.
    Eu ativei essa autenticação em 2 fatores de tanto receber mensagem. Não via necessidade, só eu sei minha senha mesmo, é difícil e acredito na criptografia, mas enfim, vamos a dúvida.

    Sempre que viajo compro um sim local para usar no exterior durante o período da viagem.
    Vamos supor que compre um novo iPhone, o 8 ou X dependendo dos rumores, por exemplo (kkk).
    Como vou ativa-lo? O SMS não vai chegar, já que o número cadastrado é indo Brasil!
    E agora? Vou ter de comprar o aparelho fora e esperar chegar no país para ativá-lo?

    • Gin Freaks

      Minha esposa passou por essa situação, só ativou qnd voltamos. Eu não tive problemas, o ID Apple foi suficiente pra ativar.

    • A autenticação em 2 fatores também pode ser utilizada através de notificação na tela do aparelho atual ou de outro familiar.

      Eu, por exemplo, tenho dados da empresa no meu iPhone. Se, por alguma razão, eu não conseguir aceitar o código pelo meu, eu peço pra minha esposa liberar meu acesso pelo iPad (e ela está instruída a só fazer isso após confirmação verbal minha).

  • Anderson Campos

    Confesso que percebi uma melhora na velocidade dos meus iDevices depois dessa instalação.

  • Renato

    E nada do “Dark Mode”!! 😩

  • Pessoa Qualquer

    Galera, me ajudem. Após a atualização para o iOS 10.3 no iPhone 6, quando entro em Ajustes, não aparecem os ajustes individuais dos aplicativos instalados, na seção final. O que eu faço?

  • Me expliquem essa autenticação de 2 fatores do iCloud por favor galera, pois eu não entendo uma coisa, se o cara for roubado, como ele vai entrar no iCloud pra bloquear o aparelho e tals, sendo que a autenticação vai pro iPhone?

    Eu queria colocar um e-mail pessoal pra isso, mas não consigo, só vi opção pro iPhone, aí a meu ver, não ajuda muito.