DicasTutoriais

Como pedir reembolso de alguma compra indevida em um aplicativo da App Store

Há vezes em que necessitamos de uma forma de reaver um pagamento feito em um aplicativo. Seja porque alguma criança acabou se empolgando em algum jogo, ou certas promoções não muito claras acabaram nos ludibriando. Felizmente a Apple disponibiliza uma forma razoavelmente fácil de pedir reembolso de compras feitas em aplicativos. Veja abaixo como fazer.

Antes de tudo, é importante salientar que este recurso não deve ser usado de forma abusiva. A Apple é bastante compreensiva e tem tendência de aceitar sempre os pedidos de reembolso, desde que ela não perceba que você está fazendo de forma repetitiva, para tirar vantagem ilícita. Lembre também que após pedir reembolso, você não terá mais acesso àquele recurso que havia comprado, não podendo adquiri-lo novamente.

Há algum tempos ensinamos aqui como fazer este processo pelo programa iTunes do computador. Porém, neste novo tutorial indicaremos um site da Apple que permite fazer isso também pelo iOS.


Pedir reembolso usando o site

Este método permite que você faça o pedido tanto pelo iOS quanto pelo computador. Siga os passos:

Passo 1: Acesse o site de relatos de problemas da Apple:
http://reportaproblem.apple.com/

Relatar Problema Apple

Passo 2: Entre com sua conta da App Store.

Passo 3: Selecione a aba da categoria que você quer pedir reembolso. Se for um aplicativo, escolha a aba Apps.

Relatar Problema Apple

Passo 4: Procure na lista a compra que você fez e selecione o botão Relatar.

applesite3

Passo 5: Um quadro irá se abrir, com a informação de qual aparelho o aplicativo foi comprado. Você então verá um menu, no qual poderá escolher qual o motivo de você estar pedindo reembolso. Escolha um deles ou escreva algo, caso sua razão seja diferente das listadas.

applesite4

Passo 6: Clique no botão Enviar.


Geralmente em até 48h úteis você receberá uma resposta de algum atendente, dizendo que entendeu o seu caso e que seu dinheiro será devolvido. É possível que ele também diga que a Apple não faz este tipo de coisa e que está abrindo uma exceção, mas é porque eles querem evitar o uso abusivo deste tipo de solicitação. A lei brasileira garante a devolução de qualquer compra feita pela internet dentro do prazo de 7 dias.

Como você pode ver, é bem simples pedir reembolso de uma compra errada ou não desejada. Use este recurso com moderação e bom senso, para que sempre tenhamos este tipo de facilidade no futuro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alex Rodrigues

    Na Google Play Store vc pode pedir direto nela, não tem todo este trabalho e o reembolso é feito na hora, mas, só pode ser feito apenas uma vez para o app em questão, ou seja, se vc comprou um app e pediu reembolso dele, caso vc volte a comprá-lo não será possível pedir outro reembolso.

  • Nailton Neto

    Pedi uma vez na compra do VHS Cam que me foi cobrado 53$, sim 53 dólares e o app custava 2.99, eles fizeram o reembolso mas o atendente acabou sendo mega grosseiro, uma pena pois sempre tenho um ótimo atendimento na apple.

  • Luciano Assunção

    Já utilizei diversas vezes esse serviço, principalmente quando o app promete algo e não cumpre. Recentemente comprei um app com treinos de academia que dizia estar em português, porém apenas o app estava traduzido, todas as instruções estavam disponíveis apenas em inglês.

  • Tem muita gente zerando o Super Mario Run e pedindo reembolso. 🙁

  • Vinicius Pinheiro

    Alguém sabe se é possível pedir reemboolso em aluguéis de filmes no iTunes Store? Meu irmão acabou alugando um filme sem intenção e não foi feito o download e nem foi executado.

  • Alberto

    Minha pergunta é: O que acontece com o APP que a pessoa comprou por engano? Ele some do aparelho automaticamente ou a pessoa ainda fica com ele mas ele sai da área de apps comprados?

    • Boa pergunta, também gostaria de saber. Certa vez um amigo fez uma compra interna de um power ou num jogo, pediu reembolso e conseguiu, e o power up não foi removido. Não sei se foi exceção ou não teriam como fazê-lo por ser parte do jogo.

    • Felipe

      Se não me engano antes o app continuva no aparelho da pessoa, mas a Apple mudou há um tempo e agora ao tentar abrir aparece um aviso de que “sua permissão foi revogada” ou algo assim

    • Vinicius Alves

      O aplicativo sai da sua área de comprados e, caso ele estiver instalado no seu aparelho, quando tentar abri-lo aparecerá que você não tem mais permissão para abrir aquele aplicativo.

  • Alexandre Castellões

    Muito ótima a dica, acabei comprando um App que não era interessante pra mim. Obrigado
    BlogdoiPhone me salvando desde a época do 3GS rsrs

  • michel jones

    Boa dica, valeu…