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Após um enorme sucesso inicial, lucros com Super Mario Run caem

Depois de meses de espera e de um agressivo marketing, era normal esperar um enorme sucesso de downloads e de faturamento com o jogo Super Mario Run, da Nintendo. De fato, nas primeiras 24h o jogo foi baixado quase 3 milhões de vezes, se tornando o maior lançamento da história da App Store. Para se ter uma ideia, o Pokémon GO teve “apenas” 900 mil downloads no primeiro dia (apesar de no início ter sido disponibilizado somente em poucos países).

Mas este enorme sucesso de downloads não significa que a Nintendo tenha mais vantagens que a velha fórmula de freemium usado por tantos outros aplicativos.

No fundo, muitos de nós tínhamos a esperança de que a Nintendo mostrasse que era possível ganhar dinheiro na App Store sem adotar a fórmula do freemium, odiada por tantos. Desde o começo, ela permitiu que se pudesse baixar o aplicativo de graça e jogar os primeiros mundos sem precisar pagar nada, e caso o usuário desejasse ter o jogo inteiro, aí sim realizar um pagamento único de US$9,99.

É bem verdade que isso deu um resultado inicial muito bom, com o jogo ficando no topo dos mais rentáveis em diversos países no primeiro dia (inclusive no Brasil). Mas passada a euforia inicial, ele está cada vez caindo mais no ranking.

Segundo analistas, isso é normal. Afinal, no lançamento muita gente comprou o pacote completo, para poder jogar e conhecer o jogo. Porém, estes que já fizeram a compra não irão mais pagar nada, e o número de novas compras tende a diminuir. Enquanto isso é bom para o usuário (não precisar pagar mais nada), como modelo de negócios é algo que tende a se estagnar com o tempo, se o jogo não apresentar novidades constantes.

Já o Pokémon GO, por exemplo, possui micro-compras internas que não são essenciais para progredir no jogo, mas que acabam atraindo centenas de compras todos os dias. Com a adição de mais e mais novidades (como a recente atualização), o modelo de negócios é capaz de funcionar ainda por um bom tempo. Ou seja, isso reforça ainda mais o freemium como caminho para lucrar mais, conforme já comprovaram tantos outros jogos.

Além disso, muita gente está reclamando da cobrança de 10 dólares para o jogo completo. Mas isso não é novidade para ninguém, pois hoje em dia todos reclamam de tudo: se o jogo é grátis, com compras internas, reclamam; se disponibilizam o jogo completo por um preço fixo, reclamam; e se o jogo for completamente grátis, mas é simples demais justamente porque não se investiu em desenvolvimento suficiente, reclamam também. Impossível agradar o atual consumidor de aplicativos móveis, que acha que tudo tem que ser de graça ou no máximo custar $0,99.

Vamos ver o que a Nintendo irá fazer quando os rendimentos com o Super Mario Run caírem de vez. Será que ela criará outros mundos, cobrando mais para desbloqueá-los? Ou mudará para a fórmula freemium, fazendo com que se pague para ganhar vantagens no jogo? Eles já declararam que o objetivo deles em trazer seus personagens famosos para o mobile é divulgá-los para as novas gerações, e por isso, o jogo precisa se manter popular para que isso realmente dê certo.

Vamos aguardar para saber quais serão as cenas dos próximos capítulos desta história…

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iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

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  • William

    Eu comprei o jogo assim que baixei e testei, vale cada centavo!
    Parem de reclamar e não comprem, simples assim. Continuem jogando Candy Crush (que também é freemium). Valorizem as pessoas que ficam trabalhando o dia INTEIRO para fazer você se divertir por algumas horas do seu dia. MELHOREM!

    • gnc03

      Acredito que cada centavo não! O jogo é bom, porém muito rápido acabei as fases em meia hora :(, se eu pagaria os U$ 10 de novo? Talvez se o jogo pelo menos tivesse mais fases/mais longas ou que fosse atualizado com o tempo!

      • Fernando Rocha

        Pelo jeito acabou primeiro o jogo do que a confirmação de compra do mesmo pela administradora do cartão… HAHAHA

        • gnc03

          HAUHAUAHA mais ou menos

      • Neto Herrera

        Passou todas as fases pegando as 3 cores das medalhas em cada? Se não nem tem Graça… Tem que pegar as 3 cores em casa fase, se fez isso, aí mitou mesmo!

    • Thiago

      Não vale cada centavo. Rayman Adventures entrega um jogo muito melhor e mais longo, mas com a mesma ideia central, por metade do preço.

    • paulotutu

      Se não fosse online, que aliás, não tem a menor necessidade, talvez valesse um pouco desses “cada centavo” ai.
      Você quer dizer: “valorizem as pessoas que ficam trabalhando o dia INTEIRO pra ganhar dinheiro”, né? Por que se fosse pra “nossa diversão”, seria free o jogo. 😉

      • William

        Paulo, me desculpe. Cada um aqui se trabalha ou não, se ganha dinheiro independente de onde, sabe (ou não) exatamente o que vai fazer com ele. Eu sou do time que valoriza, RESPEITA e INCENTIVA o trabalho dos outros, seja um serviço ou diversão, se fosse assim, acredito que você não receberia um salário, até pq quem paga seu serviço, talvez não ache necessário o seu incentivo ou não de importância ao seu trabalho, por caro que seja.

    • Rafael Nascimento

      Vale? Se você comprou e jogar profundamente, pegando cada moeda, aí blz, mas pra quem é casual, só joga e depois deixa de lado, não vale, mas por 10$ Trump, compensa mais investir em um game de console.

      • Junior Rinaldi

        desculpa a ignorancia, mas qual console tem jogos por $10?

        • Rafael Nascimento

          Tranquilo! Mas na PSN (PS4) tem uma aba com clássicos de PS2, com $10 (40 ou 50$) você compra um Bully, GTA San Andreas, The Warriors e outros GTA também.

          • paulotutu

            Sem contar as promoções mensais que oferecem jogos bons por menos de 10 USD…

          • Jogos de duas gerações atras, então?

            • Rafael Nascimento

              Mas já vale, são jogos muito bons, compensa bem mais do que gastar no Super Mario Run.

        • Felipe

          Paguei 49 temers no Rise of Tomb Rider do Xbox 360.

  • Felipe Arruda

    Comprei o jogo e ok. O jogo é divertido. Mas acho que problema foi o preço. Cobrar 10 dólares ( uma fortuna pra dispositivos mobile ) pra um jogo que se zera em 30 minutos e a jogabilidade é simples e sem desafios é demais. Parece que a Nintendo quer é lucrar com a marcar sendo gananciosa demais.

  • Lu Lu

    Problema é ser um jogo curto por 10 dólares ! E eles já disseram que não irão atualizar com novos mundos !

  • É um Mário meio infinite runner, fórmula um pouco desgastada. Eu não paguei, mas me pareceu serem poucas fases para o preço pedido.

  • paulotutu

    Todo jogo/app de compra única é assim. Nenhuma surpresa.

  • Victor Zavecz

    Ótima reportagem até o penúltimo parágrafo; sair em defesa da Nintendo cobrar esses absurdos US$ 10 por um jogo limitado como esse apenas por ser a Nintendo ou apenas por ser Mario me deixa perplexo.

    Um jogo que pode ser zerado em algumas horas, no máximo alguns dias, não deveria custar tudo isso.

    Como exemplo de um ótimo jogo (antes da desenvolvedora f0d3r completamente com ele), posso citar o primeiro Angry Birds, antes da Rovio inserir os itens que ajudavam a concluir as fases. Eram os mesmos US$ 0,99 que você disse “que todo mundo acha que devia custar” por mais de 60 níveis, muito bem elaborados e, pra quem se dedicasse a fechar com os 100% – como eu – pelo menos uns 40 dias garantidos pra jogar e se divertir de monte. Não vou considerar o detalhe de que por mais US$ 0,99, você abriria a Mighty Eagle pra jogar TODOS os níveis novamente com uma jogabilidade diferente pra prêmios diferentes.

    Mesmo considerando que o Angry Birds é de 2009 e fazendo as devidas correções do período, ainda seria muito mais negócio pagar 1 ou 2 dólares nele do que comprar essa porcaria.

    Enfim, por esses absurdos US$ 10, pego alguma coisa na PSN ou vários outros joguinhos mais baratos na App Store que com certeza serão um melhor investimento.

  • Anderson Lopes

    Não chega a 1% que é o Subway Surf…?

  • f.u.

    O jogo é ótimo e a Nintendo cobrou um preço justo! Pagaria até 60 trumps por ele.

  • Felipe

    Pessoal do Rio de Janeiro estou querendo vender meu Iphone 6s com menos de 6 meses de uso por 2500.
    O preço esta bom?
    Esta novinho..

  • Danilo

    Se a Nintendo lançasse um Super Mario World remaster eu pagaria até R$50.
    Mas Mario Run só faz sentido pra essa molecada que cresceu jogando Subway Surfer e gostava do Mario.

  • Anderson Camões

    Eu gostei bastante do jogo. Mas não acho que valha os 9,99.
    Quando entrar em promoção eu compro ele.
    A questão de estar sempre online pode ser também para monitorar a quantidade de horas jogadas, se cresce, etc. Não sei, apenas uma ideia. Eu prefiro pagar e ter o jogo todo. Olhando por esta ótica gostei do modelo, porém é um pouco caro.

  • Jogo curto???
    Cêis sabem que se pegar todas as moedas rosas de uma fase tem que pegar todas as moedas vinhos e depois todas as moedas pretas (que na verdade são verdes)…. né?
    E essa troca (entre moedas coloridas) mudam a fase sim! Acrescenta algumas coisas, a dificuldade para pegar as moedas de outras cores aumentam, e tudo mais…
    Sem contar que tem a corrida pra ganhar Toads e liberar itens nas compras para reconstruir o “mundinho” destruído pelo Bowser…
    Desculpem… Mas eu ainda não zerei o jogo (igual tem gente que ta falando que zerou em meia hora), pq eu estou de verdade jogando… aproveitando cada detalhezinho do jogo que esperei com muita ansiedade!
    Paguei 10 dólares e pagaria mais 10 fácil se surgirem mais e mais mundos..

    SEJEM MENAS

  • paulogrego

    Apesar do preço que achei altíssimo pelo conteúdo oferecido, até pensei em comprar, mas esse negócio de precisar ficar conectado é a coisa mais bizarra que já vi.
    Aliás, não o fato de ficar conectado, mas o quanto consome enquanto conectado.

    Não faz o menor sentido, a pessoa simplesmente não pode jogar fora de casa! Bola fora total!! Ainda se fosse tipo 100kb por hora seria até aceitável, mas isso aí que fizeram é insano… Come os dados adoidado… nada justifica isso!

  • Acho que a Nintendo nunca vendeu tanto um jogo em tão pouco tempo como esse. (Aos haters, eu disse que acho, logo não estou me baseando em nada! Sem comentários desnecessários)

  • Edley Santana 

    Eu acho o jogo muito bom.
    Não entendo mesmo de onde as pessoas encontram essa semelhança com “Subway sufers”…
    O jogo não é uma corrida infinita. Sim, o Mario corre sozinho mas as fases acabam e não ficam naquele loop infinito horroroso.
    Não concordo com o texto quando fala que todo mundo quer tudo de graça ou 0,99. Eu pagaria 5 doláres por esse jogo. 9,99 é caro não pelo valor em si mas porque o jogo não tem essa longevidade toda. Terminei todas essas moedas coloridas de todas as fases no dia seguinte em que comprei e agora o jogo tá encostado.

  • Anderson Lopes

    Em 1° lugar não comparei, porque simplesmente não a comparação!
    Nitidamente o Subway Surf e MELHOR!!!
    Em fim, só em esperar o aplicativo abrindo na quelas porcentagem e uma droga ??‍♂️….

    • Edley Santana 

      O que é melhor ou pior não é nem o caso. Evidente que se você gosta mais de um, o outro vai parecer ruim.
      Eu me referia mais a essa comparação de estilos. Super Mario Run não é igual Subway Surfers e ponto. Subway Sufers é igual Minion Rush e uma infinidade de outros jogos. Não que Mario seja completamente original e não seja igual a nenhum jogo. Como muitos já disseram, Rayman entrega a mesma fórmula com mais fases e bem mais barato.
      Com relação a porcentagem que você disse, o meu só apareceu na primeira vez que eu abri. Depois nunca mais.

      • Anderson Lopes

        Ta bom mano para de choramingar ai….?

      • Mario é original…… salvou o mercado de video games do crash nos anos 80……. Rayman só existe por causa dele…..

  • Jonas

    Prefiro o Mario antigo, que eu controlava o boneco como eu queria.

  • Alexandre Silva Oliveira

    Pior eu que não consigo abrir esse jogo, tento abrir e fecha. I6s 64gb.

  • Luis Evangelista

    Achei o jogo bonito, bem feito… Mas não pago 10$!! Se fosse com a jogabiidade clássica, pagaria até mais!! Mas pagar isso pra ficar correndo, e ainda estar on line pra isso!…

  • Bárbara Godoi

    Eu pagaria 10 dólares de olhos fechados pelo Mário clássico, o RUN? Não vale.

  • Rafa Mattozo

    Baixei, joguei as fases free e deletei…. Gastei $6 no Bully, faz uma semana que jogo, pelo menos 1 a 2 horas por dia e completei 38% até agora… Esse jogo sim relembrou minha infância/adolecência e vale cada centavo. Pode ser que o jogo agrade aos novos gamers, mas eu que cresci com Nintendinho 8 bits e Super Nes, tá longe de me agradar….

  • A Nintendo tentou um modelo que não funciona com aplicativos pra celular, de cobrar uma vez e liberar tudo. Esse mercado é agressivo. Óbvio que eles não são bobos, agora que viram que isso não funciona, com certeza os próximos vão vir freemium. O bom é que confirma que jogos completos, grandes e bem trabalhados so se dão bem nos consoles ou no PC.

  • Neto Herrera

    Passou todas as fases pegando as 3 cores das moedas especiais?

    • Felipe Arruda

      Não. Mas concorde comigo. Jogabilidade que se resume a repetir a mesma fase inúmeras vezes, até decorar onde cada bichinho vai aparecer, memorizando cada pulo onde as moedas vão aparecer com objetivo de pegar todas é enjoento, boring e sem desafio praticamente. Se torna repetitivo e chato. Além do jogo ser extremante fácil. Até os chefões se tornou palhaçada. Os chefões são iguais e extremante fácil de matar.
      Eles poderiam ter feito mais mundos com desafios diferente, jogabilidade diferente, mapas diferentes, fases bonus, chefões mais desafiadores, etc.
      O que eu acho que é o jogo foi feito pra criança mesmo ( 7-12 anos ) e não pra gente. Porém foi vendido como jogo de adulto ( afinal, apareceu até na Keynote deixando todo mundo na expectativa ).

  • Nintendo lança um Mario curto por 10 dólares e agora acaba de se pronunciar que: “Nintendo says it doesn’t have plans for any additional Super Mario Run content”… kkk que porqueira… um passo pra frente e dois pra trás, ou o contrário?

  • Fernando Bicalho

    Jogo Muito bom e divertido, porém pelo tamanho (24 fases), vale no máximo U$ 4,99, e olha la… Daqui alguns meses eles liberam mais 8 fases e vão cobrar mais uma quantia x…. dinheiro infinito pra Nintendo.