Notícias

No Rio de Janeiro, quem comprar celular roubado terá que justificar na delegacia

Roubo de celulares é algo bem comum em nosso país, infelizmente. E quem compra os aparelhos dos bandidos, por causa do preço bem menor, está incentivando ainda mais este mercado. É justamente para acabar com este círculo vicioso que uma ação da Polícia do Rio irá penalizar estes que compram celulares roubados.

As operadoras sempre tiveram condições de saber quem usa celular roubado. Através do IMEI do aparelho (saiba como descobrir o IMEI do seu iPhone) e da triangulação das antenas, é possível saber a localização exata de cada aparelho declarado como roubado, através de um banco de dados compartilhado. O problema é que até então, esta informação não era utilizada judicialmente.

Agora, a Polícia Civil do Rio solicitou à justiça que obrigasse as operadoras a usar esta informação para recuperar os aparelhos. Elas terão que enviar um SMS a todos os dispositivos cadastrados como roubados, para que o atual usuário compareça à delegacia para demonstrar que adquiriu licitamente aquele aparelho. A mensagem diz:

“Compareça à delegacia e comprove a aquisição lícita do aparelho mediante apresentação de nota fiscal”

As operadoras que não mandarem a mensagem terão que pagar multa de 10 salários mínimos por dia. Quem receber o SMS, terá 5 dias para comparecer à delegacia sob pena de responder por crime de receptação. Se comparecer e não conseguir comprovar a compra, também pode ser indiciado.

Isso é inédito. Não é algo que esteja normatizado. Para que isso seja uniformizado a prática tem que se consolidar. Vai acabar acontecendo, pois é algo de utilidade pública“, comentou o delegado Carlos Leba, Chefe de Polícia da 19ª DP do Rio.

A ideia é expandir a ação para todo o estado do Rio de Janeiro. Se der certo, quem sabe outros lugares do país também não adotem a estratégia?

O número de roubos em lojas de celulares aumentou muito este ano na cidade do Rio, o que fez a polícia tomar esta atitude.

via Extra

Botão Voltar ao topo