Notícias

Apple lançará aplicativo agregador de programas televisivos

Quando surgiu a notícia de que a Apple estava criando um programa de TV próprio sobre desenvolvimento de aplicativos, a pergunta óbvia que se fazia era: “Mas onde raios este programa vai passar?“, visto que a maçã não tinha uma plataforma própria.

A resposta veio no evento desta quinta, com um novo app chamado simplesmente de “TV”.

O novo aplicativo TV traz o que todos queríamos há tempos: uma forma de usar a Apple TV como uma interface interativa para assistir televisão on demand dentro do tvOS. Se falou muito disso nos rumores do início de 2014 e até se cogitou que poderia acontecer ainda em 2015, mas precisou de quase 3 longos anos para que algo do tipo virasse realidade.

A Apple ficou parada no tempo e o mercado foi adotando aos poucos isso, tanto que hoje vemos diversos apps do tipo “algumacoisa Play” para oferecer programação de TV on demand de forma individual (sem que haja um agregador que centralize tudo). Agora (com bastante atraso) a Apple começa a integrar mais a Apple TV neste contexto e oferecerá em um único aplicativo acesso a diversos programas de TV de serviços diferentes.

img_4142

O legal é que isso não ficará limitado à Apple TV, com um aplicativo que rodará também no iPhone e no iPad.

TV app

Claro que isso não será de graça. A Apple não revelou ainda mais detalhes de como irá funcionar, mas é possível ver nas imagens uma aba “Loja” em que provavelmente serão feitas as aquisições individuais de séries e programas de TV. Também o recurso Single Sign-on (anunciado na WWDC deste ano) permitirá que quem tem assinatura em algum canal de televisão possa ter acesso no aplicativo da Apple a todos os programas da emissora.

O novo serviço estará disponível a partir de dezembro apenas nos Estados Unidos, e esperamos que não demore muito para chegar em nosso país. Mas visto que ainda nem temos um app do Globo Play para a Apple TV, talvez demoremos para ter acesso aqui à TV aberta (ou não) no box da maçã.

Botão Voltar ao topo