Aplicativos

Facebook para iOS ganha postagens no estilo do Snapchat

O Facebook revelou que está iniciando testes que trazem ao seu aplicativo móvel recursos similares aos encontrados no Snapchat. Durante o período olímpico, os usuários poderão adicionar desenhos feitos a mão, textos e bandeiras de países em fotos e vídeos gravados através do aplicativo. A mudança surge na mesma semana de lançamento do Stories, nova função do Instagram.

Os testes foram iniciados nesta sexta-feira (5). Ao abrir o aplicativo, metade da tela será ocupada por imagens projetadas da câmera do iPhone, permitindo ao usuário criar uma foto ou vídeo com apenas um toque. Em seguida, será possível adicionar filtros, adesivos e rabiscos nas mídias criadas. A maior novidade fica por conta dos filtros de realidade aumentada. Eles estarão disponíveis ao abrir a câmera em modo de tela cheia câmera, permitindo que montagens com selfies sejam compartilhadas.

facebook-snapchat

FaceChat

Não há informações oficiais se isso se tornará realmente parte do aplicativo no futuro. No entanto, segundo declaração do gerente de produto do Facebook, Sachin Monga, ao site The Verge, as funcionalidades tornarão o aplicativo móvel mais interativo. A decisão pode estar ligada ao sucesso da nova ferramenta do Instagram, que agora permite publicar fotos e vídeos com as mesmas características oferecidas pelo Snapchat. A rede social, inclusive, tentou comprar o aplicativo no passado, mas não obteve sucesso.

Estamos testando em pequena escala. Mas a esperança é que, eventualmente, possamos trazer essa experiência para pessoas ao redor do mundo. Muitas nunca tiveram a oportunidade de experimentar o prazer de abrir seu telefone e ver a experiência mágica da realidade aumentada“, afirma Sachin Monga.

O Facebook é a rede social com maior número de adesões e vem gerando mais e mais receitas com o passar dos anos. No entanto, a empresa registrou no último ano uma queda considerável na quantidade de mensagens trocadas e postagens realizadas. A reação a esse problema é facilmente detectado em uma análise preliminar. Esse é o motivo de tantas mensagens automáticas como a função “Neste dia“, slides de fotos recentes, mensagens de sexta-feira e outras iniciativas.

A função não chega a ser uma grande novidade. É possível encontrar esses efeitos há algum tempo, mas o processo de edição é apresentado antes do usuário finalizar uma postagem de mídia.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Vinicius Diagonel

    Querem acabar com o snapchat, primeiro a opção de história do Instagram, agora essa função no facebook

    • Querem acabar não, acabaram.

      • Flavio Billig

        Querem acabar, mas não vão conseguir, porque eu vou usar dois aplicativos se tenho um que faz as duas coisas

  • Bartolomeu

    Mas gente…. Não acho nada certo o que o Facebook está fazendo contra o Snapchat. Isso é concorrência desleal. É jogar sujo. Tô esperando qual vai ser a reação do Snapchat em relação a esses plágios.

    • Leonardo VimpriO

      Parace que vc não conhece o Mark… Não viu a sacanagem que ele mesmo fez com um amigo proximo?

  • O Snap recusou ser comprado e agora está vendo o que isso custa…
    De certo teria uma interação entre os apps depois da aquisição, como isso não aconteceu, mark zuckerberg e seus desenvolvedores colocaram em prática o “plano B”….

  • Bárbara Godoi

    Eu hein, Mark deveria ter vergonha dessa patifaria de ficar copiando os outros na cara dura assim.

  • Jarlison Rego

    Eu não consegui encontrar esse recurso ainda. Alguém já conseguiu usar?

    • Bartolomeu

      Muita gente já está usando. O recurso está sendo implementado aos poucos 😉

  • Rafhael Braga

    Alguém sabe como desativar isso? Toda vez que abro o aplicativo abre essa câmera ?

    • Thiago Somera

      Tenho a mesma duvida. Horrivel isso

      • Rafhael Braga

        Só desinstalar e instalar novamente que volta ao normal!

        • Thiago Somera

          Boa! Funcionou. Ele pede para desbloquear a camera e vc so precisa ignorar esse passo. Hehe.

          • Fernando Marins

            É só ir em privacidade e desabilitar o acesso à câmera, não precisa desinstalar 🙂

            • Sandro Araujo

              Procurei em todos os itens de privacidade e não encontrei onde desabilitar isso. Tem alguma dica extra?

    • Pablo Rangel

      PQP mesmo problema aqui. So removendo mesmo? Q saco. Vai quebrar varias sincronizacoes que tenho 😐

  • Eduardo Assunção

    como desliga essa tralha?