Aplicativos

Autoridades francesas lançam aplicativo que alerta cidadãos sobre atentados e catástrofes

Depois que se intensificaram os ataques terroristas na França, os aplicativos móveis ocuparam um papel bem importante na mobilização de pessoas e compartilhamento de informações, como foi o caso do Facebook. Por isso, o Ministério do Interior do país acaba de lançar um aplicativo para iPhone com a função de alertar e orientar os cidadãos em casos de alertas públicos.

Não é de hoje que a França vive este clima de cuidados. Há anos se vê o exército em lugares públicos, e os franceses costumam usar em massa este tipo de ferramenta, como forma de proteção coletiva.

O app se chama SAIP, iniciais de Système d’Alerte et d’Information des Populations (sistema de alerta e de informação à população) e faz exatamente isso: além de dar o alerta quando acontecer algo perto de onde a pessoa está, também informa o que fazer nos diferentes casos.

SAIP

A orientação à população nesses casos é muito importante. As autoridades querem evitar, por exemplo, que as linhas telefônicas de emergência fiquem lotadas de gente perguntando o que está acontecendo e por isso o app sugere que em casos assim a pessoa nunca ligue para polícia, SAMU ou bombeiros, a não ser que seja realmente necessário.

Ele usa a geolocalização para determinar se o usuário está em uma zona de risco. Além de atentados terroristas, o app também alerta sobre acidentes nucleares, vazamentos de produtos perigosos, ruptura de barragens e outros tipos de catástrofes nas quais a população precisa ser avisada. É um canal direto que o governo cria com a população, para que a reação seja mais eficiente em casos de emergência. A ideia é ser um complemento a outros dispositivos que já existem há anos, como sirenes e rádio.

O app serve exclusivamente para pessoas que vivem na França ou que estejam visitando o país. Ele pode ser baixado gratuitamente neste link e só possui versões em francês ou inglês.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Igor

    Já no Brasil a principal catástrofe está por conta da corrupção desenfreada.

  • Tanta coisa que o Brasil e os Brasileiros poderiam aprender com outros países, inclusive a Europa…
    Mas não… o que importa pra maioria é piada pronta… Fazer graça até com coisas sérias (como nosso governo, por exemplo)…
    sic

  • eles tmbm não usam os Flashs SMS do iPhone?
    (sei q o app é muito mais completo, mas não estou me referindo a isso)

  • hecnpo

    E na Banânia??

  • Alex iPilot

    O ruim deste tipo de app é que requer permanentemente a localização ativada… Não há bateria que resista!

    • BS

      Também inicialmente pensei a mesma coisa, mas acho que não funciona assim. Talvez, somente em casos de alerta ele vê a localização de cada usuário e toma as ações caso a caso… Ou então use cerca virtual geográfica, o que não consome tanta bateria assim!

      • Alex iPilot

        Então, para que o sistema veja a localização do usuário é preciso que o app esteja sempre utilizando o gps, mesmo quando fechado. Não é?

  • Alex iPilot

    Ninguém vai dizer: “o Governo está rastreando você usando a desculpa da segurança…” ??? 🙂