Aplicativos

Telegram agora permite editar mensagens já enviadas

É comum às vezes cometermos erros de digitação enquanto escrevemos mensagens, ou então o corretor automático mudar por conta própria palavras que digitamos. O ideal seria se pudéssemos corrigir o que escrevemos mesmo depois de apertar no botão de enviar, não é mesmo?

Em uma nova atualização, o aplicativo de mensagens Telegram acaba de adicionar esta funcionalidade, desejada há tempos por muitos em outros aplicativos (como no Twitter, por exemplo): a possibilidade de editar mensagens já enviadas.

O Telegram é um aplicativo de troca de mensagens, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. Sua grande vantagem é que as mensagens são sincronizadas com todos os seus dispositivos (iPad, computador, iPod touch, web, etc) sem precisar ficar com o iPhone perto ou ficar sincronizando com códigos e coisas do tipo. E diversas novidades costumam aparecer primeiro nele que em outros mensageiros. Confira a lista completa de mudanças da última atualização:

– Edite suas mensagens em qualquer lugar, até 2 dias após postagem.
– Mencione pessoas nos grupos digitando @ e selecionando-os através da lista — mesmo que eles não tenham nome de usuário.
– Chegue aos seus amigos rapidamente com a nova lista de Pessoas na Busca.
– Encontre atalhos para bots integrados no menu de anexo.
– Adicionados botões de compartilhamento rápido para mensagens encaminhadas de canais e grupos públicos.
– Agora o aplicativo lembra da posição anterior em uma conversa quando você troca para outra conversa e volta.
– Adicionado o botão ‘Rolar para Baixo’ com um contador de não-lidos, quando você sobe a conversa.
– Notificações sobre mensagens com stickers agora mostram qual o Emoji relevante.

Para editar uma mensagem enviada, basta tocar nela por 1 segundo, até aparecer o menu “Editar”. Você pode fazer isso com conversas enviadas no máximo nas últimas 48 horas.

Telegram iOS Telegram iOS

Semana passada começaram a rolar alguns boatos de que o Google estaria interessado em comprar o Telegram, para reforçar a sua rede social Google+. Mas enquanto isso não acontece (e torcemos para que não), o aplicativo é totalmente gratuito, sem nenhuma compra interna ou publicidade.

Se você já o usa, basta atualizar na App Store. Se não usa e quiser experimentar (vale a pena), pode baixá-lo neste link aqui.

Nós sempre falamos bem dele aqui no Blog, pois acreditamos que ele seja uma ótima opção, com diversos benefícios. Quanto mais incentivarmos o seu uso, mais ele irá crescer e ser adotado por uma quantidade maior de pessoas. É como a transição do Orkut para o Facebook, anos atrás: pode demorar para que todos os seus amigos mudem para ele, mas isso não impede que você saia na frente e seja um dos primeiros a aproveitar um aplicativo melhor. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Já utilizo o Telegram como comunicador principal faz alguns meses e tenho um apreço enorme pelo aplicativo. Os desenvolvedores se preocupam em trazer novidades legais e não deixam ele cair na mesmice.

    O aplicativo também supre a falta que eu sentia do antigo MSN na questão de transferência de arquivos com meus contatos. Inclusive uma das funções que eu mais gosto é que primeiro o arquivo vai pra nuvem e depois o seu contato recebe a notificação para baixá-lo. O que evita falha na transmissão e um possível traffic shaping na transferência.

  • Juliano

    A edição já era permitida. Pelo que entendi foi aumentado o prazo para a edição.

    • Acho que você está enganado.
      A prova é que quem não atualizar para a versão atual não consegue fazer aparecer o botão de Editar.

      • Juliano

        Entendi. É que faço parte de um supergrupo e lá essa opção já existia há muito tempo. Parece que agora ela foi disponibilizada para todas as conversas.

      • Rob Simões 

        Na verdade o recurso de edição de mensagens já estava disponível há bastante tempo, mas apenas em supergrupos e canais. O que mudou hoje é que agora isso funciona em mensagens diretas.

    • Giancarlo Silva

      Para sanar a dúvida de todos, o melhor é verificar o Changelog da versão.

  • VW20vT

    Difícil tomar o lugar do WhatsApp hein… Telegram só bomba quando o WhatsApp é bloqueado! E essa edição cabe espaço pra você burlar conversas, você pergunta uma coisa, a pessoa responde, você edita e print

    • FT05

      mas deve sinalizar quando for editado….

      • VW20vT

        Espero que sim, mas não foi mencionado isso! Tem que ter né?!

        • Tem.
          Não foi mencionado porque esperamos que nossos usuários sejam abertos o suficientes para experimentarem as novidades do app e só então decidir qual é o melhor.

          Vejo que alguns continuam tratando os dois aplicativos como tratam times de futebol: a torcida de um deve sempre falar mal da do outro.
          Mas aplicativos não são esporte.

          • paulotutu

            Bingo!

        • Sinaliza que foi editado, mas não mostra o histórico de edições. Utilizo o telegram por achá-lo muito bom, mas acho que poderia mostrar o histórico de edições para não haver problemas.

    • Danilo

      Telegram só vai pra frente do dia que o Whatsapp deixar de existir.

      • Vitor Sá

        Acho que isso está mudando um pouco.

        Antes pensava como você, mas depois desse último “apagão” do WhatsApp um grande número de amigos meus migraram definitivamente para o Telegram.

        Inclusive transferimos grupos do WhatsApp para o Telegram.

      • É um pensamento meio limitado de se ter. Quem não pensava assim na época do ICQ? Ou depois, com o MSN? Ou com o Orkut? Ou como outros tantos serviços e redes que deixaram de ser utilizados quando algum concorrente melhor surgiu?

        Não é uma mudança rápida, mas nunca é. O Facebook demorou bons anos para tomar o lugar do finado Orkut. E no começo era igualzinho: as pessoas diziam que uma rede sem “scraps”, “depoimentos” ou “comunidades” não ia emplacar. E o Telegram é o exato oposto: faz tudo o que o Whatsapp faz, só que melhor e tem bem mais recursos.

        A menos que a rede quebre (o que acho bastante difícil), é só uma questão de tempo. Pode apostar. 😉

        • Danilo

          Facebook tinha funções que o deixavam a frente do Orkut.
          Ja o Telegram tem funções diferentes que só interessam a uma fatia minima dos usuários.(Isso depois que o WA passou a utilizar criptografia ponta a ponta)
          Eu compararia Whatsapp x Telegram a DVD x Bluray.
          É diferente ?,é,mas só pra quem exige aquilo,não é algo que entusiasma a todos.

      • Rob Simões 

        Eu não uso mais WhatsApp. Só Telegram. Os contatos que me interessam estão todos lá, e ainda participo de inúmeros grupos e assino vários canais sobre os mais diversos assuntos.

  • Ronilton Ayres

    WhatsApp está preparando a video chamada

    • É um recurso legal, mas eu não acho que seja suficiente para segurar usuários a longo prazo. Já existem ótimas alternativas para fazer vídeo-chamadas. O Whatsapp deveria focar em melhorias no seu sistema de mensagens, como aquela abominação do Whatsapp Web, oferecer um cliente para desktop decente e focar na performance e usabilidade do app.

    • Pablo Rangel

      Que bacana! Mais uns 2 anos e chega no que o Viber ja tinha 2 anos atras 🙂 rs

      • Ronilton Ayres

        ???? só comentei nem preciso de WhatsApp

  • Roberson Annunziato

    O fato de poder editar por até dois dias não implica no armazenamento dessas mensagens em servidor do telegram por até dois dias? Ou pelo menos o acesso à elas. Ou seja, pode parecer muito divertido e legal mas pouco seguro? Vai na contramão das grandes empresas que estão prezando por segurança. Se for assim, muito obrigado mas sem chance. Se alguém souber uma forma de edição sem que precise acesso ou armazenamento e queira me corrigir fique à vontade, estamos aqui pra aprender. ?

    • Diego Azevedo

      Sim. O Telegram tem dois modos de envio de mensagens: As conversas normais/grupos passam e ficam armazenadas (criptografadas) em servidores deles, até para permitir a sincronização entre diversos dispositivos. No modo secreto, as mensagens vão de ponta-a-ponta, sem passar por qualquer servidor deles (criptografadas), e não é permitida a edição.

      Quanto à segurança… O Telegram tem o código aberto, que é auditado constantemente, e eles oferecem prêmios em dinheiro (chegam a 200k dólares) para aqueles que realizarem um ataque bem-sucedido à sua infraestrutura (desde que mostrem o modo de ataque, de forma que a equipe possa conferir que realmente existe a falha e corrigí-la)… Como defensor do software livre, eu acredito mais em uma entidade sem fins lucrativos que expõe claramente suas políticas de segurança do que em empresas que monetizam em cima de informações seus usuários… Tanto que temo pela compra do Telegram pela Google

  • Leandro Melo

    O Whatsapp é bloqueado pela Justiça devido ao fato de não “abrir” nossas mensagens só isso já faz que minha confiança seja maior que em outras soluções.

    • Carlos

      Você está de brincadeira, né?! A criptografia acabou de chegar ao WhatsApp. Isso é recente. Além do mais, se pensa em segurança ou privacidade, esqueça qualquer coisa ligada ao Facebook, meu amigo. Esqueça!

    • KB

      Existe apps muito mais seguros que o Whatsapp, como o Threema.

  • Matheus

    Criem um canal no Telegram!

  • Patrick Allen

    Instalei o Telegram nesses períodos de suspensão do WhatsApp e desinstalei logo em seguida nas duas ocasiões.

    Algo extremamente irritante que contribuiu para a desinstalação foram as notificações sobre seus contatos que instalam o app.

    Não há opção para desativá-las, ao contrário da versão para android, ou mesmo de outros apps concorrentes, como o VIBER, que tem o mesmo tipo de notificação e que passei a usar mesmo antes do WhatsApp, mantendo instalado até hoje, mesmo utilizando pouco.

  • Ana Mendes Soares

    Telegram é maravilhoso, quase não uso o Whatssapp?

    • Harrison Walnut

      Já que vc perguntou devo dizer que qeum sabe da sua vida é vc! vc deveria saber isso não é mesmo!

      • VW20vT

        Kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Leonardo VimpriO

        kkkkkkkkkkk

      • Fabio Ricardo Bulgaron

        kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Ibiel

    Não gosto, ainda prefiro o Whats

  • Bruno Castro

    Pelo amor de Deus, que o Google deixe suas patas longe do Telegram, ainda mais se for pra fundir-lo com a porcaria do Google+

  • Diogo Renan Pereira

    Acho que deveria poder editar apenas antes da mensagem ser lida, aquela coisa de perceber logo que enviou e releu, depois eu acho que é mais perigoso do que útil, afinal são mensagens instantâneas não post’s.

  • Rob Simões 

    Já que o Blog quer ajudar a difundir o Telegram, sugiro a criação de um supergrupo e um canal do Blog do iPhone lá. Ia ser muito bom pra ajudar na popularização.

  • Bruno Calmon

    Não entendo como alguém pode preferir o WhatsApp ao Telegram. Exceto pelas notificações de quando um amigo instalou o aplicativo, o Telegram não deve nada ao WhatsApp e trás recursos ainda melhores.

    Felizmente as pessoas com quem eu mais tenho contato usam o Telegram. O WhatsApp só está instalado para algumas que eu nem faço questão de responder. E quando vou responder me deparo tentando quotar uma mensagem específica sem sucesso, ou procurando algum sticker inexistente e etc.

    Mas eh como falaram. Eh questão de tempo. O pessoal eh muito resistente a mudanças, mesmo elas sendo melhores do que o que elas já possuem.

    Hoje o Telegram pra mim eh não só um mensageiro, mas também um armazenador de links, fotos, vídeos, plataforma para baixar vídeos do YouTube e fazer download de musicas.

    Por exemplo, no meu trabalho redes sociais são bloqueadas. Mas pelo app do PC do Telegram eu consigo acessar o Instagram e baixar vídeos do YouTube sem ser barrado, pq antes de receber qualquer dado o Telegram passa o arquivo original pra nuvem.

    Ele também eh ótimo para salvar fotos originais do Instagram, vc precisando apenas enviar o link que ele já te dá o arquivo original na janela do aplicativo pronto pra salvar sem precisar de gambiarras ou vasculhar a codificação.

    Isso são exemplos básicos pra mim que me satisfazem. Mas com certeza ele deve ter muito mais recurso bacana.

  • Paulo Ricardo

    Descobri hoje lendo os comentários, que as pessoas podem ser idiotas o suficiente para serem fanboys de Whatsapp.
    FANBOY DE APLICATIVO!!!… É o fundo do poço.

  • Alex iPilot

    Eu não acho que alguém decide usar o app “x” por questão de gosto ou simpatia, parece-me ser necessidade, porque os contatos da pessoa utilizam o app “x”… A menos que nos seja possível adotar um de nossa preferência e “forçar” nossos contatos a mudar de app…

  • Só sinto falta a possibilidade de ver quem já leu sua mensagem em um grupo, no Telegram…

  • Leonardo VimpriO

    Muito bom o telegram, mas ele não caiu na graça do povo. Unica solução é o Zuck ir atualizando o whats aos poucos como tem feito. Ter muitas funções e não usar não adianta tbm.