Resultados do Q2 da Apple mostram primeira queda de faturamento desde 2003

Há tempos virou lugar comum comentarmos aqui sobre os “recordes de faturamento” nos resultados fiscais da Apple. De fato, desde 2003 os números só cresciam e cresciam, sempre melhores que o mesmo período do ano anterior. Pois desta vez a história é diferente: em relação ao segundo trimestre fiscal de 2015, este ano houve uma queda no faturamento na empresa.

A diretoria da Apple apresentou hoje para os acionistas o resultado fiscal do Segundo Trimestre Fiscal (Q2) de 2016. Lembrando que o “ano fiscal” da Apple começa em outubro.

Apesar de ter ganho muito dinheiro em apenas três meses (50,6 bilhões de dólares), este valor é menor do que o mesmo período de 2015, o que não deixou muito contente os acionistas e especuladores de Wall Street, que costumam investir em quem cresce, não em quem encolhe.

rfiscalQ2_receita

Se não considerarmos os serviços, todos os outros números diminuíram. Foram vendidos menos iPhones que no Q2 de 2015 (51 milhões de unidades) e menos iPads (10 milhões). Confira os gráficos feitos por nós, com destaque ao Q2 de 2015 e 2016, que são as duas colunas a serem comparadas:

rfiscalQ2_iPhones rfiscalQ2_iPads

Dispositivos iOS continuam formando a grande fatia de faturamento (75%), enquanto os Serviços tomaram o segundo lugar no bolo (antes era o Mac, que caiu 2 pontos percentuais).

rfiscalQ2_pizza

É, c’est la crise.

Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fabrício

    Especialistas dizem que esta baixa está relacionada à retração do consumo dos turistas brasileiros no exterior :D. Deixando a brincadeira de lado, talvez a consolidação dos grandes mercados consumidores, com intervalos cada vez maiores para a substituição dos dispositivos, ainda fará um pouco mais de estrago nos números da Apple. Preço do iPhone SE já foi uma tentativa de expandir receita em mercados emergentes. Vejamos o que acontecerá. De qualquer forma, mercado financeiro trabalha lá na frente. Essa situação já era predita poucos anos atrás.

  • Felipe

    Agora sim, Tim Cook já deve estar quase pronto para declarar falência

    Mas nada de surpreendente aí, vemos um mercado que simplesmente parou de se reinventar. Para que eu vou trocar de iPhone todo ano? Para usar o 3D Touch, que nem está sendo bem explorado pela Apple (é mais aquela função pra mostrar pros amigos). Mesma coisa na concorrência, ao meu ver os consumidores não veem mais motivos pra trocar de celular, e aí as vendas caem. O que até bom, ninguém merece (o planeta que o diga) esse consumismo louco que a gente vive, descartando produtos altamente tóxicos como se fossem papel.

    • Kalino Pereira

      Falou td. Esse 3D touch eu até esquecia que existia.

    • André Luíz

      Exatamente. Quem tem um i6 está bem servido e não vejo necessidade de upgrade. Pelos rumores do i7, acredito que não valerá tbm. Não é apenas o Brasil que está tendo recessão econômica, a Europa vem cambaleando há alguns anos e alguns outros países emergentes. Mas cá entre nós, a Apple meio que contribui para os concorrentes conseguirem emergir no mercado mobile. Não é de hj que perdi um pouco o entusiasmo com a maçã. Sem grandes novidades e preço injustificável.

    • Rasico

      Falir eu acho um exagero, mas que pode virar uma empresa comum, isso pode. Na verdade eles já estão se comportando dessa forma ao não ter inovações, obsecada por qualidades que a maioria dos usuários não se importam (menos 0,001 milímetro na espessura), não se importando com defeitos que a maioria dos usuario só reclama (capacidade da bateria), design ruim no 6S, retrocesso no design com o SE, atualização cheia de bugs, sem segredos para lançamentos. Corre o risco até de a nova geração ter um design muito parecido com o 6S, que seria uma quebra na tradição da Apple de renovar drasticamente o design. Enfim, eu mesmo gostaria de usar um android por um mês pra me sentir seguro ao escolher o proximo smartphone… Acho que estou confortável com a Apple, não necessariamente escolhendo o melhor atualmente…

  • Joao Paulo

    Não sei se é exatamente o motivo… mas, pessoalmente, o 6S foi o que menos me empolgou dos últimos anos, não trouxe nada que me deixasse muito na vontade por não trocar (já que com o dólar nesse preço mesmo que me empolgasse ainda acho que não trocaria hahaha), e olha que ainda estou com o 5S. Pode até ser que o motivo da diminuição seja outro mas não imagino que seja o único a pensar assim. Espero que o 7 venha forte!

  • Belmiro Amaro

    A Apple vai falir, corram pra Motorola! ?

    • Henrique A.

      Se a Apple falir meu iPhone pára de funcionar?!!!

      • Belmiro Amaro

        Ele vai ficar com a tela azul. kkkkk

      • Segundo muitos meios de comunicação, a Apple está para falir desde 1994. Eu não me preocuparia, se fosse você.

        • Rafael

          Mais fácil a Samsung falir

          • Kalino Pereira

            Rafael, me desculpe mas definitivamente a Sam está longe de falência. Ela quem fábrica parte dos componentes do iPhone e outros. Ela detém maior parte do mercado de smartphone. Ela tem evoluído a linha S de forma significativa. Tem se aproximado muito da APPLE.
            INFELIZMENTE TD QUE SOBE, UM DIA CAI.

        • André Luíz

          Mas em 1994 foi justamente quando teve o rompimento de diretores e aquela história de Apple x Microsoft. A Apple cresceu tanto que hoje, não consigo ver essa empresa perto se quer de não ser do grupo de líderes. Imagina quebrar. Rs

          • Hades666

            Verdade?!? Vc lembra da Nokia?? Pois é…..

        • Kalino Pereira

          Se a apple falir será um problema pra vc iLEX? 😛

          • E por que ela faliria?
            Ela é uma das maiores e mais ricas empresas do mundo. Para ela falir, outras vão ter que quebrar primeiro.
            A própria Samsung vem apresentando desaceleração das vendas há anos e ninguém sequer questionou se ela estava quebrando ou não (talvez pq ninguém realmente se importe com ela).

            • Kalino Pereira

              Falir eu não sei se é a palavra certa. O fato é que a Apple vai deixar de crescer como antes…isso vai!

            • A discussão é bem mais profunda que isso.
              O mercado todo de smartphones está com um grande problema para ser resolvido. Todos estão diminuindo (com exceção de algumas marcas chinesas, que estão ganhando mercado pelo preço). Precisamos de novidades no mercado, que reverta a estagnação geral. Não é só a Apple, todo mundo está no mesmo barco.

              Este é o problema de termos apenas UMA empresa inovando. Todo mundo foi atrás da Apple (Samsung que o diga) e o mercado ficou muito dependente dela. Se ela não lança algo diferente, ninguém mais lança, o que é ruim pra todo mundo. Não temos inovadores, todo mundo só espera a Apple.

            • Kalino Pereira

              Vc concorda q o Android está chegando perto do iOS?

            • Kalino Pereira

              iLex, me recordo de já ter escutado em algum podcast q vc participou a intenção de testar algum dispositivo Android, por acaso vc já realizou tal teste?

            • Hades666

              Nokia também era líder suprema em seu tempo e olha onde foi parar….
              Esperemos que Apple seja mais inteligente, principalmente ouvindo seu consumidor um dos grandes erros da Nokia.

      • RACLA

        Se a Apple falir, você não vai estar vivo.

  • Tem tanta coisa boa na concorrência que não há mais nenhum motivo para as pessoas pagarem tão alto em Apple products. O preço dessas iCoisas no Brasil é absurdo, mas lá fora também não dá pra dizer que são baratos não. E como o colega da gente citou aí nos comments, pra que trocar de iPhone todo ano? E ainda mais nesse preço? Reduzam senhores, reduzam os preços. Não há mais motivos, em pleno 2016, pra se pagar tanto em um smartphone.

  • Wallison Rievert

    galera boa noite, estou com um problema no meu imac, bom acho que e um problema, estou tentando conectalo a minha tv atravez do adaptador mini display o mac reconhece mas a imagem nao aparece na tv porem antes aparecia, o que posso fazer para resolver isso, alguem pode me ajudar ?????

    • Everaldo

      Esta louco? Apple em crise e você quer ajuda…

  • Diego Azevedo

    Será por isso que ela lançou um iPhone e iPad novos, agradando os consumidores antigos (iphone 5S turbinado e iPad PRO de 9.7”), por um preço mais acessível, fora do calendário de lançamentos?

  • Kalino Pereira

    Eu prefiro realmente acreditar que estamos vendo um novo mercado surgir. Espero de verdade q a Apple abra os olhos e perceba que o consumidor não quer mais essa tal de obsolescência programada. Chega de troca de celular todos os anos. Chega de ficarmos com aparelhos lentos com menos de 2 anos de uso. Chega de atualizações diárias com intuito de nos obrigar a trocar de aparelho. Chega de pensar que o consumidor não sabe oq quer. Chega de vender prata pelo preço de ouro.

    O Android evoluiu muito nos últimos anos. Tenho absoluta certeza que esses números vão cair mais e mais.
    Cuide-se Apple.

  • RACLA

    Eu acredito que o mercado já esteja saturado de iPad iPhone. As pessoas sentem menos necessidade de trocar.

  • Anderson Campos

    O mais engraçado é a galera já declarando a falência da Apple…

  • Pedro Fernandéz

    está difícil se reinventar, digamos que, a tecnologia avançou muito, e isso foi puxado pela Apple, mas, agora deu uma estagnada. sem falar que as pessoas tem mudado de comportamento, buscam consumir menos, salvar o planeta. e tem a questão da crise, que não assola apenas nosso país. Eu tenho um iphone 6, e não pretendo trocar ainda. Mas daí até a Apple falir, meio que impossivel.

  • Leonardo VimpriO

    Penso que seja saturação do mercado.

  • Anderson Freitas

    Acho que o passo mais importante a Apple ja fez no iPhone: mais memoria!

    Agora, se ela criar vergonha na cara e investir em Mac, e nao somente iDevices, ela tem um enorme campo a explorar.

    Eu adoraria ter um Macbook 17 com mesmo hardware e preco relativamente perto de um Asus ROG (o qual troquei macbook por ele)