Notícias

Tim Cook e seu polêmico email para um jornalista

A crise financeira da China vem abalando o mercado financeiro no mundo inteiro, principalmente nos Estados Unidos. E é normal que a empresa mais valiosa do mundo, a Apple, esteja também sendo atingida com a queda nas bolsas. A ação foi de US$130 para menos de 100 dólares em poucos dias, o que acendeu o alerta para vários investidores.

Para tentar acalmar os ânimos, o próprio Tim Cook veio a público dizer que a Apple está bem na China, o que influenciou diretamente no rumo das ações. Isso deixou alguns descontentes, querendo que a Apple seja penalizada por isso.

O que Cook fez foi bem raro para a Apple: ele respondeu algumas perguntas de um jornalista a respeito do desempenho da empresa na China, que é um mercado em que ela aposta muito. Jim Cramer, da CNBC, é um jornalista financeiro que recebeu estas respostas de Tim Cook por email e as leu no ar. Depois disso, as ações da Apple começaram a subir e acabaram o dia sendo uma das únicas a fechar no positivo.

Bolsa AAPL

É claro que teve gente que não gostou disso e agora tenta acusar a Apple de ter violado as regras da SEC, que é a comissão que regula o mercado de capitais norte-americano. Segundo alguns advogados, Tim Cook não poderia ter passado informações que podem influenciar no mercado financeiro para um email privado.

O email de Tim Cook não continha, exatamente, nenhuma informação precisa, a não ser que as vendas na China em junho e julho não foram influenciadas pela crise do país, sendo melhores que qualquer outro ano.

Eu posso te dizer que nós continuamos crescendo de maneira muito forte na China. O número de ativações de iPhones na verdade acelerou nas últimas semanas e nós tivemos a melhor performance do ano da App Store na China durante as últimas duas semanas.

O email foi lido publicamente na CNBC, o que permitiu que todo o mercado tivesse acesso a esta informação.

O problema foi a forma como esta informação foi passada. Enviando um email pessoal ao jornalista, ele teve por um certo tempo o acesso restrito a esta informação, podendo inclusive ter usado isso em benefício próprio. E é justamente isto que alguns advogados estão questionando.

Para piorar a situação, Jim Cramer é também administrador de uma carteira de ações, que lida há anos com papéis da Apple. Ele poderia muito bem comprar na baixa e esperar as ações aumentarem depois que ele lesse o email na televisão.

A situação é complicada. A SEC ainda não se manifestou e oficialmente não há nenhuma ação da parte dela a respeito disso, apenas alguns advogados que estão pedindo para que o caso seja investigado. A Apple até o momento não comentou nada sobre este assunto, mas se isto for adiante, poderá dar muita dor de cabeça para o CEO da empresa.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • duane damaceno

    iLex, acredito que tenha ocorrido um pequeno erro de digitação
    “O email de Tim Cook não continua, exatamente, ”
    Se entendi a ideia, seria “continha”.

  • duane damaceno

    Não entendo muito de mercado então não posso falar muito a respeito do conteúdo em si. Acredito que a situação de o Jim Cramer ter tomado vantagem disto é bem delicada e acho bem plausível.
    Mas uma coisa que podemos ver nesta reportagem, é o fato do Tim Cook ter uma boa relação com os jornalistas e inclusive trocar e-mails pessoais. Acho que isto é muito positivo para uma empresa do tamanho da Apple.

  • Thiago Racca

    Ele fez M… tinha que ter feito uma carta aberta… basicamente jogou alguns milhões de dolares na mão dela… mais é uma merda pessoal do cook só nada haver com a apple que sim esta tendo bons resultados..

    • Pedro Henrique Pavelski

      Isso pode dar cadeia inclusive!

      • João Ferreira

        Não fale do que não sabe, pois isso não é verdade.

        • Felipe

          Não entendi muito, mas acho que até pode sim. Violar regras desses negócios de bolsas de valores é gravíssimo, e o pessoal nos EUA leva isso muito a sério.

          • Cassio Delmanto

            Também desconheço da parte legal do assunto, mas procuro pensar que um executivo como o Tim Cook, com anos de experiência, não seria ingênuo de dar uma escorregada dessas se houvesse chances de condenação e prisão… mas, vai saber…

          • Andre Chuma

            Nao so nos EUA como no Brasil tb, um dos motivos do Eike estar assim e por ter levado vantagem.. mas sim, isso da cadeira sim, mas acho dificil isso acontecer pro Tim Cook

  • hecnpo

    Amadorismo por parte do Tim Cook nesse episódio.

    • João Ferreira

      Eu não quero acreditar que as pessoas acham que isto é por acaso. Tem noção do que é a Apple? Antes disto acontecer, tudo foi estudado ao ínfimo pormenor. O Tim Cook não faz o que quer.

      É tudo estudado juntos dos advogados e dos especialistas que chegam até mesmo ao ponto de ver se o preço de uma possível multa será compensado de outras formas. Veja bem a publicidade para empresa, fora tudo o que ganharam com a subida das ações na bolsa (os investidores que acreditaram na empresa por ver ela subindo com todas as outras caindo). Já pensou nisso?

      Amadorismo da sua parte pensar que isto é por acaso.

      • hecnpo

        Vai nessa que ninguém erra gurizão.

      • Cassio Delmanto

        João, não sei se foi tudo caso pensando, mas concordo com você que muitas coisa que essas empresas fazem não são nenhum pouco espontâneas e acidentais… já diria aquela máxima, ninguém faz NADA de graça… se o Tim Cook se deu ao trabalho de escrever um e-mail e mandar pro jornalista, sem a menor dúvida ele tinha intenções com isso…

      • Guilherme Salles

        Acredito nessa tua teoria. Pode ser até que quem foi atrás do jornalista foi o Tim Cook e não o contrário. Eaí a Apple calculou que o processo que tomariam por essa ação não tiraria deles mais do que eles vão ganhar com essa publicidade. Faz sentido e não é coisa de pirado.

  • Luiz Fernando Ferreira

    Bem que deveria ter um versão bem resumida de quem não entende muito sobre o assunto haha

    • Guilherme Salles

      Nossa cara, tu deve almoçar mingau, porque mais mastigado que isso não tem como. Mercado da China está em crise, mundo todo está em crise. Apple vaza informações de mercado em privado (ilegal) dizendo que está bem na fita, todo mundo investe na Apple. Apple fecha o dia com crescimento nas ações, ao contrário da maioria (Microsoft, entre outras). Apple ganha muita grana. Todo mundo fica puto e quer processar a Apple.

      • Luiz Fernando

        Agora eu entendi, eu não sei muito bem desse nesse negócio de bolsa, mas queria entender a matéria porque parecia interessante, li duas vezes até e fiquei me perguntando onde tava o erro. Não precisava desse estresse

      • Luiz Fernando Ferreira

        kkkkkkkk agora entendi, vlw. Eu li duas vezes a matéria e não tinha encontrado o erro da apple, eu não entendo muito de bolsa de valores, mas a matéria é interessante

      • Aurélio

        Eu acho que tá todo mundo errado, não vejo a ilegalidade, pelo menos pelo que está dito no post. Pelo que entendi o Cook apenas disse que a empresa na China ia bem. O facto de ser num Mail é irrelevante, sempre que alguém dá uma entrevista a um repórter este tem a conversa em primeira mão e só dizer que a sua empresa vai bem não é uma informação privilegiada. se houver ilegalidade será da parte do jornalista, se ele usou esta informação para proveito próprio antes de publicar.

        Não se esqueça que nos EUA não falta pessoas que tentam ganhar dinheiro colocando os outros em tribunal (com ou sem razão)

  • Aqui no Brasil isso é a coisa mais corriqueira… Lá nos EUA são outros 500…

  • Hades666

    Nenhuma “criatura” que se encontra no nível que ele se encontra, faz algo…….sem querer. Briga de cachorro grande 😛

  • JanjaBoy

    Foi tipo o Chaves, “sem querer querendo….”

    • Marcelo

      Nossa, q engraçado! HA Ha ha h a . . .

  • steang

    Falar demais é ruim para qualquer mortal.

  • Guilherme Salles

    hahahah Sem estressa, to mexendo contigo só. Mas é um crime grave, porque imagina um outro cenário: Apple estaria criando uma iTV em segredo, que vai revolucionar a indústria das TVs. Aí o Cook, um dos poucos que sabe, vai lá e conta pro Douglas, um carinha que investe na Apple e é amigo dele, antes de todo mundo saber. O Douglas vai lá, compra milhares de ações da Apple, com elas valendo pouco antes do lançamento. Apple lança iTV, todo mundo quer uma, valor da Apple sobe no mercado e ações do Douglas quadriplicam de valor, enquanto que os outros investidores, desavisados, ficaram na mesma. Saca? Esse tipo de informação, que pode mudar o valor da empresa no mercado, precisa ser sempre divulgada pra todo mundo ou então não ser divulgada.