Como bloquear sites adultos no iPad e iPhone
O iPad hoje em dia se tornou um fascínio para crianças de pouca idade, tanto que muitos pais deixam seus filhos se distraírem e até se educarem com o tablet da Apple ou mesmo com o iPhone.
Mas junto com as vantagens dele, há também os perigos. Afinal, o iPad é um ótimo comunicador com a internet, o que pode deixar os pequenos expostos a diversos tipos de informações não próprias à idade deles. O que fazer para ficar tranquilo e deixar o dispositivo com eles, tendo a certeza que eles não cairão em páginas de internet que você não deseja que eles vejam?
Felizmente o iOS oferece uma maneira de bloquear sites no iPhone e iPad e só permitir o acesso daqueles que você confia.
Tudo é relativamente fácil e rápido de configurar, não necessitando de nenhum conhecimento mais avançado. Nas restrições do sistema, há uma opção para restringir sites e ela passa a valer para qualquer aplicativo do iPhone ou iPad (e não somente ao Safari). E você ainda pode optar se quer que o sistema apenas impeça o conteúdo adulto em geral (o que nem sempre funciona, pois alguns sites conseguem burlar isso) ou então só permitir sites listados por você.
O legal desta solução é que você não fica impedido de acessar com o iPad (ou iPhone) algum site que tenha esquecido de adicionar à lista. Neste caso, um aviso informa que aquele site é restrito, mas que você pode permitir imediatamente o acesso a ele, introduzindo sua senha. Para isso, basta tocar em “Permitir Site”.
Mas é importante salientar que, no momento que você faz isso, o site é incluído na lista dos permitidos e poderá ser acessado sem senha dali para frente. Você terá que retirá-lo da lista novamente.
Veja o passo a passo de como fazer:
Passo 1: Abra os Ajustes do sistema
Toque no ícone dos Ajustes do sistema, na tela de aplicativos.
Passo 2: Restrições
Toque na opção Geral e busque pelo menu Restrições.
Passo 3: Senha
Para acessar as Restrições, você precisa de uma senha (que não tem nada a ver com aquela que você desbloqueia a tela do aparelho). Se você já criou antes, basta introduzi-la, se não, ative as restrições e crie uma que suas crianças não conheçam (pois se conhecerem, este tutorial acaba sendo inútil).
Passo 4: Sites
No terceiro bloco de ajustes você verá um chamado “Conteúdo Permitido“. Busque por Sites. É aqui que você determinará quais páginas de internet o aparelho poderá acessar.
Passo 5: Lista de sites
Você verá três opções. A primeira libera a consulta para todos os sites, sem restrição. A segunda limita somente para aqueles que não contenham conteúdo adulto (como dissemos, nem sempre funciona com todos os sites). E o terceiro é aquele que indicamos e que permite você determinar uma lista limitada de sites que podem ser acessados pelo iPad ou iPhone. Então escolha “Somente Sites Específicos“.
Passo 6: Defina seus sites
O sistema já apresenta uma sugestão de sites para crianças, mas você pode adicionar os seus e apagar os que não quiser deixar. Toque em “Adicionar Site…” e adicione todos os que você deixará suas crianças acessarem pelo iPad. Não se preocupe se você esquecer algum, depois pode adicionar e apagar normalmente.
Pronto, agora você pode ficar tranquilo (ou tranquila) com suas crianças usando o iPad ou iPhone. Mas lembre-se que elas sempre são muito mais espertas que nós adultos imaginamos e elas tentarão sempre observar você digitando a senha para tentar descobri-la. Por isso, tome o máximo de cuidado ao digitá-la. ;)