Notícias

Apple passa Samsung e se torna a maior fabricante de smartphones do mundo

Quando o iPhone começou a fazer sucesso, a Apple ganhou rapidamente a liderança no mercado de smartphones o qual acabara de revolucionar. E isso era claro, pois todo mundo queria ter um iPhone. Com o tempo, a Samsung adotou uma estratégia própria (celulares parecidos com o iPhone, por preço muito menor) e acabou crescendo naquela parcela da população que queria ter um smartphone, mas não podia naquele momento vender seu rim. Junte-se a isso o lançamento de trocentos modelos diferentes, mas com o mesmo nome “Galaxy”, e em 2011 a coreana se tornou a líder neste mercado.

Mas com os incríveis resultados financeiros divulgado esta semana, a Apple passou a Samsung e foi a que mais vendeu smartphones no último trimestre.

A notícia é surpreendente porque enquanto a Samsung possui dezenas de modelos diferentes, a Apple só possui UM celular: o iPhone. É bem verdade que há a opção de tamanho e de geração, mas o fato dele vender mais até que os modelos mais baratos da concorrente é algo incomum de se ver.

É claro que não importa quem está na frente, até porque este número pode se reverter ao longo do ano. Mas é interessante analisar que a estratégia da Samsung de copiar primeiro para depois brigar nos tribunais (estratégia esta que acabou beneficiando ela e prejudicando todos os outros fabricantes com Android), sem investir em desenvolvimento sério de produtos, está perdendo a sua força. Muitos usuários brasileiros de Android atualmente detestam a Samsung e estão preferindo marcas como Motorola e LG, que se mostram muito mais inovativas e compromissadas com seu produto final.

Fonte: tech.pinions

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Junior Silva

    Apple sendo Apple !!

  • “Muitos usuários brasileiros de Android atualmente detestam a Samsung e estão preferindo marcas como Motorola e LG”.
    Disse tudo!!!
    Nunca achei que fosse ler isso na web. A Sammy fez tudo errado neste ponto e por isso está vendo a LG e Motorola passando na frente.

  • Gabriel Lotero

    Início do fim da Samsung 😀

    • Jayme Prado

      Pq a felicidade? Não gosto dos celulares deles e nunca vou ter um, mas a concorrência é boa.

      • Rodrigo Vieira

        O problema é que a Sansung como concorrente não acrescenta nada ao mercado – ela só faz copiar!

        • Felipe

          acrescentar sempre acrescenta, ela fez a Apple se mexer e adotar telas maiores, então inútil nunca é

        • Ericfym

          Nisso tenho que discordar. A Samsung pode ter muitas falhas, mas ela inovou ou ajudou a consolidar muitas coisas.

          Aparelhos resistentes a água/poeira e telas grandes foram algumas delas. A própria noção de phablet nasceu com a linha Note, se não estou enganado.

          O Note 3 e, principalmente, o 4 são amplamente elogiados pela sua qualidade e usabilidade. Mesmo se vc não for fã de phablets, eles foram a principal razão do iPhone, em especial o Plus, não ter estacionado nas 3,5″.

          Ela tb é uma que mais dá suporte à tecnologia OLED. A tela ainda não é perfeita, bem longe disso, mas é uma das opções mais viáveis de substituir as atuais telas de LED. São mais eficientes e teoricamente conseguem cores mais fies, além de pretos verdadeiros. Sem a Sam, a tecnologia poderia ter ficado vários anos atrasada em relação à hoje.

          Enfim, não sou fã da Samsung, nunca tive nenhum celular dela, mas sei reconhecer o seu valor no mercado, como qualquer concorrência tb proporciona.

          • Guisp95

            Concordo em partes, mas que eu saiba quem lançou a tendência de aparelhos resistentes a água foi a Sony.

            • Ericfym

              Como disse antes, inovou ou ajudou a consolidar. Os Xperia não chegam nem perto da popularidade dos Galaxy.

              E quem começou com a ideia de forma comercial, se não me engano, foi a Liquipel, que oferecia o seu serviço de impermeabilização dos componentes a qualquer aparelho.

              Adição cara e para poucos. Hoje em dia é até decepcionante saber que o novo aparelho topo de linha da fabricante x ou y não apresenta resistência à água e poeira (processos diferentes, eu sei, mas para o mesmo fim).

          • Cowboy Up

            É verdade, a Sammy pode até ser descarada e copiar, mas isso não quer dizer que ela não inova e não aposta em novas tecnologias. Não gosto de algumas coisas na Samsung como o fato dela ter copiado muito da Apple e por ter design pobre e barato. Mas ela tem tecnologia e desenvolvimento de ponta também e é uma das empresas que mais investem. Hoje a tela 2K Amoled do Galaxy Note 4 é considerada a melhor tela do mercado. O mérito da Sammy foi apostar nessa tecnologia de tela e finalmente nessa geração do Note 4 nós podemos dizer que eles chegaram a perfeição ou quase a perfeição no desenvolvimento dessa tecnologia OLED e do que deve ser uma tela de smartphone. A calibragem, brilho, cores, contraste e precisão ficaram fantástico. Isso é bom porque faz a concorrência se mexer e obrigada a Apple a quebrar seus paradigmas para não ficar pra trás.

          • steang

            Tudo isso que você citou, ela pegou de outros produtores. Basta ver as tantas disputas que ela tem nos tribunais não só com Apple, mas com as outras empresas de tecnologia.

            • Ericfym

              Diga-me, em algum momento eu disse que ela “criou” algo? Ex: A Apple inovou com o Touch ID, ela não “criou” o Touch ID.

              Não entendi o seu ponto.

            • steang

              Para se inovar, é preciso CRIAR algo novo. No mercado, “Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.” Segundo suas palavras, a Sammy não criou nada.

            • Ericfym

              Negativo.
              Uma aplicação de uma ideia com sucesso, nova ou não, em uma área totalmente diferente é uma inovação sim.
              Se inovar fosse apenas criar algo inteiramente novo, então paramos de inovar faz muito tempo.
              E quanto à Samsung ter criado algo, eu sinceramente não sei. Como disse no meu primeiro post, não sou fã dela, logo não acompanho seu trajeto.

  • Que pulo gigante a Apple deu em tão pouco tempo ‘-‘ Que continue vendendo mais, com poucos produtos e mais utilidades 😀

  • Jonatas Pereira

    Apple está realmente em ascensão…

  • a melhor mostrando porque é melhor.

  • Dr. Doom

    Vi muito pouco destaque sobre esse fato em outros sites especializados. Coincidência. Longe de mim imaginar que a Samsung patrocinaria opiniões hein…

    • Robinho Simões 

      Em outros sites estão dizendo que a Apple empatou com a Samsung. Hilário.

  • Robson Oliveira

    Concorrência é boa quando se cria, não quando se copia!

  • Ricardo Muniz

    Concorrência SEMPRE é boa. Só voltei para o iOS porque lançaram uma tela de bom tamanho, deram a possibilidade dos aplicativos conversarem, central de controle e central de notificações eficiente. Recursos implementados há muito pela concorrência.

  • Felipe

    o que chama mais atenção é que depois da Apple e Samsung vem Xiamoi e Huawei. O mercado asiático é muito grande mesmo. Além disso temos o fato dos lançamentos de celulares recentes da Samsung serem bem sem graça, bem diferente do S3, que vendeu muito (muito mesmo)

  • Luiz Fernando Ferreira

    Apple é só lacração

  • Filipe Nascimento

    é fácil ver que a apple sobe desce, que são os lançamentos todo ano.

  • Patrik Barbosa de Oliveira

    gosto do iphone mas samsung inovou muito tamben tanto que a função dual shot so tem nos celulares da samsung

  • Vinicius Diagonel

    Os asiáticos adoram smartphones grandes, só foi lançar o iphone 6 plus que eles pararam de comprar o Samsung com suas telas grandes e começaram a comprar o 6 plus….

  • Um texto coerente.

  • Petroli Eduardo

    Apple !

  • A questão não é usar novas tecnologias apenas, isso por si só não significa que seja inovação. O problema é fazer testes com o consumidor final. Se a tela OLED evoluiu e hoje está bem madura, o mesmo não dá para dizer dos primeiros Galaxys que a usaram. Outro exemplo foi o primeiro smartwatch da Samsung, o Gear, que mais parecia uma prova de conceito. Quem comprou hoje se arrepende muito de ter um aparelho ultra limitado e sem capacidade de atualização.

    Por isso que não dá para misturar as coisas. Usar algo novo, sem estudos mais profundos principalmente levando em consideração a qualidade para o usuário final, não é necessariamente uma inovação.

    • Ericfym

      Olha, se formos ficar vendo as primeiras versões, as do iPhone tb pecaram em várias coisas.

      Não estou tirando nenhum mérito dos mesmos; foram revolucionários e mudaram o rumo de toda uma indústria, mas assim como os primeiros consumidores dos Galaxy, os do iPhone tb tiveram os seus arrependimentos. É algo que os early adopters sempre estarão sujeitos.

      Quanto ao Gear, bom, eles viram uma chance de “sair na frente” de algo que só veio a existir anos mais tarde. Foi patético? Foi! Mas que empresa não comete seus escorregões?

      Tenho certeza que primeira versão do Apple Watch tb vai gerar muitas decepções, assim como foi com o primeiro iPad (o 2 destrói até hoje).

    • Josh

      Concordo. A Sammy joga muita tecnologia ainda imatura pro usuário enquanto que a Apple só utiliza algo testado e aprovado no produto final.

    • Gabriel Lotero

      Obrigado, iLex por me poupar de ter que dar a resposta pra esse rapaz. E sim, felicidade mesmo, já estava na hora. Que a Apple aumente mais e mais as vendas, e pode ter certeza que farei parte desse resultado.

  • Mais_um_atoa_do_ES

    Comentei isso a alguns dias em outro blog, a samsung faz 50 modelos de galaxy por ano enquanto a apple com 2 obtêm resultados incríveis.

  • Eu acho que demorou. Demorou muito até. A diferença entre um iPhone e um Galaxy da vida é tão infinita que não sei como as pessoas demoram tanto a se render ao iOS. Mas é como dizem: “Quem usa um iPhone nunca mais sai da Apple”. Há um abismo d qualidade entre o iPhone e qualquer que seja o aparelho da concorrência.

  • O “sair na frente” da Samsung, para mim, é comparável àqueles que se esforçam para escrever “First!” nos comentários dos blogs…

    • Ericfym

      Como disse, foi patético.

      No entanto se o Gear tivesse sido um sucesso E pioneiro, garanto que o discurso seria completamente diferente, eheh.

      • Com certeza, se a Samsung tivesse desenvolvido um smartwatch ótimo e realmente impressionante na sua primeira tentativa, o discurso obviamente seria outro, pois afinal, nossa opinião é baseada na verdade e não em qualquer outra coisa.

        Mas não foi o que aconteceu, portanto…

  • Gerinho Faustino

    Meu irmão é um usuário de Android e se recusa em usar qualquer aparelho da Samsung, ele só usa LG, Motorola e Sony.

  • Zildo

    Me impressionei mais com a Huawei em terceiro.