Notícias

[iOS day] Prepare-se para a chegada do iOS 8



iOS 8

É hoje o dia esperado por tanta gente: a liberação pública do iOS 8! Mas o que fazer antes de instalar? Será que você deve mesmo colocá-lo em seu aparelho? E quais os modelos compatíveis?

Leia agora tudo o que precisa saber para não ter problemas hoje. 😉

Que horas será liberado?

Geralmente a Apple libera por volta das 14h. Tenha em mente que na tarde de hoje os servidores da Apple poderão passar por instabilidades e por isso o melhor seria esperar para instalar mais tarde. Amanhã, por exemplo.

Quais os dispositivos compatíveis com a versão 8?

São os mesmos que são compatíveis com o iOS 7, menos o iPhone 4:

  • iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c
  • iPad 2, iPad com tela Retina (3 e 4) e iPad Air
  • iPad mini (todos)
  • iPod touch de 5ª geração

Apesar disso, sugerimos atenção para os dispositivos mais antigos, como o iPhone 4S, iPod touch, iPad 2 e iPad mini sem Retina. Em nossos testes com este último, sentimos que a performance do sistema em geral não é tão boa quanto é no iOS 7.1.2. Por isso, nossa sugestão é que os proprietários destes dispositivos esperem alguns dias para instalar, para ver como outros usuários estão sentindo o sistema nestes modelos.

Instale o novo iTunes

Certifique-se que você esteja com a versão mais nova do iTunes em seu computador (a 11.4, faça download aqui). Apesar de hoje em dia não ser obrigatório o uso do iTunes (muita gente nem usa), é importante ter sempre seus dados guardados também no PC.

Backup, backup, backup

Antes de fazer qualquer coisa, faça backup de todos os seus dados. Não apenas pelo iCloud, mas também pelo iTunes do computador. Lembre-se que fotos, livros e músicas não são salvas com o backup e você precisa salvá-los à parte.

Nós fizemos aqui um guia completo de como fazer o backup bem feito:

Isto é muito importante de fazer antes da instalação de qualquer atualização do sistema. Seus dados são muito importantes para correrem qualquer risco.

Bateria

Todos os anos (!!!), muita gente reclama que a bateria ficou pior depois da instalação de um novo sistema. Isso acontece porque a nova instalação pode ter herdado configurações e “lixos” do sistema antigo, o que faz com que a performance em geral diminua. Por isso, o ideal é que se faça sempre uma instalação limpa (clean install), ou seja, se restaure o aparelho sem recuperar o backup anterior.

Isso tem alguns inconvenientes, como a necessidade de você ter que instalar manualmente todos os aplicativos que estavam antes, além de perder a configuração de muitos deles (os que possuem capacidade de sincronização com o iCloud facilitam isto). Porém, para quem estiver disposto a refazer tudo do zero, verá que seu iPhone ou iPad ficarão como se fossem um novo aparelho. E o desempenho da bateria pode até melhorar. 😉

iCloud Drive

Muita atenção para este item!
Quando se instala o iOS 8 pela primeira vez, o sistema pergunta se o usuário quer atualizar sua conta do iCloud para o iCloud Drive. Esta é uma decisão importante que não permite voltar atrás.

O iCloud Drive é uma reformulação da nuvem da Apple, que permite acessar dados de outros aplicativos como se fossem pastas. É muito similar ao que fazem hoje o Dropbox ou o Google Drive, todos estes inspirados no iDisk, serviço de nuvem que a Apple lançou em 2000.

O problema é que, uma vez que se passa ao iCloud Drive, todos os outros dispositivos que não possuem o iOS 8 ou o OS X Yosemite (que nem foi ainda lançado) não conseguem mais sincronizar com a nuvem. Por isso, se você usa Mac ou possui outros dispositivos que não serão atualizados para o iOS 8 (um iPhone 4, por exemplo), não converta ainda a sua conta, porque senão você perderá a sincronização pela nuvem nestes dispositivos. A conversão poderá ser feita normalmente no futuro.

iCloud Drive

Quais são as novidades?

São muitas!
As de mais destaque são o Ditado em português, a possibilidade de instalar novos teclados e também extensões em aplicativos. Confira uma grande lista do que muda neste artigo especial.

Deixe tudo pronto e as chances das coisas darem certo serão maiores. 😉

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close