Opinião

Será mesmo que a Apple vai lançar um iPhone com tela maior?

A discussão é antiga, mas com a aproximação do grande evento da Apple em que ela deverá apresentar os novos modelos de iPhone, chegou o momento de conversarmos mais seriamente sobre o assunto. A questão divide opiniões, com os mais tradicionais se recusando a acreditar que a Apple fará isso, contra os mais modernos proclamando que o iPhone precisa seguir a tendência do mercado.

Vamos analisar os argumentos de cada lado, para tentar chegar a uma conclusão comum.

A qualidade é mais importante que o tamanho

Durante muito tempo a Apple argumentou que telas maiores são difíceis de serem manipuladas com apenas uma mão, algo que para um telefone é essencial. Poder alcançar com o nosso dedão todos os cantos da tela era quase um mantra que explicava ela ser tão resistente ao aumento da tela.

De fato, muitos modelos grandes que existem hoje no mercado (geralmente com telas maiores que 5 polegadas) praticamente obrigam o usuário a usar as duas mãos para operar a maior parte das funções do aparelho. Além disso, segurar um trambolhão no ouvido é algo bem bizarro, principalmente se considerarmos que 7 anos atrás a tendência era a de celulares cada vez menores.

Complexo do tamanho
Outro argumento usado é que se a Apple adotasse uma tela maior, isto significa que ela estaria “imitando” a concorrência, que sempre preferiu investir mais em tamanho do que criar coisas novas. A Apple passaria de empresa que cria padrões de mercado para uma que acaba fazendo o que os outros fazem.

O mercado é quem manda

Steve Jobs dizia que não se deveria perguntar para os usuários o que eles queriam, porque na maioria das vezes eles não sabem o que querem. O ideal era sempre criar coisas novas que o consumidor nem sabia que existia, mas que ficasse desesperado para comprar assim que conhecesse. Infelizmente a Apple não disponibiliza mais deste gênio que era capaz de imaginar produtos que mudavam a nossa vida.

A nova Apple de Tim Cook pergunta sim o que o consumidor quer e provavelmente deve ter feito algumas pesquisas de mercado que apontaram que, atualmente, a demanda por smartphones de telas maiores é realmente grande.

Quem defende uma tela maior diz que é muito melhor para navegar na internet, ver vídeos e curtir jogos. Muitos dizem que para digitar em uma tela com um pouco mais de espaço, tudo fica mais fácil, sem que se toque sem querer na tecla errada.

A Apple parece que está preocupada com tamanho há algum tempo, tanto que fez um truque na introdução do iPhone 5: em vez de realmente aumentar a tela, ela simplesmente a esticou, passando de 3.5 polegadas para 4. Isto, claro, foi um truque não muito correto, pois nunca satisfez aqueles que queriam uma tela maior de verdade, e não somente nas especificações técnicas. Por causa disso, piadas ganharam a internet mundo afora.

Mas o truque não ajudou muito a enfrentar os modelos da concorrência. Hoje em dia, há realmente pessoas que deixam de comprar o iPhone porque acham a tela pequena se comparada a outras marcas. Mesmo com recursos melhores como o Touch ID, chip de 64 bits e um sistema operacional redondinho e seguro, alguns clientes preferem celulares que possuem telas maiores, mesmo se com hardware inferior. E no Brasil a coisa é ainda mais acentuada, pois quando o consumidor vê um outro celular com tela maior e o preço bem menor, não pensa duas vezes.

O que nossos leitores acham?

Em abril deste ano, quando os rumores de uma tela maior começaram a circular, fizemos aqui uma pesquisa com nossos leitores para saber a opinião deles sobre uma possível mudança da Apple. Tivemos quase 12 mil respostas, o que faz o resultado ser significativo.

  • 48% dos participantes disseram que gostariam sim que a Apple lançasse um iPhone de tela maior este ano, contra 32% que afirmaram que odiariam se isso acontecesse. 20% não tinham na época opinião formada;
  • dos que gostariam de uma tela maior, 38% considera que a maior vantagem é ela melhorar a navegação na internet pelo iPhone;
  • dos que não querem uma tela maior, 43% disse que a maior desvantagem seria o tamanho do aparelho, que incomodaria no bolso. 38% reclamou da dificuldade de operar o aparelho apenas com uma mão;
  • porém, ao ser perguntado em abril se o leitor compraria um iPhone maior caso a Apple realmente lançasse um, a maioria (39%) preferiu esperar para conhecer o produto antes de dar uma opinião. Um pouco menos, 37%, disse que sim, comprará com certeza, enquanto 24% disse que não compraria de jeito nenhum um aparelho de tela maior.

Os rumores

Rumor é algo delicado. Principalmente quando se fala de Apple, pois basta alguém comentar algo que todos os sites já saem imediatamente repetindo a informação, sem filtro algum, e a coisa cresce a tal ponto que acaba tomando ares de notícia confirmada. Nós falamos bastante disso em nossa edição de julho da Revista iThing (se ainda não leu, vale conferir).

Em 2011, por exemplo, todos tinham certeza que o iPhone 4s (na época chamado de “iPhone 5”) teria a traseira parecida com o iPod touch e o botão frontal seria mais largo (leia mais sobre isso aqui). Mas no meio de tanta informação desencontrada, é possível encontrar pistas de como será realmente o próximo iPhone ou iPad. Isto aconteceu no ano passado, por exemplo, quando já se sabia com alguns meses de antecedência como seria o iPhone 5c de plástico e o 5s dourado.

Este ano, grande parte dos rumores aponta para a mesma direção: um novo modelo de 4.7 polegadas e outro de 5.5. Sabemos que para a Apple é muito difícil segurar segredos em uma cadeia de produção gigante, o que aumenta a probabilidade de vazamentos.

Um de nossos parceiros voltou da China na semana passada e pôde nos relatar que lá já é certeza que o formato dos próximos iPhones será maior. Tanto que as capinhas para 4.7 e 5.5 já estão sendo feitas aos milhares, para abastecer o mercado antes mesmo do anúncio da Apple.

Testamos os tamanhos do “iPhone 6”

Baseado nos rumores e acreditando que o aumento de tamanho deve mesmo se concretizar, nós testamos na vida real os dois prováveis modelos.

Para isso, usamos duas maquetes chinesas. Elas são facilmente encontradas na China e servem principalmente para testes de capinhas protetoras. Não possuem nenhum componente eletrônico e são construídas com base nos rumores, tanto que as cores podem ser diferentes do produto final.

iPhone 6 falso

A cor será esta? Estas linhas em preto serão assim mesmo? O logo da Maçã será desta cor? Não sabemos de nada disso e na verdade nosso foco neste artigo é outro: tamanho da tela.

Brincamos durante alguns dias com os dois modelos, para entender qual a sensação de usar um iPhone maior. E pelo menos para mim, o resultado foi surpreendente. 🙂

iPhone de 4.7 polegadas

O modelo de 4.7 polegadas é muito confortável de segurar e agradável de visualizar a tela. Por ser mais fino e teoricamente mais leve que o atual iPhone 5s, a sensação de manuseá-lo é realmente melhor. Justamente por ser “menos grosso”, ele também não atrapalha no bolso, coisa que preocupava muitos leitores.

Apesar do tamanho do aparelho em si não ser muito maior que o iPhone 5s, a tela faz uma diferença enorme. Ao usar por alguns dias o modelo de 4.7, passa-se a achar “minúscula” a tela do iPhone 5s.

4.7 vs 4 polegadas

Este modelo, se realmente se mostrar real, deverá fazer um enorme sucesso tanto com antigos usuários de iPhone quanto com os novos.

iPhone de 5.5 polegadas

Já este tamanho pode incomodar a muitos. Em um primeiro momento ele é agressivo para quem é usuário dos atuais iPhones de 4 polegadas.

Na mão, ele é enorme. Em nossos testes, percebemos certa dificuldade em simular a manipulação do aparelho com apenas uma das mãos. Sem falar que ele parece mais com um phablet do que com um celular.

iPhone 5s vs 5.5
Exagero!

O atual iPhone 5s fica parecendo um “iPhone mini” perto do modelo de 5.5.

Chega a ser um absurdo manipulá-lo e, com certeza, seria um tamanho que muitos usuários atuais de iPhone fariam cara feia. Seu design fino também facilita na hora de colocá-lo no bolso, mas seu grande tamanho insiste sempre em nos lembrar que ele está ali.

Claramente a estratégia parece ser a conquista de novos usuários. Se a Apple realmente adotar este tamanho de tela (afinal, tudo ainda é rumor e não se sabe realmente se isso acontecerá ou não) será provavelmente para agradar os usuários de outras marcas que dão muito valor ao tamanho maior. Atuais proprietários de iPhone deverão preferir o modelo de 4.7 polegadas.

Fizemos um vídeo simples, mostrando um pouco dos dois modelos:

Mas tudo ainda é apenas especulação. Só saberemos com certeza como será o futuro iPhone no dia 9 de setembro, quando a Apple irá apresentá-lo oficialmente. E você acompanha a cobertura completa aqui no Blog do iPhone. Não perca! 🙂

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jayme Prado

    Acredito que o modelo de 4,7 polegadas vai ser tão fácil de manipular quanto o atual de 4 polegadas, o tamanho total do aparelho não é tão maior assim e por ser mais fino, acaba compensando, talvez não dê pra alcançar todos os cantos da tela com o polegar, mas a experiência de uso só deve melhorar.

    • OverlordBR

      Bom, a diferença do de 4,7″ para o de 5,5″, em termos de largura, é de menos de 2 cm. 🙂
      Acho que não seria tão difícil assim também.

      Mas depende da mão da pessoa, não é?
      E vai que o iOS 8 traga uma nova forma de acessar os ícones de aplicativos na tela… 😉

      • JPaulBeaubier

        Acredite… faz MUITA diferença, Overlord.

        • OverlordBR

          Acredito em ti.
          No meu caso, não faz. Por isto o “Mas depende da mão da pessoa, não é?” 🙂

      • Roberto Mendonça

        Eu já acho um aparelho de 5,5 polegadas bem cafona, chamativo demais, e um tanto quanto desnecessário. 4,7 ficou perfeito

      • Concordo com você. Na verdade o iOS 7 já veio preparando o terro se pararmos para pensar. Não é mais necessários (na maioria dos apps e em todo o sistema operacional) clicar em “voltar”, é só arrasta de um extremo ao outro… Haha

      • Vanderlei

        Acho q a tela do 5S tá boa o tamanho, acho feio/estranho aparelhos com tela grande e pouco conveniente no dia-a-dia, fica até ruim um troço grande assim no bolso!
        Acho bom o tamanho atual, só um pouco estreito, poderia ser pouca coisa mais largo(uns 4 ou 5mm), mas o comprimento tá perfeito, assim o aparelho não fica grande!

    • Concordo plenamente. Dois meses atrás que do meu iPhone 5 quebrou além de concerto, eu acabei cedendo e comprando um Galaxy S5 devido a tela. Acredito que um tela de 4.6 à 5 pegadas é o tamanho ideal, e apesar de eu preferir a usabilidade e funcionalidade do ios mais do que a do Android, eu não optaria pelo iPhone novamente, a nao ser que o upgrade no tamanho da tela realmente aconteça…..

      IPhone está parecendo um anão para mim hoje em dia, e se eu tive alguna dificuldade de digitar no S5, essa não durou 2 dias. Quando uso um iPhone de um amigo, é quase impossível digitar algo!

    • Anne Beatriz

      Realmente, mas esse design arredondado como o do iPad e do 5c me incomoda bastante, espero que seja diferente. Eu gosto das 4″, com 4,7″ eu sobrevivo c/ bordas estreitas, desde que o tamanho final não seja muito diferente do moto x por ex… tomara que o resultado final seja bacana :s

    • Vitor Antonio

      Agora eu não sei se esse tamanho de 4,7″ da Apple será o mesmo dos Smarts da Samsung que contém o mesmo tamanho de tela, porque eu uso o 4s e como todos sabem, ele tem tela de 3,5″ e já peguei num Galaxy Win e sua tela é de exatos 4,7″ e para mexer com apenas uma mão nele, foi bem difícil, a minha mão não é tão grande e nem tão pequena, tem um tamanho razoável.
      Aparelhos diferentes podem ter o mesmo tamanho de tela nas especificações, mas na usabilidade pode ser diferente.

  • Andre Almeida

    Na minha opinião o tamanho do display, dimensões gerais do iPhone 5S e peso são perfeitos. Não gostaria de ter um iPhone com dimensões maiores ou display maior, preferia apenas mais leve e fino (isso no quesito estético) mas terei que aguardar o lançamento para ter certeza de que migrarei.

  • Luís M.

    Acho que não podemos tirar tantas conclusões a partir de um brinquedo. Ainda aguardando reviews de iPhones verdadeiros para ter uma idéia melhor de como ele pode ser de verdade.
    Agora sobre o iPhone de 5,5 polegadas eu não duvido nada de que seja um exagero.

  • Junior Alves

    adorei esse modelo de 4,7″
    Já me decidi! claro se for realmente esse tamanho…rsrsrs

  • OverlordBR

    Bom:
    – ninguém achava que a Apple lançaria iPhones com cores diferentes… e ela lançou (já existiam na concorrência há anos).
    – ninguém achava que a Apple lançaria 2 modelos de iPhone ao mesmo tempo… e ela lançou (não vou nem falar da míriade de modelos que a concorrência lança há cada mês).

    Não vejo porque a empresa não poderia lançar 2 modelos bem diferentes em termos de tela.

    Ir contra porque?
    Ninguém é obrigado a comprar o modelo de 5,5″ (se ele existir, é claro).
    É só mais uma opção!

    Aliás, parece que esta nova onda de tecnologia da Apple é isto: mais opções.
    A própria “liberdade” (sempre com um controle da empresa, é claro) dada no iOS 8 para os desenvolvedores parece ser um indício claro que, sim, dá para agradar os usuários mantendo a qualidade e o padrão Apple de ser.

    • 5S e 5C são modelos diferentes em hardware também. Os rumores apontam pra 2 modelos iguais, com telas diferentes, e isso é SIM esquisito para a Apple.

      Lembrando que, mantendo o iPhone 5S e 5C no mercado (como ela costuma fazer todos os anos), seriam 4 modelos para o usuário escolher. Muito, ainda mais para a Apple, não?

      • Guilherme

        Mas o iPad air e o iPad mini retina são iguais, só muda o tamanho da tela!
        Não vejo nenhuma anormalidade nesse lançamento dos dois iPhones

      • OverlordBR

        Sinceramente, não acho 4 modelos muito.

        Considerando que: a interface é a mesma.
        Os aplicativos base (que já vem no iOS) são os mesmos (talvez tenha diferença de 1 ou 2).
        O ambiente Apple, em si, é o mesmo.

        Ainda acho muuuuuuito mais fácil para o usuário escolher do que na concorrência.

      • Cassio Delmanto

        Eu acho que a Apple vai parar de fabricar o 5S ou o 5C. O 4S obviamente vai sumir. Então seriam três modelos disponíveis. 5C ou 5S de “entrada”, e os dois gigantes. Isso, claro, se a Apple lançar mesmo esses modelos. Talvez seja mais um daquele protótipos que a Apple teste e jamais lança. Pelo menos um iPhone novo deve chegar. hahaha. ou não, vai saber.

    • Ponderações sensatas as suas. Acho que o iOS já é maduro o suficiente para poder lidar com 2 ou 3 aspectos de tela diferentes, sem que os desenvolvedores fiquem perdidos.Se aquele robô verde consegue, por que ele não conseguiria?

  • Matheus

    Primeiro a comentar

    • Killswitch

      primeiro? Joinha pra você.

  • Uimer Ronald Freire

    Cara, muito bom este artigo!!!

  • OverlordBR

    iLex, uma dica legal seria sugerir ao leitores que cortem uma folha de papel (ou cartolina / papelão) nas medidas de ambos os modelos:

    modelo de 4,7″
    Altura: 138 mm (13,8 cm)
    Largura: 67 mm ( 6,7 cm)

    modelo de 5,5″
    Altura: 158 mm (15,8 cm)
    Largura: 81 mm ( 8,1 cm)

    Para o pessoal que estiver curioso de sentir como ficaria na sua mão… e não tem as conexões que vocês, do BDI, possuem na China. 😉

    Obs: são medidas extraídas dos rumores que circulam na Internet.
    As reais só saberemos daqui 1 semana e 6 dias! 😉

    • Anne Beatriz

      ueba, ta chegando 😀

  • Gustavo Duran

    Baita piblicação! Parabéns ao BDi!
    Além disso, será que teremos um “6c” ainda de 4 polegadas?

  • Sinceramente, mesmo que meio resistente ao aumento de tamanho, acredito no 4,7, após a análise do BDI. Mas o modelo de 5,5 é horrível! Além de ser difícil de mexer com uma mão, desconfortável para segurar e guardar (no bolso), ele estraga uma das principais características da Apple frente à concorrência: o foco dos produtos ao invés da fragmentação que pode confundir a escolha do consumidor. Os produtos da Apple são pontuais, e lançar 2 modelos iguais de iPhone com tamanhos de tela diferentes vai contra toda a filosofia da empresa. Agora é esperar o dia 9 para ver!

    • OverlordBR

      “o foco dos produtos ao invés da fragmentação que pode confundir a escolha do consumidor.”

      Mas são apenas 2 produtos… e isto já vem desde o ano passado (iPhone 5C e 5S). 🙂
      Não é como na concorrência, com X modelos de Y marcas.

      • Bom, pelo menos para a diagramação da Revista iThing, vai nos complicar um pouco. Serão dois novos formatos a adaptar todos os meses. Não é nada grave, mas pode atrasar em dois dias o lançamento das edições… :/

        • OverlordBR

          Veja pelo lado positivo: imagina se tivesse que diagramar para todos os tamanhos de tela da concorrência. 😉

        • É, também sofrerei com isso. Embora eu não precise fazer isso todo mês como vocês, adaptar meu app para 2 novos tamanhos vai demandar um belo trabalho (considerando que já estou fazendo isso para o iPad, são 3 novos tamanhos ao todo) :/

    • Luciano Cardoso

      Isso dependo do gosto da pessoa. Eu tenho mãos grandes, uso um aparelho de 5,7″ numa boa. Quanto a usar com apenas uma das mãos, ninguém faz mais isso. Acho que usa com uma das mãos no máximo se for tirar do bolso e fazer uma ligação. Tenho dois braços e sempre os uso, seja para jogar, para digitar no celular. Repare nas pessoas usando whatsapp, facebook, jogando, tirando fotografias com um iphone, raramente alguém vai estar usando apenas uma mão.

      • Verdade, eu só uso o iPhone com uma mão para digitar se estou com a outra ocupada, fora isso digito com as duas por ser mais rápido!
        Existem carros iguais, mesmo motor mas sedan e hatch…

    • Anne Beatriz

      Parece xing ling, rs… Espero que sejam iguais ao iphone 5s e 5c, ou seja, mesmo tamanho, mas públicos diferentes… 4,7″ já está mais do que bom :S

  • Johannes Georg

    Não sei se sou de um grupo pqno ou não, mas uso as duas mãos para usar o meu i4. Seja no whatsapp, safari, mail. Nos jogos geralmente são usadas as duas mãos, então creio que a tela maior seja sim algo ja concreto na minha forma de pensar. Ainda pra dificultar o meu uso, sou alto (leia-se mais de 2m de altura) e minha pata não é pequena… Então me embanano um pouco na hora de digitar.
    Se essas duas opções de tamanho de tela forem confirmadas, creio que para mim, a tela de 5.5 seria a ideal, mas olhando agora o de 4.7 parece interessante…. O jeito é esperar e testar!

  • Gugelmin

    Nossa, matéria muito boa e bem escrita.
    Tenho um iPhone 5s nacional, e certamente escolheria o 4.7. Só acho estranho (se concretizando os rumores) a apple demorar tanto tempo em aderir às telas maiores, e usar o design “velho” que remete aos iPods e iPad mini. Mas certamente teremos avanços em hardware.
    Estava sentindo falta de uma matéria deste nível no BDI.
    Tenho a sensação que depois que a revista iThing passou a ser paga (a qual assino desde o início), o blog ficou meio em segundo plano.
    Parabéns pela matéria!!!

  • Bruno Cezar

    Excelente matéria!

  • Anderson Diniz

    Cara, excelente matéria, show de bola! Parabéns a equipe do blogdoiphone!!

  • Serginho

    Ok.. Mas e a bateria pra agüentar essas telas maiores???
    Será se vão mesmo solucionar o “problema” da descarregamento rápido?!

    • Luciano Cardoso

      Uma tela maior, um telefone maior, consequentemente uma bateria maior e uma maior duração.

      • Serginho

        Na teoria é assim, agora na prática…

  • Guilherme Ongawa

    Excelente matéria!

    Antes de comprar meu iPhone 5, era usuário de um Galaxy S3, que tem 4,7 polegadas de tela. Sempre achei o aparelho com um tamanho legal, não era desconfortável e nunca tive problemas pelo tamanho do aparelho no dia-a-dia, mudei apenas pelo sistema operacional. Senti muita diferença no começo com meu iPhone porque a tela, pra mim, era pequena. Creio que, caso seja verdade esses rumores, a tela de 4,7 para o iPhone será muito bem vinda.

  • Raphael

    Em minha opinião, o fato de existe telas maiores de futuros iPhones ainda não agrada, e acho que a Apple é muito detalhista para essa coisas, mais vamos pensar, se o Steve Jobs estive-se vivo com certeza poderíamos afirmar que não existiria iPhones de 4.7 e 5.5 polegadas, no máximo ficaria nos 4.3, oque é suficiente para manuseio no dia-a-dia, mais vale lembrar que Jobs não está entre nós, oque faz pensar que os pensamentos dele são muitos diferentes do Tim Cook, já ele provavelmente é capaz de vir iPhones com telas maiores, mais as chances são minimas já que mesmo sem Jobs a Apple continuar a ser detalhistas, para concluir, para mim se caso for apresentado os modelos de 5.5 e 4.7 com certeza será muito mais bonitos que os protótipos falsos que o povo anda especulando, sem essas linhas na tampa traseira do iPhone, mais se caso não houver lançamento de nenhum dos tamanhos, a única mudança será as bordas, que se fosse eu, a deixaria mais finas na proporções certas e sem perder a beleza que um iDevice é…

  • Marco Almeida

    Se isto for verdade, acho que será colocado mais uma linha e mais uma coluna de ícones, isto se for mantido o tamanho atual dos ícones usados

  • obitow

    Um detalhe: quanto à dificuldade em manusear um iPhone grande com apenas uma mão, a Apple vem trabalhando para minimizar este problema desde o iOS 7: o movimento de voltar, arrastando o dedo desde a beirada da tela. E ainda no Xcode 6 e iOS 8, existe um componente exclusivo para desenvolvedores implementarem este movimento em seus apps.

  • Paulo

    Eu mesmo vinha na sequência de 2 iphones, 3gs e 4, porém além das poucas inovações que justificassem uma troca por modelos mais recentes, a tela pequena começou a me incomodar….. Resumindo a história, após minha mãe comprar um Lumia, acabei gostando e fui de Lumia 925, e um dos fatores que gostei bastante foi a espetacular tela amoled de 4.5″, com uma cor tão vívida e incrivel que eu não tinha no iPhone. Nem mesmo o 5s tem uma tela com tanta qualidade, não falo só do tamanho, mas também da qualidade.
    No mais eu também curti bastante o Windows Phone, é muito diferente dos outros SO, porém foi uma surpresa agradável, e quem sabe eu volte pra apple com esse iPhone “grande”.

  • Luiz Fernando

    Eu realmente adorei esse novo design, é claro que não ta mais bonito que o 5S, mas parece que o iPhone ficou mais maduro. Sobre a tela eu adorei o aumento, to muitoo ansioso pra ter esse iPhone

  • Henrique Mello

    O que mais me interessa, no entanto, é se o aumento estrutural no aparelho vai propiciar uma bateria maior, vide os Notes, G Pros e etc, que tem baterias bastante duráveis se comparadas aos iPhones. Tudo evolui, mas parece que as baterias sempre evoluem em pouco menos. Em vez de saltos de qualidade, sempre o que dá pra fazer é manter os números da geração anterior (o que já não é de todo mal, mas está longe de ser o ideal).

  • Antonio Frederico

    Sem querer ofender ninguém, mas a verdade é que o fã da Apple agora critica tudo porque telas maiores remetem a outros fabricantes, mas a hora que a Apple apresentar seus modelos maiores os mesmo que aqui condenavam são os primeiros a correr pra fila pra comprar. E vão comprar o de 5.5″.

    • Wesley Nunes de Souza

      Toma meu like!

    • Diego Azevedo

      Não duvido que tenha gente (e muita gente) que vá de 5.5 polegadas… Mas eu acho essa tela absurda. Eu discordo do iLex de que “ele parece mais com um phablet do que com um celular.”. Um iPhone de 5.5 polegadas é um Phablet, Não tem nem margem para discutir, é maior que a tela de qualquer geração dos Galaxy Note, como comparação.

      4.7 polegadas? Bacana, é grande mas não é um monstro. Vai chegar perto do tamanho das telas atuais, o que é uma tática de mercado válida. Assim como o iPad Mini, a Apple viu que perdia mercado para a concorrência por ser cabeça-dura.

      Agora, tem outras coisas que a Apple ficou para trás da concorrência. Telas maiores é uma, Resistência à agua é outra. As lentes estão melhorando, mas a resolução estacionou. Espero que a tela maior seja a menor das mudanças.

      Mas de qualquer jeito, eu não vou comprar nenhum deles. Estou de boa com meu 5s, e comprar celular top todo ano é algo que eu não preciso (ainda uso o iPad 1, apesar de quase ter me rendido ao air ano passado), nem meu bolso permite.

      • Raphael IC

        Galaxy Note / 2011 5.3 polegadas
        Galaxy Note 2 / 2012 5.5 polegadas
        Galaxy Note 3 / 2013 5.7 polegadas

        Não é maior que toda geração.

        • Diego Azevedo

          Eita, não sabia que o Note 3 tinha 5.7. Tinha ficado com o 5.3 pq o S5 tem 5.2, e achei que o 3 tinha 5.5. Tomar mais cuidado na hora de postar informações nos comentários.

          Mas não que isso altere muito o resultado. Um telefone, independente da marca com 5.5″ de tela continua sendo um Phablet. Mas altera a argumentação para “[..], é uma tela do tamanho dos Galaxy Note, como comparação”

  • Lucas Gouveia

    Ao meu ver o modelo de 4.7 seria melhor pra mim, só resta saber se o de 4.7 e o 5.5 serão iguais, o top de linha da Apple. Alguns dizem que o de 4.7 pode ser um update do 5c e o de 5.5 o verdadeiro top de linha. Ansioso para que Setembro chegue logo e que todos possam já matar esses rumores.

  • Gutulino

    Apenas acho que sim, vai ter o de 4,7 polegadas e ele sera revestido de metal e tera +1 iPhone de 4polegagas de plastico, ou seja, iPhone C

  • O iPhone 6 será, provavelmente, meu primeiro iPhone e eu realmente gostaria de ter a opção de 4″ até 3,5″ se pudesse. Espero que o de 4,7″ não seja tão maior.

    • Você pode ainda ter um iPhone de apenas 4 polegadas. O 5s ta aí e continuará em estoque, pelo menos, até janeiro.

      🙂

      • Provavelmente eu não vou resistir às novidades do novo modelo. Hahaha

  • Alex

    se eu quisesse uma tela maior comprava uma TV com SKYPE integrado hahahahhahahhaa…. deixem o Iphone do tamanho q eh…

  • O iPhone de 4,7′ polegadas eu achei maneiro porém acho totalmente desnecessário um celular com uma tela de 5.5′ polegadas.

  • Luciano Cardoso

    Tirando o fato de usar o telefone para fazer uma ligação, não vejo o porque de ficar usando o celular com apenas uma das mãos. Os melhores jogos vc usa com as duas mãos, acredito que a maioria tbm digita com as duas mãos.

    • O problema é que quando precisar usar com apenas uma das mãos isso não vai ser possível, sem falar que pra jogar eu prefiro o iPad.

      • Luciano Cardoso

        Também prefiro o iPad para jogar, mas vamos combinar que nem sempre estamos com o iPad em mãos. O meu por exemplo só uso em casa.

        • Eu não uso só em casa, pra mim a maior vantagem do iPad é ter uma tela ótima e ser muito mais portátil que os laptops, e se estou em algum lugar em que não estou com o iPad, provavelmente estou em um lugar que não vou jogar também.
          O fato é: pra mim a facilidade de uso em diversas situações é mais importante que uma boa tela pra navegar, jogar ou ver vídeos, que são coisas que podem ficar pra depois.

  • Luciano Cardoso

    A maioria que está criticando vai correr para comprar o modelo com a maior tela. Fica meu registro.

  • Felipe Borges

    O iLex é sempre timido assim pra fazer videos? kkkkkkk Agora falando sério, torço pra que a Apple não lance o iPhone de 5,5 polegadas, é um exagero! Acho a tela do iPhone 5s perfeita pra mim, e essa de 4,7 seria mais perfeita ainda.. é o tamanho ideal pra um celular.

    • Roberto Silva

      E pq não lançar?
      Assim agrada a Gregos e Troianos…
      Eu tive todos os modelos de iphone e recentemente minha esposa comprou um Xperia z2…
      Te garanto uma coisa…por mais estranho que pareça o tamanho do aparelho(5,2 pol.) ,ele é muito simples de se adaptar…não é nenhum bicho de sete cabeças,e com o passar do tempo,a pessoa acaba sendo exigente no tamanho…Fora que o aparelho é lindo…
      Acho que se a Apple fizer esse aparelho mesmo(5,5) acredito que ela será caprichosa no acabamento e que fará algo de extremo bom gosto…

  • Henrique

    Iphone é iphone. Pode ser que varios usuarios nao gostem no inicio, mas com ctz se renderão a ele.

  • Gilberto

    Parabéns pela materia, iLex! O que você fez hoje é algo que praticamente nenhum blogueiro faz quanto aos rumores. Muitos criticam, criticam e criticam, mas são raros o que seguram um pouco a língua e preferem fazer um teste antes. (Permita-me, mas eu diria até que um tempo atrás aqui já foi assim. Minha opinião.) Mas sabe, uma coisa que me incomoda é que muitos consideram que o caminho não adotado pela Apple é o caminho “inadequado”, como é o caso das telas grandes. Então se o iPhone um dia lançou um de 3,5″, “esse é o certo e ponto final”. Parece que se cria uma resistência às alternativas, muitas vezes com argumentos bem fracos. É reconhecido o pioneirismo da empresa, mas ele não é a prova de erros, vide lançamentos de produtos anteriores que não emplacaram. Acho que é muito uma questão de costume, hoje tenho um iPhone 5 e quando pego o 4 e acho a tela muito pequena. O mesmo com relação a um amigo que migrou pro Galaxy (4,8″), pra ele o iPhone 5 é pequeno, e o lance do alcance do polegar não é um problema pra ele. Mas claro, esse também é um desafio pros designers de apps não deixar o aplicativo difícil pra essa possível nova situação.

  • Bona

    Uma delícia de ler este artigo. Parabéns. Deve ficar orgulhoso dele. Abraço.

  • Neto

    Super size me Apple!

  • Lukas

    Eu tive um galaxy s4 que tem uma tela de 5 polegadas de junho de 2013 a fevereiro de 2014 posso dizer que jogar, ver videos e navegar na net é uma experiência ótima pois a tela ajuda muito, mais na minha opinião ele é muito difícil de manejar ainda mais se vc tiver que fazer com uma mão, acredito que o tamanho de 4,7 polegadas do próximo iphone seja uma tamanho ideal, apesar que hoje tenho um iPhone 5s e se me perguntase se eu queria uma tela maior eu diria que nao, mais me adaptarei a esse tamanho invés de ter um iphone com o tamanho exagerado de 5,5 poderíamos ter o mesmo tamanho que temos hoje do iPhone 5s e o de 4,7 polegadas agradaria aqueles que como eu sao mais tradicionais na marca da maçã e atrairia outros que nao compram iphone por acharem a tela pequena ou aqueles que tem iphones e preferem telas maiores, pois um telefone com tela de 5,5 polegadas é rediculo.

  • Li uma materia dia desses a respeito das inseguranças dos investidores em relação as vendas do iPhone e o quão saturado o mercado pode estar em relação a ele. O ponto importante destacado na materia é o movimento que a Apple parece estar seguindo para começar a devorar o market share high-end do Android. Se voce juntar a tela grande com a abertura recente do iOS 8, parece mesmo que o objetivo da Apple é a migração dos usuários do Android para o iPhone. Alias, na ultima apresentação Tim Cook falou muito empolgado da porcentagem de usuários android migrando para o iOS na China.

  • Ailton

    Em relação a tela ok, acho que o 4.7 está dentro das normalidades…
    Mas ILEX, o que vc achou desse botão lateral segundo os rumores…

  • Demorou. Gosto do iPhone tanto quando dos Lumia, mas a micro tela “pseudo-4”” dele é triste. Até 4,7″ “reais” (sem esse efeito esticadinho estranho) é o que há em termos de uso, pelo menos para a maioria. Acima disso é grande demais para usar com uma das mãos (tenho um Lumia 1320 de 6″ só manuseável com duas mãos).

  • Recortei numa folha de papel os tamanhos provaveis dos próximos iphones, baseados nestes rumores. Me espantei de cara com o modelo menor. Já achei grande demais.

  • Edu Del Santi

    meu… eu gostei DEMAIS do iPhone de 5,5″!!!
    perfeito para MIM….
    concerteza vou comprá-lo

  • Carlos Arroba

    Sei lá. Não compraria um iPhone 5,5″. Lembra muito a Samsung. Mas, tem quem goste. 😉

  • Para um aparelho maior, um botão lateral é mais fácil de acessar.

  • Klayton

    Na minha opinião a Apple deveria lançar um de 4″ como é atualmente e um de 4,7″ para agradar os que querem tela maior assim como eu. 5,5″ é exagerado.

  • Roberto Silva

    Estou torcendo muito para que esses rumores se concretizem…
    Isso demonstra o respeito da Apple para com os seus consumidores(versão 4,7,que não é tão diferente das 4 pol.),e também,a oportunidade de fisgar novos fãs(5,5 pol.),que serão inúmeros….
    Pelo menos,eu irei seguramente de 5,5 🙂

  • Mark Fragatto

    Acredito que o modelo de 4,7 vai ser o anunciado pelo conforto do usuario.

  • Vini Prado

    eu fui um dos que respondeu a pesquisa, como eu disse nela eu nao sei se compraria um iphone de tela maior, pra mim vai ser uma diferença muito grande afinal ainda tenho o 4. Mas vendo os testes parece que não seria tão estranho assim. Vamos ver!!!

  • Fabio Freitas

    Coloquei meu iPhone 5 do lado do Moto x aqui do colega do trabalho, que possui a tela de 4.7″ e não deu essa diferença que deu na comparativo ai do exemplo… Confesso que me assustou um pouco pela foto, mas pegando o moto x na mão, a diferença é bem sutil e, ao que parece, vai melhorar bastante a experiencia do usuário.

    iLex, essa tela não esta maior que 4.7″ não? veja o Moto X que é 4.7, é menor…

    Obrigado pela matéria.

  • Leonardo Ponso

    Primeiramente, gostaria de parabenizar a equipe do Blog do iPhone. Há muito tempo sou leitor do blog, mas acho que nunca comentei em nenhum post rs. Enfim, vamos lá.
    Sou usuário da Apple há 4 anos, mesmo sem nunca ter tido um iPhone. Tenho um iPod Touch 4, tinha um iPad 3 que foi roubado e, hoje, tenho um iPad Air. Quanto a celulares, eu tinha um Nokia Lumia 710, com tela de 3,7 polegadas, na época já maior que a do iPhone, que tinha 3,5. Fui roubado junto com o iPad, e comprei um Moto G, com tela de 4,5 polegadas, o qual passei pra minha noiva e hoje tenho um Moto X, com 4,7 polegadas. Quis e ainda quero ter um iPhone, mas no momento o bolso não permite :/
    Mas, referente ao tamanho, 4,7 pode parecer muito grande, pra quem não está acostumado, mas não é. Na minha opinião facilita bastante no acesso à internet, jogos e tudo mais. Quando o aparelho tem bordas finas, que é o caso do Moto X e, suponho que o iPhone 6 também terá, caso a tela aumente, não existe dificuldade. Como tenho mãos grandes, consigo alcançar toda a tela, mas quem tem as mãos menores não deve ter problemas, pois não é nada de extraordinário. Agora, 5,5″ eu acho que é demais, tenho um amigo aqui no escritório que tem um Galaxy Gran Duos e eu acho ele gigante, parece realmente um “phablet” 🙂
    Em suma, sou a favor de um iPhone com 4,7″!

  • Luis Cesar

    O Moto X é um exemplo perfeito de como um aparelho pode ter uma tela razoavelmente grande sem ser um trambolho. Se esses rumores se confirmarem, o iPhone 4.7″ é compra certa.

    Apesar de eu trocar de iPhone só de S em S… 😛

  • Gabriel Nogueira

    Na minha opinião esse modelo de 4.7″ ficou perfeito, por ser mais fino. Todos ficam apreensivos antes de manusearem um, depois todos acostumam e não querem saber mais de telas pequenas. Assim foi com a transição do iPhone 4S pro 5.

    Muito bom o texto iLex, tava realmente aguardando a opinião do blog em relação a tantos rumores lançados na internet.

  • João Grillo

    Tinham que ter investido numa bateria melhor, que dure quase uns dois dias com uso normal. Faz isso para ver se não vira sucesso, Mais que uma tela normal.

  • O mercado pede uma tela maior, desde o lançamento do iPhone 5S se especula uma tela maior, é a vida, vai ser lançado, mas a Apple sabe o que faz, ela não vai lançar um phablet, acho que 4,7 polegadas está ótimo!
    Eu amo meu iPhone 5S do jeito que ele é, acho as medidas perfeitas, não pretendo trocá-lo tão cedo, mas o mercado pede uma tela maior.

  • Alexandre Silva Oliveira

    Acho que o 5s é otimo o no dia dia, mais esse de 4,7 deve ser bom tbm, não é tão grande, se eu conseguir mexer com uma mão vou querer !

  • igor

    ja tenho dificuldades de alcançar os botoes no 5s ja derrubei o telefone tentando alcançar os botoes com o dedão, isso me assusta, ser maior, quer dizer mais esforço para alcançar os botoes… porem o design realmente ficou bom!

  • Daniel Alencar

    hhahahah eu nao sei… Só usando msm.. Nunca gostei de aparelhos grandes. O Moto G ja acho estranho de usar. Nao consigo chegar no topo da tela com a praticidade do tamanho atual do iPhone. Em alguns casos quando vc esta segurando o aparelho em uma posição sem apoio nenhum, que vc precisa, no caso, apoiar o aparelho no dedinho, nao tem como chegar no topo da tela. Quando se segura com a mao apoiada em uma mesa por exemplo é normal, pq apoiamos o aparelho em cima dos dedos horizontalmente.

  • Leticia Dias

    Se eu gostar de como fica na mão o 4,7 eu faço a troca com certeza….mas 5,5 nunca….minha mão já é pequena imagina iria ficar com duas mãos apenas pra segurar bem o celular :p

  • Douglas

    Pra mim o iphone 5s já tinha um tamanho ótimo!

  • Acho que o iPhone poderia ser exatamente do tamanho do Moto G. 4,5″ é um tamanho excelente e bastante portátil.

  • Elton Fabricio

    Se realmente for lançado, o iPhone de 5,5 “, vocês não acham que ele vai canibalizar as vendas do iPad Mini?
    Pq se for pra escolher entre um iPad Mini e um iPhone de 5,5” melhor pegar o iPhone que faz ligação, concordam?

  • Leandro Nascimento

    Pelo amor de Deus gente, vocês já pararam para pensar que o aumento da tela não seja por causa de gosto, ou do mercado exigir, ou do fabricante querer sempre maior e maior?! EU não quero um iPhone com tela maior que 4″, pra mim é suficiente, mas se quer uma tela grande, compre/use um iPad! Pra isso serve o tablet. Mas o objetivo de se ter uma tela maior é: Como fazer fazer um telefone mais leve e fino? Simples! Tornando ele mais largo! E outra, se a tela não aumentar, como se coloca uma bateria que dure mais e componentes melhores se não houver espaço? Por isso a bateria dos “Xamxung” tem 3200mAh, ela é enorme de LARGURA! As fabricantes PRECISAM de tela maior para ter onde colocar bateria e componentes novos, como uma porrada de sensores, processadores, camera e outros recursos. Vai tudo além da usabilidade.

  • paulo Ricardo

    Pessou vou par NY de Setembro será que tenho chances de trazer uns 2 ?

  • Bruno Mariano

    Bom eu não acho que essa ideia do Steve Jobs de “… os consumidores não sabem o que eles querem” funcionaria hoje em dia, as coisas progrediram muito varias empresas brigando pelo mercado, os consumidores sabem sim o que querem… Sê ele estivesse vivo, ele teria que mudar de opinião, para ser lider ou iria ficar mais atras das concorrentes que agora (já que o novo iPhone ira ter um grande salto de qualidade e especificações).

  • Felipe

    Que coisa pavorosa o de 5.5 poelgadas. Deve ser bom pra ver filmes e videos, mas Tem ate que ficar a uma distancia da tela pra nao doer os olhos haha, porem gostei muito do de 4.7, parece uma boa opçao. Tenho um 5S e esses dias mexi no 4S de um amigo, e, sem desmerecer o aparelho, parece um “tijolinho”, muito menor, mais grosso e mais pesado. Mas é tudo questao de costume e acredito ex usuarios de iphone 5 terao essa mesma sensaçao, uma vez acostumados com os novos

  • JanjaBoy

    Akio Morita dizia que não se deveria perguntar para os usuários o que
    eles queriam, porque na maioria das vezes eles não sabem o que querem. (Jobs “chupou”)

  • Caio Cartaxo

    Bem, to satisfeito com o meu 4S, com a telinha de 3,5″. E até ele apagar de vez, to com ele. Tela grande, deixa pra quem tem essa tara idiota por ter uma TV LCD no bolso.

  • Smurf_ranzinza

    A Apple declaradamente vai lançar um iPhone de 5,5 polegadas. Mas quando ele fizer isso, ela provavelmente irá causar ainda mais dor para o seu negócio de iPads, que já está em um declínio surpreendente. Afinal de contas, por que você precisaria de um iPhone grande e um iPad, que é basicamente, um iPhone maior? Então, isso vai acabar sendo uma má notícia para a Apple, certo?
    Seu produtos vão acabar se canibalizar, certo?
    Hum, não.
    Mas, porque não?

    Um dispositivo iOS de 5.5 polegadas: vai ser vendido acima de R$ 2799,00.
    Um dispositivo iOS de 7.9 polegadas: é vendido por R$ 1499,00.
    Qual você acha que a Apple vai fazer um esforço para vender?
    O iPhone de 5.5 polegadas, é claro. Ele já está prevista para ser vendido por R$ 2799,00 (no mínimo)
    Enquanto que o iPad Mini vai continuar saindo por R$ 1499,00.
    Vender o iPhone mais caro é melhor para a Apple.

  • Robinho Simões 

    Estou torcendo para esses rumores se concretizarem. Acho meu iPhone 5s quase perfeito. A única coisa que me incomoda nele é o tamanho da tela. Eu compraria fácil o modelo de tela maior. Mas o que me preocupa, e que ninguém falou aqui ainda, é o preço. Sabe-se que aqui no Brasil o preço do iPhone aumenta todos os anos, mesmo o preço em dólares sendo sempre o mesmo. O iPhone 5 de 64 GB foi lançado por 3.000 reais, o iPhone 5s de 64 GB foi lançado por 3.600 reais.

    Os rumores dizem que o modelo de 5.5 polegadas deve ser vendido lá fora por 100 dólares a mais que a versão de 4.7, e que pode ser introduzida uma versão de 128 GB. Se isso for mesmo verdade, esse iPhone de 5.5 polegadas com 128 GB de armazenamento deve chegar aqui no Brasil por uns 5.000 reais sendo muito otimista.

    Estou muito preocupado com os preços aqui no Brasil. Queria muito ter esse novo iPhone, mas se os preços continuarem subindo dessa maneira vai ser impossível…

    • Fabio Freitas

      Brasil não é lugar de comprar iPhone a não ser que você seja subsidiado por alguma operadora e ganhe muitos descontos $ que façam valer a pena comprar aqui.

  • Yan Ferreira

    A melhor, maior, e mais inteligente surpresa na apresentação do novo iPhone, na minha opinião, seria se houvesse apenas um modelo de tamanho. Sendo esse, universal para todos.
    É incrível como meus olhos brilharam nesse de 4,7. Parece perfeito com relação ao tamanho. De forma que nem daqui alguns anos seja necessário aumentar. Já o de 5,5 na minha opinião é um horror! Desnecessário, despadronizado, desproporcional, deselegante… Jobs jamais deixaria isso acontecer. Aguardo com muita expectativa o 4,7. E torço muito para que seja o único tamanho.
    Saudações.

  • Yuri Amaral Nascimento

    Se você tem dificuldade de digitar no Iphone hoje em dia, no mínimo sua mãe é gigantesca. Ta pra existir um touch melhor do que do iPhone

    • Minha mãe? Lol. O touch do iPhone realmente é bom, mas o touch do Galaxy S5, do HTC One M8 e até mesmo o do Firephone são tão bons quanto o da Apple. Claro, se tu comparar com um Android mid-range a qualidade é outra. Já sobre minhas mãos, sim, eu tenho mãos grandes, porém o display mínimo realmente é um tédio…. Um, eu me acostumei com o SwiftKey, dois, a tela maior é mais confortável.

      Por exemplo, digitar no iPad é bem melhor. Aliás, não troco meu iPad por nenhum tablet da vida, nem mesmo da família Nexus…..

  • Demanesth

    Quando se tem uma tampa traseira tão feia quanto essa que está circulando pela internet não da a menor curiosidade em se descobrir as vantagens e desvantagens de uma tela maior.

  • GBC

    “iPhone mini”? Seria iPad mini?

    • Não, não seria. Tente reler a frase. 🙂

      • GBC

        A frase dá margem para dupla interpretação, mas beleza. No mais, a matéria está excelente.

  • Matheus

    Levando em comparação a Samsung, tem tantos Galaxy’s alguma coisa, que está ridículo diferenciar um de outro.
    iPhone, antes existia o modelo top mais recente, e os modelos antigos, saindo de linha. Agora, parece que ta seguindo a linha de existir diversos modelos, materiais e diversos tamanhos, que está ficando ridículo.
    O rumor do 6, pode ser somente carcaça para cases ou sei lá o que, mas o que está curioso é a não existência do flash de luz quente na câmera, o que aumenta mais ainda a desconfiança.

    Vamos aguardar dia 9 para ver o que vem.

  • Leonardo Negrisoli

    Um de 4,7″ eu acho que poderá ser muito legal!

    Q vantagem de sair um de 5,5″ é que isso fará com que o 4,7″ não seja o mais caro heheh

  • Mockup interessante esse cinza espacial!

  • Alex iPilot

    iLex, penso que seria legal uma foto do modelo de 5.5 ao lado do iPad Mini… E com o iOS 8 o iPad Mini também fará e receberá ligações (“continuadas” do iPhone), não é? Pode ser uma boa comparação…

  • Alex iPilot

    Achei que os ícones ficaram grandes demais no modelo maior… Poderiam diminuir e caber mais… Ou diminuir e aproveitar de outra forma o espaço livre no telão…

  • MACCaldeira

    A dúvida que ainda paira no ar, pelo menos pra mim, é se, os hardwares serão realmente iguais. Como no caso do iPad Air e do iPad Mini Retina, caso seja, com certeza fico com o de 4.7″…

    Alguns amigos, nos comentários falaram que seria bom os dois tamanhos pois o de 4.7″ não seria o mais caro, mas será que a Apple não é capaz de lançar o maior, de 5.5″, com um hardware inferior? Somente para agradar quem usa os gigantes da concorrência? Como dito na matéria, tem muita gente que compra celulares da concorrência porque tem a tela grande e o preço pequeno… Não sei se adianta a Apple lançar um iPhone de 5.5″ por $650,00, quem paga esse valor é quem não dá tanta importância para a tela e sim para o hardware.

    Meu palpite é um iPhone 4.7″ com harware top, a partir de $650 e um iPhone de 5.5″ com um hardware igual ao do iPhone 5S por algo em torno de $550.

    E os iPhones 5C? Continuarão a ser comercializados com o hardwarea atual? Será que vai haver uma atualização no hardware deles? E na tela?

    Mistérios que só serão desvendados no dia 9 de setembro…

  • Cassio Delmanto

    Sinceramente, não entendo porque as pessoas ficam tão “preocupadas” com a perspectiva da Apple lançar um iPhone maior. Pessoalmente, não gosto de smartphones mutantes. hahaha. mas tendo uma versão menor ainda à venda, por mim beleza. lancem o que quiserem. O problema é se só passarem a vender iPhones gigantes. Ai a coisa pega. Estou pensando em trocar meu aparelho esse ano, e vou aguardar para ver o que a Apple vai lançar, mas dado os rumores, se realmente vierem só iPhones grandes, vou pegar o 5S mesmo, mesmo que parem de fabricá-lo.

  • Fabricio

    O que fico martelando é porque a Apple tanto demora para mandar os convites,já estamos na última semana de Agosto e nada ainda, isso não é de praxe dela que sempre envia antecipadamente isso. Será que tá rolando algum problema com a produção?

    • Não seja mais um a espalhar rumores infundados. Isso só gera desinformação. 😉

      A Apple é precisa como um relógio suíço: ela costuma mandar os convites sempre UMA SEMANA ANTES do evento. Ou seja, provavelmente ela os enviará na quarta que vem, dia 4. 😉

      • Pronto, queimei a língua! 😛
        Mas para minha defesa, quem mudou a tradição foi ela! 😉

  • Raphael IC

    Esses novos iPhones maiores são uma chance da Apple entregar um novo ar para o consumidor respirar! Lembro de ler aqui que o Jobs deixou programado um plano de 4 anos para a Apple seguir e se isso for verdade, quem sabe esse não é o exato momento em que Jobs quer novos tamanhos?
    Vi muita gente incomodada com a mudança e isso não deveria acontecer. Só porque a Apple lançou o iPhone com 3.5 polegadas não significa que em 2050 o iPhone precise manter essa dimensão. Nunca comprei um iPhone por alguns motivos que são essenciais para mim. O Tamanho maior de tela torna mais confortável digitar, assistir vídeos, navegar e jogar. Esse argumento de usar com uma mão. É furada. O que mais vejo na faculdade é galera de iPhone usando com duas mãos. Ter entrada para cartão de memória é importante para encher de vídeos e músicas. Falando sobre resolução de tela e formato da mesma, prefiro assistir vídeos que ocupam todo o espaço da tela do que assistir com bordas pretas, então as resoluções alternativas que a Apple adota não funcionam para mim, tenho muito conteúdo FullHD 16:9. Com esses fatores citados, o preço do iPhone parece injusto, é consigo aceitar o valor cobrado pelo iPhone quando penso no que terei de fato para usar, pensando no Galaxy Note 3 por exemplo é mais barato com 32Gb que um iPhone de 16Gb. Cada empresa coloca o valor que quiser em seus produtos e o consumidor aceita ou não, baseando no que é importante na relação preço x qualidade, que é muito pessoal. Infelizmente, quando penso em iPhone sinto que não estou pagando pelo recebo mas espero que a Apple traga algo tão mágico que me conquiste esse ano!!

  • Seria muito útil se a Apple deixasse organizarmos os ícones na parte inferior da tela, sem a organização automática que faz o primeiro ícone ir para o canto superior, e aproveitando o espaço superior para widgets e/ou balões de notificação ou qualquer coisa. Assim os ícones ficariam ao alcance dos dedos, e a parte da tela que não alcançamos não ficaria inutilizada.

  • Leonardo Pavão

    Só não consigo entender esta questão de usar o iPhone com uma das mãos.

    Eu sempre usei iPhone até usar um Galaxy S3 temporário. Eu, assim como muitos, achava um exagero uma tela maior. E agora não abro mão.

    Hoje, uso um Note 3 que cabe no bolso e quando há necessidade de usar apenas com uma mão, é simples: Só preciso usar a função de diminuir a tela conforme anexo.

  • Bruno Laia

    eu realmente não me importo muito com uma tela grande no celular, na minha opinião, se quero algo maior compro um iPad, estou satisfeito com o tamanho do 5S

  • Fabio

    iLex, está matéria está muito bem feita.
    Parabéns!!!

  • Gladisson Caetano Ramos

    Excelente matéria iLex. Estou ansioso com a chegada do evento “dos novos iPhones e novos iDevices”.

  • Carlos

    O interessante é que há dois anos quando a Samsung lançou o Galaxy S3 com tela de 4,8″, todo mundo reclamava que era um trambolhão que não conseguiam mexer com uma só mão. Hoje todo mundo aprova a tela de 4,7″. Vai entender.

  • Raphael IC

    Faço isso também! No começo acredito que todo mundo se assusta com o tamanho da tela. Mas acredito que se a pessoa passar 1 semana usando um Note 3 por exemplo, não vai conseguir mais voltar a usar telas menores!

  • Paulo alberto

    Essa versão de 5,5 pode ser um novo iPod . Isso não se pode descartar . Bom se caso essa versão de 4.7 for diferencial em tela ai sim vai ser show , espero que não mude muito no corpo .

  • Elizeu

    Estou ansioso para ter o 6 com tela 4,7… acho perfeita.. essa de 4 acho minúscula.. espero que não só isso melhore mais a bateria e o gerenciamento de energia também..

  • Srgri

    Para que querem celulares tão finos? Mandar por carta? Passar por debaixo da porta? Ò.ó

  • Marco Matsunaga

    querem tela maior comprem um tablet

  • espero que seja 4,7 só.

  • Raynner Vilarouca

    Acho que essa tela de 4,7 polegadas saiu perfeito ! Já o de 5,5 achei exagero da parte dos criadores. Sem falar do acabemento arrendondado, como no iPhone 3 e 3GS, é muito antigo ! Acho que ficaria melhor como o iPhone 5 e 5S. Só nos resta esperar para o dia 9.