Notícias

Nextel propõe na cidade do Rio rede 4G compatível com alguns modelos de iPhone comprados nos EUA

Você foi um daqueles que comprou um iPhone 5s ou 5c nos Estados Unidos, sabendo que ele provavelmente nunca seria compatível com a rede 4G brasileira? Pois se você mora na cidade do Rio de Janeiro, essa história vai mudar. Nos 45 minutos do segundo tempo, a operadora Nextel começa a oferecer sua nova rede 4G LTE com uma frequência diferente daquela padrão no Brasil: ela está adotando a faixa de 1.800MHz, compatível com iPhones 5s e 5c comprados em qualquer país do mundo.

Todos os modelos do iPhone 5s/5c (inclusive aquele vendido no Brasil) são compatíveis com esta frequência, o que pode atrair muitos cariocas que compram iPhone no exterior a mudar para a Nextel. Além desta vantagem técnica, a operadora promete preços bem competitivos.

Já o iPhone 5, somente o modelo da Verizon (A1429) e o que era vendido na Europa é que será compatível. Para quem comprou um modelo AT&T ou T-Mobile, não conseguirá se conectar ao 4G da Nextel.

É uma pena que esta rede esteja limitada apenas para 19 bairros da Cidade Maravilhosa. Em São Paulo, a operadora não deverá oferecer o mesmo benefício, pois segundo o site Tecnoblog, ela perdeu o direito de usar esta frequência na região. Para os demais usuários do país com aparelho estrangeiro, só resta a esperança de que aconteça o leilão da faixa 700MHz, que ninguém ainda tem certeza que acontecerá ou não.

dica do Virtuamigtec

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lucas

    Uma boa notícia para os cariocas!

  • Danilo Melo

    Infelizmente a Nextel tem muito o que melhorar, levei meu número para eles por conta da proposta de planos e valores e realmente seria muito bom se eles tivessem uma cobertura aceitável aqui em SP. O resultado foi que depois de um mês portei novamente meu número para minha operadora de origem. O custo-benefício não foi tão bom assim para mim. Espero que eles corram atrás, assim teremos mais opções no futuro.

    • Fernando Vasconcelos

      Danilo, eu fiz a portabilidade no ano passado. Sai da claro ( Um LIXO de operadora ) e fui para nextel, mas estou me decepcionando com o 3g e a qualidade das ligações; muita das vezes não consigo realizar chamadas e nem receber. Vamos ver o que vai dar esse 4g..

      • Danilo Melo

        Meus problemas com eles também foram a qualidade de sinal 3G e as dificuldades em realização de chamadas, sem contar que meu aparelho vivia procurando sinal, descarregava a bateria bem mais rapido que atualmente, pelo preço é excelente mas deve muito ainda na questão de serviços, principalmente se o seu trabalho exige mobilidade.

        • Fernando Vasconcelos

          Pois é cara… eles foram retardatarios em 3g e agora querem “Migrar” para o 4G. Sinceramente, não aperfeiçoaram nem o 3g ainda e mesmo assim querem se arriscar e arranhar mais ainda a imagem da empresa.

    • Thiago Buccos

      Não tem muito a ver com a discussão, mas se você puder responder eu agradeço.. É possível eu portar, um numero de uma cidade para outra? Eu me mudei e não queria utilizar mais interurbano.

      • Uma vez eu tentei e não consegui. Na época, me disseram que não era possível portar o mesmo número para DDDs diferentes.

        • Thiago Buccos

          Obrigado iLex pela sua resposta. A muito tempo atras obtive a mesma. Mas gostaria de saber com os colegas do fórum, se já era possível mudar atualmente.
          Abraço.

    • Fred

      Parti para a Nextel e não consegui ficar por mais de dois meses! Tive que fazer a portabilidade para a VIVO 4G.

  • Luiz Assis

    Eu quero é o beta 2 do iOS 8 4g há tenho no meu. Kkkk

    • João Langen

      nem me fale…

    • Lázaro Monteiro

      Tamo junto.

    • jrsuzano

      To aqui doido ja, vários sites falaram que iria sair dia 16, e nada, fiquei 1 dia com a primeira versão, soh que tava muito bugada

      • Luiz Assis

        Haha eu tbm fiquei um dia só. Mas meu iPad continua. Com o 8.

    • Luiz Assis

      Finalmente a espera acabou

  • Que triste. O meu é o 1428… Comprei na loja da Apple em San Francisco. Não vai funcionar.

  • William

    Ótimo! A noticia que eu estava esperando, semana que vem já estarei migrando meu plano. Está realmente MUITO BARATO. Sou cliente Nextel, fiz portabilidade, ex-cliente TIM, melhor coisa que eu fiz. Falo no telefone sem medo de “acabar os créditos/fatura monstruosa”, mando SMS a vontade e acesso internet 3G, que pega bem no Rio, São Paulo e Salvador. Aliás, fui á ilha de San Andrés mes passado, fiz roaming e não veio caro. Comparem

  • JanjaBoy

    Agora os executivos de fronteira vão trabalhar mais.

  • Fábio Carvalho Dos Santos

    E o iPhone 5 comprado no Brasil? Será compatível?

    • Lázaro Monteiro

      Somente a versão A1429 é compatível.

  • Lázaro Monteiro

    Aqui lista completa dos modelos compativeis com o 4G da Nextel.

    iPhone 5: A1429

    iPhone 5C: A1516, A1529, A1507(Brasil), A1456(USA), A1532(USA)

    iPhone 5S: A1518, A1530, A1457(Brasil), A1453(USA), A1533(USA)

    iLex, atualize o Post com estas informações.

    Espero ter ajudado.

  • Todos juntos: … Cidade… Maravilhosa…”

  • Fiquei hiper feliz por ver o meu Nickname neste post do BDI ( sempre que vejo algo interessante eu tento avisar ao iLex ) mais o meu Nick é “Virtuamigtec” !!! Kkkkkk Esta escrito errado ali no post.

    Conserta ae iLex: ( Virtuamigtec )

    Eu estava esperando que a Nextel viesse a utilizar a rede 4G da operadora Vivo, assim como já o faz no 3G. Sendo a rede própria, ela realmente não será grande, até porque essa tecnologia é nova e a empresa esta a pouco tempo se aventurando no 3G e na rede GSM que até pouco tempo atrás era uma tecnologia diferente iDen de segunda geração e com radio.

    Uma coisa legal que li é que a freqüência de 1800 MHz consegue vencer barreiras mais facilmente do que a 2500 MHz utilizada por outras operadoras, isso me parece bom, mais o ideal deveria ser mesmo a freqüência de 700 MHz que ao meu ver, deveria ter sido lançada desde o início pela Anatel. Fico imaginando a grande bagunça que vai ficar quanto houverem diversas freqüências operando em nosso país ( 1800, 2500 e 700 Mhz )

    • Lázaro Monteiro

      Ainda não tem nada definido mas com certeza a Nextel vai realizar também parceria com a Vivo no 4G, é só questão de tempo.

      • Lazaro Monteiro, se a Nextel fosse usar a rede da Vivo, ela não poderia usar a freqüência de rede em 1800 MHz, isso porque a Vivo utiliza uma outra freqüência em sua rede.

        No caso do compartilhamento da rede existente hoje ( 3G ) a freqüência é a mesma. Como a Vivo poderia compartilhar algo que ela não possui ?

        Isso tornaria obrigatório a criação de uma rede independente da Nextel assim como está acontecendo.

        • Lázaro Monteiro

          Não há nenhum problema nisso, visto que a maioria dos celulares, no caso de iPhones, que são compatíveis com a banda 7(2600mhz), usada pelas 4 grandes operadoras, também são compatíveis com a banda 3(1800mhz), usada pela Nextel, portando funcionará na rede da Vivo sem problemas.

  • Henrique

    Realmente, os serviços da Nextel são de encher os olhos. Mas nao funciona nada, realmente muito ruim. Hoje minha melhor experiencia é com a claro, onde moro e onde frequento a cobertura é fantastica e sim minha internet é muito boa. Melhor seria 100 reais a menos na fatura.

    • Lázaro Monteiro

      Isso varia muito da cidade onde a pessoa se encontra, pois enquanto muitos acham o serviço ruim, aqui no RJ onde resido, mesmo sendo longe da capital, tenho sinal excelente. Mas com a parceria com a VIVO, você pode usufruir dos serviços Nextel em várias cidades do país, mesmo não tendo sinal da Nextel. Vale muito a pena, só comparar o plano 4G da Nextel com o da Vivo, diferença de uns R$200,00. É muita coisa.

  • Lázaro Monteiro

    Já fiz a mudança de plano e estou aguardando a ativação do mesmo, já percebi que agora a velocidade 3G que é de 1Mbps, no contrato é 600Kbps, fiz uns testes rápidos, mesmo ainda não sendo 4G, ficou na média de uns 2,5Mbps, um grande salto na velocidade, exatamente o que vai acontecer com São Paulo nos planos que a Nextel lançará por lá. Eles terão velocidades bem maiores das praticadas atualmente no 3G aqui no RJ.

  • Andre

    Uhuuu!!! Bom para o meu 5s da T-Mobile que além da banda 1800mhz possui a 700mhz também!

  • John Kheireddine III

    E como será que fica a configuração do aparelho? será que eles vão enviar?

    • Lázaro Monteiro

      Aqui até agora, a única diferença que percebi foi um aumento na velicidade do 3G que agora está na faixa dos 3.5Mbps. Muito bom. Agora quero ver o povo reclamar do 3G limitado da Nextel. Minha região ainda não tem 4G, mas estarei na capital hoje e vou ver se recebo algum ajuste de operadora.

  • Lucas Alvarez

    4G aqui em Teresópolis? Só na frente da prefeitura e na CBF… Vergonha…

  • Dorinhavasc

    É 19 bairros ” privilegiados”, melhor que nenhum. 😉

  • Anne Beatriz

    ahhh comoasssim!!! Paulistanos também querem :c uma excelente notícia!

  • Lázaro Monteiro

    Pessoal, fiquem espertos. É tudo propaganda enganosa, o serviço somente será ativo em iPhones a partir de agosto quando deverá sair um puxa-te pro iOS ou atualização de operadora. Já estou brigando através da Anatel pois como eu era cliente 3G, agora não consigo voltar pro plano anterior pois disseram não estar mais a venda, resumindo, pura propaganda enganosa. CUIDADO.

    • Fredy Ruback

      Estou na mesma situação, Lázaro. Tenho um 5S, modelo A1457, resido na região atendida pela cobertura 4G e não consigo acessar a rede. Eles não sabem responder nada.

      • Lázaro Monteiro

        Pois é amigo, ninguém, como sempre não sabe o que está acontecendo, mas como já falei, ontem estive na loja do Shopping tijuca e a atendente me falouqye usuários de iPhone só poderiam usar o 4G a partir de agosto. Parece que pra funcionar precisa de uma atualização de operadora como aconteceu com o 3G. O problema é que agora depois do versão 7.1 do iOS, a Apple não permite mais que seja inserido dados do APN para configurar a rede, tendo que a operadora enviar as novas configurações para Apple e só asso a mesma liberar aos usuários.

      • Lázaro Monteiro

        Foi confirmado que somente conseguiremos usar o 4G quando estivermos com o iOS 8 instalado. Segundo a Nextel é uma incompatibilidade no sistema que impede o uso do 4G. Estranho, até argumentei com o atendente, pois ele disse que não era problema com a Nextel e sim com a Apple, porque isso não acontece com as demais operadoras do pais e do mundo que usam o 4G e não tem esse problema no iOS 7.
        Enfim, vou instalar o iOS 8 beta 2 e ver se ele já está com a “correção” da Apple pra funcionar o 4G, senão resta-me brigar pra voltar ao plano anterior, pois não querem faze-lo.

        • Lázaro Monteiro

          Instalei o iOS 8 beta 2 e mesmo assim, apesar de aparecer nos ajustes de rede celular a opção “Ativar LTE” , continuou somente com o 3G. Segundo assessoria da Nextel disseram que pretendem lançar um update de operadora no final de julho e início de agosto. Resta-nos esperar. Quem tem iPhone e mudou pro 4G mude imediatamente de volta pro anterior, foi quase impossível eu voltar pro de R$99,99 pois disseram que não estava mais a venda, mas finalmente hoje eu consegui voltar. Não aceitem ficar nesse do 4G pois vocês vão perder o bônus pra falar de graça nos fins de semana. Fica a dica.

        • Thiago

          Como saber quais são os 19 bairros cobertos pela rede 4g??

        • Perigor

          Lázaro sua informação está correta, acabei de instalar o beta 2 do ios 8 e 4g funcionou no meu iphone 5s, fiquei ontem no telefone com a nextel e eles estão perdidos no que falam, cada hora uma explicação diferente.

        • Fredy Ruback

          Lázaro, a Nextel acabou de liberar uma “atualização de operadora”. Agora a opção “Ativar 4G” está disponível. Vamos ver se funciona.

          • Wallace

            Acenei de receber a atualização do 4G no iphone 5S brasileiro , está funcionando mas a velocidade não passa de 3MBs 🙁

            • Lázaro Monteiro

              Opa Wallace, nada ainda né? Vamos aguardar mais um pouco, fiquei sabendo que a partir de amanhã (23/06) a Nextel irá liberar outros aparelhos para compatibilidade com 4G, como o Samsung S4 e o S4 Mini, mas tomara que o iPhone também esteja nesta lista. Mantenha contato. Um abraço.

            • Perigor

              Wallace no primeiro teste que fiz aconteceu isso depois pulou para quase 7Mb

          • Lázaro Monteiro

            Opa Fredy, sim, acabei de receber aqui o update, funcionou aí? Agora não tenho como testar porque acabei voltando pro plano 3G, mas confirma aí se realmente está funcionando. Aguardo seu contato. Um abraço.

            • Perigor

              Lázaro acabei de testar retornei para a versão 7.1.1, recebi o ajuste da operadora e o 4g está funcionando normal aqui no Rj fiz testes e está batendo em média 7Mb.

            • Lázaro Monteiro

              Estranho você dizer normal. rsss
              Comparando com uma velocidade 4G, deveria estar na média de uns 50MB.
              Pra mim 7MB é 3G+ .
              Vamos aguardar, nas outras operadoras é bem mais rápido, mesmo estando acima do prometido, não constitui 4G.

            • Perigor

              Digo funcionando normal, pq antes estavamos tendo problemas! kkk Quanto a velocidade tb acho que ficou a desejar, mas se vc olhar no contrato do plano a Nextel informa que a velocidade é de 5MB, lamentavel comparado com a OI por exemplo que esta batendo 70MB, vamos ver se a Nextel toma vergonha e aumenta a velocidade.

            • Lázaro Monteiro

              Beleza. Valeu.

            • Lázaro Monteiro

              Também não podemos julga-los porque, eles ainda estão falando que não é compatível com iPhones, a atualização é recente, a central ainda não recebeu a notificação, e mesmo assim apesar de estar funcionando, pode ser que ainda não esteja 100%, por isso talvez seja o motivo pelo que ainda não está uma velocidade “padrão” 4G.

            • Lázaro Monteiro

              Agora sobre a qualidade do sinal, perceberam alguma melhora? Em locais que não funcionava direito, agora funciona? Tenho 2 locais que me prejudica muito, no trabalho, que somente funciona se eu na janela e no metrô que nao tem sinal nenhum.
              Alguém poderia testar e ver como ficou?

            • Fredy Ruback

              Sim, está funcionando perfeitamente. Satisfeito !

            • Sandro

              Tenho um iphone5 1429 mas não funciona nem a pau, aparece a opção 4g mas não entra 4g nunca. Já migrei para o plano a dias. Alguém sabe????