Apple

Europa aprova norma que obriga o uso do mesmo conector para todos os smartphones

Micro-USB

Esta novela é antiga e parece que está perto de vermos sua conclusão. Esta semana, a Comissão Europeia aprovou definitivamente uma lei que obriga todos os celulares e tablets a serem compatíveis com um carregador universal, com um mesmo conector. As empresas que operam no velho continente tem 3 anos para se enquadrarem nas novas normas. O objetivo é que os cidadãos deixem de jogar fora cabos ao trocarem de celular.

A Apple mudou recentemente seu padrão de conectores, mas adotou um próprio, o Lightning. Será que ela terá que se adaptar se quiser continuar vendendo na Europa?

Depois de tanto tempo e dinheiro investido no Lightning, é difícil de acreditar. Na China, o iPhone já vem com um adaptador para micro-USB de brinde, dentro da caixa. É bem possível que a empresa tente contornar a lei incluindo também na Europa o adaptador, para não precisar mudar o aparelho. Será que colaria?

Adaptador Lightning/Micro-USB

A resposta saberemos daqui 3 anos. Se você quiser saber mais detalhes sobre este impasse entre Apple e Europa, confira o artigo Apple pode ser forçada a adotar padrão europeu de conector no iPhone.

via AppleWeblog

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vitor

    É mais viável o adaptador

    • Rodolfo

      Mais viável pra Apple. Pro usuário é um saco ter que se preocupar em não perder um adaptadorzinho menor que um pendrive (Que depois do isqueiro e da tampa da BIC é o objeto mais perdido da história)

      • Marlon Fuhlendorf

        Na verdade, a ideia é vc usar os carregadores que ja tem, então, se vc tem um com micro USB, é só colocar o adaptador e deixar ele lá. Para d reclamar d besteira.

        • fujiy

          Não tem nada de besteira. Imagina quando você esquece o carregador em uma viagem e não pode usar o de um amigo? Isso é só um exemplo.
          Uma comparação simples, imagina se cada aparelho eletronico resolvesse ter seu proprio conector de tomada? Ia ser muito legal né

          • Lucas

            Aí a pessoa carrega com um carregador de um amigo ou coisa do tipo que tenha outra amperagem vão reclamar que o iPhone que tem a bateria ruim, que descarrega rápido, que demora para carregar…

            • fujiy

              Isso é outro problema. Posso carregar com cabo lighting usando carregador fraco tb. Alem disso, carregar devagar é melhor que ficar sem celular

            • Anne Beatriz

              só carregar na tensao 220v

            • Matheus

              nao muda nada, a tensao no usb vai ser sempre mudada pra 5V no carregador o que pode mudar é a Amperagem e tambem se voce usar carregadores de potencia maior no iphone(como o do ipad) tambem nao adianta nada pois a bateria nao ira suportar uma amperagem(potencia em amperagem sao diretamente proporcionais) maior..

            • iDan

              Engraçado, quer dar uma de sabichão e nem ao menos sabe que “amperagem” não existe. O que existe é corrente medida em amperes… Assim como também não existe voltagem, metragem…

          • Tiago Albuquerque

            É só colar o adaptador no celular com super bond.

          • Matheus

            Imagina mesmo se nao existisse o USB, cada periferico do seu PC teria um conector diferente e seu PC teria umas 50 portas diferentes… Apple ta na hora de parar de inventar conector (como o do Mac que porra nenhuma usa aquilo) e se conscientizar tambem, que se exploda o esquema de poder botar do dois lados.

        • Rodolfo

          Eu tenho um carregador em casa, um no trabalho, um no carro e um pra viagens. Oq eu faço? Compro mais 3 adaptadores? Ou fico com o adaptador já plugado no iPhone?

          • Nelson

            se você tem 3 carregadores lightnings usa eles ué pra que vai precisar de um adaptador? o adaptador é para você poder usar outros cabos sem ser o original ou cabos de outros celulares, se você quiser.. se num quiser usa o original que não precisa de adaptadores, se quer mais cabos para deixar em outros lugares tem q fazer igual aqui no brasil compra mais cabos lightnings ou mais adaptadores para usar com outros cabos… essa lei é pra facilitar usar cabos antigos mas não esqueçam que o celular vem com um cabo original, se você perde ou estraga ele ai o problema num é do fabricante..

            • RBL

              Sendo um carregador padrão é melhor!!!! Ontem por exemplo, não levei para empresa o cabo para carregador o Iphone 5S, e ninguém tinha um para emprestar, pois a entrada é diferente.

          • Marlon Fuhlendorf

            Bom, o iphone ja vem com um, se vier mais um adaptador, serve pra vc colocar em algum outro q vc eventualmente precise. Hoje em dia a coisa mais fácil, é encontrar pessoas com carregadores da apple, seja do iphone ou ipad. Não vejo um problema aí. Pq se entende, se vc ja tem um iphone, vai comprar outros carregadores d outras marcas pra q? Vc vai ter mais carregadores lighting…

            • Robson Medeiros

              Eu não vou usar nada, aqui não é Europa. hahaha calma gente!

        • Luciano Carvalho

          Acho que é só deixar o adaptador no cabo o tempo todo e pronto. Ao menos me parece mais razoável do que exigir que a Apple passe a usar USB em seus produtos, não? As empresas devem ter liberdade para criar seus produtos da forma que acharem melhor, e adaptá-los às especificidades de cada mercado através de adaptações, e não da modificação do produto em si.

      • Mauricio

        Vc esqueceu o guarda-chuva que está em 1o. lugar… haha

  • Agora que o conector funciona dos dois lados, se tivessem falado isso na geração passada, acharia uma benção, mas agora é diferente… eu não acho que apple mude! Não vejo essa necessidade… acho que eles deveria obrigar era um padrão mundial de tomas, principalmente forçar o Brazil a adotar!

    • O brasileiro já provou que não gosta de se adaptar a padrões.
      Criar um padrão mundial e pedir para o brasileiro se adaptar de novo seria recomeçar todo um mimimi…

      • RBL

        Falou tudo!!!

      • Roddisq

        Mas o micro usb já é padrão..só a Apple tá fora e diga-se de passagem esse conector do iphone foi muito mal feito.

        • Gustavo

          Muito mal feito onde? Ele é muito superior ao MicroUSB. Vai se informar antes de falar.

          A Europa tinha é que mandar todo mundo usar o Lightning, não o MicroUSB.

          • Matheus

            Primeiro: A apple nunca vai ceder o conector dela.
            Segundo: Parem de ser fanboys velho, se todo mundo usasse um padrao, TODO MUNDO GANHA, e tu nunca vai conseguir que todas as empresas de celulares mudem seu conector pro da concorrente.

            Bando de fanboy chato e mala que nao sabe aceitar coisas sem ser da Apple.

            • Gustavo

              Não tem nada a ver com ser da Apple, tem a ver com especificações técnicas, o da Apple é melhor que o microUSB, mais resistente e aceita transferências de energia com tensão maior. Dando ctrl-C ctrl-V de um post meu ali embaixo pra você:

              “O Lightning suporta tensões maiores que o microUSB, assim é melhor para carregar tablets como o iPad Air que tem um carregador 10W. O micro só aceita 9W no seu padrão normal.

              O Lightning é todo soldado numa peça só enquanto o micro é feito de várias pecinhas encaixadas (geralmente bem mal) por isso não dura quase nada.

              O Lightning pode encaixar de qualquer jeito, o microUSB não.

              A Apple imbutiu vários mecanismos de autenticação no Lightning pra evitar o uso de cabos xing-ling que podem explodir o celular. O microUSB não tem nada disso.”

              Por último, se você não gosta da Apple não vem num site que chama Blog do iPhone, idiota.

        • Arlindo Neto

          Muito mal feito? Eu amo o cabo do iphone. Facilita muito no escuro para colocar e de dia também.
          Ou você está falando do de 30pinos?

        • André Pelegrini

          Tá falando do de 30 pinos, só pode. Se for do Lightining então tá pirando na batata.

          Mais resistente que qualquer microUSB e mais fácil e seguro de conectar. Ele sim deveria ser padrão mundial, é a excelência que deveria nivelar por cima. Adotar os outros padrões é nivelar por baixo.

          E olha que nem falamos do Thunderbolt

          • Matheus

            Quantos aparelhos se adaptaram ao Thunderbolt ? Quantos aparelhos VOCE tem que usam ele ? Melhor ainda, quantas pessoas nesse mundo precisam da velocidade dele no dia a dia ? Quem acaba precisando dessa naba são profissionais e podem pagar, por que tambem e caro pra kralho…

  • henriquemard

    O problema é que esse conector padrão USB é uma droga e quebra fácil, eu já quebrei uns 2.

  • Ovídio Andrade

    deveriam adaptar as tomadas!!

    • Matheus

      Impossivel, inviável, utópico e todos os seus sinônimos.

  • Daniel

    Lei completamente estúpida. Qual a necessidade disso? Vai barrar a inovação das empresas, ajudando a engessar o mercado, e os efeitos no meio ambiente vão ser pífios. Essa sanha reguladora da Uniao europeia de querer fazer lei pra tudo é que ta aos poucos levando eles pro buraco.

    • tomazantonio

      A necessidade disso é poupoar recursos escassos do ponto de vista principalmente ecológicos, a ideia é que os celulares passem a ser vendidos com a opção de não estar incluso o carregador, visto que provavelmente vc já tem um.

      A) Economiza recurso na fabricação.
      B) Menos produção de lixo com o descarte de carregadores e cabos.

    • R Mazzochi

      Estupido a Apple sempre querer estar diferente de todo mundo com carregador, conector e tudo mais. Quando o conector de 30 pinos foi adotado pela Samsung também ela trouxe o Lightning. Pq não adotar o micro USB? Só pra dizer que é diferente de tudo? Diferença não traz inovação nenhuma…
      Por mim essa padronização poderia ser sim mundial, muito melhor que cada um no seu estilo…vai servir pra mesma coisa afinal!

      • Daniel

        Então voce quer que a industria toda se estacione no micro USB, sendo que ele ja é um padrão atrasado? A apple só fez sucesso justamente porque é uma empresa que se diferencia, quem quer mais do mesmo e coisas padronizadas pode ficar com samsung e wimdows. A maioria dos usos nao tem problema com carregador e nem chegar a comprar um.

        • Daniel, micro USB é atrasado desde quando?
          Você acredita mesmo que a única empresa que tem tecnologia de ponta é a Apple?
          Acredite, a padronização só beneficia a gente…
          Aliás, o que muda pra você se mudar o padrão de entrada do cabo que carrega tua bateria? Você poderia achar facilmente um carregador para o seu celular que não custe os absurdos que são os cabos “padrão Apple” aqui no Brasil. Além disso, acredito que nada…

          • Gustavo

            Perto do Lightning, o microUSB é bem atrasado e mal feito.

            • odeiosenhas

              Pq?

            • Gustavo

              O Lightning suporta tensões maiores que o microUSB, assim é melhor para carregar tablets como o iPad Air que tem um carregador 10W. O micro só aceita 9W no seu padrão normal.

              O Lightning é todo soldado numa peça só enquanto o micro é feito de várias pecinhas encaixadas (geralmente bem mal) por isso não dura quase nada.

              O Lightning pode encaixar de qualquer jeito, o microUSB não.

              A Apple imbutiu vários mecanismos de autenticação no Lightning pra evitar o uso de cabos xing-ling que podem explodir o celular. O microUSB não tem nada disso.

          • Diego Azevedo

            o micro-usb usado pela maioria das empresas é sim atrasado.
            Já existe um novo padrão micro-usb 3.0 com um formato completamente diferente justamente porque o mais usado (criado em 2007) não suporta alta transferência de dados/energia

            Fica aí o link para quem quiser ver e se informar: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Connector_USB_3_IMGP6033_wp_.jpg

        • Matheus

          Me diz qual a difernça do micro-USB pro lightining no dia-a-dia, so isso.

        • R Mazzochi

          Meu amigo se fossemos falar em ficar estacionados, poderíamos por exemplo, olhar o que a Nokia ta fazendo à quase 1 ano quando abriu a possibilidade de além do convencional cabo pra realizar o carregamento de bateria por indução… “ahh mais eu uso o cabo pra transferir dados”
          Dados via Bluetooth 3.0, via IR, via Wifi e via dados (esqueça é claro nosso Brasil il il)….ops…block da Apple para todos os casos…
          Abre os olhos, Apple é muito boa no que faz, mas precisa cair do pedestal um pouco e olhar a janela de possibilidades que há lá fora. Sem contar que por ser uma tecnologia bastante limitada, ela cobra demais pro que realmente oferece.

      • Eduardo

        Por que a Apple adota um padrão próprio? Simplesmente porque ela preza no conforto do usuário. Comprei meu iPhone 5S, e dei graças a deus que ele não possui lado para conectar ao aparelho, que ele é mais rápido de transferir dados que o micro-USB, que a Apple preza em qualidade ao se preocupar em não torrar o aparelho do usuário com cabos e carregadores podres. Acho que a Apple adotar o padrão micro-usb seria dar um passo atraz em questão de tecnologia.

        E não se enganem, minha mãe possui um galaxy e quase torrou a bateria por usar o carregador do meu antigo xperia. Universal nem sempre é a melhor opção, se a lei prever uma amperagem padrão, até é de se aceitar, mas acho que não é o melhor canal.

  • Antonio Frederico

    Apple terá que mudar, e ponto final.

  • Diego Azevedo

    Obrigar todas as empresas a usarem o mesmo adaptador traz poucas vantagens e muito mais desvantagens. A taxa de transferência de dados e de energia vai ter um limite inferior, e vai ficar estacionado nesse valor eternamente. Ainda mais se resolverem usar o micro-usb de 2007 e que tem um sucessor com um formato totalmente diferente.

    • danie

      o pior, determinado por politicos, q nao entendem de nada sobre o assunto

    • fujiy

      Ninguem disse que não pode ter 2 conectores. Não que seja algo bom também.

  • H.

    A Apple tem duas escolhas:

    1. Liberar o Lightning para a indústria (improvável);
    2. Mandar o adaptador na caixinha.

    Em um universo paralelo a Apple poderia fazer igual a Volvo quando inventou o cinto de segurança de 3 pontos: simplesmente fornecer a tecnologia gratuitamente a quem quisesse usar.

  • Andre Luiz Reis

    Se ela já faz isso na China, por que não faz na Europa também?

    • fujiy

      Na China ela da o adaptor, pelo que entendi a Lei diz que o aparelho deve ter USB

    • Anne Beatriz

      claro. mt mais viavel em todos os sentidos

  • fujiy

    Muito boa essa decisão. Não só pra Apple mas como alguns que ainda usam conectores diferentes. Imagina só o lixo que é produzido de carregadores não utilizados.
    Fora o encoveniente que é sempre ter que levar um carregador proprietario, e se perder tem que achar outro igual.
    Sendo padrão você não se preocupa em carregar um carregador nem pra comprar. Vai abrir o mercado e ter mais concorrencia no caso da Apple que coloca bloqueios artificais pros fabricantes de cabos terem que comprar seu chip.

    As vezes parece que a Apple fabrica celular só pra vender cabo superfaturado

  • Naamã

    Todos os smartphones vão ter que ter o mesmo conector. Então as outras outras marcas vão começar a usar o lightning, não é? Kkkk

  • mmcaldeira

    Mimimi extremo… Totalmente desnecessário… O que vão obrigar depois? Que todos os aparelhos usem o mesmo modelo de bateria?

  • iBrunotnt

    Era melhor a Apple liberar o Lightning, ele é bem melhor que o Micro USB porém isso é muito dificil, acho que a opção de mandar o adaptador é mais facil para a Apple… Esse texto me lembra da epoca que os celulares tinham padrões diferentes, antes do Mini USB, era bem complicado.

  • Humberto Benincasa

    Gosto muito dos produtos Apple pela facilidade, pela qualidade e pela durabilidade. Mas confesso que estive pensando seriamente em trocar meu iPhone 5 por um Moto X, justamente por causa desse problema seríssimo para o usuário, que é o Lightning. Perdi meu cabo original e, por não funcionarem cabos paralelos, fui obrigado a comprar um adaptador 30pin-Lightining (preferi ao cabo comum). E sou refém deste adaptador e da péssima bateria do iPhone, que não dura um dia inteiro comigo.

    Se por azar esqueço o adaptador em casa, danço. Seu nano SIM é incompatível com 95% dos aparelhos, ninguém tem Lightning e eu fico incomunicável.

    Tecnicamente o USB não substitui o Lightning e entendo isso por parte da Apple. Mas poderia haver bom senso (que sei não haver) e não se cobrar uma fortuna por um cabo de 30cm.

    • Rafael

      O ponto chave é compatibilidade. Quase todo mundo tem um ou mais cabos micro USB dando sopa por aí.

      Quanto ao Moto X, vc resolveria o problema do cabo e da bateria – que é muito boa mesmo – mas o chip também é nano-SIM!

  • Beto Sobral

    Gostei dessa lei, veio tarde, se tivesse vindo antes, teria evitado problema dentro da própria Apple com o conector antigo e o lighting .

  • é só aprender a andar com o carregador original e pronto, que coisa, pessoal tem defeito(Esquecer/perder) e ai culpa a empresa. Prefiro mil vezes lightning do que USB que tenho que colocar 300 vezes até acertar o lado, isso quando não quebra ou estraga, outra, usb é muito mais facil de invadir.

  • Dinho

    Na minha opinião, se fosse pra ser universal, não precisaria de adaptador. Falando de tomadas, o Brasil nem é o pior assim no meu ver. O da Inglaterra, meu deus, é coisa pra inglês ver mesmo hahahahah http://www.hobotraveler.com/blogphotos/191-29-english-plug.jpg

  • Gilberto

    Quando faço uma viagem mais longa, levo um iPhone 4, um Ipad 3 e um leitor de ebook, e tenho que carregar três cabos, sendo dois proprietários da apple. Eu preferiria muito mais levar um só. Seria muito mais fácil. Por isso, sou completamente a favor.

  • Diego Parente

    É mais viável o adaptador, mas perde o sentido. O objetivo não seria evitar a troca constante de cabos?

  • Bruno Laia

    a empresa teria que reformular os carregadores para o mundo inteiro, visto que para apenas uma parcela da população não é interessante para a mesma

  • Daniel

    Ainda espero que em 3 anos, a recarga por indução se torne viável e acabe com a necessidade de conectores de qualquer tipo.

  • Camila E. André

    esse conector da “samsung” e uma bosta, o melhor seria aquele que parece de fone de ouvido da Nokia, ou o da Apple, ate hj n vi 1 celular samsung ou motorola com carregadores nesses modelos ou semelhantes que nao estraguem… sao tudo uma m!!&@!

  • Doutor Mivago

    Falta pouco para 2018 e nada mudou…nada mesmo! Este mundo é um teatro.