App StoreNotícias

Nintendo pode finalmente se render aos novos tempos dos smartphones

Muitos estranham do fato de não existir na App Store uma versão mobile do icônico jogo Mário, ou as clássicas aventuras de Zelda, muito populares na época de ouro dos videogames. Existe uma razão bem precisa para isso: a Nintendo sempre se recusou a disponibilizar seus jogos para plataformas que não fossem fabricadas por ela, e isso inclui o iPhone.

Mas a realidade está fazendo a empresa japonesa se dar conta do erro que é ignorar a evolução natural do mercado.

Este tipo de erro, aliás, já foi cometido por diversas empresas. Uma das histórias que considero mais marcantes foi a da Kodak, que dominava o setor de fotografia no início dos anos 80. Filmes em película, papel fotográfico e até câmeras analógicas eram sinônimo de qualidade naquela época. Um dia, o laboratório da empresa (que estudava vários projetos inovadores) apresentou para a diretoria o protótipo de uma câmera digital, que não precisava usar filme para fazer fotos. A ideia era inovadora naquele tempo, mas foi fortemente recusada pelos diretores. “Nosso maior trunfo hoje é vender filmes fotográficos e vocês estão nos apresentando um produto que não usa filme? Vocês estão malucos“.

Estavam enganados. Eles não lançaram a câmera digital, mas outros lançaram e acabaram com a soberania da Kodak, que hoje tenta se reerguer em um mercado que quase não tem mais espaço.

Isso foi um belo exemplo de falta de visão, pensando somente no presente e não se preparando para as mudanças que o futuro sempre traz. Esta era a grande diferença de Steve Jobs, que não tinha medo de lançar um outro produto que arriscasse canibalizar os seus próprios. O iPhone, por exemplo, nasceu justamente do medo de que os celulares viessem a matar o iPod no futuro. E Jobs, prevendo isso, decidiu criar o produto antes dos outros. O iPad está desestruturando o mercado de PCs, mas a Apple, que vende computadores, não pensou duas vezes em revolucionar ela mesma o mercado, antes que outro fizesse.

Isso é entender a evolução do mercado e se adaptar a ele. Achar que é forte em seu nicho e insistir nele, ignorando as mudanças que acontecem em volta, isso sim é um tiro no pé. A Microsoft com o Windows é um bom exemplo disso.

A Nintendo procurou ignorar a evolução dos smartphones (iniciada com o iPhone) e insistiu na tecla de que “somos fortes nos consoles e é isso que faremos“. Cometeram o grande erro de achar que, se disponibilizassem seus jogos para iOS, isso iria canibalizar a venda de seus produtos e ninguém mais iria querer comprar os consoles. Por isso nunca vimos uma versão oficial de qualquer jogo da Nintendo na App Store.

Resultado: hoje, cada vez menos gente está comprando os consoles da Nintendo. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa apresentou resultados fiscais negativos, e as vendas de natal do novo Wii U foram decepcionantes: eles esperavam vender 9 milhões de unidade, mas não venderam nem um terço disso.

A Nintendo ignorou a revolução dos smartphones e se baseou no seu passado para acreditar que tudo continuaria igual no seu futuro. Agora, está sendo forçada a mudar.

O presidente da companhia, Satoru Iwata, falou esta semana sobre mudanças estratégicas que a empresa poderá tomar daqui para a frente.

Estamos pensando em uma nova reestruturação de nosso negócio. Dada a expansão dos tablets e os smartphones, a Nintendo está estudando modos para que tais dispositivos possam ser utilizados com a finalidade de crescer o nosso negócio de jogos. Mas não é tão simples permitir que Mário passe a um smartphone.”

Talvez seja tardio tentar mudar agora, mas algo precisa ser feito. No mundo de hoje, só vence quem estiver disposto a mudar e se adaptar constantemente ao mercado.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Anderson Lucas

    excelente artigo…

  • Caiolippe

    Eu era o primeiro a comprar o aplicativo 🙂
    Agora é só esperar.
    Isso sim é uma boa notícia (ou má para a Nintendo)

    • digoloureiro

      Eu também compraria no exato segundo que lançar, pq meu filho vive perguntando: “pai pq não tem Mario no iPad?” kkkkkk se eu conseguir um dia ver o Mario no iOS, certeza de ver muitos sorrisos de meus filhos!

      • Bernardo

        Eu também comprava, mas não sei como eles adaptariam os jogos. Eu gosto dos jogos da Nintendo (Zelda, Pikimin, Mario, entre outros), o que fez hoje eu ter um Wii U e um 3ds. Não consigo imaginar um jogo que utilize as duas telas e todos os botões do controle em um iPhone (Pikimin 3, Zelda, até mesmo Pokémon). Acho que se ela for lançar, começara lançando Marios antigos, para que os atuais continuem sendo exclusividade dos consoles, e depois se não der muito certo isso, vai vender os jogos atuais.
        outra coisa: o texto menciona a Microsoft, e devemos lembrar que alguns jogos dela do Xbox são disponibilizados para o Windows 8, e ela estuda hoje uma forma de se jogar jogos do Xbox em um Windows Phone sem um Xbox por perto.

      • Rodrigo

        diga não à pirataria, mas hoje é possível através do jailbreak instalar diversos emuladores incluindo N64 e Super Nes..

        • Cesar Alberto

          Não precisa de jailbreak para desfrutar de um bom emulador.
          Segue esse site aqui “http://www.emu4ios.net/” e aproveite.

  • Leninson

    Bem, o ano fiscal das divisões de jogos da Microsoft, Sony e Nintendo não tá sendo muito bom a muito tempo, o público mudou muito, tablet e smarphones cresceu absurdamente, a Nintendo sim, acertou nessa. Ainda sonho com um Pokémon que já fosse online, que pudéssemos adicionar nossos amigos e trocar, batalhar com eles.

    • Petosco

      Já existe.

    • bcayres

      Um Pokémon com modo online verdadeiro é tudo o que espero há anos!

    • Como assim? Xbox 360 vende feito agua assim como o PS3, e os novos Ps4 e xbox one estao vendendo muito, cara não vamos misturar as coisas. Mercado portatil e mercado de mesa. Realmente a $ony anda caindo, mas isso vem por conta de sua estrategia burra em certos setores, mas quanto a console de mesa vendem muito bem, a lembrar que a MS não tem console portatil para sofrer com perda de venda pra iPhone, ate porque sinceramente jogar no controle da de mil em diversao em cima de smartphone.

    • Rafael Bigai

      Isso é muito bom de ler, espero ansiosamente isso acontecer. Seria impressionante jogar Mario, pokemon, zelada, donkey kong e outros em sua versão oficial pra iOS. Ainda quero ver isso se tornando realidade 😀

  • Leo Rolim

    Lembrando que o caos na Nintendo é bem mais por causa desse console novo e ultrapassado; o 3DS pode não ter o desempenho do DS, mas não é considero um fracasso tendo melhor desempenho do que o PS Vita.

    • Bernardo

      Cara, o Wii U não é “ultrapassado”, se comparar ao Xbox One ou Ps4 ele é inferior, mas o Wii também era (gráficos em AV) e vendeu mais. O problema do Wii U hoje é que ninguém esta pensando “vou comprar um console para jogar e me divertir”, está pensando “vou comprar esse console pra esfregar na cara do mundo o processador dele, as funções escritas que eu nunca vou usar e pra usar ele na TV 4K que eu talvez compre na próxima década”. Eu tenho um Wii U, comprei com certo medo de tudo isso que falavam, mas ele é muito legal. A tela do gamepad é uma função escrota até o momento que você rode um jogo que a use, quando fazer isso, o gamepad vira um controle tão “diferente” como o Wii Remote.

      • Vinicius

        Falou e disse Bernardo! O pessoal prefere comprar um PS4 ou um Xbox One que não têm até o momento nenhum jogo que realmente valha a pena de ser jogado, apenas pelo prazer de dizer que tem o console mais caro e com maior processamento gráfico. Pokémon nunca teve gráficos maravilhosos, mas o número de jogos vendidos prova que sucesso não é atrelado a poder gráfico.

      • Wesley

        Cara! Concordo em tudo contigo! Tb tenho o Wii U comprado nos USA Antes de vender aqui! Pra mim continua o melhor

        • Luciana Mittmann

          Oi gente!
          Pra mim não existe como a Nintendo. Os outros podem ter gráficos lindos, perfeitos etc. Mas ainda tenho meu N64 funcionando perfeitamente e gosto de jogar Mario Party e Mario Kart, é muito divertido interagir nesses jogos com os amigos e família… Temos outros consoles, X-Box e PS3, até um Atari, funcionando em tv de LED, pasmem… mas jogamos mais o N64. 🙂
          Quero ver Mario World, Mario Kart, Banjo Kazooie no meu iPhone!!!!

  • André

    A espera de Mario Bros para ios!

  • Davi Moreira

    Emoção e nostalgia ao ver Super Mario na tela do iPad na imagem do post . . .

    • Luciana Mittmann

      Muita! 🙂

  • Victor

    Excelente artigo iLex! Abordou muito bem as ideias visionárias do Jobs, e concordo plenamente com você se a Big N não mudar suas estratégias, ela terá um fim parecido com o da SEGA, que hoje é apenas uma produtora de jogos.

  • Vimprio

    Parabéns pelo texto iLex, bastante interativo.

  • Silas Barbosa

    Tem emuladores de nitendo para android! Tem uns amigos q ficam se gabando pq eu não tenho isso no iPhone!

    • Caio

      Emu4IOS.Net e baixa o retro arch, roda uns 10 emuladores diferentes, e sem jailbreak, o site teve uns problemas essa semana com excesso de gente mas já estão concertando.

  • mikaelmsk

    “Talvez seja tarde para salvar uma das gigantes do mundo de jogos. Principalmente se eles não se conscientizarem que precisam mudar radicalmente o seu plano de negócios, mesmo que isso signifique matar alguns de seus produtos. Só assim para sobreviver hoje em dia no mercado.”

    Tarde? Acho que você está equivocado iLex. Mesmo com resultados negativos a Nintendo está longe da falência, pois ela opera e sempre operou com um caixa muito alto, sem contar que o Nintendo Wii foi o console que mais vendeu na geração anterior e, inclusive, foi o mais lucrativo.

    O Nintendo 3DS também é um sucesso de venda e é o console mais vendido no mundo inteiro.

    Eu acho que os brasileiros acham que a Nintendo está mal, porque só enxergam o Brasil. Mundialmente a Nintendo vende muito bem.

    Os resultados negativos nos últimos 3 anos foram por causa das vendas fracas do Wii U e do fraco último ano do Wii, mas isso não deixa a Nintendo em risco.

    É claro que ela precisa de mudanças pra voltar a ser lucrativa quanto antes, mas ela ainda tem tempo pra isso.

    • Wesley

      Comentário perfeito! Parabéns

      • Danish

        Não só isso, mas dos 10 jogos mais vendidos da história, 7 foram da Nintendo, e 5 deles para Wii. Concordo plenamente com você.

    • antonio202

      Concordo plenamente.

    • SamuEX

      Mikael,
      Eu entendo que tanto você como o iLex estão corretos. Suas visões não estão contra, mas no mesmo sentido.
      Veja que ele cita o exemplo da Apple num momento que ela também ia muito bem, com o iPod. Mas mesmo assim soube olhar o futuro.
      Ele também comentou sobre o exemplo da Microsoft, e ele fala (creio eu) do épico momento do Ballmer respondendo a pergunta sobre o que ele achava do iPhone. A resposta foi: “Hoje a Microsoft vende MILHÕES de celulares e a Apple vende zero. Vamos ver o que acontecerá”. O que aconteceu? O jogo virou vertiginosamente.
      A SEGA, numa proporção menor, viveu isso e quase que tardiamente acordou lançando jogos para outras plataformas e então se reerguendo economicamente.

      O conceito do post foi este: A nintendo está bem? Sim. Mas mesmo bem ela já pode sentir o efeito Tablet/Smartphone no mercado.
      As pessoas dizem: O 3DS é o videogame que mais vende no mercado. Legal, mas analizemos o Marketshare: O Japão, sozinho, compra mais 3DS que USA e EUROPA juntos. Ou seja, quem sustenta a Nintendo hoje é o mercado asiático, que por acaso e nenhum coincidência, é o mercado que a Apple está focando e entrando com todas as suas forças.

      “A Nintendo, mesmo muito bem obrigado, deve abrir o olho já, aprendendo um pouco com a Apple/Microsoft/Kodak/Sega”.
      Sim. E é isso que o post quer dizer.

      😉

    • Dênis

      Exato. O 3DS está quebrando com folga todos os recordes de vendas do DS, ou seja, está vendendo muito. O erro da Nintendo foi com o Wii U. Não que ele não seja um bom console ou tenha bons jogos. Mas o erro foi na apresentação do produto, marketing, e até o nome.

      Também no fim do artigo, acho que a tradução que foi feita do comentário de Iwata está passando a idéia errada. O que ele disse foi:

      “It’s not as simple as enabling Mario to move on a smartphone.”

      “Não é simplesmente permitir que Mario se mova em um smartphone.”

      Ou seja, eles não vão simplesmente colocar seus jogos no smartphone. Parece haver mais coisa por trás desse comentário.

      • Pedro HH

        Sim, o Marketing do produto está sendo péssimo, e não está passando o que a Big N quer mostrar, parece até um complemento do Wii e que só roda Mario e Pikmin. Um produto não tão popular com a falta de propaganda pode não vender tanto assim. Até as propagandas do 3DS são ruins também, mas como o aparelho é bastante popular, não precisa de tanto investimento para a área e propaganda.

    • Thiago Sousa

      Não acompanho a situação da Nintendo, portanto sei apenas o que vc e o artigo passaram de informações. No entanto, acredito que 3 anos no vermelho colocam a empresa em perigo sim. A Apple, apesar de nunca ter sido dominante no mercado de computadores, sempre vendeu bem, até 1995 com o boom do Windows 95 e uma série de decisões equivocadas da diretoria, que quase a levaram à falência. Quando Steve Jobs retornou à empresa no final de 1996 haviam previsões de que a Apple aguentaria apenas mais 6 meses em pé. Então vejam só, 2 anos de queda quase quebraram a empresa, então creio que é melhor eles começarem a se mexer na Nintendo sim, para evitar o pior.

    • Mikael, a intenção do texto não foi dizer que a Nintendo está falida. Aliás, vejo alguns fãs da marca se mostrando ofendidos por citar o santo nome da Nintendo em vão (muitos bem agressivos, que tiveram que ser moderados por serem infantis).

      Este tipo de ataque eu já recebi alguns anos antes quando escrevi o mesmo discurso sobre o Blackberry. Usuários da RIM vieram me acusar de tendencioso, que era um absurdo dizer que uma gigante como ela poderia cair. Hoje, a realidade mostrou quem estava certo, e aqueles que me agrediram na época nunca voltaram para admitir que erraram.

      O texto diz que, se a Nintendo continuar se recusando a ver que o mundo mudou, não irá durar por muito tempo. Não sei por que há gente que se ofende ao ler isso, como se recusassem a querer ver a situação global. Dizer “o texto é uma merda, pq a Nintendo não está em falência” é fanatismo de fã que quer enterrar a cabeça na areia para não ver o que está acontecendo em volta.

      • Pedro

        A Nintendo não se recusou a ver que o mundo mudou e o wii foi a prova disso. No wii ela fez uma mudança de filosofia que deu muito certo. O wii u não deu por vários problemas de marketing. Eu acho que se a Nintendo quer se manter no jogo dos hardwares ela deve sim manter seus jogos em suas plataformas, pois são ela que vendem os consoles. Agora os portáteis podem servir para lançar demos, manuais, rede social. Ser um complemento.

        • Pedro

          Portáteis entendam como celulares e tablets

    • gabriel

      concordo plenamente com vc.e mesmo que a nintendo lance jogos para iPhone eu continuarei comprando os jogos para o meu 3ds e futuramente wii u pois não tem comparação usar os controles físicos com a tela touch.e apenas para informação só o jogo mario kart para o 3ds vendeu mais dique os exclusivos de sony e microsoft juntas.

  • Anderson Campos

    Cara, sou muito fã da Nintendo desde os primórios, mas depois do N64 parei de comprar console. Entrei na era do PC e tenho muitos jogos em emuladores. Acho que essa nova proposta seria realmente espetacular.

  • Aíquis Rodrigues

    Na verdade não é bem assim. Quem conhece um pouco da história da Big N sabe que eles NUNCA vão levar os jogos deles pros smartphones ou tablets. Inclusive, nessa entrevista dada pela Iwata ele diz que o que eles estão estudando para levar a Nintendo pra esse universo é mais no campo do marketing, e não de levar os jogos em si.
    Eu acho uma pena, como fã de longa data da empresa gostaria de vê-la abrindo os olhos e expandindo suas franquias para outros dispositivos, mas isso não vai acontecer.

    • Wesley

      Concordo exatamente! O artigo pegou pequena fragmentos da entrevista e construir uma ideia irreal. A big N continua sendo líder de vendas no 3ds

  • HB

    Tenho um Iphone 5, Ipad mini e um nintendo 3ds por um lado é bom mais por outro não é ! Ao mesmo tempo que seria legal ter Mario no Iphone e no Ipad, um dos grandes motivos para mim ter comprado um 3DS foi o Mario, sendo assim fica meio que sem motivos de ter um 3DS, e até surgir aquele pensamento de que poderia ter poupado dinheiro já que teremos (talvez sim) Mario para IOS. E acredito que muitas pessoas seguem a mesma linha de raciocínio. Porém concordo com todo o dialogo trazido pelo artigo. Complicado !!!

  • Thiago Carioca

    A nintendo já está fora do mercado de console a muito tempo.
    Ainda continua insistindo nos jogos para crianças. (sendo que as crianças de hoje em dia já não gostam dos jogos atuais).
    Eu não nego que sempre fui fã de Mario, até uns 8 anos atrás quando eu ainda insisti em comprar o Nintendo 64 ao invés do playstation1. (foi a pior burrada que já fiz na minha vida): Resultado todos na minha rua tinha Play1 e só eu o Nintendo 64. As fitas eram caríssimas, e no fim acabei com duas fitas somente, mario world e cruise usa.
    Depois que comprei o Play 2 nunca mais quis saber de Nintendo.
    E hoje no mundo de PS4, PSVita, e Xbox One, vemos o quão ultrapassado ficou a Nintendo.
    Ultrapassado não,,, prefiro dizer que foram teimosos em não mudar seus paradigmas, e ficaram presos em seu mundo infantil.
    Tomara que venha jogos para IOS.. creio que ganharão mais. Mas como o próprio presidente ai falou: que não vai ser tão fácil assim ver mario pra IOS..: vai doer na alma deles isso! haha!!

    • Pedro HH

      A pesar do Wii U não ter somente jogos da nintendo e sim uma grande gama de jogos multiplataforma “hardcores”, os jogos que a Nintendo faz parece não estar mais voltado às crianças. Jogo de criança hoje em dia é CoD e outros jogos de tiro sem graça, os jogos da Nintendo são para fãs, nostálgicos, que na sua maioria são adolescentes-adultos e adultos.

      • HB

        Realmente penso igual a você, as crianças hoje em dia querem ser mais adultas e querem jogar esses jogos “hardcore” já os adultos gostam de relembrar sua época de criança jogando Mario e etc … Que inclusive aquilo lá que era infância né meu caro …

  • Renato Faria

    Vejo um dilema para a gigante Nintendo. Focar seu negócio apenas em jogos e ver sua história de consoles definhar como foi o que aconteceu com outra gigante, a SEGA ou apostar no desenvolvimento de tablets e smartphones com um sistema próprio ou alguma versão do Android adaptada aos seus aparelhos. Realmente este momento será um divisor de águas para a Nintendo.

  • Wesley

    O artigo está um tanto incompleto. As marcas do Mario e Zelda não serão esquecidas pois o Nintendo 3ds é campeão de vendas na Europa, USA e Japão! O Wii U pode não ter as vendas que almejaram, mas as demais marcas também estão ruins! Quem é nitendista sabe que jogar Mario em um console não se compara a jogar em uma tela touch! Jogos de iPhone não possuem a mesma capacidade e joganilidade de um console! A Nintendo não quer tornar ruim uma experiência tão incrível!

  • Vitor Morais

    eu tenho uma PS4 e adoro a wii U…muito divertida,principalmente os jogos do Mário
    espero que continuem com a mesmo filosofia a nível de consolas e que comecem a meter oficialmente os jogos do mário no ios

  • Rafael

    Não é bem assim, quem conhecerá nintendo mesmo sabe que o conteúdo da matéria é completamente ilusório, deixar o mario ir para os smarthphones é matar seus dois consoles, e liberar seus grandes trunfos (franquia) e qualidade extrema de seus jogos, nunca comprei nintendo pelos consoles mas sim pelas franquias, o que pode acontecer no máximo é acabar os consoles e virar só produtora, mas é quase impossível, amontoando é mais forte do que parece e tem muita coisa em jogo. Completamente ilusória essa matéria, distorceu o que iwata falou, apesar dele ser a pessoa mais quadrada que eu já vi ele não vai fazer uma coisa dessas!

  • Puding

    Nintendo ta falida, so sobrevive graças aos fan boys de pokemon e mario. Tenho um Wii totalmente empoeirado, nao usava ha anos. Fui ver os jogos, e continuam as mesmas coisas tediosas e sem graça, sem grandes novidades, ao contrario do 360 e play 3. Se lançasse mario para iOS, iria vender em um dia a mesma quantidade de Nintendo Wii U vendida ate hoje.

    • Leo

      Cara, se você não tem argumentos bons, nem adianta postar.
      É claro né, assim como os jogos do PS2 continuam os msm o do Nintendo Wii tbm, ele é da geração passada, não se lançam mais como agora, o momento é do Wii U, e outra desde quando nintendo falida?? A Nintendo no Brasil não é forte pq gente como vc compra um PS3 ou um XBox, esperando encontrar os amigos para esfregar na cara deles que vc tem o mais caro console do mercado, No Japão, a Nintendo é maior empresa de consoles, praticamente a cada esquina tem alguém com um 3DS na mão, e olha que o principal mercado de games é lá, ou seja, foda-se o resto o que vale é lá onde se concentra o maior mercado de consoles, então melhor pensar antes de comentar o tem em sua mente limitadamente fútil!

  • Rodrigo

    Quero a franquia Zelda e Mario pro iPad. Acorda Nintendo!

    • Mauricio Mendes

      Acorda Nintendo? Jura?

      É o mesmo que vc dizer “Quero HALO para o meu PS3! Acorda Microsoft!”

      São PLATAFORMAS diferentes. Quer Mario/Zelda? Compre um Nintendo, oras!!!!

      • Rodrigo

        Pra sua informação, sempre fui Nintendista. Tenho N64 e Wii. Isso não desmerece a Nintendo e nem faz eu deixar de gostar dela. Somente que hoje, quer vc aceite ou não, milhões gostariam de ter jogos da Nintendo nos iPads e iPhones, isso so fortaleceria a marca da Nintendo.
        Isso é minha opinião e não pretendo com ela mudar a sua, então também não é sua opinião quer vai me fazer mudar de idéia.

      • Paulo Eduardo

        Jogos da Nintendo são feitos para serem jogados e apreciados em Consoles Nintendo, sem mais …´´NINTENDO SEMPRE´´…

  • antonio202

    Discordo totalmente. A Nintendo sempre vai ter seu público (do qual faço parte), que prefere jogar em um aparelho dedicado a jogos com exclusivos de qualidade. Jogo no meu iPod e jogo no meu Nintendo 3DS, e tenho a capacidade de reconhecer que são aparelhos diferentes. Não é uma questão de um ser melhor que o outro, porque são meus dois aparelhos favoritos, mas de FAZEREM COISAS DIFERENTES DE MODOS DIFERENTES! Sabe por que a Nintendo não disponibilizou jogos para outras plataformas? Porque são EXCLUSIVOS das plataformas deles. É mais ou menos o que a Sony faz com Uncharted ou o que a Microsoft faz com Halo, mas aí ninguém reclama. Alguém aí sabe o que é ESTRATÉGIA DE MERCADO?

    Quanto à frase “Ninguém mais está comprando seus consoles”, veja só. O Nintendo 3DS é um sucesso. É um dos consoles que mais vende atualmente. Vendeu horrores, e ainda vende. EU compro os produtos da Nintendo, e aprecio sua qualidade. E não sou o único, é só procurar na internet. Por que o Wii foi o console doméstico mais vendido da sétima geração?

    Aliás, de onde esses “pseudoanalistas” tiram essas ideias? O que eles ganham com essas previsões furadas? Dinheiro da concorrência? Olha, não sei, porque essas previsões da Nintendo existem desde que eu me conheço por gente. E previsões do tipo também já aconteceram com a Apple. Algumas delas faliu?

    • Wesley

      PERFEITO!!!!!! O artigo nem sequer citou o 3ds! Amo a Apple e principalmente o iPhone! Assim como amo o 3ds! Ambos são produtos poderosos. Porém DIFERENTES! Um gamer de verdade sempre vai preferir um console!

    • Mauricio

      Exato!!! É o mesmo que dizer que a Apple não licencia o OS para PCs.

      Quer Mario/Zelda? Compre um Nintendo. Se ela liberar geral, aí é que vai acabar com as vendas mesmo…

      • Wesley

        Exatamente! Convivo em harmonia com meu iPhone e com meu 3ds, cada um fazendo o que sabe fazer de melhor!

  • Thiago Racca

    O Pior problema mesmo foi terem feito o Wii U com hardware ruim….

    Eles são fortes em consoles sim Ok… mais tinham que fazer consoles fortes… infelizmente deixaram isso pra MS e a Sony fazerem…

    O Mercado mobile é um mercado a parte do do 3ds eles poderiam fazer alguns remakes para iOS e ainda sim teriam major releases no 3ds… seguindo a exemplo da square…

    ignorarem completamente o mercado mobile tmb é um erro da Big N… mais eu no lugar dela no maximo fario uma super mario world mobile.. super mario bros 3 hd.. zelda a link to the past hd mais não os lançamentos de fato isso ficava pro 3ds e wii U

  • Daniel Alencar

    Se criarem Mario pro iOS vao vender a $5 hahha vao meter a faca msm haha

  • Bruno Pedro

    Concordo em partes. A Nintendo é a Apple dos video games e só fara jogos para smartphones quando for realmente necessário e fizer sentido. Console de mesa é algo que vai morrer nos próximos anos, vide a aposta da Sony com o PlayStation Now.
    Sou aficcionado por jogos, e até hoje nenhum jogo de celular me prendeu a ponto de abandonar os consoles, e acho muito dificil o publico da Nintendo trocar de plataforma assim tão facilmente.

    Se fizer sentido e o produto for bem acabado, ponto pra Nintendo, mas até segunda ordem, não trocaria a experiência de um Zelda de um DS/WiiU por um iZelda.

  • Gunter Braga

    Parabéns pela matéria, falou muito bem.

  • Kba_Black

    Mario , Zelda e Pockemon.
    Se vierem pro IOS vai ser um sucesso de vendas.
    Eu compraria os 3.
    Ja joguei com emulador e controle do PS3 no iPhone.
    Não é a mesma coisa.
    Parece que falta algo.
    Talvez fique muito bom jogar com o proprio controle da Nintendo.(oficial)

  • dudu

    com certeza meu cartão de credito esta preparado, é única coisa que me falta pra ficar completo, joar donkey kong e mario no ipad

  • George Menezes

    Apesar do tom um pouco pesado do texto, passando a impressão para quem está do lado de fora de que a Nintendo está à beira da falência – o que apesar do baixo número de vendas do Wii U não é nem de longe verdade, basta ver o 3DS quebrando recorde atrás de recorde em vendas com títulos como Monster Hunter e Pokémon XY – há tempos ela realmente dá sinais de que vai dar atenção aos smartphones e tablets.

    Mas considero difícil o sonho de termos versões das principais franquias como Mario, Zelda, Donkey Kong e tantos outros para o iPhone, iPad, ou até mesmo dispositivos de outras marcas (Android, Windows Phone, etc.). A Nintendo é como a “Apple dos games” – o negócio dela é o hardware mais o software.

    Acredito em algum tipo de “extensão” dos games nestas novas plataformas, ou continuidade. Como talvez a integração dos Windows Phone com a Live, ou como já tentaram na época do Dreamcast com o VMU (quem lembra?!). Quando é feito o registro na Nintendo Network, nova rede dos games da Big N, aparece um aviso relacionado ao uso de apps, por exemplo. Mas é esperar para ver.

    • Wesley

      Isso mesmo! Falou tudo!

    • Pedro HH

      Sim, talvez a Nintendo lance um aplicativo, o mais provável é o Miiverse, pois até em versão de browser tem. Tenho um iPhone e um iPad, e não me vejo jogando esses jogos da Nintendo, parece que não combina.

  • Bruno Laia

    acho uma boa, eu sempre fui um admirador dos produtos da Nitendo, ultimamente tenho um Nintendo DS Lite, velinho, mas que ainda me atende bem, gosto muito de jogar Mario Kart até hoje hehe

  • Bruno D.

    Excelente artigo, e como vários já disseram também seria um dos primeiros a comprar um Super Mario oficial para o iPhone!

  • Luciano Hilton

    Meu maior sonho é ver Pokemon no iOS!!!! Imaginem as possibilidades disso!!!!
    *-*

  • Guilherme

    Tomara que um dia chegue ao iOS

    Seria muito legal e com certeza compraria o jogo do Mario

  • Willian tiosso

    Só falo uma coisa, se lançar na App Store os jogos Nintendo eu serei o primeiro a comprar.

  • Wellington Alves

    Eles poderiam muito bem lançarem o super Mário 1, aquele antigo de 8 bits, seria uma venda incrível e não deixariam de vender consoles de 8 bits, rs. Com certteza, com o sucesso avassalador, tomariam gosto pela coisa e não parariam!

    • Pedro HH

      Eles vendem esses jogos antigos para 3DS, acho que nem esses jogos viriam tão cedo.

  • Forneray

    Tenho o iPhone mas sejamos sinceros que os jogos para ele não podem ter uma jogabilidade mais apurada pq é muito ruim apertar a tela. Os jogos do iPhone não tem uma jogabilidade profunda como tem os jogos dos consoles.

  • Max

    99% dos jogos para smartphones são lixo. Acho que a Nintendo está certa em querer manter o valor do seu produto que é jogo. Imaginem quantos jogos as $1 ela precisaria vender para ter um lucro equiparável dos tempos de ouro do Wii? A Apple e o Google estão quebrando a indústria de videogames, mas sem oferecer nada que substitua a altura. Hoje vemos uma horda de jogos freemium horríveis e que agente baixa e deleta em duas semanas. Se a Nintendo realmente levantar a bandeira branca para a Apple, que continue cobrando mais de $20 por jogo, afinal eles valem muito mais mesmo que um Candy Crush.

    • Max

      Aliás, sendo justo, a culpada pelos freemium é a EA e não a Apple e o Google! Essa sim poderia sumir da face da terra! Uma empresa que não tem o mínimo respeito com o consumidor e que está fortemente cotada a ser eleita a pior empresa dos EUA pelo terceiro ano consecutivo!

  • Davi

    A pior coisas que a Nintendo fez(pra ela) foi recusar a parceria com a sony, a decadência do Nintendo começou com o PlayStation….

    • Pedro HH

      Decadência? O Wii foi sucesso de vendas da geração passada, e em 2013, mesmo com lançamentos do PS4 e do Xbox One o console mais vendido de 2013 foi o 3DS.

  • João

    Excelente artigo. Só acho uma pena caso adotem o Android como OS caso isso se concretize. Podiam desenvolver um próprio, para que mantenham de pé o próprio legado. Sei lá…

  • Alessandro

    Algumas considerações:

    1 – Se o atual “fracasso” da Nintendo pudesse ser associado a evolução e aos tablets e smartphones simplesmente, então estariam a beira do mesmo fracasso Sony com o Playstation e a Microsoft com o XOne, e a Valve e todos que vendem jogos pra PC também?

    2 – O 3DS como é portátil, é o videogame mais vulnerável a competição com os Smartphones, mas o Nintendo 3DS ainda vende muito (muito mesmo) bem, foi o console mais vendido nos EUA e no Japão ano passado, apenas na Europa ele não é um sucesso tremendo.

    A verdade é que a Nintendo foi infeliz com o Wii U que não tem nada de “revolucionário” como foi o Wii no começo, o Wii U é apenas um Nintendo DS que comeu um cogumelo vermelho do Mario. Além disso a parte de compras e jogos online da Nintendo é a pior que existe, fora que já faz tempo que a Nintendo entrega hardware defasado para a atual geração e sem apoio das softwarehouses que dominam o cenário atual.

    Só acho errado querer diminuir um erro estratégico em um cenário bem mais complexo a uma simples questão de competição com smartphones. E digo mais, acredito que ainda vai demorar muito tempo até alguém capturar um pokemon em um Smartphone.

    • Pedro HH

      Tive em dúvida em comprar XBONE, PS4 ou Wii U. Mesmo não sendo tão revolucionário quanto o Wii, ainda ele se destaca em novidade entre os concorrentes, a Sony e a Microsoft não mudaram em quase nada. Comprei o Wii U e não me arrependo. TODOS os jogos que são multiplataforma têm uma ótima adaptação no gamepad, e até a Ubisoft quando lança os jogos dela para as plataformas fala que o Wii U tem a melhor jogabilidade (Watchdogs e Assassins Creed são um deles). E os jogos exclusivos são os melhores, misturam nostalgia com modernidade, jogabilidades, histórias e gráficos modernos. 75% dos sites e revistas de jogos consideraram Super Mario 3D World o jogo do ano, e nos portáteis foi quase unânime que Legend of Zelda a Link between worlds foi o melhor jogo.

  • Vinicius

    Adoro os artigos do site mas este, especificamente, possui alguns erros de análise:

    1 – o segmento “móvel” é justamente onde a nintendo sempre reinou. O DS vendeu 154 milhões de unidades e mais de 1 bilhão de jogos. O 3DS é o portátil mais vendido e o console mais vendido de 2013 com 13 milhões de unidades.

    2 – os problemas da nintendo não vem do fato de que seus jogos não são lançados para smartphones mas do desempenho ruim de seu console de mesa: Wii U.

    O próprio Iwata admitiu estudar mobile para impulsionar os negócios mas não algo simples como portar Mario. Pode ser lançar um smartphone próprio, apps do MiiVerse, implementação de compartilhamento e achievements etc.

    Outro dado importante: se voce comparar o faturamento das divisões da nintendo com o faturamento de uma Zynga ou Rovio é de fazer rir.

    Outro dado: tente cobrar mais de $10 em um jogo no iPhone/android. Vende pouco. É um mercado habituado a fremium e jogos de 1.99. E esses valores não sustentam o desenvolvimento de um jogo AAA.

    Por exemplo, Pokemon. Ja vendeu quase 4 milhões de cópias a 35 dólares cada. São mais de $100 milhões. Sem contar o quanto isso impulsiona a venda de hardware próprio.

    Afirmo que o artigo erra por apontar que a empresa não se adequa aos novos tempos comparando-a com a Kodak. O segmento de games vai muito além do que a gente joga enquanto espera na sala do dentista, jogos do tipo runner, jogos do tipo “tabuleiro”.

    Comprei Sonic e Megaman para iOS e a experiência é péssima. O touch não dá conta.

    Novamente: visito esse site com freqüência diária, sigo a conta no Twitter, admiro o trabalho e dedicação envolvidos. Mas nesse artigo é tendencioso não no sentido de influenciar mas de ser influenciado pelo meio que ele cobre: smartphones e tablets.

    Abraço,
    Vinicius

    • HB

      Lembando que o 3ds tem 13 Milhões vendidos mais é só nos Estados Unidos, no japão é que o bixo pega 😀

  • Felips

    Aqui só tem analista de mercado né?
    Não é tão óbvio assim. A Nintendo só é a Nintendo porque adotou a postura que adota agora nos anos 80, quando não licenciava seus jogos para os microcomputadores (inc Apple) e foi atras de um sistema próprio, o NES.
    Steve Jobs afirmou, à época, que seu maior medo era a Nintendo.
    Não existe receita de bolo para se dar bem no mercado, e só o tempo dirá se a Nintendo está errada (e provavelmente está). Mas falar isso como uma obviedade é errado.

  • Eduardo

    Na minha opinião a Nintendo deveria parar de fazer consoles de mesa, por que o Wii U não vendeu quase nada até agora… Eles deveriam continuar com a linha de portáteis e começar a fazer jogos pra Playstation e Xbox, além dos tablets e smartphones… O problema é que eles ainda não entendem nada de futuro, jogos online, etc

  • Tiago Guimaraes

    Tenho dificuldade em creditar o insucesso da Nintendo à sua relutância em disponibilizar seus produtos aos Smartphones. Vide o exemplo da Sega, qual a parcela de sucesso dos seus produtos dentro do mundo mobile? Basta relançar Sonic pela enésima vez e está tudo resolvido? Talvez não.
    Nintendo tem errado de estratégia dentro do próprio mercado que já dominou e, somado a isso, não está sabendo fazer uso de um novo que surge e que, não necessariamente, vem para substituir o mercado anterior.
    Citando meu exemplo, consumidor de games desde os 4 anos de idade, horas e horas a jogar River Raid e, recentemente, The Last of Us, não consegui terminar um jogo de iOS sequer, até agora não vejo como uma plataforma substitutiva e, repito, nem como o motivo da bancarrota da Nintendo.
    Podemos estar vivendo uma transição? Algo semelhante a quando a câmera digital era de 0,3,MP e utilizava disquetes como armazenamento? Talvez sim e isso pode explicar porque ainda não abro mão do meu PS3…

  • Gametta

    A Nintendo já era!!!
    Terá que investir muito e ter muita imaginação para recuperar o tempo perdido.
    A Apple estava indo pelo mesmo caminho, mas Steve Jovs conseguiu recuperar a empresa com sua visão futurista.
    Pena que dificilmente exista outro Steve Jobs para ajudar a Nintendo.

  • Não concordo com esse artigo.
    Pelo que acompanho da história, a intenção da Nintendo é investir mais em smartphones de forma complementar e não de lançar jogos baseados em suas IPs nesse mercado.

    Além do mais no mercado de portáteis, concorrente direto dos smarphones, a Nintendo vai muito bem. Como muitos já disseram aqui o 3DS está vendendo muito bem e os problemas da empresa são mais de emplacar o Wii U.

    Ao contrário do que você acredita, na minha opinião se a Nintendo se tornar um empresa de software lançando jogos para smartphones, tablets e talvez consoles concorrentes será o caminho para seu fim ou para a irrelevância.
    A Nintendo cria mais do que jogos. Eles possuem tradição em criar hardwares inovadores e experiências de jogos que integram perfeitamente esse hardware ao software. Isso não te lembra a Apple também? Você acredita que quando a Apple estava em crise a solução seria licenciar o Mac OS pra outros fabricantes como muitos analistas precipitados alegavam como a única saída?

    Entendo o desejo de muitos em jogar jogos do Mario ou Zelda em seus iPhones ou Playstations, mas entendam que se vocês gostam mesmo dessa franquias saibam que o melhor para elas é continuar exclusivas dos aparelhos que são feitos para elas. Assim como o iOS é feito para o iPhone e o OS X é feito para Mac. Afinal ninguém quer que o Mario seja daqui há alguns anos o que o Sonic é hoje comparado ao que já foi um dia.

  • Leo Koester

    Na boa? A Nintendo não precisa de smartphones para se manter. O fracasso do Wii U (que é o ÚNICO fracasso nos últimos anos) é apenas por ter um hardware capenga, inferior aos da geração passada inclusive, e nenhuma inovação real (ninguém quer um tablet no seu joystick – é inútil). Se tivesse feito um bom trabalho com o videogame, não estaria como está agora.

    Ao contrário do que os leigos pensam, os jogos de videogame não precisam dos smart-coisas. São eles que precisam de jogos que prestem.

  • Leo

    Só eu que acho essas adaptações mobile bem ruins? Eles melhoram os gráficos e a jogabilidade perde muito em relação ao original. Especialmente os jogos de plataforma, como MEGAMAN!

    • Juliano

      É isso aí. Se a Nintendo ainda n lançou seus jogos no Iphone provavelmente é porque ela dabe que haveria uma perda de jogabilkdade.

  • Luan Carlos

    desculpe minha burrice, mas que a Microsoft ta fazendo com o Windows?

  • Juliano

    Acho que a Nintendo n está ignorando a evolução do mercafo, até porque a nintendo sempre se destacou na evolução do mercado de jogos. Se a Nintendo n está bem no mercado de jogos é devido seu hardware e jogos n estarem no gosto do público em geral. Sony e Microsoft n pensam em lançar seus jogos pra celulares porque seus consoles fazem sucesso e são adequados aos jogos. Lançar o Mario no iphone seria só pra arrecadar uma grana nos tempos de baixas vendas da Nintendo, até porque jogar um jogo no smartphone é péssimo pela falta dos controles físicos. Talvez usso mude com a popularização dos controles pra celular, mas isso só demonstra que, existe uma significativa perda de jogabilidade dos jogos convertidos pra celares.

  • Manoel

    TEM COMO INSTALAR MARIO VIA JAILBREAK PRO IOS 7 iphonen5s??

  • Alexandre

    Nada a ver uma coisa com a outra… A Nintendo está mal nos consoles de mesa, já nos portáteis (que são a concorrência dos tablets e smartphones), ela está muito bem, simplesmente porque são mercados muito distintos. Jogos de smartphone são passa tempos, o fato de ser jogado em tela Touch não permite grande complexidade. É um perfil de público totalmente diferente.

  • Leon Trindade

    Mario, Mario, Mario…

  • Lucas Alcantara

    Ainda há tempo das empresas que não aceitaram a ideia de evolução aderirem a isso. Acho que todos iriam gostar de relembrar os joguinhos do passado. Mário é uma lenda de games e merece respeito e EVOLUÇÃO ne Nintendo?! 🙂

    Apple Forever

  • Willian tiosso

    Eu acho que a Nintendo tem que manter as políticas dela, pois jogar em tablet e smartphone é uma m#%%€.

  • Diego

    O problema do Wii U é que ele não tem suporte das desenvolvedoras third party, o que afasta os jogadores hardcore e não tem uma inovação como a do Wii (controles por movimento) que atrairia os casuais. Não tem nada a ver com smartphones, se não o 3DS, PS4 e Xbox One não estariam fazendo o sucesso que fazem. iLex, sugiro que leia esse artigo da eurogamer que fala de um dos problemas que afastou as third party do Wii U http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2014-secret-developers-wii-u-the-inside-story

  • CarLN

    O grande problema da Nintendo (e da Sony) é que elas não percebem que não tem mais cabimento investir TANTO em consoles portáteis MESMO que estes estejam vendendo bem. E falando em vender bem, só mesmo em comparação ao concorrente, porque, em relação ao SMARTPHONE, os consoles portáteis PERDEM de lavada. Na real não estão indo bem a longo prazo.

    Nós temos uma tendência de levar cada vez menos coisas e que estas coisas sejam mais unificadas. O meu iPhone é praticamente um faz-tudo. Seria o santo graal se tivesse jogos decentes, não esses jogos descartáveis que vendem aos montes na App Store (e Google Play).

    Eu teria orgasmos múltiplos se um dia a Apple comprasse a Nintendo para entrar no mundo dos jogos. Ou fizesse uma parceria duradoura. Seria o melhor dos dois mundos, pois AMBAS almejam a excelência, embora a Nintendo SEJA horrível para interfaces e softwares que não sejam jogos (que parece ser um “problema” crônico dos asiáticos: basta ver qualquer design e layout de interfaces dos sites/jogos/plataformas na China, Coreia e Japão: são extremamente MEDONHOS e nada intuitivos).

    O meu 3DS está parado porque simplesmente é inviável eu ficar carregando duas coisas ao mesmo tempo pra cá e pra lá. Não é todo mundo que gosta de andar de mochila, por exemplo, principalmente quando você tem uma espécie de segunda casa, o trabalho (principalmente se você é concursado).

    A Nintendo tem cagado MUITO nos hardwares ultimamente. o Wii U é uma bela duma meleca nojenta entre o toque e o controle físico. Sinceramente, misturar essas ideologias não dá. Tem de ser um complemento (que é o que o Wii U tenta fazer, mas ele acaba misturando).

    Uma excelente parceria entre a Apple e a Nintendo poderia render um controle decente e oficial para o iPhone/iPad e renderia toda a biblioteca de jogos do 3DS para baixo para a plataforma da Apple. As duas lucrariam HORRORES…

    Infelizmente os japoneses (principalmente eles, os coreanos costumam ser mais maleáveis) são muito fechados no mundo deles.

  • Noad

    A Nitêto (lê-se Nintendo) é sem dúvida a empresa que mais vacila há muito tempo, seja no design de seus consoles; nos controles não recarregáveis, na visão de mercado retrógrada e também na exagerada autoproteçao de suas franquias, proibindo até os Youtubers de falar de seus games e empresas de promoverem campeonatos de games. É a empresa que possui as franquias mais legais e históricas, porém não sabe usufruir disso! Nintendo, eu não te entendo!

  • Saulo Scanor

    Ihhhhhhhhh pokémon e uhuuuuu rodando no A8

  • Kvitorino

    Eu gostaria de jogar Mario no meu iPhone, seria como voltar no tempo a todo tempo.

  • Thiago Carioca

    Mario, donkey kong e god of war pra IOS!!
    Só isso q falta pra fica perfeito!!

  • Lucas A

    Ótima matéria. Melhor q muitos sites de notícias de negócios

  • Victor

    É engraçado pensar que uma empresa com 50 anos consecutivos de lucros anuais e apenas 3 de preuízo vá falir.

    • É verdade, foi difícil também quando aconteceu com Blackberry e Nokia.
      É justamente sobre ESSE pensamento que o texto fala, se basear no passado para achar que o futuro está garantido.

    • Denner

      Aconteceu com várias. Não seria um privilégio da Nintendo.

      Só fico impressionado de onde esse pessoal tira a palavra “falir”. O Texto não menciona isso, também acho que a nintendo não vá falir, só perderá o posto de gigante dos games. Assim como a antiga gigante dos celulares, antiga gigante dos softwares e assim vai.

  • André

    Estou esperando o lançamento do Super Mario 3D World do Wii U para iOS… Relutando em não comprar o console. Eles vão acabar cedendo e venderão muitos dos jogos para smatphones e tablets.

    • Paulo Eduardo

      Vai continuar esperando por muito tempo, …´´NINTENDO SEMPRE´´…

      • Wesley

        Concordo!!!!!!!

  • Julyus

    Parabéns pelo texto!!! Muito bem escrito !!!
    Tentei ler os comentários….tive ânsia de vomito…
    Mas, opinião deve ser respeitada….

  • Lucas Pinho

    Lançar versões novas pra Smartphones e 3DS ao mesmo tempo é um tiro no pé (impossível de competir), porém se viessem versões dos jogos clássicos da Nintendo seria um sucesso de vendas. Donkey Kong Country 1 2 3, Legend of Zelda a Link to the Past, Super Mario World…

    A propósito, esse foi o melhor artigo que li no Blog até hoje… Parabéns iLex!

    • Lucas Pinho

      Edit: E um controle fisico (tipo esses que tão na “moda” agora) com o visual do controle do SNES é uma boa também!

  • Vai ser perfeito, Mario e o novo controle Ace Power.

  • Rafael Valentim

    Ótimo post, porém… Em certas partes carece de outras informações, Nintendo está longe de estar mal… Vejo pessoas falando que a Nintendo está mal e que vai falir desde quando lançou donkey kong 3, que pra época não foi bem recebido, enfim, não sou fan boy, possuo um PlayStation 3… Gostaria sim de ver jogos no iPhone, mas essa garotada de hoje em dia tem que entender que jogo de verdade se joga em console… Smartphone pelo menos agora, não serve pra players HardCores… Enfim, só minha opinião… Consegui ler os comentários só até alguns, quando li que Nintendo só produz Mario e Pikmin foi a gota… As pessoas tinham que se informar melhor antes de espor opiniões ignorantes e sem fundamentos. Espero que a Nintendo se erga, e que encontre uma solução para os problemas, pq se os vídeo games estão aonde estão, devem muito disso a Nintendo, assim como todos os smartphones estão aonde estão, devendo a Apple, apenas minha opinião, de quem gosta muito de ler sobre games e sobre iDevices, só pra terminar, pokemon vendeu mais em dois dias do que um tal jogo aí que teve maior ” burburinho ” pro lançamento…..Nintendo ainda possui ótimos títulos !

  • Rodrigo

    se eles vivem tanto tempo no passado porque não usam o que ja deu certo como um NOVO zelda, star fox, metroid? Essas franquias infantis como animal crossing e kirby já deu tudo que tinha que dar no wii… até uma criança de 7 anos consegue ver o problema da nintendo hoje… a falta de jogos do WiiU, pq o wii nunca foi melhor que o ps3 e o 360 e vendeu tudo o que tinha que vender… a N acha que o wind waker em HD feito em 3 meses vai segurar o console até eles resolverem fazer algo que vale a pena como o mario kart novo e o super smash bros… tenho o wii mas nao tenho a minima vontade hoje de ter o WiiU…

    • Rodrigo

      obs. hyrule warriors NÃO É novo zelda

  • Angel

    Eu espero que a Nintendo acorde e se recupere… sempre fui muito fã dos seus consoles e para nós que crescemos jogando Mario no super Nintendo, ter este e outros jogos em nossos iPhones/iPads seria incrível!

  • Rodrigo

    Nintendo se resume a Nintendo3DS, como os portáteis jogáveis estão em baixa, ela está agonizando. Porque comprar algo só para jogar, se posso ter algo que posso jogar, ler, escrever, assistir videos e filmes, estudar, telefonar, filmar, tirar fotos e muitas coisas mais?
    O mercado de video-games se resume ao seguinte: (1) plataformas jogáveis (Xbox One e PS4) que servem também como media center na sala; (2) plataformas portáteis que servem para jogar e fazer muitas coisas “on the go”, ou seja tablets e smartphones.

  • Rodrigo

    Acho que a BigN está virando uma SmallN!!!

  • Rodrigo

    Será que teremos um WiiPad (não aquele treco que chamam de controle no WiiU) ou WiiPhone chegando???

  • Guilherme

    iLex,

    Abruptamente falando, Nintendo tem caixa pra mais 20 anos de fracassos. Diferentemente da RIM ou Nokia.

    Eles poderiam lançar pelo menos mais 3 Wii Us que estaria tudo bem.

    O problema da Nintendo foi lançar algo que o mercado não conseguiu compreender. Com nome confuso e inovações não tão obvias como as proporcionadas pelo Wii, o Wii U não conseguiu entrar na cabeça das milhões de pessoas que compraram o primeiro console (Wii).

    Além disso falta Marketing, na europa por exemplo o marketing da Nintendo é ridículo.

    O erro da Nintendo não foi e nunca será portar os seus jogos para plataformas mobiles, isso porque ela já tem um produto de muito sucesso, o 3DS e como foi o DS.

    Hoje as fabricantes de consoles estão buscando inovação que irão além de plataformas mobiles ou consoles de mesa, como a Sony está fazendo com o Playstation Now, que irá disponibilizar seus jogos em diversas plataformas de maneira (a priori) fácil.

    Sinceramente, smartphone e tablets são apenas mais um dos meios disponíveis para acesso a jogos e estão longe de serem os principais, jogue Limbo por exemplo no computador/PS3/xbox e depois jogue no iPad, a experiencia no tablet é medíocre se comparada a experiencia nos consoles/PC.

    O que todas as fabricantes estão fazendo (que é o que o comentário do Iwata sugere que a Nintendo irá fazer) é criar formas de conectarem seus consoles aos dispositivos mobiles para maior interatividade.

    • Wesley

      PERFEITO

  • Marcelo Linhares

    O artigo é falho, pois leva a crer que o fato da Nintendo estar ruim das pernas é por ter ignorado o mercado de celulares e tablets. Acompanho a área de games de modo sério e a causa da Nintendo não estar tão bem das pernas é bem longe disso.
    As outras duas gigantes dos games, Ms e Sony, também não lançam as suas principais franquias de games em celulares e tablets. Quem lança seus games em celulares são as softhouses que lucram apenas com software, como ubisoft, eletronic arts, etc.
    O que a Nintendo deve fazer no futuro, será lançar alguns complementos como uma maior conectividade dos games dela para quem usa os serviços sociais. Dificilmente veremos Mario, Donkey Kong e companhia em jogo exclusivo para celular. (No máximo minigames esporádicos que levam prêmios ao jogo principal do console).

  • James S.

    Eu já joguei Super Mario World em um emulador no iPhone, mas deletei na hora pois a jogabilidade ficou horrível, obviamente por não ter sido criada para o touch. Assim espero mesmo que a Nintendo faça a adaptação, com certeza eu compraria o app!

  • Sullivann

    Novos tempos. Seria muito bacana jogar Super Mario no iPad usando controle do PS3.
    Os jogos da Nintendo sempre foram muito criativos e bem executados. Acredito que eles seriam muito cuidadosos com a conversão para IOS ou Android. Seria uma compra certa!
    Ótimo artigo!

  • ubiratan

    Tenho o nintendo 3DS e não iria deixar de comprar nenhum jogo do Ds para o iOS, muito pelo contrário, compraria ambos. Fãs do Mário ou Zelda sempre comprarão seus jogos em todas as plataformas. Se fosse lançado os jogos clássicos no iOs seria algo sensacional.

  • Caio Cokero

    A Verdade é que a Nintendo vai Rachar de vender seus games na App Store e na Google Play. Vai vender muuuito mesmo os games. Agora quanto aos consoles ai a historia ja é diferente.

  • Tandder

    “A popularização dos smart devices não significa o fim das consolas. Não é assim tão simples,” disse Satoru Iwata, o presidente da Nintendo (via WallStreetJournal). “Não significa que devemos colocar Mario nos smartphones”.

    Fonte: http://blogs.wsj.com/japanrealtime/2014/01/20/nintendos-woes-dont-mean-game-over-for-its-consoles/

    Acredito que isso desmente qualquer chance de vê Mario em iPhones, iPads e iPods.

  • Julio

    Resumindo a Nintendo não vai dar o braço a torcer e vai lançar um smartphone, querem apostar !

  • Elison Ferreira

    A Nintendo anunciou hoje:
    Nada de games da Nintendo em Smartphones, porque isso iria prejudicar as vendas do Nintendo 3DS.

    Eu gosto da Nintendo, é a minha empresa favorita de games (a única, porque o PS4 e XBOX One são PCs gamers com controle (um Apple TV) e rede social) e eu não acho que vender jogos para iOS, Android e Windows Phone ira ajudar, acho que o que mais ajudaria é ela aprimorar o Nintendo Network com mais jogos exclusivos da empresa multiplayer online, modo de conquista em jogos, com sistema de medalhas (até o Game Center tem conquistas) remover a trava de região e fazer contratos com mais third party, para novos desenvolvimentos de jogos.
    A Nintendo esse anos tem grandes lançamentos como o Donkey Kong Country Novo, Smash Bros, Mario Kart 8, Project Cars, X, Bayonetta 2, Yarn Yoshi e esse ano anuncia o The Legend Of Zelda para Wii U.
    Com esses lançamentos pode ser O Ano da Nintendo, assim como o 3DS que teve um começo difícil e depois deu a volta por cima.

    E como muitos pensam, o Game Pad (controle tablet) não é pesado, ele é muito leve e confortável.

  • Guilherme

    Usando o gancho da matéria sobre o controle de PlayStation nos iPhones, já pensou quantas horas serão gastas só jogando os Clássicos que construiram nossos caráteres nos nossos amados gadgets? Sonho… ou realidade próxima? Mal posso esperar pra ver!

  • Henrique Mazzon

    Mario kart por favor!!! Kkkk

  • Guilherme

    Lendo esse artigo eu fico pensando, iPad vende muito, novos controle para iOS estão sendo lançados, vimos que com o jailbreak podemos usar até um controle de PS3 para jogar, imagina a nintendo não só vendendo jogos mas também controle de jogos para iPad, poderia ser até igual o modelinho do super nintendo, eu seria um que compraria na hora, ainda mais com a possibilidade de se usar uma apple tv para espelhar na tv ou para as crianças e adultos como eu numa viagem jogando com controle usando o iPad como “console” seria demais, esse tweak do controle de PS3 me convenceu a fazer o jailbreak! vamos nintendo faça isso!

  • Paulo Alves

    Também fico no aguardo destes lançamentos. Só não digo que compraria de cara porque não consigo imaginar quanto cobrariam pelo Mario ou Zelda. Mas com certeza iria pra fila dos desejados..

    Ótima notícia!

  • Eu compraria sem dúvida!

  • Alex

    “Errar é umano, permeneçer no erro é burrisse…”

    Rs.

  • santana

    deveria ter feito isso a muito tempo

  • Murilo Herrmann

    Eis que o futuro chegou!
    Super Mário RUN, e os próximos a caminho