Notícias

Apple começará a disponibilizar livros didáticos também no Brasil

Livros interativos

Em janeiro de 2012, a Apple lançou o programa iBooks Author, que permitia a criação de livros interativos para o iPad. Na mesma época, ela começou a disponibilizar na iBookstore uma seção especial para livros didáticos, voltada para escolas e estudantes. O problema é que, por muito tempo, este tipo de destaque era limitado à loja norte americana.

Isto mudou a partir de hoje, conforme um comunicado da própria Apple.

Agora Brasil e mais 50 outros países começarão a disponibilizar uma área na loja de livros especialmente dedicada aos livros didáticos interativos. Estes livros feitos especialmente para iPads, são interativos e fáceis de ter seu conteúdo sempre atualizado.

Ainda não há livros didáticos em português e por isso o destaque para esta área ainda não está disponível. Mas você pode conferir alguns títulos em inglês, gratuitos, neste link.

iTunes U

A Apple também liberou para o nosso país o Gerenciador de cursos iTunes U, que permite que escolas, universidades e professores independentes publiquem cursos na iTunes U, a área da loja dedicada ao ensino. Estes cursos também possuem um formato interativo, possibilitando a integração de documentos e permitindo que os “alunos” façam deles verdadeiros cadernos de anotações.

iTunes U

Algumas instituições brasileiras de ensino já estavam se aventurando no iTunes U, mas agora o benefício será aberto para mais instituições, além de permitir que produções independentes sejam disponibilizadas. A única coisa que precisa é um Apple ID.

As incríveis ferramentas e conteúdo disponíveis para iPad fornecem aos professores novas formas de personalizar o aprendizado como jamais foi visto. Estamos ansiosos para ver como professores de outros países criarão seus novos planos de aula com livros didáticos interativos, aplicativos e conteúdo digital enriquecido.

E aí, que tal disponibilizar seu próprio curso? 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Humberto Junior

    Finalmente!!!

  • Pedro

    O Marista São Luiz usa

    • Gilson Carvalho

      Ontem mesmo, eu tinha baixado o iTunes U, e fiquei pensando, “poxa! Podia ter uns livros em português” conhecidência demais que a Apple tenha anunciado isso hoje kkkkkkk

    • Caio

      Usa n! Tem no iTunes U mas ninguém usa!

    • Gisele Alt

      Bela iniciativa. Vamos aguardar e torcer para que na esse pública haja incentivos de uso!

  • Lucas Silva

    Rumo aos cadernos digitais…

  • Vítor

    Legal, vai ser muito bom.. Na minha escola foi adotado o ensino por iPads ano passado, mas os livros são em PDF, agr eles podem melhorar

  • José Pedro

    E quem ganha com isso é o nosso futuro… quanto mais acessível forem as novas tecnologias mas poderemos “prender” nossas crianças (nossa esperança de uma bom futuro para nosso país) no mundo da cultura e do apredizado… parabéns

  • Ciro Espitama

    Conheço autores brasileiros na área da saúde que já produzem livros com iBooks Author, mas ainda não foram publicados. Só posso dizer que são espetaculares. Creio que esse será o impulso que faltava para a popularização desse tipo de iniciativas. É nesse tipo de pormenor que o tão propalado “ecossistema Apple” se diferencia: a possibilidade de oferecer serviços e conteúdos únicos, de fácil criação e distribuição, com ampla difusão e custos competitivos. Nenhuma outra plataforma permite tais características.

  • André F. Pelegrini

    Era esta notícia que eu esperava ler por aqui há muito tempo!

    iTunes U é realmente um ecossistema diferenciado e que tem muito potencial para ser utilizado.

    Obs.: Creio que quem leia essa notícia e ainda não conheça o iBooks Author pode ficar frustada ao tentar baixar para o iPad sem saber que só funciona no Mac.

    Segue notícia do Blog explicando os recursos do iBooks Author: http://blogdoiphone.com/2012/01/apple-lanca-ibooks-author-nova-maneira-de-criar-e-distribuir-livros-interativos/

  • Roney Cezário

    Ótima notícia.

  • Carlos Eduardo

    Espero que algum grupo editorial tome a iniciativa para popularizar estes livros, porque infelizmente a maioria ainda enxerga os livros digitais como uma ameaça.

    Recentemente trabalhei em um projeto para um dos maiores grupos editoriais do Brasil e o diretor responsável pela edição de livros didáticos estava convencido de que os livros didáticos interativos eram uma forte ameaça a mina de ouro deles, que é a venda de livros didáticos de papel.

    • Raphaela

      Coitado. Se n mudar de pensamento em 10 anos já terá fechado as portas.

      • Imateus

        Eu prefiro livro Digital do que papel, além de que papel suja,rasga,molha,some isso e um dos motivos de eu ler um Livro digital, mas existe muitos poucos livro hoje no mercado digital comparado ao de papel espero que agora cresça mais e mais

      • Gabriel

        10 anos ? Tá sendo generoso…

  • Tadeus

    Coisa pra rico.

    • Imateus

      Tadeus hoje qualquer pessoa pode ter um Iphone,Ipad, as opções de parcelamento são imensas (eu discordo de uma família passar necessidades para comprar um iphone para seu filho dividido em 24x)

      • Tadeus

        Vou ter de discordar. Definitivamente não é qualquer um que pode ter um iPad – especialmente no Brasil.

        • Alexandre

          Tenho iPad no meu colégio e não é de rico, a mensalidade é barata até, uns 400 reais só

      • Amigo, não sei qual seu padrão de vida, mas pode ter certeza que para a esmagadora maioria deste país comprar um iPhone para seu filho definitivamente não está entre suas prioridades, nem de longe.

      • Rodrigo

        Distorção da realidade mode: on

  • luvialca

    Muito bom, iLex!

  • José Lucas

    Bem que a Apple poderia disponibilizar descontos especiais para as instituições de ensino que quisessem adquirir iPads para uso em salas de aula… Isso, com certeza, estimularia bastante o desenvolvimento não só de livros digitais, ma também de apps educacionais.

  • Tulio Medeiros

    Finalmente, irei com isto irei gerar conteúdo na área da informática para meus alunos.

  • themayreis

    Meu professor de biologia já estava usando um lovro interativo que ele mesmo escreveu no ano passado! É super legal!