AppleNotícias

Apple lança livros interativos para iPad, junto com uma seção para livros didáticos

A partir de hoje, a Apple disponibiliza livros mais interativos na sua loja. Com o novo iBooks 2.0, os livros ganham mais riqueza de imagens, vídeos e áudios, tornando o aprendizado mais interessante e produtivo. De quebra, ela começou a dedicar uma seção somente para livros didáticos (textbooks) na iBookstore americana, com obras que suportem este novo formato.

Os livros interativos (feitos com a ferramenta iBooks Author) são muito parecidos com o premiado aplicativo do ex-vice-presidente americano Al Gore (que faz parte do Conselho de Administração da Apple), o Our Choice. O que não dá para entender é que a empresa que o fez, a Push Pop Press, foi comprada pelo Facebook no ano passado. Será que vai rolar briga de patentes aí?

Seja como for, é ótimo poder contar com o ótimo formato, que realmente enriquece a experiência do leitor, colocando o conteúdo literalmente na ponta dos dedos.

Os livros, no entanto, só são compatíveis com o iPad. A categoria “Textbooks” nem aparece na iBookstore do iPhone e os livros feitos no iBooks Author não podem ser transferidos para ele.

Se você quiser conhecer como funcionam estes livros interativos, pode atualizar seu aplicativo iBooks no iPad e baixar uma amostra de um dos livros didáticos (por exemplo, o Life on Earth).

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • issacar

    cara… isso tá fantástico!!! imagina isso nas escolas??

    • Matheus Soares

      eu acho que essa é a intenção… será??

    • Matheus Soares

      Espero que esse formato de livro didático se popularize internacionalmente, e que no anúncio do próximo iPad, a Apple corte o preço do mesmo para facilitar a adoção deste material pelas escolas…

    • Rafael Barbosa

      No vídeo, “… it will make the students much more interesting.”. Pena que as escolas brasileiras são completamente avessas à tecnologia. Quebrar este paradigma vai ser bem difícil.

      • Lucas Coelho

        Ahhh, isso de adotar a tecnologia depende muito da regiao e acho q vai acontecer no Brasil sim. Pelo menos em Brasília, nesse ano já tem um colégio bastante famoso que colocou um tablet como material obrigatório na lista de material escolar. Acho q vai acontecer em outras escolas também em breve…O problema mesmo vão ser as escolas públicas. Além disso, difícil mesmo vai ser fazer os alunos não ficarem no facebook, twitter, blog do iphone, etc durante a aula!

  • Andrea

    O Life on Earth está na loja brasileira.

  • TiãoGavião

    Problema que para o iBooks Author publicar seus trabalhos ele pede uma conta no iTunes Connect 🙁
    Estou tentando fazer os passos a passos da Apple, espero que não seja aquelas: só para “Americaninhos” residentes.

  • Breno

    iLex, se eu fizer um livro com o iBooks author, bem simples como o que temos hoje em dia, antes do evento, posso usar no iphone?

  • Christiano Norremose

    Já tô vendo meus meninos na escola com toda esta tecnologia. Show!!! Já usei no iPad 2 e é coisa de doido. Bom também que iBook 2 tem um leitor de PDF perfeito.

  • Anderson

    Não precisa se conectar numa conta Américana não. Esses livros já tem na App Store aqui do Brasil já. Baixei na minha conta Brasileira mesmo.

  • Rodrigo Araújo

    Oi, eu tenho um iPad 2 e vou assinar um Netflix, e eu estou pensandoem comprar um adaptador de HDMI para iPad 2, será que vale a pena? Para eu assistir na minha TV. E outra coisa, será que vale a pena assinar Netflix ?
    Eu estou no Rio de Janeiro, e sempre eu via o cabo HDMI pro iPad, mas nunca me enteressei em comprar, e agora, que eu quero comprar não acho! Fui na Saraiva, na iDoctor, Planeta Virtual, entre outros…Na MacStore, tinha mas era R$190,00 e nao R$150,00. Nao quis comprar, apesar de ser diferença de apenas 30 reais.

    • Rodrigo Araújo

      Alguém pode me dizer onde há uma loja, aqui no Rio que eu possa comprar pelo preço do site? De preferencia, que nao seja na Barra da Tijuca, pois estou na Zona Sul. Me fale lojas na Zona Sul e no Centro. Obrigado!

      • Normalmente esse adaptadores tem na loja da fast, que são até mais baratos. Aqui em niteroi, no Plazza Shopping eu sei que tem, mas na zona sul tem um shopping que tem muita coisa, nao lembro o nome do shopping mas sei que fica do lado da antiga Terra Encantada!

      • Mauricio

        Na Saraiva Mega Store tem o cabo HDMI para o iPad, com o preço do site da Apple.

        • Rodrigo Araújo

          Já vi na Saraiva do Rio Sul e do Botafogo Praia Shopping, vou tentar ver a Saraiva do centro.

    • Monty

      Rodrigo, esqueça o cabo, gaste um pouco a mais, compre uma Apple TV e seja feliz!

      • Rafael

        Apoiado!

  • iZay

    Rodrigo,

    Investe um pouco mais e compra o Apple TV, tudo o que vc vê no ipad ou iphone irá espelhar direto na sua tv, sem cabos e tudo como magina, é mto legal! Eu tenho um cabo hdmi q eu usava pra conectar o ipad a tv com um conector q paguei 140,00 no mercado livre e agora com a Apple TV não tem fio não tem q conectar nada, vc vê tudo direto na tv, e com o netflix q eu já assino, ficou otimo poder assistir filmes direto na sua tv, qtos filmes quiser por 15 pila por mês, adeus video locadora e cabos q só atrapalham.
    Fica a dica.

    Flw!

  • Allyson

    Achei muito interessante os estudantes americanos usando o ipad e a interatividade é sensacional. Aqui no brasil vai demorar muito para o governo pensar em colocar tablets nas escolas publicas, alem do mais eles iam gastar muito com consertos porque essas crianças malcriadas nao cuidam muito bem de seus pertences, mas fazer o que né. Parabens para a equipe do Blog do iPhone, vocês arrasam!

  • Fernando quartarolo marques

    Parabéns ilex pelo sistema de expor o video, bem mais bonito do que o youtube, fora que o video é fantastico

  • Thiago Maia

    Versão do iTunes 10.5.3 atualizada para essas funções no iPad.

  • Monty

    Fantástico! Revolucionário! Bom ver que a Apple continua ‘mágica’. O mundo está cada vez mais legal, queria ter estudado nesses ibooks…

    (iLex, só sobre o Al Gore, ele faz parte é do conselho de administração, não? Não tem nem como ele ser diretor da Apple… 😉 )

  • E dicionário de português que é bom, neca…

  • Ariel

    Eu entendo que as coisas evoluam e blá blá blá. Mas não consigo achar interessante a idéia de substituir livros físicos pelos virtuais. Não acho prático. Prefiro livros físicos, vários abertos ao mesmo tempo sobre a mesa. Melhor do que apenas um aberto pelo iPad, sendo necessário fechar para abrir outro. Enfim, minha opinião, certamente poucos concordarão.

    • Facasan

      concordo… com a última frase

      • Monty

        Hahahhahaha, muito boa! Eu também!

  • Kaio Cesar

    Já abaixei….

    Simplesmente MÁGICO!!!!
    Agora minhas aulas do biologia molecular ficarão perfeitas!!!!

    E isso que é um textbook de teste…..

    Parabéns Apple!!!!

    • Monty

      A Dilma bem que poderia colocar uma boa universidade federal para desenvolver o conteúdo (sem ideologias e sem “nóis pesca os peixe” por favor!), aí contrata uma empresa de comunicação/design para fazer o iBook, o estado fica dono dos direitos autorais e distribui iPads para a molecada toda das escolas públicas! Seria fantástico, revolucionário, além de provavelmente economizar $$! #sonho

      • João Pedro Vianini de Paula

        O iPad é caro, e na mão dessa garotada só ia dar prejuízo.

        Então não sei se ia economizar mais tanto assim.

  • Seba

    Pessoal, eu não estou conseguindo baixar a atualização 10.5.3….
    Quais os benefícios que essa atualização nos trás?

  • Luiz Fernando

    Gostei bastante, bem interativo

  • LILIAN RUBIRA MARQUES

    O livro our choice de Al Gore está disponível para o Ipad 1? E em português?