Opinião

[opinião] E se o suposto “iPhone de plástico” fosse destinado apenas para a China?

iPhone low-cost

Confesso que a primeira vez que ouvi falar no rumor do “iPhone de baixo custo“, alguns anos atrás, não encontrei muita lógica nele. Afinal, a Apple já vende há tempos os modelos antigos por um preço menor, sem abrir mão de sua qualidade, e não teria lógica abandonar uma fórmula que vende bem para diminuir suas margens de lucro em algo inferior. Aí, quando começaram a surgir os rumores de um aparelho feito de plástico, a história fez ainda menos sentido. A Apple precisaria diminuir sua qualidade para vender mais, se a cada trimestre ela bate recordes de vendas?

Mas aí, inspirado em um comentário feito por um de nossos leitores, caiu a ficha: este modelo talvez seja destinado exclusivamente para a China, um dos maiores mercados mundiais.

iPhone popular

Antes de tudo, é importante deixar claro a visão deste blog sobre um iPhone popular.

No Brasil, infelizmente, é comum vermos muitas pessoas darem grande valor ao status, mais do que à funcionalidade do aparelho. Para muitos, é mais importante ter um iPhone porque ele chama mais atenção, não porque ele tem o melhor sistema operacional do mercado ou uma grande opção de aplicativos que ajudam no dia-a-dia. Para estes, vale mais a impressão que causará ao colocar o aparelho sobre a mesa do bar do que a utilidade que ele proporciona.

Bem, o Blog do iPhone não é feito para este tipo de usuário, pois acreditamos que o ideal seria que todos tivessem acesso ao iPhone, por considerarmos que ele ainda é o melhor smartphone do mercado, em relação ao sistema operacional intuitivo e com mais recursos para usuários comuns. Quem tem oportunidade de viajar para outros países sabe o quão “banal” o iPhone se tornou, e o número de aparelhos que se vê na rua ou no metrô é enorme. Lá fora, o iPhone é usado pelo que ele oferece e não pelo status que ele proporciona.

No Brasil, isto não acontece por causa do preço absurdo. Aqui, as operadoras não dão reais subsídios como dão para outras marcas, o que faz com que apenas os que reservam uma boa quantidade de dinheiro (ou parcele em diversas vezes) consigam adquirir o aparelho. É uma triste realidade, infelizmente.

Nossa opinião é que seria maravilhoso se houvesse um iPhone por R$1.000 (que não fosse modelo ultrapassado) para que o aparelho ficasse acessível a um número muito maior de pessoas. Quanto mais gente usar o sistema, mais a comunidade cresce, com mais investimentos e aplicativos nacionais. Todos só teríamos a ganhar com um iPhone econômico.

iPhone de plástico

Voltando aos atuais boatos de iPhone econômico, as notícias que iam aparecendo continuavam não fazendo sentido para mim. Um modelo de baixo custo, no meu entender, significaria um aparelho que tivesse menos funções, para baratear a produção, como fizeram com o iPod touch de 16GB. Um iPhone sem câmera, com processador antigo, de plástico, poderia torná-lo mais acessível para quem não quer gastar tanto em um smartphone. Seria uma perda de funções e qualidade, mas teria certo sentido.

Mas os rumores atuais não vão para esta direção. As traseiras de plástico que estão sendo divulgadas mostram claramente uma tela de 4 polegadas, com câmera, microfone traseiro e flash, coisas que encarecem ainda mais o aparelho. A economia então seria no que? Como fazer para que um modelo destes não canibalizasse as vendas do modelo “top” de linha? Eu mesmo, se tiver a oportunidade, comprarei para mim o mais barato, desde que rode o iOS normalmente.

A resposta é a China.

Apple ♥ China

O presidente da Apple, Tim Cook, enfatizou diversas vezes, sem meias palavras, que a China é o futuro. Tim sempre gostou do país asiático e no momento que este artigo está sendo escrito, ele está lá fazendo uma visita oficial, fechando acordos com operadoras. Coincidência?

O tal iPhone de plástico, ou como sugerem algumas imagens, o iPhone 5C (C de China?), pode ser proposto exclusivamente para os chineses, o maior mercado mobile do mundo. Lá, sem os impostos abusivos do Brasil, a ganância das empresas e nem a mentalidade elitista do brasileiro, o aparelho poderia chegar por um preço ultra competitivo e realmente se tornar muito popular. E ser popular na China significa vender mais que países da Europa e até Estados Unidos.

low-cost iPhone
Imagem criada em computador

Mas por que somente na China?
Justamente para não canibalizar as vendas do iPhone “normal” em outros mercados. Nos Estados Unidos o iPhone já vende muito bem e não teria razão para diminuir as margens de lucro oferecendo um aparelho de plástico mais barato. O objetivo é o consumidor chinês, que não se importa em comprar algo mais simples, desde que custe menos. E ao mesmo tempo expandiria o ecossistema da Apple no país, pois quem se torna consumidor do iPhone acaba com o tempo comprando iPads, iPods e Macs. Como estratégia comercial, seria algo bem astuto.

E por que não no Brasil?

Quando alguns sites internacionais começaram a citar que o modelo de plástico poderia ser destinado à países emergentes e incluíam o Brasil na lista, eu duvidei. Não que nosso país não seja próspero e emergente (e é), mas porque a ideia de um iPhone barato por aqui ainda me parece utópica demais. Seria fantástico, mas é difícil de acreditar.

E a própria postura da Apple não parece apontar para este sentido. A futura Apple Store do Rio de Janeiro será aberta em um shopping de luxo, com gerentes que já tenham experiência com este público. Os preços abusivos que se praticam em nosso país foi até matéria para alguns sites internacionais comentarem lá fora, mostrando como é muito mais difícil para nós, brasileiros, adquirirmos bons produtos do que para os estrangeiros. Ou seja, um iPhone de plástico, ao chegar em nosso país, dificilmente seria vendido por um preço baixo. Nem em sonho.

Conclusão

Um iPhone de plástico, mais barato, para ser vendido junto com o iPhone normal, nunca fez sentido para mim, pois a Apple ainda não está desesperada para baixar a qualidade dos produtos em busca de aumento nas vendas. Mas se ele for destinado apenas para o público chinês enquanto o resto do mundo continua com o mesmo aparelho padrão, faz muito mais sentido. E explicaria também a insistência de Tim Cook em negar que a Apple esteja pensando em propor um modelo mais econômico para todos.

Portanto, você que é brasileiro e sonha na chegada do iPhone econômico para poder ter o modelo de última geração… Eu não alimentaria tantas esperanças.

A resposta definitiva para todos estes questionamentos, saberemos em setembro.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Douglas Gondim

    Ia ser muito paia :/

    • Deco_Rio

      Acertaram na mosca iLex! Aposto 99% de chamces que sera esse o futuro mesmo! Parabéns pela materia!

    • JanjaBoy

      Não, não ia ser paia não!

  • Valdir

    iPhone de baixo custo é o iPhone 4, e os MP13 que tem por ai !

    • iWes

      Só por que você deve ter um iPhone 5 acha que tem direito de falar que o 4 é de baixo custo meu caro? Não vi nada de “baixo custo” quando comprei

      • Bruno

        Iwes, creio que ele se referiu ao iPhone 4 como “baixo custo” em relação ao iPhone 5… E não que ele tenha uma qualidade ruim…

        Analisem mais os comentários antes de criticar, chingar e etc…

        • Caio

          Xingar 😛

        • Jrobertojunior

          Exato, nenhum iPhone é de baixo custo, e sim barato em relação a outro.

      • Yan

        Pessoas que não entendem os comentários e já querem comprar briga.

        • Bruno

          Pois é, muito chato isso… Não custa nada ter um pouco mais de compreenção…

          • Luciano Assunção

            Espero que você não se sinta ofendido com o comentário que vou fazer, mas você cometeu uns erros meio grotescos de português, como “chingar” e “compreenção”. O correto é Xingar e compreenSão. Fique atento a isso, pois estes erros podem te prejudicar um dia. Abraço!

            • Bruno

              Muito obrigado! Falta de atenção minha.

          • Michel B.

            Compreen”ç”ão… Tá Serto (Y)

        • Pedro

          o Comentário do iWES demonstra exatamente a postura dos Brasileiros, ele ficou ofendido quando achou que chamaram o iphone dele de baixo custo… afinal… ele pagou caro! olha o status de pagar caro e poder demonstrar p outros que EU TENHO….

          • Carlos

            Excelente! haha Nao poderia descrever melhor

      • Carlos

        Desculpe amigo, mas não se equivoque com opiniões diferentes..
        Eu por exemplo paguei 50% a mais em um iphone 4 do que futuramente fui pagar no 5.
        preços que paguei:
        IPhone 4: R$1.800,00
        IPhone 5: $678,00

        Me desculpe, a questão de baixo custo aqui é pagar imposto ou não.

      • Giovanni

        Não fique chateado, o 4 é um aparelho espetacular, existem o 4s, 5 e virá em breve outro em setembro, mas para quem tem qualquer um destes ainda esta muito mais avançado que qualquer Android e demais a mais o 4 e 4s são lindos né? eu tenho um 4s e não pretendo trocar nos próximos 2 anos.

  • jonataspereira83

    é…. só em setembro mesmo…. creio que teremos GRANDES surpresas…

    • Bruno

      Estou mais ancioso pelo IOS 7… kkkk
      Será o que mais me atrairá durante o evento…

  • Leonardo

    Excelente matéria iLex! Depois que eu li, agora tudo faz sentido em relação ao iphone C.

  • Valdir

    Acho que é primeira vez que estamos torcendo para um rumor ser totalmente mentira, mais com as mancadas que a Apple tem dado eu nao falo nada ;/

    • Rakdos

      Por que estamos torcendo pra ser mentira? Se lançarem um iPhone de plástico, os gnomos da Apple entrarão nas casas durante a madrugada pra trocar a traseira dos iPhones de alumínio?

      • Daniel Campos

        Eu ri.

      • Leo Freitas

        HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHHAHAHA. “Gnomos da Apple”. Hahahaha Imaginei a cena.

  • Bruno D.

    Realmente faz bastante sentido a teoria, nunca tinha pensado por este prisma.
    Vamos ver o que a apple tem na manga!

  • RodrigoSamuel Ribeiro

    clap clap clap

    • RodrigoSamuel

      Acabei de descobrir que o sistema de comentários do blog não aceita os emojis do iOS. 🙁

      Tudo o que eu escrevi depois do emoji foi ignorado.

      “Não costumo fazer este tipo de comentário mas: parabéns, excelente artigo!

      Tão bom que até me convenceu do assunto que trata.

      • Os comentários aceitam, mas é o Windows que não é compatível.
        Se eles forem lidos em um dispositivo iOS, aparecem normalmente.

        • RodrigoSamuel

          No meu não está aparecendo: pic.twitter.com/wlpe7i2C6D

  • Rafael

    Confesso que fiquei mais tranquilo, fez muito mais sentido para mim lançar um modelo mais barato so na China.. Espero de VERDADE que a Apple nao comece a seguir (mais) tendências ao invés de comanda-las -.-

  • Eduardo Aguiar

    No Brasil fica difícil ter algo de baixo custo, já que, como você citou, o brasileiro tem a mentalidade de comprar por status e não por funcionalidade e não é só em celular não… aí as empresas aproveitam essa máxima e jogam seus lucros lá em cima, aliado aos impostos, seria impossível um iphone de baixo custo.
    OBS: Maiores mercados mundiais do mundo ficou um tanto quanto redundante.

    • Nossa, ficou horrível mesmo a frase. Já foi consertada. 😉

      • Valdir Medeiros

        Ainda acho que o “C” do 5C se refere à “Clean”. Faz bem mais sentido!

        • João Pedro Vianini de Paula

          Ou Colors porque ao que parece vai ser igual ao iPod Touch 5, com opções de traseira colorida.

          • Danilo

            Tô apostando em Colors também.

          • Rafael

            Boa! Colors, apostado.

        • Marcos

          Para mim faz mais sentido C de “Cheap”:)

          • Vinicius

            Pra mim o C é de C|_|, cada um vai poder ter o seu!!

  • Danilo

    E se o objetivo for fazer um iPhone com opções de cores somente? O C não poderia ser de colors? E com preço não muito mais barato do que o atual. Com foco em jovens que não querem um aparelho mais caro… Muitas possibilidades.

    • TiãoGavião

      Não, é para combinar com a banda que vai fazer a divulgação no lançamento: Restart 😛

      • Danilo

        Restart NÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!

  • Rodrigo

    Ótima matéria..

  • Caetano Milord

    Como o iLex mesmo disse, varias empresas vêem o Brasil como um mercado de altos lucros e baixa qualidade!

    Eu realmente espero que esse iPhone de plástico seja realmente só pra China, pq eu não duvido nada, e se fosse outra empresa, que eles lançariam um mais barato no mesmo preço de um iPhone 4 e tiraria o 4 de jogo, aumentando o lucro…

    Mas vai saber né? Setembro ta logo aí!

    • Maurício

      Será que o iPhone 4 vai ser descontinuado a partir de 2014 e o iPhone 5C vem aí pra ocupar o posto de aparelho mais barato? pode ser né…

      • Caetano Milord

        Foi exatamente o que eu pensei… E manteria o preço do 4 no 5c, aumentando o lucro.

        Só espero estar enganado! Heheheh

  • Bruno Pini

    Concordo com o iLex. O ideal seria a possibilidade de acesso a bons produtos por todos, o que popularizaria a plataforma e traria uma serie de benefícios. Mas a mentalidade do brasileiro está longe disto, e utilizar um telefone como símbolo de status na verdade é muita pobreza de espirito.

    • Diego Silva

      Eu conheço gente que usa o iPhone por status,se exibe e tal !! Aí tu pergunta o q a pessoa faz,ela só tem Rede Social,se for pra usar rede social compraria outro qualquer,mas muitos gostam de ostentar é muito triste isso mesmo !!

    • Bruno

      Infelizmente…. Se perguntar pra uma pessoa o que é IOS ela não vai saber responder….
      Esses dias eu passei em um shopping aqui em São José dos Campo e tem uma loja autorizada Apple, entrei (fui ver o que ofereciam), quando me deparei com o seguinte cartaz “Atualização do firmware R$100 . kkkk Ai eu pensei: “é brincadeira né??” … Ai eu perguntei pro gerente: “vocês não tem vergonha de oferecer um ‘serviço’ que é tão banal por um preço tão caro?” e sabe o que o infeliz me respondeu?? “Enquanto tiver gente que pague, nós continuaremos vendendo” … Conclui-se que a falta de informação gera lucro aos “espertos”….

  • GT

    A Apple vende cada vez mais mas está perdendo mercado, uma vez que as principais concorrentes (que tem smartphones de baixo custo) vem tendo resultados melhores…

    • Cara, não deixe se envolver pela mídia paga. O iPhone ainda é o aparelho que mais vende e a Apple é a empresa com a maior margem de lucro do mundo da tecnologia. Portanto, você está afirmando sem dados reais.

      • Rodolfo Matos

        Um dado que andam divulgando por ai é o numero de smartphones vendidos pela Apple em comparação aos concorrentes. Claro que a Samsung por exemplo vende mais smartphones que a Apple, olhe a variedade de modelos e diferença de preços. Agora faça uma comparação modelo a modelo: iPhone 5 e S4; iPhone 4s e S3; iPhone 4 e S2. Você vai perceber que a apple ganha tanto no numero de aparelhos vendidos quanto no volume de vendas, os outros modelos da Samsung por exemplo nunca foram concorrentes do iphone.

      • João José

        iLex, concordo quando voce fala em margem de lucro, mas no dia 27 saiu um artigo na forbes com alguns dados que no mundo corporativo chamam atenção!

        O nome do artigo é “Interesting Number: Samsung Now Beats Apple As World’s Most Profitable Phone Maker”.

        Embora o autor deixa claro que são estimativas, já que as próprias empresas não apresentam esses números de maneira oficial, é algo que chama atenção pelo fato da Apple ser a lider nos ultimos 3 anos e a sangsuga coseguiu superar agora.

        Como todos sabemos, o Tim é mais voltado para negócios e resultados, será que isso não está fazendo com que as coisas sejam revistas na Apple?

        Afinal, qual o mal em ter um Smartphone com o “state of the art” da tecnologia, com as principais inovações e novos recursos (por exemplo sensor biométrico e NFC que são fisicos e encarece o produto) e outro sem esses elementos que para 95% dos usuários não faz sentido?

        Resumindo: A Apple continuaria inovando e criando tendencias, mas, teria uma opção para agradar o mercado, sem impactar na experiencia do usuário!

        Não sou especialista e posso estar falando besteira. Mas é algo que chamou atenção!

        Abraço!

    • Lucas GB

      correto, por isso que as fabricas da Ferrari estão fabricando Uno Mille agora…

      • Mas também né cara, a Ferrari ta um pouco complicada nos ultimos anos né :p lkk

  • Jorge Junior

    Para fazer sentido, esse iPhone 5C teria que chegar no Brasil a um preço de, mais ou menos, uns R$750 a R$800 no máximo, já que o iPhone 4 está por R$900 e pouco atualmente. Então, como diz o iLex… utopia, meus amigos… utopia…rs

    • Diego Silva

      Vc Quis dizer 5S né mano !! 5C não

      • GC

        Ele quis dizer 5C msm.

      • Juliano

        Mais um que não leu o post…

        • Daniel

          só faltou o “3…2…1 baixando”

  • Dennis

    Bom, eu nao concordo muito com o raciocinio feito nessa reportagem, realmente o Iphone é o TOP dos aparelhos, nao precisa fazer um modelo para baratear. Mas partindo do principio que a Apple é uma empresa e toda empresa visa lucro, acredito sim que a Apple esteja interessada em lancar o Iphone barato no Brasil tb, ja que é SIM um mercado muito BOM, MESMO com esse preços absurdos que colocam nos aparelhos.
    Hj vejo muitas pessoas com o Iphone, alguns modelos antigos, outros menos antigos, pensando em DINHEIRO vejo o Brasil como uma potencia pra Apple lancar no Brasil o Iphone barato e consolidar no mercado Brasileiro, como é a Samsung aqui no Brasil.
    Talvez sim esse ano nao apareça esse aparelho aqui no Brasil, chegando somente em 2014, é esperar pra ver …. Somente em Setembro iremos ter uma resposta

  • Gabriel

    Eu não consideraria nem até hoje de maneira alguma aquele MacBook de policarbonato um produto de baixa qualidade, pelo contrario. Nunca vi um notebook de plástico bom como aquele nem até hoje em dia.

    Confio na qualidade dos produtos da Maçã.

  • Diego Silva

    No Brasil,nada que vem de fora é Econômico,logo,esse iPhone custaria muito caro aqui,na base de 1800 reais !!

  • TiãoGavião

    Tomara que vc tenha razão…Samsung de plástico, opss….iPhone de plástico para eles!!
    “mentalidade elitista do brasileiro”
    Adorei :P, é de comer ou de beber?! 😀

  • Marcelo Ferraz

    A própria Apple poderia contribuir para diminuir a elitização no Brasil, comercializando o iPhone a preços menores em sua loja online, e com isso forçar o preço pra baixo.

    • zigfrid

      Claro, se for como ela tá fazendo tá dificil.

      Lança o iphone 5 mais caro do que na mesma época do ano passado, e olha que em maio de 2012 já dava pra comprar iphone 4s de 32GB a vista por 2060 reais.

      E que me lembro o Macbook air foi pra R$ 4.199,00, sendo que ano passado antes de vir o black friday tava por volta de 3600 (durante o feriado tava 3000 a vista, perdi aff).
      E não me venha com alta do dolar.

  • Victor Lucena

    Muito boa a matéria!

  • @ReiVersuri

    iPhone 5C na China com “C” de China.
    iPhone 5C no Brasil com “C” de 5x mais Caro.

    • Mel

      Vai ser iPhone 5C de colors.

  • Wellington Alves

    Quem acha que se a Apple mantivesse o iphone 4 como aparelho popular não afetaria sua imagem está enganado. Faz muito mais sentido ter um aparelho alternativo para não competir com o público que valoriza o status de ter um iphone.
    Explicando melhor… imagine se a Ferrari vendesse seus modelos antigos mais parato para que clientes menos milhonários tivessem acesso. Certamente a marca perderia o status de exclusividade e os atuais clientes não iriam gostar de ver uns menos ricos andando de Ferrari, ainda que fosse modelo antigo, afinal a marca estaria sendo usada por todos.
    Da mesma forma não é interessante manter modelos antigos com preços baixos, isso sim desvalorizará a marca, além de encarecer a produção, uma vez que os conectores novos não poderão ser usados.
    Mas tenho certeza que esse modelo alternativo venderá muito fora da China, afinal muita gente vai dar um jeito de importar!
    Já pensou que irônico? O iPhone de plástico acabar virando sinal de status no Brasil já que pouquíssimos terão? rsrs

    • Tiago Aquino

      Na boa, iPhone nao eh status. Senão os concorrentes na mesma faixa de preço também seriam. Eh caro (aqui e lá fora) pela qualidade do aparelho (que eu acredito também serem as ferraris). Ultimamente eu ando achando o iPhone até bem popular. Nos EUA ninguém se impressiona por que alguém tem um iPhone. A Apple nao tem ESSE objetico

    • Gilvan

      Infelizmente concordo com voce.

    • O erro de muitos brasileiros é realmente acreditar que iPhone e Ferrari estejam no mesmo nível.
      Parece que, para alguns, comprar um iPhone alivia o sentimento frustrado de não poder comprar uma Ferrari.

      • Tarilonte

        Que triste situação a de uma pessoa que precisa possuir um bem material para se sentir valorizada.
        De fato, isso evidencia um complexo de inferioridade em grau patológico.

    • Guilherme Paula

      Iphone da tanto status que aqui em Luanda, Angola onde estou trabalahndo o iPhone é o que se mais ve nas ruas! É o aparato do momento. Todo mundo tem! 90% da população não tem comida em casa, mas iPhone tem. rs

  • Gilvan

    Tenho notado que a Apple sempre vende iPhone de modelos anteriores aos novos um pouco mais barato. Talvez essa seja uma tática para não precisar baixar os preços desses device. Com isso ela poderia jogar o preço dos novos, top,nas alturas, e os anteriores pelo mesmo valor, e quem quiser compra um mais barato a opcao passaria a se o iphone de plástico.

  • Silvio

    Acredito que este iPhone de baixo custo seria para substituir o iPhone 4 e 4s à venda que são ótimos aparelhos porém com custo alto pela qualidade do produto, seria mais pela questão da tela das gerações passadas serem de 3,5 pol., sendo que o atual é de 4 pol., colocando assim esses iPhones coloridos de 4 pol. no lugar das anteriores, assim diminuindo a fragmentação do tamanho de telas e para novos aplicativos que vão surgindo não precisarem ser compatíveis com ambos os tamanhos de telas. Infelizmente, muita das coisas nos dias de hoje tem data para ser descontinuado, visto que algumas das funções no iOS (exemplo do AirDrop que mesmo no 4S não é compativel) que existem nos atuais iPhones, poderiam rodar normalmente em versões anteriores sem problemas mas que não são incluídas nas versões anteriores para forçar a compra sempre do novo. (Obs: calma isso é apenas uma opinião que eu tenho e o que eu acho apenas hehe :))

    • Estan Duarte

      Também acredito que a Apple esteja empenhada em um aparelho para diminuir a desfragmentação de aplicativos, oferecer aparelhos com baixo custo de produção e com hardware semelhante ao 4S, que assim como o iPod Touch 5, se manteriam atuais com todas as funcionalidades.
      Seria um aparelho TOP, atual, ao mesmo tempo com preços de venda semelhante ao 4S, ainda traria opções de cores, as massas.
      Daria um tapa na concorrência.
      E o iOS como sempre mantendo o nível primoroso do smartphone.
      AirDrop foi uma sacanagem da Apple…

  • Alex Figueiredo

    Um iPhone de baixo custo no Brasil, não teria um signicativo baixo custo, pois se tratando de um produto estrangeiro, os imposto seriam altíssimos para tentar que a população compre produtos nacionais

  • Maurício

    Seria ridículo de qualquer forma. Mais um aparelho pra Apple “perder tempo” enquanto poderia estar investindo em melhorias para o (verdadeiro) iPhone. Eu ainda acho mais provável que essa peça de plástico seja referente ao novo iPhone (5S ou 6) a ser lançado em setembro (até porque o Tim Cook deu como justificativa para a não fabricação de outro iPhone, alguns meses atrás, o fato de que a produção de um celular como o iPhone é por demais complexa e toma muito tempo da Apple – ainda que destinada só a um país, seria necessário gastar tempo com ele, desde a criação até a fabricação.

    • Overlord

      Bom, se tu leres em vários sites especializados sobre a Apple, irás encontrar notícias falando que este “iPhone 5C” (C de poly”c”arbonate, talvez?) seria bem mais fácil de montar que os modelos atuais.

      Então, a questão da montagem está descartada.

  • Emanuel

    Bom texto Ilex. Faz sentido. Essencialmente, uma boa penetração em mercados superpopulosos como China e Índia pode ser comercialmente mais vantajoso do que todo o resto do planeta junto. No entanto, caso o artigo se torne realidade, quanto tempo você acha que será necessário para que esses 5C cheguem a todos os outros mercados mundiais? Se depender dos Chineses, bem rápido, eu diria. A menos que houvesse também restrições geográficas para o unlock do aparelho, ou um iOS especial com opções de idioma apenas restritas à China e adjacências.

  • Marcus Alcazas

    Se for confirmado, o Brasil terá não somente o iPhone mais caro do mundo como terá também o iPhone mais barato mais caro do mundo.

    • zigfrid

      Chegando ao ridículo de ver o preço do iphone mais barato no brasil ser mais caro do que o iphone mais caro do estados unidos.
      Só pra chorar mais, isso é a mais pura verdade, pois iphone 5 16GB no brasil custa R$ 2159,00 a vista (apple store) e no EUA o iphone 5 64GB custa R$ 2129,00 (levando em conta preço do dolar 2,28 e preço em dolar com imposto de 10% no aparelho).

      • Gabriel

        Repito: é assim porque tem quem compre. E a maioria que reclama aqui são os mesmos que estarão na fila de madrugada pra comprar, e reclamam também quando não conseguem pagar esse absurdo.

        • zigfrid

          Paguei 2045 reais num iphone 4S em maio de 2012 qdo abaixou, eu sou um que esperou pra comprar.

          • zigfrid

            esqueci de falar 2045 reais num Iphone 4S de 32GB.

  • Leonardo

    Muito boa matéria!

  • Afonso

    iPhone 5C = iPhone 5 Cheap

  • Yan

    Seguindo essa logica do nome o próximo iPhone ainda vai continuar com o “S” (iPhone 5S), já que não faz sentido a Apple lançar um smart novo com um número antigo.
    Se o próximo iPhone fosse 6, esse de plástico deveria ser iPhone 6C.

    • Danilo

      WHAAATTT??!! O.o

      • Yan

        Esse “whaaat?” foi porque:

        ( )Você não entendeu
        ( )Meu raciocínio tá errado
        ( )Você não gostou da ideia da Apple
        ( )Outros

        não entendi direito essa resposta sauhuahs

        • SamuEX

          Yan,
          Eu entendi seu comentário e acho ele bem pertinente.
          Porém se a Apple considerar que o lado de cá do mundo tem um problema sério com prepotência, talvez, para não ferir os egos inflados, ela lance sim um iPhone 6 “caro” e o iPhone 5C “barato” ,na China, para que o povo daqui continue se sentindo superior.

          A partir de agora passo a não duvidar mais de nada.

  • Leo Negrisoli

    Acho zoado quando leio “Aff o iPhone vai perder a exclusividade se tiver um modelo de baixo custo”. A pessoa compra o iPhone 5 de 64GB e acha que deve desmerecer o cara que tem grana pra comprar um iPhone por R$ 999,00 (?).

    Esse pensamento é um dos mais egoístas que eu já vi, ainda mais se tratando de um celular

  • Cláudio

    Eu não sei do iPhone 5C mas a idéia proposta pelo site faz sentido.
    Tem uma grande chance de se tornar real.

  • Bruno

    Ok, iPhone destinado ao publico chinês. Agora me diga o que mais os chineses gostam de fazer? Exportar!!! Eles exportariam para o resto do mundo. Não haveria nenhum probabilidade de o “iPhone 5C” ficar somente por lá. Sem dizer o interesse dos demais países em importar um produto ainda mais barato.
    Acho muito improvável a criação de um iPhone apenas para uma nação isolada.
    Na minha opinião se realmente lançarem um iPhone de baixo custo será como a Samsung fez ao criar o SII lite, ou o SIII mini. O valor do aparelho diminui, mas a rapidez no processamento, resolução das câmeras, carcaças, memória, etc tbm ficam inferiores.
    Assim o consumidor terá a possibilidade de adquirir um aparelho atual mas de menor custo, porém com desempenho reduzido. E para quem tem um iPhone 4, 4S ou 5 e que já conhece o desempenho dessas maravilhas, dificilmente estará optando por comprar um inferior.

  • Overlord

    Pois é.

    Eu também não conseguia entender esta “ânsia” da Apple em desenvolver este modelo.
    Só caiu a ficha depois da enxurrada de notícias sobre a Apple e a China:

    Também gostaria que o iPhone de plástico viesse para cá… mas sabemos como as coisas funcionam no Brasil.
    Se bobear, as operadoras brasileiras venderão o “iPhone 5C” pelo preço do atual iPhone “de luxo”.
    E o modelo “de luxo” subirá ainda mais de preço.
    Conclusão: além do iPhone não se popularizar, ainda continuaríamos a pagar muito e, agora, por um modelo “de plástico” ao invés de alumínio ou materiais mais nobre.

    Por sinal, é padrão aqui no Brasil pagarmos muito mais caro e ainda por produtos “capados” de recursos e funcionalidades. Exemplos clássicos: TVs e automóveis.

    Enfim, esperemos pelo final do ano.

  • Luís Martins

    Achei o texto bom e os argumentos válidos. Porém ainda acho que seria uma postura meio estranha por parte da enpresa, tanto um iPhone mais barato, quanto um produto exclusivo de algum país. Posso estar enganado, mas não lembro de nenhum aparelho esclusivo de certo país ou região. Ainda assim é possível que aconteça.

  • Ernandes

    De fato, faz todo o sentido mesmo.

  • Davi

    Acredito que seja uma versão alternativa do iPhone 5, nao exatamente um baixo custo, até pq nao faria sentido chamar ele de 5 se nao é um dos últimos
    Outra prova disso é que ele é praticamente igual ao 5 pelas fotos, talvez a diferença fique por pequenas modificações no alto falante, câmera e o grande diferencial seja pelas diferentes cores(colors). Isso nao faria exatamente canibalizar o 5 pq a arquitetura seria praticamente igual e só atingiria um publico diferente

  • Algus Helm

    Nada contra um iPhone pé-de-boi… desde de que mantenham a venda do iPhone comum. Quanto mais gente tiver mais fácil será doa preços abaixarem a longo prazo.

  • Pedro Derbli

    Fantástica a matéria, parabéns.

  • Fabio Zenari

    Ilex foi a melhor análise e o comentário mais inteligente que li a respeito desse rumor, partilho da mesma opinião sobre a usabilidade e qualidade do iphone que vai muito além de status, no meu dia a dia é fundamental para mídia, e-mails, programas de músicas, trabalho, edição de fotos entre tantos outros.
    Parabéns ao Blog mais uma vez com base e fundamentos no que posta!

    • Walter

      Concordo Fábio, uso meu iphone profissionalmente ( tenho estúdio digital de produção para rádio e TV) e p iphone se tornou o ” coração” do estúdio. Ele é muito mais poderoso do que se imagina!

  • Leandro

    É… Agora acho que é verdade!

  • Eric Braga

    Acho que vai além de preços menores. As notícias de acidentes envolvendo iPhone na China pode forçar a Apple contornar a tendência da maioria chinesa em usar carregadores de baixa qualidade. O plástico é isolante elétrico e evitaria que as perturbações elétricas na rede sejam passadas para os usuários.

  • Diogo

    Queria um iphone de fibra de carbono

  • 4l3XK1

    Sou mais um xiaomi m-3 que qualquer outro num futuro próximo.

  • gutuh

    Belo texto.
    Agora realmente faz muito sentido!

  • Guilherme Limas

    A Samsung vende aparelhos, o Google vende serviços, a Apple vende aparelhos e serviços, tudo que envolve uma estrutura de iPhone, iPad, iPod… é controlado pela apple, então dessa forma faz muito sentido que seja feito só para a China, até porque não é reduzir o lucro na venda de aparelhos e sim, na minha opinião, vender mais serviços (aplicativos, musicas, filmes, entre outras infinidades que a Apple disponibiliza) se isso concretizar acho que será uma ótima jogada da Maçã!

  • Wilsians Humphreys

    Entao teremos iPhones…
    – iPhone 5B ( Brasil )
    – iPhone 5C ( China )

    • zigfrid

      E será mais capado que o C, e o mais Caro iphone tbm.

  • Eloiza

    Faz muito sentido…

  • Renato

    A minha pergunta é?
    Como fazer um iPhone mais barato, em larga escala para abastecer o mercado chinês e impedir que ele vaze para o resto do mundo?
    Não concordo que seja um iPhone específico para a China, seria loucura a Apple tentar restringir um aparelho para um único país, em pouco tempo hackers encontrariam um meio de burlar algum bloqueio imposto pela Apple e isso sairia totalmente ao controle da Apple, porque como já foi dito aqui várias vezes, iPhone só é sinal de status no Brasil, os outros países dariam preferência para o iPhone chinês por ser mais barato.
    O Tim Cook já negou a existência de um iPhone mais barato. Acredito que pode ser uma linha nova, a C (colors), apostando no público mais jovem, uns US$50 mais barato, apenas por conta do material externo que baratearia um pouco o iPhone mas por dentro seria idêntico aos iPhones com teaseira de alumínio, ou seja, o próprio mercado iria ditar a preferência, se o iPhone C vendesse mais não seria problema para a Apple, pois o custo tb foi menor.

  • Lucas Guilherme

    Acredito nesse post! Parabéns, realmente faz sentido, mas temos que realmente aguardar Setembro chegar.

  • Bruno Pedro

    Ja tinha passado isso pela minha cabeça. Porém fico pensando qual seria a manobra da Apple e das operadoras chineses para que esse aparelho não saia de dentro da China.

  • João Gabriel

    Apesar de ainda achar pouco provável um iPhone desses chegue ao Brasil (e ainda por um preço justo!), como você mesmo comentou iLex, compraria numa boa. De certa forma, até preferiria ele ao convencional para uso intenso (quem já teve muito prejuízo para consertar vidros quebrados do iPhone 4/4S entende).

  • Ivo Brasil Filho

    Faz sentido ser somente para a China e o site americano da Amazon estar vendendo cases para o 5C ? A Amazon não venderia cases para um aparelho específico para poucos países.

  • carlos

    5C de CHEAP

  • Arthur Simon

    Acho bem bom também. Caso realmente haja um, e rode perfeitamente o iOS, como bem disse o iLex, não me importo at all com uma traseira de plástico. Pagaria perfeitamente mais barato. 🙂

  • Madmediphone

    Amanhã vai ter um monte de sites “especializados” dando a noticia do iPhone 5c como certa só para a China

    • Emerson Leite

      techtudo o que?

  • Raul

    Bom se a historia fizer sentido, haverá um bloqueio pra ser usado somente na China imagino eu

  • Judson

    Realmente o iPhone 4 está com um custo benefício espetacular, aparelhos de outras marcas com especificações parecidas estão com valor semelhante… E esse foi o ponto final que me fez comprá-lo.

  • Emerson Leite

    3…2…1 baixando

  • A minha teoria é, esse iPhone será exclusivo do Brasil com o 5C significando “Colors” porque será uma linha especial para as fans do restart, já que eles perderam territorio para as novas modinhas :p

  • Luis Felipe

    Não acho que seja 5″C” de China, deve ser de “cheap” ou “cheaper” (barato ou mais barato). Outra coisa que eu discordo, é que na minha opinião o Brasil é sim um bom país para se lançar o 5C, mas enfim… só setembro kkkk

  • Eduardo

    Não acredito que seja possível, mas mesmo assim, ainda espero que seja verdade e venha de fato esse iPhone de baixo custo.

  • David mendonça

    Olá pessoal, tô um pouco distante(RN), mas sempre que posso leio o blog,acho bastante lúdico, e quanto ao Iphone de “baixo custo” é esperar pra ver, creio que a Apple está bastante focada na China e o seu interesse em o número de pessoas que utilizam ios já está bastante aparente.

  • Yujo Rodrigues

    Um iPhone de plástico pode ser sim parte de uma estratégia da Apple para conquistar parte da fatia de mercado quem hoje está na concorrência. Quem tem condições econômicas pra ter uma iphone full price hoje já o tem e nem todo mundo precisa atualizar o telefone, pois muitas vezes os recursos já existentes atendem perfeitamente. O quão revolucionário serão os seus próximo produtos a ponto de levantar a necessidade de substituição? Inovação também tem limite.
    Mas então por que não ampliar o horizonte, vender para as massas e ganhar em escala? A Apple não ganha dinheiro só vendendo hardware, tem a fatia da app store e itunes. Se ela ampliar ainda mais o seu market share de smartphones vai aumentar sua receita receita com apps e músicas.
    Eu apostaria em mudanças pra Apple continuar mantendo sua projeção de crescimento esperada pelos investidores. Empresa tem que dar lucro. Ela sempre vai ter o modelo top de linha pra quem faz questão de ter o melhor produto e pode pagar por isso.
    O modelo econômico do ponto de vista de custo pode não ser tão mais barato pra fabricar em relação ao mais completo, a questão é que um iphone de plástico pode ser uma boa desculpa pra vender um modelo mais barato, mesmo se a margem de lucro for menor.

  • Renato

    O C também pode ser de Classic, remetendo ao primeiro modelo de iPhone que tinha a traseira em plástico.

  • Choco

    Vou dar um chute para os preços dos iPhones mais baratos na página da Apple em 2014, levando em conta que o iC venha para o Brasil.

    iPhone Colors – R$ 1199,00
    iPhone 4S – R$ 1399,00
    iPhone 5 – R$ 1999,00
    iPhone 5S – R$ 2199,00

  • Ricardo

    Iphone 5C = cheap, colour ou China

    Excelente artigo, brilhante conclusão, Ilex!

  • Juliano

    Se ele tiver este design, ele vai ser muito bonito, mas, aparentemente, só na cor branca(opinião). Mas se ele tiver varia cores eu acho que vai ficar muito feio nesse material da carcaça (os rumores as vezes me asustam). Se ele existir, será muito legal se não for só pra china.

    • Juliano

      *assustam

  • Giovane S.

    Pense em um aparelho com a traseira colorida e com iOS 7.

  • Lipemts2010

    Como sempre respeito muito todas as matérias que o blog posta, pois no Brasil não há nenhum outro blog que faça o mesmo. Eu tenho algumas opiniões sobre o que foi falado na matéria: primeiro eu acredito que o iPhone de baixo custo seria uma grande sacada da Apple para o mercado brasileiro, vemos sempre notícias de estatísticas sobre vendas de smartphones e realmente a Apple bate recorde a cada novo aparelho, mas isso não se aplica ao Brasil, todos sabemos que feature phones lideram, seguido do Android e depois não muito certo existe uma briga entre Apple, Windows phone e Blackberry pela terceira posição. Hoje nosso pais tem mais de 200 milhões de linhas moveis ativas e imagina a Apple pelo menos aumentando sua participação no mercado com um aparelho novo e acessível a todos. A culpa do alto preço na minha opinião não é do povo, e sim da Apple que não consegue vender um número satisfatório de iphones no país e precisa suprir os lucros de algum lado. A maior parte das pessoas que compram iphones aqui no Brasil podem comprar sim, varias estatísticas mostram que as pessoas hoje ganham mais do que nossos pais no passado, milhares de brasileiro hoje possuem rendas acima de 3000 reais e isso faz com que muitos possam comprar sem se sacrificar. Eu gosto muito do iPhone e de todo o ambiente da Apple, mas não é assim que as pessoas estão pensando. Eu uso transportes públicos como ônibus, metro e trem e realmente é quase unanime o uso de Androids, pelo simples fato de serem mais baratos. Eu trabalho em uma empresa de telecomunicações chinesa e apenas 3 pessoas tem iphones, o restante do pessoal, usam galaxys, xperias e motorolas. Para não me prolongar tanto eu mesmo essa semana fui tentar comprar um iPhone 5 na Vivo com o meu plano que é Smartplus 4G 200 minutos e só consegui pelo valor de R$ 1799,90, enquanto o Galaxy S4 com 4G sairia por 1399, isso faz com que as pessoas pensem mais no dinheiro gasto. Eu sei que muitos vão me criticar pelo que eu vou falar, mas as vezes isso tenta o consumidor a mudar de opção. Diferente dos EUA que mudar de smartphone é mudar 6 por meia dúzia!!!! Valeu iLex tu é o cara!!!!

    • EstanDuarte

      Concordo com você, a Vivo tem um desconto ínfimo em iPhones, e dizem as más línguas que o surporte a garantia é terrivel. Você conseguiu foi muito, eu tentei comprar um 4S no inicio do ano e a Vivo deu desconto de apenas R$ 200,00 reais e a vista. Táloko!
      Você fica tentado por aqueles aparelhos de 4,7″ e 5,0″ com GB’s de RAM a menos de 1.300,00 reais…

  • Paulo

    Gostei muito da matéria, realmente agora pode fazer algum sentido esse iPhone de baixo custo!
    E adorei o pq que os brasileiros compram iphone! hahahahaha

  • zigfrid

    Será que só eu pensei que o Iphone 5C seria realmente o próximo iphone, o C seria de colors e ainda o novo modelo já vem todo combinando com as novas cores chamativas do no IOS 7.

  • Guilhermeaportas

    Nossa adorei o comentario do ilex ”Cara, não deixe se envolver pela mídia paga. O iPhone ainda é o aparelho que mais vende e a Apple é a empresa com a maior margem de lucro do mundo da tecnologia. Portanto, você está afirmando sem dados reais.”

    Isso serve pra muita gente aí

  • Felipebr

    Também pensei que daria para ele vazar para o resto do mundo (Brasil) facilmente, visto que tudo o que temos aqui vem de lá, porém basta mante-lo bloqueado nas operadoras Chinesas que isso não acontecerá.

    PS. Não me venha falar em jailbreak.

    • Gabriel

      Gevey ?

  • Leandro Almeida

    Acho errado quando você fala “a ganância das empresas” como se não houvesse isso nos empresários
    Chineses.
    O artigo anterior que subsidiou este fala exatamente sobre “abusos trabalhistas”, acredito eu que seja trabalho análogo ao escravo.
    Pode ter certeza que os empresários chineses tem muita ganância.

    • A ganância é base do sistema capitalista e não é, em sua origem, algo ruim. É ela quem sustenta o sistema e faz evoluir o mercado.
      Claro que existe no mundo inteiro, até mesmo na China, que está crescendo muito.
      Mas a palavra foi desgastada por causa do capitalismo selvagem que colocou o dinheiro acima de outros valores.

      Isso não significa que todos que tem ganância, agem de má fé. Você isolar esta palavra do contexto não ajudará a entender o artigo como um todo.

  • Alison

    Pra mim o “C” é COLOR..
    iPhone 5C = iPhone 5 Color
    Nada com China..

  • Rafael

    Sou bem contra! Vai acabar sendo a mesma coisa que a Marcedes fez com o “Classe A”. Criaram um carro popular mais acessível e isso, mesmo com todo sucesso de vendas, enfraqueceu muito a marca justamente por conta da “popularização”. A Apple pode acabar se arrependendo se fizer uma coisa dessas. Prefiro que o iPhone continue como é!

  • Eduardo

    Tenho um iPhone 4S, 4 e iPod Touch 5
    3 ótimos aparelhos
    O touch 5 tem a mesma tela retina do iPhone 5(brilho,gama,IPS),o que melhora e muito em relação ao 4S.
    A câmera tem o mesmo conjunto de lentes do iPhone 5 e sensor do iPad retina,o que faz fotos bem claras.O flash é mais potente que do 4S.Tem AirDrop .Tem o mesmo processador do 4S,embora no iOS7 seja bem mais rápido e fluido.Eu não me vejo em nenhum momento com um aparelho de baixo custo em mãos.
    Antes de termos iphones tínhamos ipods.classic,photo,mini,nano,shuffle.Varios preços ,um iPod p cada bolso e/ou finalidade.Eu tenho um Shuffle que custa US$49 mas não tem cara de barato,tem o preço justo pela sua proposta.
    Lá fora o modelo de 32G do iPod Touch 5 custa US$299,00.Tiramos os 32GB dele,colocamos 8GB(16GB deveria ser o novo básico )para baratear,adicionamos a rede celular,compasso,GPS,e os sensores e fecha-se ao preço do atual iPhone 4,US$450,00.
    A Samsung barateia diminuindo a tela (S III Mini) ou baixando a qualidade da resolução (Gran Duos),resultando num aparelho visualmente de cara inferior.
    O que eu preciso para comprar um novo iPhone? Tela retina IPS 4 polegadas,um bom processador(o processador do Touch 5 da conta do recado) e uma câmera que tire boas fotos e filme em full HD.Da para fazer um aparelho com essas características fechando a US$450,00,sem parecer cheap.

  • Leandro

    Não acredito muito na idéia de que o chinês vá comprar o mais barato por não se importar com menor qualidade (desde que seja mais barato).
    Até concordo com a pouca importância que se dá à qualidade, mas ter o “melhor” na China é uma questão de status tanto ou mais quanto é no Brasil. Pessoal se mata pra comprar um IPhone 5 e, quando se anda no metrô, o que mais se vê são produtos Apple, mesmo sendo mais caro que os outros.

    O 5C faria sentido como produto exclusivo para a China simplesmente pelo fato de ser um produto exclusivo para a China. A exclusividade daria a importância, tomando um certo orgulho “patriótico” em conta.

    Claro que abocanharia parte do público dos celulares mais populares, mas, só como comparação, o IPhone em Hong Kong é mais barato e tem uma importância bem menor do que na China.

    Enfim, esperemos por setembro para ver o que acontece.

  • Lucas Pinho

    Sinto informar aos elitistas de plantão, mas podem lançar quantos iphones quiserem que agora é MUITO comum ver com alguém com um iPhone no Brasil… “Ah mas é financiado em 24x”, e dai? O cara não ta com o o aparelho em mãos? Não tais vendo o cara tirar foto no espelho só pra mostrar o iPhone?

    Se alguém aqui se preocupa com o iPhone de baixo custo por medo de virar balaio, fique tranquilo… Ele já é MUITO popular, pra virar balaio só falta a Dilma lançar o “Meu iPhone, Minha Vida”.

    Essa cambada que da a vida pra comprar um iPhone só pela marca e não usa nem 70% do poder do smartphone, é a mesma que vai até o Uruguai só pra comprar rouba de marca e se achar o playboy ricão.

  • Ricardo

    Eu gosto do iphone com uma capa discreta, mas tem gente que adora aquelas bem espalhafatosas. Essas pessoas vão se beneficiar de um iphone mais barato, afinal, vão colocar uma capinha horrenda nele de qq jeito.

  • João Barreto

    Agora som, tudo isto faz sentido, agora concordo que este será o futuro

  • Glauber Felix

    Bom,

    Alguém sempre da um jeito de comercializar do Brasil. Quem vai garantir que o iPhone de baixo custo não vai chegar aqui? Irão dar um jeito de importar. Daqui a pouco vai ter vendendo no Mercado Livre

  • Samuell

    O povo revoltado em a Apple fazer umamtraseira de plástico pra iPhones, esqueceu que o 3G ou 3GS também eras com o mesmo material e eram excelentes telefones.

  • Durepox

    outra possibilidade do porque ser focado na China: 1 Bilhão de pessoas!!!!

  • Coala

    Minha Opinião, seria um iphone 5Color (5C), talvez até com a mesma configuração do outro ou a configuração do 5 e o 5S com um upgrade de hardware. Tem muitas pessoas que gostam de celulares com cores diferentes. Eu li todo o texto do autor mas ainda não li o comentário dos colegas do blogdoiphone, e concordo com a questão do preço no brasil, onde tudo é troicentas vezes mais caro que o resto do mundo, isso faria o iphone de baixo custo ser apenas baixo custo no nome. Outra coisa que ficaria foda seria ter um iphone (suposição) com um preço igual ao do iphone 4s mas configurações semelhantes ao do 5, ficaria estranho para as vendas, vamos esperar Setembro e ver quais as versões de iphone sairão e em que posição e faixa de presso o tal 5C se encaixará.

  • _Yuli_

    Um modelo exclusivo para um único país também não faz sentido pra mim.
    Até porque, principalmente se tratando de chineses, o aparelho poderia ser comercializado na internet para o resto do mundo de forma não legítima, prejudicando, mesmo que pouco, as vendas oficiais em países onde as pessoas preferissem este modelo.

  • Jose Junior

    Pra mim ainda não faz tanto sentido. Se a China é um dos maiores países consumidores, mais um motivo pra não ser lançado lá e sim num país menor consumidor !!