NotíciasRumores

Relatório de abusos trabalhistas em fábrica da China revela fabricação de iPhone de plástico

iPhone 5C

Há tempos que corre o boato de que a Apple estaria fabricando um novo iPhone de baixo custo, de plástico, para mercados emergentes. Inclusive já fizeram até clones do que seria o modelo dele, “vazados” em diversos sites chineses. Agora, um acontecimento sério com trabalhadores de uma fábrica parceira da Apple, a Pegatron, resultou em investigações internas entre os trabalhadores, que deixaram escapar a informação de que já estava sendo produzido um iPhone de baixo custo para a Apple.

Uma investigação descobriu que a Pegatron (que é uma das empresas que monta o iPhone) desrespeita diversas leis chinesas, ao explorar abusivamente seus empregados. Fiscais se infiltraram na linha de produção e descobriram diversas irregularidades trabalhistas, que hoje comprometem a reputação da empresa chinesa.

Em um dos depoimentos, porém, um dos trabalhadores revelou que estão sendo feitos iPhones de plástico na fábrica.

O trabalho de hoje foi colar uma película protetora de plástico na tampa traseira do iPhone para impedir que ele seja riscado nas linhas de montagem. Este modelo de iPhone com uma capa de plástico em breve será lançado no mercado pela Apple. Neste momento, em Xangai, os trabalhadores da Pegatron estão trabalhando longas horas extras para fazer uma versão em menor escala e menos cara do iPhone.

Até agora, foi a pista mais forte de que haverá mesmo um iPhone de plástico da Apple este ano. E para a produção já ter começado em julho, o lançamento pode acontecer já no final de setembro.

Semana passada, uma foto com supostas caixas da versão econômica do iPhone apareceu na net, com o (horrível) nome “iPhone 5C“. Claro que pode ser apenas mais um falso rumor, uma montagem com algumas peças.

Só saberemos isso em setembro, quando a Apple fizer o seu tradicional evento de lançamento de novos iPhones.

via The Verge

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Pessima noticia, sinceramente.

    • Pq péssima ??

      • Leonardo Heusy

        porque a maioria das vezes esses rumores acabaram acontecendo, pelo menos, a maioria que acompanhei

        • Gilberto

          E…?!

        • Gabriel

          Concordo plenamente, acho que um iPhone de baixo custo não é muito a cara da Apple. A Apple de quando eu conheci à alguns anos atrás, era uma empresa revolucionaria, onde o seu CEO era um dos maiores visionários da história em que revolucionou os celulares, computadores, criou o iPad.
          Eu acredito que um iPhone de baixo custo, estaria mostrando que eles estão mais preocupados com numero de vendas e conseguir cada vez mais mercado do que inovar e fazer produtos de altíssimas qualidade (não que os produtos não sejam de ótima qualidade).

          • Rafael

            partilho da exata mesma opinião. poxa, dá impressão de que realmente estão vendo que o mercado está fechando e não há como inovar mais ou implementar mais recursos bons e td, do que lançar outra versão mais acessível.. triste se isso acontecer –‘ Mas do jeito que vai ne…

          • CDelm_

            mas vale lembrar que a própria Apple, quando ainda administrada pelo Steve Jobs, tinha o Macbook White e o iPod Shuffle, que eram justamente versões de “entrada”… então, não acho que lançar um iPhone mais barato seja necessariamente uma mudança drástica de planos… às vezes pode ser um projeto de herança do próprio Jobs, vai saber…

            • SJuicer

              Está me lembrando a Apple dos tempos do Sculley, onde a preocupação maior era aumentar as vendas a qualquer custo. O final, vocês se lembram, não foi feliz e a Apple quase foi para o abismo. Infelizmente se isso acontecer novamente não teremos o Steve para salvá-la.

            • CTavares

              Nao concordo porque por exemplo o ipod shuffle eh uma porcaria. Sinceramente prefiro produtos de qualidade excelente, duraveis e etc. Um iPhone dura 4 anos tranquilamente(o que na minha opiniao deixa ele barato quanto ao tempo que de uso). Voce consegue revender caso queira com grande facilidade. Os modelos anteriores continuam sendo vendidos, por que precisamos de um iPhone de baixo custo?
              Desculpe pela escrita, nao tem teclado brasileiro no meu college >_<

          • João Paulo Valença

            Achei excelente sua colocação. Concordo plenamente com você CDrlm.

          • Puding

            Apple é uma empresa de luxo. Mesmo nos EUA, produtos Apple são considerados de luxo! Não acredito que a empresa vá se rebaixar para esse nível.

          • Aurea

            Acho que todos temos um direito algo mais baixo custo eu aprendi a sim temos que ter qualidade e não quantidade então se ter um produto mais economico que faz a mesma coisa que o outro por que não assim dando possibilidade a outras classes possuirem o produto e da uma familia que tem quatro filho um tem e os outros não tem e muito complicados como eles dizem e não só isso nem por isso a empresa vai deixar de ser o que ela e tem e mais que fazer mesmo

      • Art

        Apesar de não ser católico, lembro da frase do papa: temos que cuidar com a globalização da indiferença.
        Hoje nos preocupamos mais com as economias que estão em crise do outro lado do mundo, do que com pessoas passando frio e fome na nossa frente.
        Vemos um exemplo disso onde a maioria dos comentários aqui mesmo se referem ao iPhone de plástico. Pouco caso se fala sobre a exploração dos trabalhadores chineses. Do financiamento desse sistema exploratório quando compramos nossos tão preciosos produtos de luxo.
        A maioria aqui fica infeliz com a existência do iPhone de plástico. Agora comentar, discutir sobre o sofrimento humano, que é a raíz e o chocante da reportagem, nada.

        • Caio Cartaxo

          E ai você detalha como mais um dos motivos do meu “Péssima noticia” 😉
          As pessoas ligam direto ao fato do iPhone de baixo custo, e esquecem do maior problema da noticia.

        • Rick

          Curti (y)

        • Gabriel

          O que podemos fazer para melhorar as condições de vida de um habitante num pais onde quem manda é um ditador “socialista”? Em relação a Apple acho sim que este como alguns outros casos já citados sobre exploração do trabalhador acabam afetando a reputação da Apple, mas o maximo que ela poderia fazer seria arrumar outra industria para a terceirização dos produtos, o que eu acredito que seria dificil pois como eu já disse ela está cada vez mais preocupada em obter lucro do que com as condições de trabalhadores das fabricas que fazem seu produto.

        • Vitor Sá

          Muito bem observado

        • Alex

          Todo o ser que adquire algum artigo considerado “de luxo”, sejam roupas, eletro-eletrônico, ou seja lá o que for, sabe — E NÃO VENHA ME DIZER QUE NÃO SABE — que na maioria dos casos quem produz, geralmente é explorado ou menos favorecido. Isso não é de hoje. Desde que me entendo por gente — tenho 28 — que vira e mexe, a exploração de Bolivianos/Peruanos é denunciada em SP, e ninguém nunca faz nada que mude essa situação (nem autoridades competentes, nem o empresariado – que é quem eu acho que tem o poder de mudar essa situação) , pq geralmente existem INTERESSES muito maiores por trás de todo esse cenário que a gente possa imaginar. Enfim acho que, se hoje se vende iPhone 5 a 2 mil reais no Brasil com nego trabalhando nas linhas de montagem em regime de Escravidão sem que os mínimos e devidos requisitos dos termos trabalhistas sejam respeitados, fico me perguntando: quanto será que a Apple venderia um iPhone 5 no Brasil, fazendo tudo “como manda o figurino…”?!

        • Thiago

          Melhor comentário que li até agora.

        • Overlord

          Bom, não querendo defender os governantes chineses mas dando uma de “advogado do Diabo”: como dar empregos para o maior numero de pessoas possível em um país que tem a maior população economicamente ativa do mundo?

          Países pequenos, como a Espanha e a Alemanha, já travam uma luta ferrenha para baixar as taxas de desemprego entre sua população. E olha que eles têm pouca gente!

          Se tu fosses um trabalhador chinês que precisa alimentar tua família, preferirias ficar sem emprego ou em um emprego com péssimas condições?

          O problema das condições de trabalho é terrível sim, mas resolvê-lo é algo complicado.

          • Ricardo

            Também sem querer defender o governo chinês, parece que o governo fez o que devia: fiscalizar e apontar os erros.

            Entretanto defendo que as grandes empresas, como a Apple, devam ter a responsabilidade moral de fiscalizar seus fornecedores diretos a, pelo menos, cumprir as legislações aplicáveis.

            Entendo também que elas devam exigir que os seus fornecedores estejam alinhados com suas próprias políticas de qualidade e ambiental.

            Isso é óbvio, imagina a empresa fazer propaganda que adota níveis elevados de qualidade ou responsabilidade social e ambiental sendo que não irá exigir o mesmo dos seus fornecedores. Soaria a balela.

      • Ricardo

        quanto mais popular for o iOS, mais pessoas utilizando, mais relevante for, melhor. Assim sempre teremos os melhores app, maiores e melhores opções de docks, mais empresas adotando padrões apple para integração com os dispositivos, enfim, mais saudável será o “ecossistema” apple

    • Fernando Galli

      péssima mesmo! porque eles falam de um produto de baixo custo
      mas como seria?
      um Iphone 4 de plástico?
      porque qual seria o processador?
      a câmera?
      so para falar
      EU TENHO UM IPHONE
      sendo que de baixo custo seria entorno de 800-1000 reais
      que e o valor do 4
      nao tem porque fazer isso!

      • CTavares

        iPhones anteriores continuam sendo vendidos, justamente pra pessoas que nao querem/podem gastar o dinheiro de um novo.
        Simplesmente por isso eu acho uma ideia sem sentido todos esses rumores.
        MAS, por outro lado, tem o fato de que a Apple quer padronizar o conector e algumas outras coisas. Entao existe a possibilidade (na minha opiniao) de lancarem esse tao falado iPhone de baixo custo.
        (Desculpe pela escrita, o teclado do College esta configurado pra outra lingua haha)

    • Alessandro

      É, péssima notícia mesmo, um absurdo essas notícias de abuso de trabalho na China…

      Brincadeiras a parte, é uma péssima notícia pra quem tem iPhone só para parecer “superior”. Eu, ainda bem, gosto do iOS e da Apple pela qualidade do seus produtos e seu sistema, se conseguir continuar fazendo as duas coisas com um custo mais baixo, tonando seu ótimo produto mais acessível, eu acho que é uma ótima notícia.

  • Adriano

    2

  • Douglas

    Um iPhone de plástico destruiria o que a apple sempre fez: um produto de alta qualidade. Tá começando a parecer samsung já

    • Tiago Lima

      Ah é?
      Iphone 3G 3 3GS eram de que mesmo??? O.O
      Tá sabendo legal, hein champs?

    • Thiago

      E o iPhone 3G e 3GS era de que ?

      • Deco_Rio

        Nao sera so um iphone de plastico. Software vai mudar tambem, funçoes vao deixar de existir nesse iphone.

        Nao tem como ser tao mais barato so por causa de plastico. Com isso, esse iphone vai ser de baixa qualidade sim, e eu nao gostaria tambem que isso existisse.

        • Joao

          Tu ta sabendo mais que os chineses , já sabe inclusive que o aparelho será tolido de funções.

      • Matheus

        Não e questao so de ser de plastico, e o fato de a apple estar fazendo algo de “baixo custo”, vai perder totalmente o glamour e “exclusividade” que sempre foram caracteristicas da apple.

        • Igor

          Glamour e exclusividade pra nós, brasileiros. O real objetivo da Apple é mudar o mundo, se fazer presente e melhorar a vida das pessoas… não fazer glamour… isso é coisa de brasileiro que ainda tem bastante coisa pra aprender.

          • Alex

            É Igor, é triste pensar que 90% desse povinho que adquire iPhone no Brasil é pra “Glamourisar” e pagar de “Rico”, ou exclusivo. Esses que pensam dessa forma, não “tiram” nem 5% do que esse Gadget pode oferecer. É triste mas é a realidade. Na cabeça deles, eles se acham os tais por pagar quase o preço de uma moto em um Smartphone. Sinceramente…?! Eu teria vergonha de mim mesmo de pagar 2.300 num Smartphone. A vida é desse jeito, onde uns vêem glamour outros vêem trivialidade.

            P.S.: Não compro iPhone no Brasil, não sou trouxa — ou rico — a esse ponto. 😉

            • Maycon Lima

              É exatamente isso! 🙂

          • Maurício

            Você disse tudo o que eu penso Igor!

          • Alex Damaceno

            Esse blog precisa de mais gente assim, que sabe do que está falando. Parabéns por não ser mais um “retardado tirador de onda que antes de aprender a ligar o iPhone vai colar o adesivo da Maçã na traseira do carro”

        • Alex Damaceno

          A Apple é diferenciada por conta de “glamour” e “exclusividade”?

          Tenho um iPhone, um iPad e dois iPods Nano porque, pra mim, são ótimos produtos, os melhores de suas categorias, não porque vou me destacar no meio dos meus amigos, tirar onda na noitada ou ficar pagando de “alta classe”. Tenho esses produtos Apple e gostaria de ter mais porque tenho noção da qualidade, da durabilidade, da performance e da facilidade que trazem pra minha vida.

          Comentários como esse fazem com que eu entenda porque alguns sites não tem área de comentários. O mundo tá lotado de gente que não sabe leque fazer de bom com a liberdade que tem…

        • Danilo

          Glamour e exclusividade??!! kkkk O aparelho custa 199 Obamas, cara… Que pensamento mais tupiniquim.

    • Isabela

      Pq destruiria? Vai continuar sendo de alta qualidade mesmo de plástico
      E qual o problema de parecer samsung? O galaxy s3 é tão bom quanto um iPhone 5

      • Rodrigo

        Gosto é gosto, mas comparar a beleza e qualidade de um iPhone, com um galaxy, é demais.

    • Rodolfo

      Fontes indicam que se chama Iphone 5C pq aceita 5 chips… hauhauhauh os china da santa efigênia vão a loucura com a Apple entrando na concorrência.

    • Daniel

      Cara, tem muito produto de plástico por aí que ganha de lavada do aço inox dos iPod Touch anteriores.

  • Renan eduardo

    gostava de quando TUDO era revelado nos eventos … agora nem tem mais a magia de coisas novas :/

    • Joao

      Isso quase nunca aconteceu fera ,sempre vazam informações .

  • Thiago Andrade

    Não acho pessima a noticia.
    Ja que a atenção para o produto top de linha continuará a mesma.
    Acho que o pessoal teme pessoas com renda menores usufruir do mesmo recurso de você ai que pagou R$2000,00 em um iPhone zerado. #fato

    • Joao

      concordo contigo , pessoal com poder aquisitivo maior com medo de vulgarizar a marca ¬¬ , o produto é bom e quanto mais gente tiver acesso a ele é melhor.A popularização da marca só ajuda ao Brasil que pode ter no futuro produtos exclusivos desenvolvidos para cá , como por exemplo a siri em português que é o que o pessoal mais deseja eu acho.

  • Luiz Carlos

    O 3GS era plástico, e vendeu muito. Talvez isso aumente ainda mais a plataformo iOS.

  • Matheus

    Mas seria interessante o iPhone 5C (cheap) haha… vou falar bem da verdade eu gosto do iPhone por causa do sistema e não pela “boniteza”, se tivesse uma versão mais barata mas com o mesmo desempenho eu não pensaria 2x…

  • Daniel

    espero que o C não seja de Cheap….

  • Rodrigo

    Até que se prove o contrario, essa suposta traseira de plástico pode até ser do próximo iPhone… Depois de tantas queixas que o iPhone 5 perde a pintura muito fácil!

  • John

    Mais uma vez: poderia baixar mais o preço do iPhone 4 e 3GS do que fazer uma coisa dessas.

    • zigfrid

      Mas lá fora baixou, é aqui que continua essa exploração.
      se to certo “deram” iphone de graça no plano de 2 anos no EUA (é aquele mesmo plano do iphone de 60 dolar/mes se to lembrado)

  • João Lucas

    É, meus caros, infelizmente..
    Não gostaria de um iPhone de baixo custo. Daqui a pouco tá igual Samsung, fazendo iPhone Duos com 2 chips. Ao invés de inovar e fazer um produto com a tecnologia melhorada, faz o contrário, faz um produto com tecnologia piorada 🙂

    • Joao

      o acabamento do produto , não significa que ele seja inferior aos outros modelos , alias com a traseira de plastico evitaria o descacamento do produto(iphone 5) que fica um lixo depois de algum tempo(se nao tiver muito cuidado claro)

    • João Lucas

      Ahh, e esqueci de falar. Seria ótimo se colocasse a TV, dois chips, caixa de som bem alta pra Funkeiros e tampa traseira. ficaria lindo *-*

      SOQN

      • Diego

        Claro, concordo com você.

        Mas você só se esqueceu de mencionar que se esse mesmo aparelho com todas essas funcionalidades custasse mais de R$ 2.000,00 você também queria um!

        • Luciano Assunção

          Esse comentário todo só porque mudaram o material? Me erra… Essa mania de querer exclusividade é uó. Funkeiro ou não, qualquer um pode comprar um iPhone hoje em dia. No ML dá pra comprar um 4 por menos de mil reais.

  • Wellington Alves

    Ótima notícia! A Apple tem mesmo que ampliar a base de usuários da plataforma iOS, só assim para continuar sendo mais interessante do que o Android para os desenvolvedores e anunciantes.
    O intuito não é que todos tenham um iPhone, mas sim que muitos usem o iOS.
    Imaginem só quantos adolescentes também poderiam estar utilizando um celular com plataforma iOS mas não usam pois é totalmente inviável possuirem um iPhone, não apenas financeiramente, mas não há mesmo porque terem um iPhone igual ao dos seus pais. Muitos nem querem ter um iPhone exatamente por considerarem celular de “velho”.

  • João Pedro Vianini de Paula

    O povo reclama demais. Quando começaram os rumores de um iPad menor todo mundo (eu inclusive) caiu em cima da Apple e o iPad Mini é ótimo. A Apple não vai parar de fabricar o iPhone de alumínio e vamos dar à Apple a chance de apresentar o próprio produto ao invés de ficar reclamando. /

    PS: O triste nisso tudo é como a Apple se tornou incapaz de guardar os segredos quando a China começa a fabricar.

    • Vitor Sá

      Concordo. Reclamei bastante do iPad mini tbm, e agora tenho um. Aprendi a arte de esperar o lançamento, esperar para sentir o produto nas mãos, antes de sair reclamando de tudo.

  • SongBird

    Nossa, os comentários do pessoal desmerecendo o iPhone de baixo custo só me faz crer que as pessoas só compram iPhone por status mesmo, nada mais…

    Meu, o iPhone já foi de plástico (ou conteve partes de) por 3 gerações e eu francamente não vejo NENHUM problema nisso. Qualé? A Apple está se expandindo, se adaptando ao mercado. Não é porque ele é de plástico e de baixo custo que vai ser uma porcaria. Ainda será um Apple! Sfisticação, integração entre hardware e software, qualidade, desempenho, design, peso, tela, tudo isso ainda existirá no iPhone. Tem gente que diz que ela deveria ter baixado o preço do 3GS e 4, mas eu tenho certeza de que esse “iPhone 5C” terá processador mais atual que os iPhones 3GS e 4, vai seguir um dsign mais moderno e receber atualizações por muito mais tempo. Sou totalmente a favor. Com certeza comprarei, ainda mais porque é um roubo aqui no Brasil e meu dinheiro não é capim ;D

    • SongBird

      *sofisticação/*design

  • Shads

    Acho que o ‘C’, do iPhone 5C, seria do termo ‘Colors’, visto últimos rumores. ‘-‘

  • Bruno Pedro

    iPhone C (China)

  • Geeeente se o iPhone de plástico fosse tão bom ñ teria iphone com a traseira de vidro e metal …. Lógico q será bom um iPhone mais barato mas é como o amigo lá de cima falou… O sistema terá mudanças ou vcs acham q será mais barato só por causa da traseira de palastico !? ://

    • Daniel

      Vejo que você adota a mesma lógica do pessoal que negava o iPad Mini antes. “Se tablet pequeno fosse bom, o iPad não seria grande”.

      E dos que falavam que uma tela de 3.5″ é o tamanho exatamente perfeito, impossível de ser superado.

      E dos que falavam que era burrice um smartphone rodar manter vários apps na memória, em 2010.

      E dos que falavam que um smartphone não precisa de aplicativos nativos, em 2007.

  • Puts q correção enjoada e essa viu :/

  • Algus Helm

    iPhone 5c… vem de five cents ou cheap, ou ainda clean?

  • Pedro

    Saboneteiras apple?

  • Anderson

    Uma noticia de exploração trabalhista grave e vcs se atem a “iPhone 5c”, “iPhone de plástico” e mimimi?! okay chega de internet por hoje.

    • bragante

      Truco

    • Rodolfo

      O único comentário relevante de todos os acima.

      Parece-me que quanto mais tecnologia temos menos humanidade manifestamos.

      Concordo contigo. Chega de internet por hoje.

      • EstanDuarte

        Vocês estão certos, chega de internet, vão ler um jornal. Porque o blog aqui tem ênfase em tecnologia, e não em escândalos de empresas que maltratam seus colaboradores.
        Boa leitura.

        • Felipe

          É preciso se desligar do mundo tecnológico as vezes para ver como anda o mundo a sua volta. O blog pode nao ser um jornal para ter que dar ênfase ao escândalo trabalhista, mas nós devemos. Não é porque é em outro país que você deve fingir que não vê, se fosse seu filho com essas condições de trabalho, aposto que você iria ficar chocado com a notícia e ligar o dane-se pro iPhone de plástico.

          • EstanDuarte

            Criticar pessoas na internet não vai resolver, ainda mais em locais não específicos pra este tipo de assunto.
            Hipocrisia.

          • EstanDuarte

            Criticar pessoas na internet não vai resolver, ainda mais em locais não específicos pra este tipo de assunto.

    • JNeto

      O comentário mais sensato desse post!

  • ChErNoByL

    Pessoal aqui parecendo o povo do Higienópolis, que foi contra o governo expandir o metrô até a região.
    Tenho nojo de quem pensa assim…. depois fica pagando de pseudo-intelectual nas redes sociais dizendo que é contra o governo e a favor de todos os brasileiros terem “direitos iguais”.

  • Rodrigo Wander

    saehuaheuas imagina a quantidade de pessoas pedindo ajuda pra enviar um email do iphone.. daora suaHAUSHUEDASH4

  • Danrlei

    Isso seria um falso rumor se considerarmos o que Tim Cook disse na entrevista para a tv mostrada aqui no bdi.
    “Tim mais uma vez afirmou que a Apple não tem intenção de fazer um “iPhone low-cost“, como afirmam há anos os rumores.”

    Por outro lado, pelo histórico da Apple (ipad mini e ipod touch sem camera), isso pode ser verdade. Só resta esperar até setembro…

    • Daniel

      O Blog interpretou demais as respostas de Cook. Ele foi apenas evasivo como sempre, e em momento algum disse qualquer coisa que chegasse perto de ser conclusiva sobre um iPhone alternativo.

  • iRon

    Eu vi essa foto em zoom, evidenciando montagem em Photoshop, com alguns erros gráficos, como o ponto ao lado do escrito “iphone”, o logo da maçã ultrapassando uma das peças plásticas.
    O que você acha disso iLex?

  • Diego Oliveira

    iPhone 5c ( Classe C )
    iPhone de baixo custo. Se bem que “baixo custo” e Brasil não combina

  • Diego

    Se os rumores se confirmarem, essa será sem dúvida alguma uma excelente novidade, principalmente porque teremos uma ampliação considerável de usuários de iOS.

    Há anos eu acesso o blog, e a cada dia tenho ficado mais desanimado com o nível dos comentários, que em sua maioria são postados por adolescentes … (prefiro não dizer).

    Aos que são contra essa ideia de se ter um aparelho econômico, gostaria somente de dizer uma coisa: muitas pessoas terão um iPhone assim como você!

  • JanjaBoy

    iPhone 5c[ommon]

  • Daniel

    iPhone 5 Collor… É o iPhone que vai roubar a POUPANÇA da classe C.

    • Eu ri!

    • Felipe

      Esse iPhone só vai existir para competir com o iPhone da Gradiente 😛

    • Vitor Sá

      HAHAHAHA

  • Davi

    Tanta gente reclamando pq vai lançar um aparelho de baixo custo
    Se nao gostou, nao compra!! Pra que reclamar se nao é vocês que vão usar mesmo?!

  • Alex

    Ao contrário do que muitos acham esse “C” não é de ‘Cheap’, mas sim de Cook – Tim Cook. O 4S foi em homenagem ao Steve e o 5C vai ser em homenagem ao Cook 🙂

    • Guilherme

      Não fera, o 4S tem o “S” de Siri mesmo… :p

      • henrique

        Endendo o “S” como “second model”

    • EstanDuarte

      Desde o 3GS falam que significa Speed…
      Uma dúvida, falam tanto em 3GS de plástico, achei que fosse acrílico…

  • Dênis Corte

    Sei lá, muitos eram contra o iPad Mini, que antes do lançamento era encarado como um “iPad mais barato”, e olha aí hoje em dia… Tá vendendo bem mais que o “iPadão”.

    • CTavares

      Concordo. Acho que a midia faz esse tumulto de “baixo custo“ so pra fazer alvoroco mesmo.
      iPad mini eh simplesmente um iPad diferente.
      Porque se a Apple vendesse batatas, com certeza elas seriam brancas/prateadas e bem caras hahahah

  • Guilherme

    iPhone 5C… “C” de cheap???

    • Alex

      C de Colors. Vão ser várias cores 🙂

  • Almeida

    Seja bem vindo e que satisfaça os que o desejam.

    Pra essa pá de nababos que são contra, meus parabéns. Vocês tão podendo. 😉

  • MafiosaBe

    Irônico é o iPhone de baixo custo custar 1500 reais (no Brasil). HAHSHAHSHAHSHAHSHAHSHAU

    • Alex

      É daí, [b]pra mais[/b] benhê.

  • petosco

    iphone de baixo custo é o 4 / 4s,

    • petosco

      só completando, pelo menos era pra ser de baixo custo.
      melhor do que de plastico

  • Bona

    O iPhone 3G era de plástico e nem por isso era barato. Muita gente reclamando que a Apple não inova mais, bla bla bla bla, etc e tal, até mesmo o Wos. Gente, cai na real, o Steve Jobs morreu e com ele seu perfil de inovações, perfeccionismo e preocupação com os mínimos detalhes. Além do mais, o que voces esperam de inovação, mais do que já temos no iPhone? Daqui a pouco vamos querer que o iPhone transmita TV igual a XingLing, e é o que vai acontecer…

  • Thiago

    Pessoas reclamando como se esse material do iPhone 5 fosse o melhor material do mundo, super resistente e tals.

    Estou indignado como meu iPhone 5 perde a pintura fácil fácil, principalmente nas bordas. Nesse quesito, achava o 3GS (plástico) e o iPhone 4 (vidro) muito melhores.

  • Sergio Castro

    O que parece estar acontecendo é que com Jobs no comando, a Apple se preocupava em criar dispositivos que causassem impacto no mercado, mas no sentido de revolucionar esse mercado, mas ao mesmo tempo que seus usuários tivessem uma experiência única utilizando esses dispositivos. Agora, a empresa está fadada a repetir a história que já aconteceu uma vez: quando Jobs deixou a empresa há tempos atrás, os líderes na época “se perderam” criando um monte de coisas que estavam deixando a desejar. Quando Jobs retornou, ordenou que toda a produção fosse parada e que tudo começaria do zero! Só que dessa vez ele não voltará…

    • Yury

      Não fale assim velho, voou chorar!
      A vooooolta jobs’

  • Marcio Batista

    Muito esquisito a Apple criar o modelo deste jeito…

    Muitos clientes falam mal da Apple que preços do iphones é Salgado

    Ja que a Apple lança o esquisito desse para calar a boca dos clientes.

    Mas quando chega no Brasil vai custar o que?deve custar mais de 1500

    🙁

  • Bruno H

    iPhone de baixo custo pra mim são os antigos 3G, quem quizer que compre um pq o preço tá bem acessível atualmente.

  • jarjar

    Tudo indica que o “C” vem de COLORS mesmo, pois já apareceram pela net varias carcaças de iphones coloridos lembram? quem sabe não são reais mesmo?
    Talvez a versão barata do iphone seja colorida justamente pra diferenciar o design mais bonito dos iphones normais. quem sabe.

  • Diego de Souza

    Não acho errado criar uma versão de baixo custo pelo contrário acho isso bom…Agora utilizar o plástico sempre vai nos lembrar o Iphone 3gs que é uma versão do passado…E pior é que até agora não foi encontrado nenhuma foto deste tal Iphone na cor preta o que da a entender que não terá a cor principal…

  • Antonio Santos

    A monarquia está em polvorosa.
    A Fabergé vai começar a produzir ovo de plástico.
    Hilário.

  • Pedro

    Eu acredito que o que está gerando a grande revolta da maioria é o nome usado pela mídia para se referir ao tal iPhone, este termo “iPhone de baixo custo” dá a impressão as pessoas de que será algo mal feito, mal acabado, só pra ser barato, e o que não é verdade. De acordo com os rumores que vimos, o iPhone em questão virá com tela de 4″ (como o iPhone 5), iOS 7, além de um hardware tão bom quanto, ou até melhor que o iPhone 4s, portanto apesar do termo “baixo custo” este não e um produto que será mal feito, mal acabado, e com um péssimo hardware como muitos acreditam, isso não faz parte da política da empresa. Ou seja, será apenas mais um modelo de iPhone que por ser um pouco inferior ao iPhone 5/5s, que ainda serão o top de linha, e por tem um acabamento de plástico (assim como o 3G/3Gs, que para muitos foram os iPhones mais bonitos), custará menos, e acredito eu que nem custará tão menos assim, pelo menos em se tratando de Brasil, portanto, não há motivo para todo esse pânico que estão criando, já que será um modelo de entrada com um valor um pouco mais baixo que o top de linha. Para aqueles que compram o iPhone por STATUS, não se preocupem, pois este iPhone não custará R$500,00 ou algo assim, será algo em torno de R$1000,00 – R$1300,00, sendo assim, não será qualquer pessoa que terá condições suficientes para comprar um iPhone, além disso, o top de linha continuará custando R$2300,00 e será bem diferente do iPhone “baixo custo” (visualmente falando), portanto você ainda terá seu status, relaxe. E para aqueles que acham que a Apple está virando uma Samsung, não se preocupe também, pois a sul-coreana possui diversos modelos, e a maçã com o provável lançamento terá apenas 2 modelos, isso mesmo, de acordo com os rumores a Apple irá descontinuar os modelos 4, 4s e 5, ficando apenas com o “iPhone 5C” e o “iPhone 5S”, ou seja, terá menos modelos até do que têm atualmente, algo semelhante com o que foi feito com o iPad. Aproveitando esse gancho pode até se fazer uma analogia com isso, onde o “iPhone 5C” funcionará como o iPad 2 (hardware inferior e portanto mais barato), e o “iPhone 5S” funcionará como o iPad 4 (top de linha). Portanto não é o fim da empresa de Cupertino, este modelo já existe no iPad e ninguém reclama.

    • Cila

      Disse tudo e mais um pouco.

    • Alex

      Nem li ;/

      • Pedro

        Não obrigo ninguém a ler, mas acredito que o que escrevi seja interessante e acrescenta mais um ponto de vista para quem está interessado na discussão do assunto, se ficou grande ou não é irrelevante para quem não tem preguiça de ler.

    • Estan Duarte

      Excelente ponto de vista Pedro, exatamente como penso a respeito do iPhone baixo custo…
      Será como um iPhone mini que de mini não tem nada, apenas foco em mais usuários, Customizar é a palavra de ordem nos EUA.
      E a Apple na sua história sempre gostou de focar no usuários, ousando nas cores e formas.

  • Manoel

    Bom os primeiros iphones até o 3GS eram de plastico !! E nem por isso tinham preços populares aqui no Brasil !!!

  • JanjaBoy

    Será “C” de Cupertino? 😛

  • Fernando

    É uma pena essa situação dos trabalhadores chineses. Apesar da Apple não ser a primeira e nem a ultima de aproveitar a mão de obra super barata dos chineses, isso não pode ser deixado de lado.

    Porem Estou ansioso por setembro, pelo lançamento do novo iPhone e como vai ser esse iPhone “maizenconta”. Será que vem com um bom hardware? O preço valera a pena? Será que tem chance do preço do 5 baixar?
    Nao sai da minha cabeça em fazer um upgrade de aparelho, mas poxa, em 2011 eu paguei uns 1600 reais no meu iPhone 4 16gb. Pagar 2300 ficou puxado…

  • Fabio

    A foto da matéria é FALSA! Não existe nada de caixas brancas com a logo da Apple e modelo 5C.

    • Alex

      Alguma fonte sólida em que você se basei?! Se sim, compartilhe por favor.

    • Guímel

      Provas do seu comentário!? Se sim, pq não postou? Quando a gente diz que alguma afirmação ou imagem é falsa, mostra a verdadeira. Já assistiu o Detetive Virtual do Fantástico? É tipo isso, mano!

      • Fabio

        Antes de postar seu comentário eu já tinha respondido…
        Mas até o momento…

        Fabio disse:
        O seu comentário está aguardando moderação.
        31 de julho de 2013 às 00:30

    • Guímel

      Vou ser bem direto. Sou a favor do iPhone de baixo custo. Fico com dó de quem usa Android e acha que tá usando um bom sistema. Quanto mais pessoas com iOs, melhor! Mesmo que a Apple lance um iPhone de baixo custo, duvido que trave e dê tantos legs como um Android de baixo custo dos muitos que tem por aí. Vergonha mesmo é o que as empresas que lançam Android fazem. Seus usuários não tem atualização por muito tempo, smartphones com pouco espaço interno e aí você fica dependendo de cartão de memória e etc… Duvido que um iPhone de baixo custo vai ser ruim nesses quesitos. Aposto que um iPhone low-cost vai ter mais qualidade que muito “SangSung” por aí.

      Quantos Androids não conhecemos que dizem ter câmera de trocentos mega-pixels, e até hoje a câmera de 5.0 do iPhone 4 dá um banho nelas!?

      Vamos parar de sofrer de véspera e esperar ver o que vem por aí.

      Agora não vamos ficar dando uma de Gugu Liberato também e ficar de sensacionalismo, sendo que o que se viu até agora são embalagens plásticas. Convenhamos, isso ainda não diz nada sobre o produto.

  • Thiago Caetano

    Vocês reclamam do suposto iPhone de plástico como se fossem acionistas da Apple e que isso fosse falir a empresa. Parem com isso.

  • Leone

    Só porque será de plástico não significa que será de baixa qualidade, tenho um iPhone 5 e derrubei ele de mais ou menos 1m e já sabem o estrago que ficou nas bordas. Como ele é de metal amaçou em 3 cantos. Quem sabe eu não acabe trocando em um desses aí de plástico, tenho iPhone porque gosto do iOS, se esse iPhone aí também vir com iOS (com certeza virá) então já se torna um produto de alta qualidade.

    • Yury

      Metal?

  • Maycon Lima

    Vão fazer um iphone que custa menos?
    ÓTIMO!

    Não sou egoísta muito menos exclusivista ao ponto de querer que um bem de consumo só seja acessível à uma parcela da população. Ficarei muito feliz em ensinar uns truques e trocar ideia de aplicativos com todos os amigos e conhecidos que comprarem! Dependendo do preço, compro um pra minha mãe, que não teve a mesma oportunidade que eu para acesso à educação e tecnologia. Vai ser uma mão na roda pra ela mandar sms, fazer anotações, entrar na internet, etc.

    • Alex

      Tô contigo e n abro.

      Comprarei um para minha mãe [2] 🙂 😉

  • Fernando

    Saudade do grandiosidmo de Steve Jobs! Daqui a pouco teremos MacBook “C” a letra é um tanto sugestiva… Classe C

    • Mauricio Mendes

      E o que teria de mal nisso???

  • Jorge Junior

    Acho que “C” é de “Cagada”… Mas vai saber, né? Vamos esperar…

  • Arthur Gera

    iLex,

    Sei que é um pouco tarde para isto, vários blogs e fóruns, creio q até o BDI já comentou… mas acho q posso contar minha experiência.

    Estava em ligação no Apple Care, para resolução de lentidão do meu MBP… e como dependia de um processo (um certo tempo) fiquei conversando com o atendente, sobre os Airport, o Maverick, iOS 7… e acabei perguntando do iPhone de baixo custo…
    O mesmo me disse o seguinte: “Então Arthur, não será de tão baixo custo… isso foi um nome que a midia acabou criando… até porque carrega consigo a marca Apple. Mas posso adiantar que vai ser algo mais simples, de plástico, conforme os vazamentos apontam.”

    Não acrescentei, nem retirei nada do comentário de um atendente da Apple Care… mas setembro já está ai praticamente, e ele praticamente me apontou que os vazamentos estão corretos.
    Mas breco o pensamento aqui. Isso foi apenas a palavra de uma pessoa. Não tinha provas, nem nada.

    Mas é mais algo para “concretizar” de vez este iPhone (Cheaper)

  • Moacir Neto

    Negada fica falando mal, que não presta, e não sei o que… mas no fim das contas vão acabar comprando! Sempre é assim!

  • Luis Augusto

    Acho legal a idea de um iPhone de baixo custo pois o iOS se tornaria mais popular. O uso do AirDrop no iOS 7, sendo limitado apenas para iPhone 5, o siri apenas no 4s, são restrições aos modelos, dando um diferencial maior. Acredito que o “iPhone 5C” será bem restrito para ser de baixo custo, mas o legal é a idéia de popularizar o iOS, iMessage, FaceTime, compartilhar aplicativos, acredito que esse seja o intuito do “iPhone 5C”, mas acredito ser um software e hardware limitado pois o plástico não tornaria o aparelho tão barato assim.

    • Pedro

      Perfeito a sua colocação com relação aos recursos do iOS (iMessage, FaceTime, Compartilhamento de fotos, AirDrop, e vários outros), como estes são recursos iPhone – iPhone, quanto mais amigos/familiares puderem comprar um gadget com iOS melhor para nós que já desfrutamos de todos os seus benefícios. Tanto isso é verdade que presenteei minha namorada com um iPhone 4 e desde então a nossa comunicação ficou bastante facilitada, graças a esses recursos que utilizo bastante, e por isso, que acredito que a chegada do “iPhone 5C” será muito bem vindo, apesar de achar que o “Baixo Custo” não será tão baixo assim. Com relação ao software e o hardware, se os rumores se confirmarem, o software será o iOS 7 (assim como todos os outros) e não terá tantas limitações como você pensa, pois o hardware do “iPhone 5C” não será tão limitado assim, acredita-se que seja tão bom quanto o 4s ou até melhor, e portanto não vejo razões para existir limitações de software, já que para Apple este será um iPhone como outro qualquer.

  • Overlord

    Pelos rumores e informações que li, este possível iPhone C (Color? Cook? Crap?) seria pensado mais para o mercado da China.

    Por sinal, há um bom tempo que a Apple está pulando de alegria por causa deste mercado… 😉
    Exceto no último quadrimestre: a receita da Apple caiu 43% na China neste período.

    Não é à toa que o Tim Cook está lá na China em reuniões com a China Telecom e a China Unicom, duas das maiores operadoras de telefonia de lá, para “reforçar” e “estreitar” ainda mais os acordo entre as empresas.

    • Arthur Gera

      iPhone 5 C…. seria C de China? hahahaha

      • Thiago

        Poderia ser C de “cheap”!

  • Mauricio Mendes

    Não vejo motivo nenhum p/ falarem coisas como “que absurdo”, “a apple não é mais a apple”, etc. etc. etc.

    O que tem de mal em lançar um iPhone de “baixo custo” ou o termo que for? O seu iPhone 5 de 64 Gb lotado de aplicativos que vc nem usa e de funcionalidades que vc nem sabe que existem vai deixar de funcionar?

    O problema maior é gente que compra o iPhone só p/ dizer e p/ mostrar que tem um iPhone… Qdo vc vai p/ fora do país e vê iPhones espalhados por todas as mãos, vc vê bem a diferença da mentalidade (embora eu não esteja generalizando).

    O mesmo que fala “iPhone barato é um absurdo” é, muitas vezes, aquele trouxa que pagou quase 3 mil no aparelho dividido em trocentas vezes, e depois fica chorando p/ pagar 1,99 em um app…

  • Guilherme

    Apple ta certíssima, temos que dar oportunidades para todas as classes, além do que eles que estão sendo esperto pois a classe que não compra um Iphone normal rendo muito mais que A e B

  • Anderson

    O pior desta história pra min foi o desrespeito as leis trabalhistas CHINESAS!
    Todos sabemos o quanto a lei chinesa já explora o trabalhador, não existindo uma serie de direitos, jornadas de até 14 horas, entre outros.
    Como a Apple consegue querer explorá-los ainda mais?????

  • neto

    To até vendo… Tanto mimimi por conta deste iPhone “baixo custo”, ” ai que sacanagem da Apple nada haver e blá blá blá blá” a Apple esta se lixando pra estes comentários ela é uma empresa eno que as empresas fazem? Vendem !!!!!!
    E então quando este iPhone sair vão diser olhaaaa até que é bonitinho ai eu quero um é sempre assim.

  • neto

    *dizer
    *Eno* e o que as…

  • Marcos

    E assim, se vai a tão prezada exclusividade. Eu acho que a Apple está errando um pouco em sua estratégia, porém o objetivo dela é lucro, logo, deixem eles fazer o que quiserem. O pessoal vive a sombra do Steve Jobs. Infelizmente o Gênio se foi, mas os lucros da Apple não diminuíram, então não creio que eles estejam tão errados assim.

  • Junior

    Acredito que o “C” signifique Custom, acho que esse modelo vai trocar de capa ou algo do gênero.

    • Junior

      Se esse iPhone ficar na casa dos 1.200~1.400 a Samsung ta ferrada com a linha galaxy mini. kkkkkkkkkkk…

  • Pedro

    Ainda não consigo entender qual o problema em lançar um iPhone de baixo custo.

    Isso não implica necessariamente que a Apple deixou de inovar.

    O fato de lançar um iPhone de baixo custo é para atingir um nicho de mercado que HOJE A APPLE NÃO ATINGE.

    Não significa que ela deixará de inovar no iPhone 5S/6/7/8…. simplesmente terá um modelo um pouco mais simples, de plástico, com menos MP na câmera etc…

    Não vejo problema nenhum na Apple gerar valor para seus acionistas, uma vez que é uma empresa, não uma ONG.

  • Valter

    Acho ótimo que a Apple lançe tal iPhone. E se as configurações forem similares aos atuais, e a diferença de preço significativa, nada me impede de comprar um destes…. Muito melhor ter um iphone com carcaça de plástico, que não risca tão fácil, do que um de alumínio, mas que precisa usar capinha 24h pra não riscar.

  • Vitor

    Não sei porque tanto auê no tal iphone de “plastico”, tenho um 3GS até hoje me servindo muito bem e olha só, ele é de plastico também!!! Não importa se é de plastico de alumínio ou de vidro, o importante é o “capricho” que é fabricado e montado.

  • Sarlacc

    A única certeza que podemos ter é de quê este “novo iphone” seja feito do que for e pode ser até de papelão , garrafa pet reciclada, cortiça, pvc, gesso etc… Ele vai custar no brasil o mesmo preço de um iPhone 5 ou de um SIII ou S4. Portanto pros patetas que gostam é de desfilar com telefone… nada vai mudar.

  • Johnny

    Não fico contente com a noticia. Definitivamente.

    Por mais que o Jobs sempre pensou em fazer aparelhos para o povo (começo da apple), conforme os anos se passaram, ela se tornou uma marca voltada à um publico mais ‘restrito’ (se é que posso dizer assim), que ve valor na marca, acredita nela e nas ideias revolucionarias e, claro, tem grana pra pagar….

    Mesmo com aparelhos de ‘entrada’ como comentaram acima, não são tão baratos quanto outros do mercado.

  • Tonon

    Não vejo problema algum em um iphone de baixo custo, acredito que os modelos mais caros continuarão a ser ótimos, inovadores.
    Senso assim dando possibilidade a outras classes possuirem a possibilidade de ter um produto da Maça, podemos falar também do estímulo do concorrente de inovar pois perderão muito, mas muito mercado com o lançamento de iphones mais baratos.

  • Nada contra um iPhone econômico, o que vcs não querem é que as pessoas falem que tem um iPhone enquanto vcs pagaram um valor alto e elas não