NotíciasRumores

Relatório de abusos trabalhistas em fábrica da China revela fabricação de iPhone de plástico

iPhone 5C

Há tempos que corre o boato de que a Apple estaria fabricando um novo iPhone de baixo custo, de plástico, para mercados emergentes. Inclusive já fizeram até clones do que seria o modelo dele, “vazados” em diversos sites chineses. Agora, um acontecimento sério com trabalhadores de uma fábrica parceira da Apple, a Pegatron, resultou em investigações internas entre os trabalhadores, que deixaram escapar a informação de que já estava sendo produzido um iPhone de baixo custo para a Apple.

Uma investigação descobriu que a Pegatron (que é uma das empresas que monta o iPhone) desrespeita diversas leis chinesas, ao explorar abusivamente seus empregados. Fiscais se infiltraram na linha de produção e descobriram diversas irregularidades trabalhistas, que hoje comprometem a reputação da empresa chinesa.

Em um dos depoimentos, porém, um dos trabalhadores revelou que estão sendo feitos iPhones de plástico na fábrica.

O trabalho de hoje foi colar uma película protetora de plástico na tampa traseira do iPhone para impedir que ele seja riscado nas linhas de montagem. Este modelo de iPhone com uma capa de plástico em breve será lançado no mercado pela Apple. Neste momento, em Xangai, os trabalhadores da Pegatron estão trabalhando longas horas extras para fazer uma versão em menor escala e menos cara do iPhone.

Até agora, foi a pista mais forte de que haverá mesmo um iPhone de plástico da Apple este ano. E para a produção já ter começado em julho, o lançamento pode acontecer já no final de setembro.

Semana passada, uma foto com supostas caixas da versão econômica do iPhone apareceu na net, com o (horrível) nome “iPhone 5C“. Claro que pode ser apenas mais um falso rumor, uma montagem com algumas peças.

Só saberemos isso em setembro, quando a Apple fizer o seu tradicional evento de lançamento de novos iPhones.

via The Verge

Botão Voltar ao topo