Notícias

Telas flexíveis deverão demorar ainda 3 anos para serem populares

Se você foi um dos que acreditou que a Samsung realmente estava lançando um celular com tela dobrável ou espera que ainda este ano a Apple lance um iWatch de pulso, então é melhor controlar suas expectativas. Segundo a principal fabricante de vidros flexíveis, a Corning (produtora desta tecnologia e também do famoso Gorilla Glass), ainda levará no mínimo mais uns 3 anos para que vejamos gadgets flexíveis realmente funcionais no mercado.

De fato, o que se tem hoje é a possibilidade de se criar vidros dobráveis que não quebram (facilmente), o que fez muitas empresas “viajarem na maionese” e já apresentarem protótipos de produtos fictícios, causando em muita gente a ilusão de que já estavam em produção (criar vídeos de ficção sempre foi uma maneira de tentar mostrar ao público o quanto a empresa quer ser inovadora, mesmo não sendo. A Apple também já fez isto no passado). Mas o grande desafio das empresas agora é como transformar este material em uma tela que possa ser usada eficientemente em um gadget, tendo que enfrentar problemas do mundo real, como bateria, antenas de recepção e até mesmo implementação da sensibilidade ao toque, que hoje usa diversos sensores embutidos na tela. Até que tudo isso vire produtos reais e eficientes, ainda é preciso muita pesquisa e desenvolvimento.

Portanto, se você ainda tinha esperanças de ver este ano um relógio de pulso com tela flexível, saiba que ele pode demorar um pouco mais. Isso se realmente for lançado.

via Cult of Mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Edson

    Vamos ter que esperar para ver! 😛

  • Cris

    A tela é moleza…..agora teremos que carregar uma bateria de moto em uma mochila que ficará nas costas e uma antena da sky para receber o sinal…….ahuahuahuhauha

    desculpem…. hoje é sexta….

    • Alan Gabriel K

      Sexta feira é dia de …?

      • Carlos Maya JF

        … cerveja!!
        Aí depois vamos discutir sobre as telas flexíveis, anti-reflexivas, capacitivas…..

  • E. Felipe

    3 anos!!!

  • Marcus Alcazas

    Três anos, no mínimo.

  • Flávio Tavares

    As empresas estão especulando para ganhar notoriedade na mídia

  • Felipe Drumond

    Não vejo utilidade em uma tela flexível. O que eu vou fazer com um celular de tela flexível? Dobrar e colocar no bolso? E um relógio? Pra que uma tela flexível nele? Qual a utilidade? Se me disserem que farão um relógio com uma tela em curva, mas rígida, eu boto fé. Mas flexível?

    Alguém aí consegue me dar exemplos para me elucidar as possíveis aplicações de uma tela flexível?

    • Diogo

      Pra dizer a verdade concordo. Não vejo tanta vantagem pelo menos no celular com tela flexível.

    • Cristian

      Felipe,
      Num primeiro momento eu penso que a flexibilidade da tela seria muito útil para evitar os “trincados” que muitos iphones de mulher tem por ai.

      Outras aplicações, acredito eu que elas podem ter como principal objetivo a decoratividade. Por exemplo telas curvas em geladeiras, ou painéis de carro.

      • Yasmin

        “os ‘trincados’ que muitos iphones de mulher tem por ai.”

        Que preconceitoooooooooo!

      • Felipe Drumond

        Cristian, as telas decorativas não precisam ser flexíveis. Não faz sentido ter uma tela que se deforma mas não quebra, em uma geladeira.

        E no caso de uma tela flexível contra quebras, ainda não está claro se a tela agüentará pancadas.

        Continuo achando essa idéia toda muito estranha! Espero ser surpreendido.

    • Cristiano M. Machado

      Este é o principal foco das empresas CRIAR NECESSIDADES;
      A poucos anos atrás a pergunta era:
      – Para que vou querer um telefone toque de tela, Prefiro botões fisicos;
      Ou alguns anos atrás a IBM para Steve Wozniak,
      – Porque que as pessoas vão querer um computador pessoal?
      E assim vai; Viva a Evolução e que criem produtos desnecessários que amanha serão indispensáveis;

      • JanjaBoy

        Não foi a IBM, foi a HP.

      • Nokezo

        Eu não acho um computador pessoal desnecessário porém um celular, ou pior ainda um iPod, TOUCH, é uma moda criada pelas empresas. Mas é assim que funciona o capitalismo, criam novas tendências e o povo, com sede de status, compra.
        Todos fazemos parte desse processo, tanto que estamos no Blog do Iphone, o que quer (ou deveria) dizer que temos um produto da apple.

    • Thiago

      Cara, eu concordo plenamente com você. Sempre fiquei me perguntando para que serviria, de forma realmente útil, uma tela flexível em um celular. Também não vejo muito utilidade nisso. E como você mesmo disse, também espero ser surpreendido.

    • Milena

      L.A.S.E.R. (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) Foi esse dispositivo, sem o qual hoje já não poderíamos viver, que o físico norte- americano Theodore Maiman inventou em 1960 e até 1980, niguém sabia pra que serviria. Tela flexivel pra que?

    • Juliano

      Vcs só podem estar de sacanagem! Tela flexível não quebra! O maior número de acidentes que acontecem com os smartphones danificam justamente a tela, podendo afetar o lcd, o vidro, touch… Raciocinem, pelo amor de deus! Um smartphone com tela flexível seria o sonho de todos os usuários. Os celulares poderia sofrer pequenas quedas sem termos que ficar putos da vida pq a tela trincou. Fora o fato de não precisarmos desembolsar uma boa grana só pra fazer esse tipo de reparo nas telas.

  • Wellington Alves

    Seja como for, essas empresas, sobretudo a Samsung, estão apenas fazendo firulas enquanto aguardam pra ver qual será o próximo passo da Apple.

    • Caio Cokero

      Concordo. . estão apenas aguardando para que possam copiar e modificar até onde suas patentes permitem para depois dizerem que é “Melhor” que os da Apple.

  • Guilherme Mendes

    Ah, o iPhone 5 já é flexível. Só ver o tanto de vídeo e foto dele entortado por aí. Hahaha

  • RAVAGNANI

    Em 2007 a Apple lançou um aparelhinho chamado iPhone que estava anos a frente de qualquer concorrente da época.
    Não seria surpresa alguma, caso ela se antecipasse e revolucionasse o mercado novamente.

    • Gigante

      Amigo RAVAGNANI, a Apple n é mais a mesma de 2007…

      • Breno

        Qual inovacao a Apple criou apos o Iphone?!

        Nao me venha falar q Ipad é inovacao…..É evolucao!! É diferente!!!

        • Daniel

          Pela mesma métrica, o iPhone também é só evolução. Smartphones, telas multitoque, toda a tecnologia adotada já existia antes, a Apple “só” juntou tudo.

  • Dorinha

    Pois é talvez anos luz de espera 😛

    Mas quem sabe com um uma bacia de gênios, duas xícaras de criatividade e uma colher de …. Isso fique no forno por menos tempo, o jeito é esperar pra ver.

  • Marcos

    Se me lembro bem, o rumor de que o “iWacth” teria tela flexível foi baseado num projeto da maçã, que estaria testando varias possibilidades, por isso penso que, se a Apple quiser lançar esse relógio, não vai ser necessariamente com tela flexivel

  • Eugenio

    Besteira inútil só para playboy ou vileiro ficar se exibindo e pagando sapo. Mas espero sinceramente que lancem um produto destes pra quando o cara for guardar o aparelho com tela flexível e ela estiver “flexionada” ele sente em cima, quebre e corte a bunda.

    • Juliano

      O mundo mudou.. A tecnologia que antes era considerada supérfula cada vais mais vem se tornando uma ferramenta de necessidade básica. Assim como o computador há décadas atrás era coisa de Nerd, hj em dia é essencial para grande parte da humanidade. Deveria ser menos preconceituoso. Essa tecnologia vai fazer muita gente economizar consertos de tela do celular. Não é só para playboy como vc disse. Pense grande.

  • Anderson Campos

    Alguém pode me dizer qual é a utilidade de uma tela flexível no uso de smartphones?????????????

    • Douglas

      A resistência, a sustentabilidade pro meio ambiente e mais conforto.

      • Victor

        Sustentabilidade pro meio ambiente? Vc deve estar brincando, não é?

        • Douglas

          Não, o motivo para a utilização está na substituição do óxido de índio-estanho por materiais mais comuns. 😉

  • Copeta

    Quando a Apple fez isso?

    • Em 1988, com um protótipo (existente só em vídeo) chamado Apple Knowledge. Uma mistura de iPad com Siri avançado, mas que demorou mais de 20 anos para surgir algo parecido.

      • João Marangoni

        Esse vídeo é impressionante… Pensando no ano em que foi criado (1988)!

        • André Pelegrini

          Desde 1988 o Brasil é o país da moda! Hahaha

  • João Pedro Vianini de Paula

    Foi isso que eu achei que ia acontecer com o Google Glass, mas não que eles saíram do conceito? O Nokia Morph está lá até hoje.

  • Naor Marinho

    O legal das inovações é que ninguém vê utilidade nenhuma para essas tecnologias como de tela flexível mas, se a Apple lançar, todos vão correndo comprar e dizer que esta anos luz a frente de outras… Sem demagogia.
    Quando o iPhone foi lançado, muitos também não viam utilidade em um “celular” sem teclas, etc…

  • Celso

    Algumas analises do blog, principalmente as que falam sobre matérias administrativas e de projetos falham… Essa de hoje falhou…
    Quando uma empresa desenha um novo modelo de celular revolucionário,o é pra “impressionar” as pessoas com algo que eles não conseguem fazer, e sim para “direcionar” seus centros principais de pesquisas para o que PODERÃO fazer.
    O projeto para o vidro “flexível” TEM DE ESTAR PRONTO quando o tal vidro for viável, para, assim, a empresa correr na frente nesse quesito.
    Como exemplo, busquem no YouTube o vídeo NOKIA FUTURE TECNOLOGY, e lá veremos como seriam os celulares SEM A APPLE trazer o touchscreen à tona: mesmo sem tela sensível, estava anos luz à frente de qualquer outro modelo, mas quando surgiu o iPhone TODA industria caminhou para o touch e a Nokia caiu em desgraça…
    Projetos futuros são importantes para empresas que não não querem ficar para traz, e mostrá-los é uma forma de direcionar pesquisas, opiniões e até mesmo a concorrência, afinal, daqui alguns anos quem não tiver um celular sem tela flexível será das cavernas…

  • Thassio

    Acredito que a tela flexível, como o próprio nome diz, vai servir para se adaptar como um “exoesqueleto” nas necessidades do seu dono. Ou seja, Ela dobra no punho e vira uma bracelete/relogio que vai ser vir como uma espécie de “morfador” dos power rangers (desde medir pressão, a emitir holografias, mapeamento 3D do ambiente, comunicador, ipod, etc.. Se quiser falar, puxa e estica (e viva a festa da Xuxa rsrsrs) e vc tem o modelo tablet pra falar como os iphones de hoje.

    Vc pode dobrar novamente e grudar no volante do carro e por comando de voz vc fala o destino que quer ir e ele abre um mapas com gps pra vc, enfim, assistam um pouco de Minority Report, Tron essas coisas que você vai ver utilidade pra tudo com uma tela flexível, até pra virar óculos e vc colocar na cara como nesta capa da Vogue Japão e ele servir como um computador visual como do Homem de Ferro, e alguns games que estão surgindo ou que tem parecido na Disney como capacete de realidade paralela…