Opinião

[opinião] O jailbreak está ajudando a Apple a tornar o iOS cada vez mais seguro

Jailbreak

Mesmo que você seja um usuário que não gosta de modificar o sistema do seu iPhone, mesmo assim você deve agradecer que existe um grupo de hackers do bem que dedica seu tempo a descobrir falhas no sistema. Se o jailbreak não existisse, a Apple teria que inventá-lo, pois o fato é que o grupo de jovens geniais que se dedica a encontrar brechas de segurança no iOS para destravá-lo, na verdade está fazendo um grande favor para a Maçã, sem que ela precise gastar um centavo por isso.

Segurança da Informação é um assunto cada vez mais discutido, com uma importância que cresce a cada dia. As empresas gastam milhões de dólares todos os anos para aumentar cada vez mais a segurança de seus sistemas e proteger assim a privacidade de seus usuários. Afinal, ninguém quer usar um telefone ou um tablet que pode ser alvo de criminosos que roubem seus contatos, suas senhas e suas fotos pessoais.

A Apple sempre se preocupou com isso, o que resultou em um dos sistemas operacionais móveis mais seguros da atualidade. Claro que o preço que pagamos por isso são algumas limitações chatas no uso, como só poder instalar aplicativos existentes na loja oficial (App Store) ou não permitir que possamos transferir qualquer tipo de arquivo por bluetooth para outro aparelho. Mas no fim, vale a pena.

Mas até hoje, ninguém conseguiu construir o sistema perfeito e impenetrável, e talvez nunca se consiga. Há sempre uma maneira (mais fácil ou mais difícil) de penetrar nele por alguma brecha de segurança. E esta busca por falhas, que para as grandes empresas custa muito dinheiro, os garotos do jailbreak fazem de graça para a Apple.

A atual ferramenta evasi0n usa diferentes brechas de segurança para conseguir penetrar no sistema e instalar os códigos suficientes para destravá-lo. É como se alguém conseguisse entrar despercebido em um presídio de segurança máxima, fosse até a sala das chaves e destrancasse as portas de todas as celas.

Jailbreak - Saída da prisão

Por exemplo, os hackers descobriram que existia um bug no sistema de gestão de backups do iTunes, que permite restaurar links simbólicos que levam a qualquer lugar do sistema. Este método era bem conhecido no jailbreak do iOS 1.1.1, em que bastava criar um contato com o endereço prefs:// para passar a tela de ativação do iOS e abrir os Ajustes (eis um vídeo da época mostrando como era). Também foi usado um tempo para criar atalhos para os Ajustes do Sistema, recurso que hoje não é mais permitido.

Através de links simbólicos, o evasi0n tem acesso ao diretório /var/mobile, onde é possível tomar o controle do sistema e injetar outros scripts que permitem assim o jailbreak.

Este tipo de bug estava aí e poderia ter sido descoberto por outras pessoas com intenções menos nobres, que criariam maneiras de invadir nossos iPhones e iPads para roubar informações. Temos que agradecer que os meninos do evad3rs descobriram antes, para uma intenção mais nobre.

Sempre que uma nova solução de jailbreak é liberada, a Apple corre para arrumar as falhas no sistema que permitiram a invasão, tornando-o mais seguro para todos os usuários. Portanto, é um jogo em que todos ganham: quem gosta do jailbreak pode, de tempos em tempos, instalar funcionalidades extras nos seus aparelhos; quem não gosta, fica com um sistema cada vez mais seguro e protegido.

É por isso que todos temos que agradecer ao jailbreak e a estes hackers do bem que dedicam o seu tempo a procurar brechas no iOS. Graças a eles, temos um dos sistemas mais seguros do mundo e isso, nos dias de hoje, é uma preciosidade.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tullio

    realmente penso assim tbm

  • Ravi Carrillo

    Sério, gostei demais dessa matéria, que isso se torne opinião geral.

    • JanjaBoy

      Difícil, tem muita gente usando viseiras. 😉

      • Marcio

        Concordo plenamente!

      • Marcio

        Agora, uma coisa que sempre ficou “voando” na minha kbeça. Sinceramente não acho possível que alguns garotos, por mais gênios que sejam, consigam em tão pouco tempo ( levando em consideração o lançamento de uma nova versão do IOS ) descobrir brechas que possibilita uma mudança, ao meu ver grande no sistema operacional da Apple. Na minha opinião, posso estar errado, a própria Apple incentivou isso como forma de popularizar o Iphone, meu que criando um grupo parelelo com os mesmos desenvolvedores do IOS para criar o então conhecido JailBreak.
        Sempre fiz Jailbreak nos meus Iphone’s, e nunca tive se quer qualquer problema, muito pelo contrário, é exatamente isso que acho legal, claro que para o bem, usado sempre com “parcimônia”, evitando pirataria ou qq outra coisa ilegal.

        Abs a todos.

        • Paulo Cotta

          Teoria da conspiração.

        • Henrique Teixeira

          Discordo, amigo. Possibilitando o Jailbreak, logo em seguida a pirataria é possibilitada, tirando muito lucro que a Apple teria com venda de aplicativos. Não sei a porcentagem ao certo, mas sei que ganha encima da venda.

          Além disso, acho bem difícil esse tipo de coisa acontecer, sou extremamente cético em relação à muitas coisas. Seu comentário me lembrou 1 vídeo que dizia que a Disney é satânica. Duvido plenamente de tudo que mostram no vídeo, acho tudo isso “abobrinha”, digamos assim.

          Não se sinta ofendido, apenas discordo da sua opinião.

          • SamuEX

            Nossa, seu argumento foi tão forte que deu até arrepios.
            Estou agora mesmo tirando o JB do meu iPhone.

          • Fab

            Porcentagem: 30%

        • Leandro Silva

          Então Marcio, o que na verdade ocorre, é que estes erros já estavam presentes no iOS antigo, e como os desenvolvedores da apple, desconheciam os mesmos, não “consertaram”. Os hackers se aproveitaram de erros que descobriram no ios 6.0 e esperaram o lançamento do 6.1 para liberar a ferramenta de jailbreak, fazendo com que esta não se inutilizasse tão rapidamente

        • Dorinha

          Nossa tu deve ter lido muito Umberto Eco, Dan Brown e equivalentes…

        • iBeto

          Acredite, eles nao ficaram alguns dias apenas mexendo na iOS.
          Foram varios meses devassando todo o sistema, e se em horas eles soltaram uma atualização,
          ja sabiam onde, como e o que reajustar. Quando começaram a relatar os problemas com aplicativos tempo e etc.. Eles já sabiam onde e em que pasta esses comandos se encontravam.
          Depois de estudar o sistema por dentro e explorar as falhas, fica facil para eles receberem os feedbacks e ja ir na origem ajustar, se voce for programador ou um simples criador de planilhas, (me desculpem a comparação, eu faço isso), sabe do que estou falando. Se dá problema quem estudou o sistema sabe aonde ir. 😉

    • Overlord

      Infelizmente, o pessoal que não lê (não porque não sabe mas sim porque não quer) continuará dizendo que jailbreak é para pirataria. 🙁

  • jeff

    Sempre ouvi falar de Jailbreak, mas nunca tive vontade de entrar nesta onda.
    Hoje tenho um 5 mas acompanho a evolução desde o 3G e nunca saí da App Store Oficial da Apple. Tudo que preciso tem lá.
    Mas essa notícia foi legal, mostra o lado bom das coisas.

    • JanjaBoy

      Você NÃO precisa sair da AppStore para colocar novas e boas funcionalidades no seu IPhone.
      O jailbreak NÃO impedirá que você use os aplicativos à venda na AppStore.
      O jailbreak APENAS permite você modificar o iOS tornando o uso mais agradável.

      • Caetano Milord

        Eu fico pensando, quantos posts devem existir aqui no BDI, de usuário e administradores explicando que jailbreak é diferente de crackear apps… mais de milhão? kkkkkkk

      • David

        Ácho que você não entendeu o que o Jeff quis dizer. Ele tem um pensamento semelhante ao meu. Ninguém pensa que se fizer jailbreak não poderá mais usar a app store (ou será que alguém ainda pensa?), mas apenas não sentimos necessidade. Eu mesmo nunca senti falta de algo para fazer o desbloqueio e é por isso que não fazemos e não por medo de não poder mais usar a loja oficial.

        • Rodrigo

          Pra mim, só o simples fato de poder escolher que programa será o padrão a ser executado, já valeria pagar pelo JB !!!!

      • iBeto

        Janja, aproveitando seus conhecimentos.
        Uma vez feito o jailbreack posso continuar sincronizando minhas compras normalmente no iTunes,
        fazer backups do aparelho, usar o iCloud ou a Apple consegue ver o sistema?

    • Felipe

      A App Store não tem um app que grava a tela (gravar, filmar a tela, deu prá entender) e esse app seria útil pra mim… 🙁 Mas tenho medo de fazer JailBreak, sei lá, não sei se vou conseguir fazer tudo continuar funcionando….

      • Bruno

        Fazer JB a partir do IOS 6 é muito fácil e simples! Se qq coisa der errado, basta restaurar o sistema. 😉 Volta novinho…
        Eu tinha um ipod touch 4°g com JB, ai eu começei a repar que ele havia ficado mais lento, restaurei ele e pronto. Agora tenho um iphone 5 sem JB, não pq não quero, mas pq ele veio já com o IOS 6.1.4 … Só estou esperando o IOS 7 para refazer o JB.

  • Shogun

    Fato!!!

  • Nilton Vivacqua

    Show de bola! Precisei do Jailbrake no meu primeiro iphone há alguns anos atrás, porque era bloqueado AT&T. Instalava aplicativos Cydia e adorava. Mas o sistema ficava instável e às vezes travava, uma vez precisei restaurar o telefone todo pra corrigir o problema. Hoje, já no meu quinto iphone, posso dizer que isso quase ñ é mais necessário, e desde o segundo ñ uso mais. O IOS está ficando cada vez melhor e me acostumei com ele do jeito que é!

    • Ataide jose

      Pleno acordo também. Estou nas 3 ultimas geracoes de iPhone e não precisei de jail… até agora.

  • cassio

    concordo TOTAL

  • Thiago Lino

    Além da segurança, que é essencial, o jailbreak acaba ajudando a Apple a agregar e aprimorar novas funcionalidades ao iOS pensadas por terceiros. No final das contas, nós ganhamos com tudo isso (ainda que eu seja contra o jailbreak). Essa semana mesmo vi um tweak (Auxo) muito bacana e espero que a Apple tome conhecimento e implemente a função nativamente:

    • Julio Cavalcanti

      Caramba! Muito bom esse Tweak! Seria muito bom mesmo se a Apple implementasse ele por completo na próxima versão do iOS como fez com a barra de notificações! =) Os botões/atalhos de Wifi, 3G, Bluetooth e Brilho tão fazendo uma falta danada!

      • Joao

        O Auxo é show! Eu usava o SBSettings, mas ele é muito pesado. O Auxo além de me dar essa visualização que eu acho muito bonita, me permitiu eliminar o SBSettings, pois me dá também a possibilidade de fechar todos os apps de uma vez, além de mostrar os atalhos para Bluetooth, 3g, Wifi e afins. Vale muito a pena pagar os US$1,99. Se você quiser testar antes, tem a versão crackeada. Eu testei e logo após paguei pelo app, valeu cada centavo!

        • Henrique Teixeira

          Tô loco pra chegada do meu iPhone 5, e vou fazer Jailbreak nele exclusivamente pra baixar o Auxo! Muito show.

    • Simei

      Valeu a dica… gostei mais do que o sbsettings.

    • Alex

      O problema todo é ORGULHO! Nunca os caras da Apple vão pegar algo feito por esse povo que mexe com Jailbreak e etc, e implementar no iOS assim, do nada… Mesmo pq além dessa questão de ego deve existir algo como algum registro de propriedade intelectual sobre todas as funcionalidades apresentadas no Jailbreak, o que é totalmente justo, afinal, eu não iria ficar nada contente de ver uma empresa do porte da Apple “roubando” uma idéia minha… Anywayz, eu nunca tinha feito Jailbreak antes desse último que saiu (6.xx), e agora confesso que vai ser difícil eu ficar sem fazer, o baguio é mt bom!!!

  • Fernando Augusto

    Concordo 100% , graças aos “hackers” e o “jailbreak o IOS é mais seguro e também foi implatada melhorias pela própria Apple que só era possivel ter através do “jailbreak”.
    Tomara que IOS 7 venha com mais funcões iguais as que é possivel ter quando se tem o “jailbreak”.

  • Edilberto

    Parabéns iLex! Excelente texto!

    PS: gostei da foto do presídio!

    • renatodeis

      [2]

    • renato

      Simplismente show o texto e a Foto… Parabens BDI

    • anon

      O ilustrador brasileiro Felipe Luchi fez esta ilustração para a revista Go Outside.

  • copeta

    Sou a favor do Jailbreak e não queria que ele parasse de existir. Mas graças aos ”meninos” do Jailbreak hoje meus iGadgets estão bem mais seguros. Preforo a segurança. 🙂

  • Dinnosan

    Boa matéria iLex, parabéns.

  • Gilmar

    Obrigado pessoal do jailbreak!!!! 🙂

  • André

    iLex.. uma duvida..
    você tem jailbreak no seu iphone?
    Se sim, o que vc usa que devia ter no iOS?
    Se nao.. vc acha que o sistema (iOS 6) está bom pra você??? (poderia falar perfeito, mas nunca, nem com jailbreak teremos a perfeição certo?

  • Kleyson Klesller

    iLex, fui mudar a miha conta (brasileira) para o uruguay mas não tá aceitando!
    Aparece uma mensagem na tela e quando você clica em comprar um app diz que só na store brasileira.

    Tá sabendo de algo?

  • Vitor Reis

    Com o tempo iLex acredito que todas as pessoas passaram a pensar assim. Na verdade eu acredito que algumas funções batidas que todos solicitam como o SBsetings, nunca será implementada pois caso esteja nativa, excluirá a necessidade do Jailbreak, eu sempre achei que é mais comodo para Apple descobrir falhas no sistema através de hackers prodígios sem custo para a empresa…..

  • Lucas.S 

    Eu odeio o Jailbreak por que eu fui fazer ele e deu um problema e travou tudo e tive q restaurar….por isso agora sou contra o Jailbreak

    • JanjaBoy

      O problema não é ou foi o jailbreak. 😉

    • SamuEX

      Mais um especialista trazendo seu case para refletirmos.

      • JanjaBoy

        Truco!

  • Eduardo

    Parabéns pelo texto!
    Perfeito o ponto de vista e uma opinião bem coerente de alguém que conhece a fundo o mundo Apple!
    Essa deveria ser a verdadeira visão de quem não utiliza jailbreak.
    Não apenas denegrir a imagem dele e aprender que não é sinônimo de pirataria e pesar positivamente os benefícios que a busca por ele gera aos usuários do iOS.

  • JanjaBoy

    Jailbreak, ajudando a Apple desde 2007.

  • Danilo Melo

    Concordo com a matéria, e também é uma forma de pressionar a equipe de desenvolvimento do iOS de fazer sempre algo melhor, beneficiando a nós usuários e a própria empresa pela credibilidade em segurança obtida ao longo dos anos…

  • Paulo

    Quando eu comprei o iPhone 2G, Jailbreak era uma necessidade obrigatória pra quem quisesse utilizá-lo aqui no Brasil. Ponto. Depois, troquei por um iPhone 4 (o primeiro aguentou 3 anos) e também vivia no jailbreak, mas aí era pra poder continuar com a tonelada de apps crackeados que eu tinha (sim, admito).
    Agora tenho um iPhone 5, e por conta de até então não haver uma alternativa para jailbreak pra ele, eu percebi que não precisava de 200 apps inúteis no iPhone e comprei os que eu realmente usava. Agora tenho todos os apps originais, devidamente pagos. A real é que: Quando eu era mais desocupado e curtia ficar fuçando e instalando geringonças nos meus iPhones, era uma legal, exceto pela ilegalidade da pirataria… Hje meu dia-a-dia é muito corrido pra eu perder uma madrugada de sono fazendo restore em iPhone entupido de tranqueira que vira e mexe dá pau!
    Eu sei e quem é das antigas lembra que muitas coisas nativas hoje no iOS foram criadas de forma bem precária e idealista antes no Cydia… De qualquer forma, sou muito grato ao Jailbreakers, e apesar de não depender mais da forma q dependia antes, sempre acompanho as notícias dos caras.

    • Cesar Serrano

      isso mesmo. eu só tenho JB por 2 motivos (que caso se tornem nativos, largaria o jb): SBSettings e Zephyr. Quando a Apple implantar, pelo menos o Zephyr já vai estar bom demais. (tanto que antes do evasi0n eu usava o AssistiveTouch (me desacostumei de usar o botao Home pra tudo…)

  • Francisco

    Seu ponto de vista está certo, desde que as novas implementações de novas versões do iOS não abram brechas.
    Pq imagine: o jailbreak mostra uma brecha. A Apple vai lá e fecha. Mas quando lança a atualização, coloca novos recursos e esses novos recursos trazem consigo várias brechas.
    Ai nao adianta.

  • Alberto

    Viva ao jailbreak!!!

  • Carlos Maya JF

    Concordo em gênero, número e grau.
    Daqui a pouco a Apple contrata os “meninos” do evad3rs.

    • KL

      Faço jailbreak ha 3 anos, agora no iphone 5 ficou bala!!!

      • Carlos Maya JF

        Sério?
        Tentei uma vez no iPad e não gostei. O sistema ficou MUUITO lento e prá mim não compensou.
        Ainda estou com receio de fazer no iPhone5…

    • Fernand:o_O

      Sim! Daqui a pouco a Apple contrata os caras, empurra goela abaixo um contrato dizendo que eles não podem fazer nada disso em suas próximas sete gerações, deixa os caras jogados em algum canto do escritório por um ano e depois de uma ano, aproximadamente, os manda embora (ou só espera eles pedirem as contas por tédio).
      Qualquer semelhança desta situação com a vida real é considerada mera coincidência. Os personagens desta ficção tiveram seus nomes substituídos em respeito à sua privacidade.

      • Carlos Maya JF

        Verdade.
        Já li essa história em algum lugar………rs
        Sempre assim: MAIS DO MESMO.

  • Edson

    Falou tudo!
    Excelente post!

  • Alexander

    @Claro que o preço que pagamos por isso são algumas limitações chatas no uso, como só poder instalar aplicativos existentes na loja oficial (App Store) ou não permitir que possamos transferir qualquer tipo de arquivo por bluetooth” Estou super contente com a app store, entao nao acho isso de poder instalar só dela uma desvantagem

    • Cesar Serrano

      Como SJobs dizia: “There’s an app for that.”
      Essa á a graça (e as vezes a inutilidade rs) da AppStore. Tem ‘quase’ tudo lá.. Pra te falar, Cydia só tá lá pq faz parte do JB, se não, não faria falta).

      Ah, e agradeço o fim do Instalous (só quem é/foi desenvolvedor sabe o quão boa foi essa notícia!!!)

  • Lucas.S 

    A Apple diz pra não fazer o Jailbreak e mesmo assim fazem e incrível ela quero o bem dos usuários do nosso querido iOS e quer q ele fique seguro !

  • Pretoriano

    Ótima matéria! Definitivamentemo JB,é necessário. Muitas funções são implementadas,melhorando,assim, a funcionalidade do aparelho. São pequenos detalhes que, se incorporado nativamente pela Apple, faria do iphone(que já detém esse título)o melhor smartphone do mercado!!!

  • Modanez

    Fato!!

  • J3ff

    Alguém aqui sabe (ou não) o “macete” para trocar as “barrinhas” de sinal por número em decibéis ?

    • Henrique

      Liga para *3001#12345#* , vai abrir Field test, logo depois segura o botão POWER como se fosse desligar, quando aparecer a barra vermelha pra desligar..pressiona o HOME até voltar pra tela inicial.

      • J3ff

        Valeu, Henrique!
        Obrigado !

  • Julio Cesar

    Obrigado meninos do JailBreak. Mas prefiro não fazer. É inseguro demais, chegava ser uma contradição.

  • José Pedro

    Além da melhoria nos níveis de segurança, muitas das funcionalidades encontradas hoje no iphone eram tweaks do passado.

  • Rodrigo

    To Put* da cara denovo !!!

    Toda vez que restauro meu Ipad ou Iphone e volto o backup, toda a organização dos ícones é perdida. Tenho que organizar na unha tudo denovo !! QUE RAIVA

    Isso sem ter feito JB ainda.

    Alguma luz pra mim ? O que ocorre de errado ?

  • Carlos André

    Muita boa essa matéria!!! Eu já fiz o jailbreak no meu iPhone 5 e no iPhone 4S da minha esposa. Recendo a todos *_*

  • Rei/SP

    Realmente depois dos primeiros “jailbreak”, algumas “funcionalidades” significativas foram implementadas no iOS. Aliás, muitos podem não concordar, mas qdo o Linux surgiu, o Windows deu uma bela melhorada, como o código do Linux é aberto, a turma dos engenheiros da Microsoft debulharam inteiramente o Linux e implementaram várias melhorias no Windows, neste caso não é jailbreak mas, a idéia de um sistema iOS melhorado (com jailbreak) concorrente ao iOS oficial forçou a Apple repensar no SO.

  • Rei/SP

    Acho que p/ evitar (tentativa…) o jailbreak, o iOS está ficando mais lento, talvez por estar mais seguro, como ocorre no PC, com security internet, antivirus etc… a partida fica mais lento, a navegação tb, nota-se facilmente em máquinas mais antigas.

  • Cristian

    Além de ajudar a ficar mais seguro, a Apple poderia “copiar” várias funções, que facilitariam ainda mais o nosso uso.

  • Felipe Andrade de Sampaio

    hahahahaha Gostei da cadeia

  • George

    realmente…

    iphone com igotya, activator, iblacklist, sbssettings etc… pra mim nao da…

    ate que enfim pude atualizar e nao perde-los…

  • Camillo

    por um lado, é realmente isso. Mas pelo lado da pirataria, lasca com o desenvolvedor.
    O cara passa dias se dedicado a criar um app que depois será pirateado. Se a apple “travou” algo, é porque não deve ser acessado porque pode dar merda. Os apps só podem ser baixados pela appstore porque passam por uma criteriosa avaliação. Digo com razão de causa, a apple lenha com o desenvolvedor pra ficar td lindo pro usuário.
    Aí o cara quer baixar pelo installous.. nego vai faz um “fake” do app que manda todos os emails do usuario pra um servidor externo. Nunca se sabe. 😀

  • guifrz

    Só tenho algumas dúvidas sobre jailbreak, se alguém puder responder.. serei eternamente grato 🙂

    É possível eu retirar o jailbreak do iPhone depois? E caso venha atualização nova do iOS, e eu atualiza-lo.. o jailbreak, some?

    • Julia Pires

      Eh possivel tirar sim, mas enquanto estiver usando nao se pode atualizar o iOS nao. Tem que resetar.

  • TiãoGavião

    Não só o jailbreak ajuda a Apple, hackintosh também tem ajudado muito 😉
    Apple acaba lucrando muito com todos trabalhando de graça 😉

  • Sérgio Carvalho

    Na minha opinião, a Apple deveria Comprar a Cydia Store, o projeto do jailbreak é sensacional, a única coisa que deveria ser ilegal de fato, seria o Instalous, que nem existe mais!
    Mudar design, alterar configurações! Deixa o iPhone muito melhor! A pessoa não cansa dele, sempre vai ter inovações no seu sistema!

  • Marcus Alcazas

    JB um passo a frente, sempre.

  • Luan Carlos

    uma coisa que nunca entendi, pq o pessoal do jailbreak diz qual foi a vulnerabilidade encontrada no iOS. Pois com isso claro que a Apple vai lá e corrige. ou se ñ dizem, é rápida demais o fechamento da brecha encontrada.

  • Diego

    Olha, fiz o JB pq nunca tinha feito …. foi curiosidade …. mudei tema … mudei a destrava para tipo os do android … ( que foi legal , mais no fim e ruim ) e paguei por isso ainda … ahuuahuah
    Mais tem uns aplicativos legais, como um que deixa infinito a capacidade da pasta para por aplicativos , e um que deixa uma fotinha nos contatos, e outras “perfumarias”.
    Mais do resto , para mim, ja passou a vontade de ter um iphone com JB ……auhahuuauha

  • Felipe Franco

    Eu instalei o cidya quarta, mas hoje eu desinstalei ele. E fui apagar todos do dados e configurações do meu Iphone 3gs, só que ele esta demorando de mais. Ainda esta na tela que tem aquela bolinha rodando como se estivesse carregando.
    Será que elaguém pode me explicar o que esta acontecendo?

  • Andre Motta

    Parabéns pela matéria !!! Li quase todos os comentários , vi várias opniões , sendo a favor do JB e contra. Eu já tive o JB , mas hoje eu penso em segurança, no sentido de usar para consultas e pagamentos de contas por aplicativos de banco. Acho que quem vai usar também com essa finalidade, se sente mais seguro, por usar a IOS sem JB . Gosto muito do JB, mas quando se trata de dim-dim ,contas bancarias e senhas, prefiro não arriscar.

  • Kba_black

    Com certeza o Jailbreak ajuda e vai continuar ajudando o pessoal da Apple.
    Não só na segurança,mas com seus tweaks fantasticos.
    Fiz e sempre faço o “JB” no meu Idevice.Nunca me arrependi de ter feito.
    Esse papo de que colabora com a pirataria vai decada um.
    Sem hipocrisia !
    Muitos dizem que são contra e tal,mas usam “OS” pirata em seus PCs ou compram “DVD” generico de filme na barraquinha da esquina.
    Antes que falem.Meus Apps do Cydia são todos pagos.

  • Fabio Dantas

    Quanta baboseira!! Se jailbreak fosse tão bom para Apple, ela não tiraria os jailbroken da garantia e freqüentemente não mandaria mensagens desencorajando tal ato. Até hoje não conheço ninguém que fez esse lance sem ter instalado pelo menos uma vez um aplicativo pirata. Tem uns “nobres”, que para mim não passa de hipócrita, que instala aplicativo pirata para “testar” antes de comprar, mas esses testes não tem nenhuma data de validade e as vezes dura mais de um ano e ainda hoje continuam usando os piratas.

    • É, quanta baboseira…

  • Fagner Caetano

    Eu já gastei mais em compras no Cydia do que na App Store!
    Cylay, Intelliscreen X, Zephyr, ScrollingBoard, BiteSMS…
    São apps e tweaks que eu acho necessários e fazem uma grande diferença no iOS.
    Eu não mexo na aparência do iOS, pondero o que instalo porque se vier instalando tudo a torto e a direito… Você vai lascar com a estabilidade do SO.
    Eu recomendo e sempre vou usar, principalmente pelo Cylay!

  • eduardo

    AJUUUUDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Estava no meio da execução do jailbreak no computador, e meu iphone foi desconectado do cabo,
    desde entao ele nao liga mais, quando liga fica a maça da apple e mais nada!! ja restaurei o sistema pelo itunes, e nao voltou ao normal, o que aconteceu ? e o que eu faço ?