App StoreNotícias

Apple disponibiliza página especial para denunciar aplicativos que copiam outros

Todos nós sabemos que a App Store não é perfeita. Além de aplicativos que tentam enganar o consumidor, há também desenvolvedores pouco éticos que roubam ideias de outros para também ganhar dinheiro. Pelo menos neste segundo ponto, a Apple está criando ferramentas para proteger os autores originais.

Ela acaba de colocar no ar uma página especial para que desenvolvedores que se sintam copiados possam denunciar clones ou uso indevido de propriedade intelectual. Uma página equivalente para reclamação de músicas, filmes, podcasts, álbuns e shows que firam a propriedade intelectual de alguém também está disponível.

Se você acredita que um aplicativo disponível na App Store viola os seus direitos de propriedade intelectual, você pode usar este formulário para apresentar um pedido para a equipe legal da App Store. 

A decisão é ótima e coincidentemente vem logo depois que a Apple venceu nos tribunais a briga de roubo de propriedade intelectual contra a Samsung. Roubar ideias de outros só prejudica a quem cria conteúdo, sendo altamente prejudicial para a App Store.

Infelizmente, a Apple não disponibilizou ainda uma página similar para denunciar aplicativos que tentam enganar os usuários prometendo coisas que não fazem. Enquanto isso, eles continuam livres, tirando dinheiro dos mais distraídos.

via TNW – Segunda imagem: Techcrunch

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Antonio Marques

    Boa!!

  • iEduardo

    Bom negócio. Vai que daqui um tempo limpa a App Store…

  • Valdinei

    Adeus milhares de apps de lanterna? Haha

  • João Pedro Vianini de Paula

    Até que enfim!

  • Eduardo

    boa iniciativa, mas, creio que uma pagina para denunciar aplicativos que não fazem o que esta anunciado seria muito mais útil. mesmo porque o desenvolvesse já tem um canal aberto na app store. agora se pensarmos que a venda gera lucro, e mesmo que o desenvolvesse a parte dele a Apple…

  • TiãoGavião

    Parabéns Apple, excelente iniciativa 🙂

  • Mario Ueno

    iLex, vou te “denunciar” para a professora de português! 😛

    • Jorge

      hehehe…

      Ilex, no título do post está denúnciar

      • RodES

        Ele devia ter preparado outro título como “… para denúncia de apps…” e ao mudar, passou batido.

        Mas sobre a matéria, foi uma boa mesmo pros desenvolvedores originais. Mas, como muitos já disseram, ainda falta uma dessa pra denunciar os apps enganadores.

        • Parabéns pela perspicácia, foi exatamente isso que aconteceu. Mudei a palavra na última hora e o acento ficou. 🙂

          • Mario Ueno

            Imaginei isso também!
            Mas como o BDI é impecável, até mesmo com a ortografia, resolvi colaborar de uma forma discreta para o estagiário não ficar constrangido! 😉

  • Mvcmendes

    Achei o sistema um pouco questionável. A Apple manda um email para as duas partes, para que elas possam procurar uma solução sozinhas? Imagino que seja como com o PayPal, que só faz uma intervenção quando as partes se recusam a entrar em acordo. Digo que o sistema é questionável porque o nego que copiou sabe que tá copiando. Será que receber um aviso da Apple dizendo que o desenvolvedor do aplicativo original entrará em contato será intimidador o suficiente pro cara resolver tirar o app do ar ou modificá-lo?

    Depois de ler a matéria aqui, mandei um email pra Apple sugerindo a criação de uma página ou sistema que permita que apps enganadores sejam denunciados. Citei a matéria aqui do Blog a respeito dos apps enganadores de algumas semanas atrás. Vamos ver se vem alguma resposta.. Quem sabe.

  • Pedro Leão

    E é impressionante como 2 anos depois nós ainda vemos apps como esse “12 Days of Disney” circulando na App Store (Brasileira), vendo as pessoas serem enganadas e não podendo fazer nada, esse app é um absurdo de descaramento, é numa hora dessas que dá um alivio saber que os iPhones não têm vírus…