Aplicativos

Aplicativo Sparrow mostra que virou apenas mais um instrumento do Google

Quando o ótimo aplicativo Sparrow foi comprado pelo Google em julho, muita gente achou que seria o fim daquele que é considerado o melhor cliente de email do iOS. De fato, os próprios desenvolvedores que o criaram disseram que iriam se dedicar a “novos projetos”.

Ao aparecer ontem uma inesperada atualização do aplicativo, muitos fãs chegaram a ter esperanças de que as reclamações eram infundadas e que ele teria sim um futuro de atualizações e melhoramentos pela frente. Mas infelizmente foi um alarme falso: a principal mudança foi a possibilidade de abrir páginas da internet diretamente no Chrome, coisa que não é possível fazer com o Mail normal (que abre por padrão o Safari). Ou seja, apenas uma mudança para promover um outro aplicativo do próprio Google.

Para quem usa o Chrome e não consegue mais viver sem ele, a novidade é boa; porém, para a maioria que usa o Safari, a atualização serve apenas como tentativa de fazer propaganda dos serviços da gigante de buscas.

O Sparrow ainda é considerado o melhor cliente de email do iPhone, mas se ficar parado no tempo, será rapidamente ultrapassado por outros, inclusive pela própria Apple, que já irá incorporar belas novidades no iOS 6.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Hemerson

    Abrir página no Chrome foi um benefício interessante. Não vejo porque o alarde deste post, visto que melhoras mais significativas foram também acrescentadas na mesma atualização.
    Muito tendencioso. Nada mais justo que o Google promover e facilitar o uso de suas ferramentas em um app no qual ela comprou.

    • Hemerson, não acuse levianamente de tendencioso só porque a opinião do autor não é igual a sua. Esse seu comentário está abrindo portas para trolls virem atacar o blog com argumentos pífios de que o Blog é pago pela Apple para falar bem dela, o que é infantil.

      Acredito que você seja inteligente o bastante para entender o conteúdo do artigo: Se você ou qualquer um seguir os links do texto que falam do Sparrow e do Chrome verão que o Blog fala MUITO BEM deles, são dois ótimos aplicativos. É uma pena que a Apple não permite ainda que se escolha com qual browser padrão o usuário prefere. Por enquanto, estamos presos ao Safari e isso é ruim. FATO.

      Também é FATO que o desenvolvimento do Sparrow morreu. A versão para iPad que eles tinham prometido, não será mais lançada depois da compra do Google. Quem perdeu com isso? Eu e você.
      O Sparrow é ótimo e eu já tinha falado nisso no outro artigo. Mas fico triste em ver que ele irá morrer porque foi absorvido pelo Google, que está usando-o apenas para promover seus outros aplicativos. Eu fui um dos que paguei por ele tanto na versão iOS quanto para Mac.

      Se você acha que incluir a escolha de abrir no Chrome foi UMA GRANDE EVOLUÇÃO para o aplicativo de emails, que bom. Eu disse no texto previamente que isso é ótimo para quem usa o Chrome, você não leu? Mas me permita postar minha opinião (sem ser acusado levianamente de tendencioso) de que essa não é uma evolução para quem não usa o Chrome.

      • João Marcos

        hahahahahahaha!

      • Ronnie

        Gastou linha demais pra responder comentário de menos..

      • Tiago Cena

        Não vejo mal nenhum em ser “tendencioso”, afinal, quem escreve e mantém este blog tem total liberdade para escrever o que bem entender, inclusive sua opinião pessoal. E, em se tratando de uma opinião, faltou especificar [opinião] no título do artigo evitando-se, assim, reações de espíritos revoltados.

      • Daniel

        Eu devo concordar, pelo menos em parte, com o Hemerson: chamar uma atualização menor de “apenas mais um instrumento do Google”, ou dizer que só serviu para fazer propaganda de outros serviços (aliás, pergunta séria: há alguma propaganda no app para quem não tem o Chrome instalado?), é completamente desnecessário, e cai exatamente na definição de tendencioso. Não que eu tenha esperanças de ver grandes mudanças no futuro, mas reclamar porque o aplicativo teve correção de bugs é que nem escrever um artigo para falar que a Rovio está parando com atualizações gratuitas só porque as duas últimas versões de Angry Birds foram só bugfix. Coisa que não merecia nem menção, positiva ou negativa.

        E o Hemerson, aliás, em momento algum chamou essa atualização de evolução, quanto mais “grande evolução”. O que ele disse é que essa integração nem sequer foi a alteração mais significativa. Ou então quer dizer que quem usa Safari não pode se beneficiar de uma aplicação mais estável e com suporte melhor a IMAP?

        • Ercio Santos

          Meu amigo, gosto de passar por aqui exatamente por isso que está acontecendo agora.
          Se você declara seu ponto de vista, é escrachado por outros ou mesmo pelo Ilex, que não é nada político nas respostas.
          De verdade: venho aqui muitas vezes. Muito cômico!

    • Carlos Eduardo

      Tendencioso é acreditar que, só porque você gostou de um recurso TODOS os outros usuários são obrigados a gostar também.

      Além disso, se o blog é patrocinado ou não, se ganha pra publicar algum texto ou não é opção do autor. Sinceramente, acho uma grande bobagem ficar enchendo o saco porque um artigo de um blog foi tendencioso ou não. Se o cara tem saco pra escrever o blog, ele escreve o que quer e quem não concorda, das duas uma ou deve ficar na sua ou discutir com algum argumento consistente.

      Quanto a atualização do Sparrow, se o Google realmente comprou o app pra promover seus produtos, não duvido que ele libere algum dia uma versão pra iPad do Sparrow. Mas não duvidar não significa que eu esperarei de pé por uma atualização. rsrsrs

  • Joao Luiz

    Complicado, gosto muito do Sparrow. Mas confesso que estou abandonando ele aos poucos.

  • Leandro Reis

    Comprei tanto o do iPhone quanto o do Mac e na semana seguinte abandonei os dois… São muito bons, é verdade… Mas não gosto de ficar pulando de galho em galho… Já que não vai ter continuidade o desenvolvimento do projeto, passei para o Mail.app mesmo… No iOS 6 está bem bacaninha… Só sinto falta mesmo das fotos dos contatos tiradas do Facebook que o Sparrow mostrava… rs

    • Hemerson

      Também cara…
      Falta também uma opção de mostrar apenas as mensagens não lidas. Aquele atalho onde toca-se o centro superior do aplicativo pra alternar entre lidas e não lidas é muito bom.

    • Igor Camilo

      O iOS 6 tem integração nativa com o Facebook, ou seja, as fotos dos contatos do aparelho (que já são exibidas no Mail.app) serão as fotos do Facebook, caso vc tenha configurado isso.

      • Mauricio

        Mas o Sparrow buscava fotos de pessoas que você nem tinha como amigo do Facebook… esse era o benfício…

    • Iron Junior

      Eu simplesmente detesto o Mail do Mac. Não consegui me habituar.

      O Sparrow, mesmo após a aquisição da Google, veio com as atualizações para a central de notificações do ML, dentre outras pequenas novidades.

      Mesmo assim, está anos a frente do Mail, principalmente para usuários de Gmail que ele é simplesmente perfeito…

  • Sander

    Vai ficar bom quando for grátis.

    • Francis

      Concordo. E isso não vai demorar
      muito a acontecer.!

  • Juda BenHur

    Putz!!!! E pensar que gastei dinheiro comprando esse aplicativo, para ficar sujeito a perder sua funcionalidade porque seus desenvolvedores apenas “desistiram” dele. Sacanagem.

  • Vinícius

    É triste ver um ótimo aplicativo desses sendo vendido para uma manipuladora que vende até sua alma para os anuciantes.

  • Alexandre

    A única coisa que o Sparrow realmente precisa, não tem como fazer, que é o Push. A única forma de implementar o Push sem usar as interfaces da Apple (que ela não deixa ninguém usar) não seria segura para os usuários… Por isso eu infelizmente não uso o Sparrow, ou estaria nele há muito tempo, porque o cliente padrão do iPhone é muito limitado.

    Fora isso, não tem muito o que inventar no cliente não. A maioria das “novidades” do iOs6 nesse sentido ou são coisas que o Sparrow já faz, ou são bobagens.

    Não entendo como a questão de poder abrir links no Chrome é mostrada como algo ruim (“apenas uma mudança para promover um outro aplicativo do próprio Google”). A mesma atualização, segundo a própria imagem, corrige bugs e melhora o suporte a IMAP. Isso demonstra que a aplicação não está abandonada, o que é uma boa notícia.

  • TiãoGavião

    Gostava do Sparrow, infelizmente tenho que concordar com o artigo. 🙁

    • Rangel

      Pq “gostava”? Ele piorou? Apareceu algo melhor ja?

  • Luiz Alexandre

    Há muitas diferenças entre o novo cliente de e-mail nativo do iOS para o Sparrow?

    • Saint-Clair Stockler

      Vou usar uma metáfora: a diferença é a mesma de se tomar um copo de Sangue de Boi (mail nativo do iOS, inclusive na versão 6) e um copo de Châteauneuf-du-Pape (Sparrow). Ainda vou usar por MUITO tempo o Sparrow. Paguei, estou há alguns meses usando, e continuo amando. Como app de email é uma das principais ferramentas que uso, não dá pra ficar sujeito ao péssimo app nativo.

  • Otavio

    se nao fosse o contraste de opinioes, qual seria a funçao de um blog? seja deste ou daquele tema! as diferenças de opiniao sao bem vindas desde que sempre com algum argumento válido e nao ofensivo. Tendensioso? todos somos, sempre, até nos restaurantes que frequentamos ou na marca e modelo do nosso caqrro! temos tendencia a apioar, falar da nossa experiência sobre aquilo que gostamos e de falar mal daquilo que nao gostamos e muitas vezes falamos mal daquilo que nem temos conhecimento o bastante para emitir opinioes qualificadas e ainda assim falamos como se muito versados fossemos no tema. Afinal, este blog é feito por uma pessoa que curte os produtos da Apple e para quem curte os produtos da Apple e mesmo assim, democraticamente aceita comentários de quase todo tipo.

    • Otavio

      oops, falha nossa!!!! tendensioso nao… tendencioso

  • Rodz

    Pra mim foi ótimo. Só uso Sparrow e só uso Chrome, então foi perfeito. Aliás, não uso quase NENHUM stock app da Apple (Calendar, iTunes, Camera, Stocks, Alarmes, etc). São muito fracos. A Apple tinha que dar um tapa neles ou pelo menos dar a opção de removê-los e/ou usar outros como padrão.

  • Gabriella Lopes

    Comprei o Sparrow recentemente, já levando em conta o “abandono” dele.
    O que me a comprar convenceu foi o Sparrow+, disponível no Cydia. Além de habilitar o Push, o tweak transforma o Sparrow no cliente de email principal, como se fosse um nativo do sistema.RECOMENDO!
    Essa novidade de abrir links no Chrome eu também já tinha faz um tempo, por conta de outro tweak, o Browser Changer.
    Por essas e outras que o jailbreak é indispensável.

  • Jacson

    O aplicativo nativo do Mail no iOS 6 já supera esse aplicativo.
    Sinalização de e mail
    Lista VIP
    Facilidade em acrescentar imagens direto do aplicativo
    Permite assinaturas diferentes para as contas

    Enfim, MAIL no iOS 6 supera esse aplicativo ao meu ver.

  • Castor

    Preciso de push. Tenho que contar com a posibilidade de responder o email assim que chegar.
    As fotos do Facebook sao legais, mas nao tem utiltidade proatica pra mim.
    No Mac OS, o Sparrow ate’ me serve, mas parei de usar depois do Mountain Lion, removi se nem arrepender do iphone quando anunciaram a compra Google.

  • issacar

    Eu uso o Sparrow no Mac e no iPhone e gosto muito dos 2, apesar de no iPhone eu achar q fica um pouco lento na rolagem das páginas. Vou continuar usando enquanto a Apple não melhorar o Mail.

  • Erick Mendonça

    Continuo achando que o Sparrow é um bom app, pelo pouco que usei. Espero só que fique logo de graça, já que não vai ter o desenvolvimento contínuo e já possui pelo menos parte do código aberto.

  • nao consigo achar o link do app, porque?? o mail nativo do imac está horrível, algume pode me indicar algo melhor?