2012AplicativosARQUIVO

Sparrow mostra que o Mail nativo do iPhone poderia ser bem melhor

Chegou hoje à App Store o esperado aplicativo Sparrow, um cliente de email diferente. E tenho certeza que, depois de conhecê-lo, você não irá querer usar mais o Mail nativo do iOS.

O programa Apple Mail, que vem embutido no sistema do iPhone, é bonzinho, mas tem muitos defeitos que o Sparrow cobre com maestria. Além da soberba interface (inspirada no antigo Tweetie e no atual Facebook), o app permite funções básicas inexistentes no aplicativo da Apple. Eis algumas:

1. Assinaturas independentes para cada conta

No Mail você é obrigado a manter sempre a mesma assinatura de email (geralmente o “Enviado via iPhone”) para todas as contas. Quem usa contas pessoais e de trabalho, por exemplo, fica em dificuldades. O Sparrow permite determinar uma assinatura diferente para cada conta de email, coisa que o iOS deveria ter adotado desde 2007.

2. Inclusão de imagens direto na mensagem

Quem já tentou adicionar imagens em mensagens do Mail percebeu que isso não é possível direto no aplicativo, obrigando o usuário a fazer gambiarras para adicionar imagens e fotos. Felizmente o Sparrow permite adicionar quantas imagens quiser enquanto você escreve a mensagem, o que é muito mais intuitivo. Não dá para entender porque a Apple ainda não permite isso.

3. Possibilidade de visualizar apenas as mensagens não lidas ou as marcadas como favoritas

Basta arrastar com o dedo na barra superior, onde diz Inbox.

A organização interna do Sparrow é bem mais intuitiva e fácil para o usuário, apresentando mais ferramentas práticas.

A Apple costuma se apoderar de idéias de bons aplicativos e por isso, não seria surpresa se muitas das funções apresentadas no Sparrow aparecerem em um futuro iOS. Enquanto isso não acontece, ele se apresenta como a melhor opção de cliente email para o iPhone e iPod touch. Com certeza, a compra é altamente recomendada.

O único ponto do aplicativo que perde para o Mail nativo é não permitir notificações instantâneas (push) dos email que chegam. Os próprios desenvolvedores dizem que isso exigiria guardar informações pessoais dos usuários, responsabilidade esta que eles ainda não tem estrutura para assumir.

O Sparrow está disponível na App Store (link) pelo preço de $2,99.

Botão Voltar ao topo