Notícias

Adobe decreta fim do Flash também no Android

É incrível como ainda tem gente que reclama que não é possível assistir nada em Flash no iPhone e no iPad, dando a culpa a um suposto capricho de Steve Jobs. Para estes, uma notícia: o Flash em dispositivos móveis provou ser tão ruim em performance que até mesmo os novos dispositivos com Android não serão compatíveis com a tecnologia.

A Adobe reforçou um aviso que já tinha dado em novembro passado: o abandono do suporte ao Flash em dispositivos móveis. Agora, ela diz que o Flash Player para Android será retirado do Google Play (plataforma de aplicativos) e não voltará mais. Além disso, a empresa aconselha que quem já o tem instalado, deve desinstalar no Android 4.1, para evitar instabilidades.

Com essa, não sobram dúvidas que o Flash nunca foi bom para nossos smartphones e tablets, com alguns insistindo que essa era uma vantagem da concorrência.

Graças à teimosia e determinação de um cara, temos hoje aparelhos móveis mais estáveis e agradáveis de operar.

Obrigado por mais esta, Steve. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Antonio

    Steve nunca perderá a razão (:

    • Luiz Ferreira

      Own, mais uma de Steve. Eu nunca usava adobe por esse motivo travava muitoo

  • asCaio

    Quero ver a desculpa dos androids users pra falar que android e melhor que ios agora 😀

    • Dario

      Quer saber qual o principal defeito do Android? Google atualmente desenvolve o sistema focando nos tablets, basta ver o aparelho que eles anunciaram, nessa semana, como sendo o melhor e criado para rodar perfeitamente o Jelly Bean? É um Tablet!

      O próximo Galaxy note terá uma tela de 5.5 polegadas, a verdade é essa! O Google quer que você use uma rapadura como smartphone.. #Não Dá!

      Os bolsos da gente tem um limite e essa de aparelho gigante não dá certo, bato palmas pela Apple por praticar o bom senso, nesse quesito.

      Outra mancada do Google, unir os sistema como a Apple fez, o iOS deu dá certo porque a Apple investiu em interfaces escalonáveis e um pouco diferentes, no ICS é tudo igual e os apps ficam horríveis no tablet, basicamente você tem um celularzão na mão.

      Não entendo mesmo a estratégia do Google, nesse quesito (tamanho de tela/interface), a MS está com um sistema muito mais preparado para concorrer com o iOS do que o Android.

      • Marcos P

        “rapadura como smartphone”, excelente! 😉

      • Dario

        ‘Nao caber no bolso’ …A relação bolso x IPhone também não é muito compatível não

    • Raone Souza

      Talvez o Google Now. 🙁

    • Guilherme

      1)Android tem acesso à cartões microSD, que é mais fácil para tranferir dados…
      2)Eu consigo salvar minhas músicas do Dropbox dentro do HD de qualquer Android…
      3)Dá pra mandar fotos para outras pessoas de outras formas além do email…
      4)Eu posso criar apps pra um celular Android usando qualquer sistema operacional, para iDevices isso não é possível…
      5)Tem uma integração decente com o gmail…
      6)Dá pra conectar um mouse bluetooth no Android sem hackear o sistema…
      7)Álias, dá pra fazer muita coisa com o sistema sem sequer precisar “jailbreakear” ele.
      etc, etc, etc…

      • Raphael Barbosa

        E por todos estes motivos eu não preciso me preocupar com vírus! Gosto desta relação “custo-benefício”

        • Melo Júnior

          Eheheh, boa!!!

        • SamuEX

          Engraçado…
          Quem utiliza o Android precisa sempre de inúmeros motivos para provar seu bom uso e bom aproveitamento do aparelho.
          Já nós da Apple precisamos sempre de, no máximo, 1.

          #AppleWins

      • IMike

        Vantagens citadas que não vejo como vantagens pra quebrar o IOS.
        Uso meu Iphone 3G e até hoje nunca me deu dor de cabeça. Tenho um amigo que tem o XPeria com Android e fica reclamando toda hora.

        Usa Android quem quer. E usa IOS quem se preocupa com segurança e robustes.

  • Breno Giesen

    Ja está virando costume eu falar

    #XUPAGOOGLE

  • Breno Giesen

    o steve jobs lá do cêu deve estar rindo

    a apple não vai ter que gastar até o ultimo centavo da empresa para acabar com esse sisteminha de merda

    • Shoreland

      não diga asneiras, please.

      • Diego

        O Android é o Windows dos smartphones. Pode ser pior que o concorrente, mas ainda assim vai ser largament utilizado. “De merda” ele não é. E muito, mas MUITO do que o iOS é hj é graças ao Android. Assim como o Android só existe pq o iOS veio antes.

    • israel santos

      mantenha o respeito meu jovem por essa grande empresa Google por causa da concorrência hoje temos o sistema parrudo que temos, não gosto do androide mais tbem não critico e acho ele o único a bater de frente com o ios e eles tem muita coisa bacana que gostaríamos de ter nosso ios.e “viva a concorrência”

    • Tayrone Talles

      Quem sabe a apple não cria seu própio sistema reprodutor de flash depois desse anuncio da adobe? Seria mais uma vez uma boa investida da empresa ficando como sempre AFRENTE das concorrentes.

      • Melo Júnior

        Pra que meu amigo? Já ouviu falar em Html5?

      • Ian

        Html5 vai bem?

    • Rodrigo

      Engraçado como as pessoas gostam de puxar o saco do Stev Jobs que mesmo depois de morto deve estar com o saco do tamanho da via láctea, se vocês não prestaram atenção, a matéria está falando da Adobe e seus constantes problemas com o seu já obsoleto “FLASH”, não estamos falando do Android em si, mas sim dos problemas do Flash, deixem de ser burros e aprendam a comentar sobre uma coisa sem alfinetar outra…

      Se o Android é ou não melhor que o IOS quem foi que falou isso na matéiria???
      Uma coisa não tem nada a a ver com a outra…

      • Amauri Jr

        Está-se mencionando android porque muitos diziam que era melhor que IOS porque ele rodava Flash e o iPhone não. A própria samsung colocava isto em suas propagandas… A “defesa”da apple para não usar o flash veio do Steve Jobs que dizia que o iphone não usava o flash player porque era muito instável e consumia muita memória, por isso ele foi muito criticado na época por muitos. E no final, ele estava realmente certo. É isso…

      • Piter

        Se não quer puxar saco do Steve, vai lá e cria uma empresa maior que a dele, faz tudo isso aí bonzão, eu puxo saco do Steve e não importa qual é a matéria, mesmo se ele morreu ou não, ele é muito melhor que você! Você não fez nada disso que ele fez e fica aí se achando, vai criar uma empresa maior que a Apple, com produtos melhores e vem falar, beleza?
        E além do mais o Steve foi mais esperto em não por o Flash nos iDevices, e algumas concorrências puseram, e é por isso que estão o elogiando, ele foi mais espertos que os outros, mais uma vez. Vai pensar porque estão dizendo aquilo e aí você pode reclamar 😉

        • Thom

          Meu deus eu tive que ler isso…

        • Rodrigo

          Ainda que eu crie uma grande empresa, não faço a mínima questão que você venha puxar meu saco .
          Só quero ressaltar aqui uma coisa: O flash tem realmente seus problemas, porém contribuiu e muito para
          uma revolução na internet de 1990 para a internet que conhecemos hoje, e ninguém pode negar isso. O que falta é a Adobe tomar vergonha na cara e modificar sua tecnologia, aplicando correções e se aprimorando, pois de certo muito em breve o HTML 5 pode vir a substituir de uma vez o Flash, mas isso ainda vai demorar para acontecer e talvez nem aconteça.

          Quanto ao Android e o IOS existem coisas em ambos que me agradam e outras não..Porém não vou ficar aqui defendendo nem um nem outro. Cada um utiliza aquilo que lhe cai bem….

          • Putz, dizer que o Flash contribuiu muito para “uma revolução na internet” foi forçar a barra, desculpe aí…

            A primeira vez que vi algo em Flash (por volta de 1996), fiquei boquiaberto. Um site inteiro, com animações incríveis, que pesava apenas 196K. Realmente incrível.
            Depois trabalhei muito com ele, inclusive profissionalmente.
            Mas confesso que não percebi esta “revolução” que você afirma ter acontecido. A própria tecnologia Flash não evoluiu junto com a internet, se tornando pesado e grande consumidor de recursos. Já há cinco anos (antes do lançamento do iPhone), um site feito todo em Flash não era nada prático, sendo pesado e complicado para o usuário. Era bonitinho, mas ordinário.

            • Rodrigo

              Pow mano, talvez na sua visão o flash não tenha contribuído realmente em nada revolucionário na internet, mas se você fizer um comparativo entre os primeiros sites dos anos 80 que só exibiam gifs animados e tabelas em html com gráficos horripilantes, vai notar que na questão estética o Flash deu uma repaginada no visual de muitos sites, claro, não podemos esquecer do CSS que ajudou a revolucionar os layouts que vemos hoje. Concordo com a questão do peso e tempo de carregamento, ninguém suportava ter que esperar aquela puta mensagem: “Loading” ou “Carregando” para poder-mos visualizar as paginas…

            • Rodrigo, você está falando de uma questão estética, e não “revolucionária”.
              A internet hoje é bem diferente daquela dos gifs animados dos anos 90 (sim, faltou você estudar um pouco mais as épocas), mas o Flash não foi responsável por essa mudança.
              Você viveu esta época? Porque se não, fica difícil defender uma coisa que não presenciou.

      • Israel santos

        Vc deve ser novo no iOS senão saberia que o flash sempre foi desculpa p os androidianos criticarem a Aplle.

  • Vegagb

    A questão aqui não é instabilidade do flash em dispositivos moveis e tablets, e sim a nova era do html 5 sem a necessidade do flash.

    • É, agora a “questão é essa”.
      Quando o Steve defendeu em carta aberta o HTML5 no lugar do Flash, muita gente o acusou de ditador e interesseiro.

    • Sandro Santos

      Assim como existe POG (programação orientada a gambiarra) em JavaScript, Java, Objetive-C, existe no ActionScript também.

      Ao meu ver o problema não está na plataforma e sim em mal programadores que acabam piorando ou melhorando a fama das linguagens.

      Um baita exemplo de performance do Flash é o AndryBirds. A Rovio (acho que é esse o nome da desenvolvedora do game) fez uma pesquisa incansável em busca do melhor resultado e encontraram o Flash. Imaginem o quanto a Rovio tem a perder se fizer alguma porcaria, pois o AngryBirds ainda é o mais famoso game para dispositivos móveis.

      Eu ganhei um BlackBerry Playbook num concurso. Não gosto muito da Tablet pois não existem muitos apps para ela, mas rodei este AngryBirds nela e o resultado realmente é muito bom. Mesmo a versão online também.

      Quanto ao POG citado acima, é muito fácil de fazer, pois não exige prática e muito menos habilidade. O problema é que pessoas que não tem embasamento nenhum pegam uma linguagem fácil, como o ActionScript, e sai programando sem nenhum padrão, as vezes “programando” até direto na timeline e acham que estão fazendo grande coisa.

      Abraços!

  • @ReiVersuri

    A Apple sempre inovou e as pessoas sempre massacraram as decisões.

  • Luis Felipe Reis

    E tem gente que ainda fala que é vantagem no Android…

  • felipe teodoro

    Chupa google, chupa fandroids!!!

  • Jonas Jax

    Sensação.

  • Juliano Bazzi

    iLex, no Beta do iOS 6 da pra ver a letra das musicas no musica.app do iPad?

    • @ReiVersuri

      Tudo a ver com a notícia.

  • Fabian

    Vale lembrar que não existe para Windows Phone também.

  • Breno Giesen

    androides tinha 2 argumentos

    Flash
    plataforma aberta

    um já era

    • asCaio

      E o segundo cai fácilmente caso a pessoa der jailbreak no iphone.

      • Dario

        Plataforma aberta a virus, qual a vantagem nisso mesmo?

        • Caio

          E quem disse que o android não e aberta a virus? Eu falei em quesito de comparar, e outra, so pega virus em jb quem quer! Se souber a fonte a chance de pegar e quase Zero, mas concordo co você que não e presiso de jb no iphone, mas se a pessoa quer liberdade eu falei:
          Em vez de comprar um android compra um ios e da jb nele.

      • Diego

        Plataforma aberta implica em muito mais do que personalização.

        Implica, inclusive, em fragmentação do OS, gerando uma puta dor de cabeça para os desenvolvedores.

  • Giulliano Adami

    #ThanksSteve

  • Zé Carlos

    É por essas e outras, que não vale a pena discutir com quem é fanático!

    O Sr. Jobs deve estar rindo, onde quer que esteja!

  • Roberto Beraldo Chaiben

    O mundo está se tornando um lugar melhor

    Só falta a Adobe largar o Flash para desktops. Aí será o mundo ideal

    Nossas CPU’s não merecem sofrer tanto só para renderizar umas firulas… 😛

  • Copeta

    No final, quem falava da Apple agora está com a língua ardendo
    Esse tal de Flash vai sumir até nos PCs em alguns anos ele não tem chance agora que até o Android não usará mais

  • Luiz

    Pois é. O Jobs tinha total razão. Só levou… CINCO ANOS para o flash deixar de ser compatível com dispositivos móveis.
    Na boa, quem nunca precisou entrar em um site com flash e não conseguiu, usando iOS, poderia até comemorar. O resto, tem mais é que ficar quietinho.
    Sem discussão tola se o flash é bom ou não, ele ainda é necessário muitas vezes, e não só para ver vídeos, como o texto insinua.
    Até a internet não for toda html5, só perdem os usuários com essa decisão.

  • Fábio Rocha

    Ainda sim, continua a concorrência e viva-a. No mundo, competição é a alma do negócio e a estabilidade do ecossistema tecnológico. Milhões de iPhones e Androids continuarão sendo vendidos, não digo o mesmo do WP8, que ainda é uma grande incerteza, ainda mais depois do tiro no pé dos atuais donos dos WP7. Se curte a Apple, continue curtindo. O mesmo para os fãs do Robozinho verde. Eu tenho os dois e vivo harmonicamente com ambos.
    E quanto a Steve Jobs, o homem já se foi, voltou ao pó. Deixem a alma do “POBRE” homem descansar em paz.
    Pensamos nos que estão vivos e no comando da Maçã, são eles quem estão com as idéias do Jobs vivas em suas mentes.
    Comportamento infantil, parece coisa de menininhas “minha barbie é mais bonita e sofisticada que sua”…ahhhhhhhhhhhhhhhhh
    O Blog é lugar para criticas construtivas.

    • iWu

      Exatamente cara, falou tudo. To cansado de ver em blogs garotos até xingando as mães dos outros por conta de sistemas operacionais, toda crítica deve ser construtiva, de todos os sites que vejo sobre tecnologia esse aqui é um dos mais “civilizados”, claro que muitos usuários xingam alguma coisa aqui e ali, mas chegar ao ponto de iniciar uma briga e sobrando até pra pais, namorada e afins, ai complica ;x
      Sou muito a favor da concorrência, porque só com isso é que vão surgindo novas ideias também, pela pressão do mercado e tudo mais, não sou a favor de “copiar” ideias, mas quando elas chegam pra gente de uma forma de “inovação”, são sempre bem vindas. Gostei de várias coisas do lançamento da jelly bean, mas é como um dos nossos amigos falaram ai em cima, o google fez algo para ser rodado em tablets, na minha opinião, quanto ao meu idevice estou super satisfeito, os apps são simplesmente fantásticos em comparação com vários outros modelos portando android ou wp8, gosto do meu iphone e não abro mão, afinal, smartphone útil para mim é aquele que atende todas as minhas necessidades do dia-a-dia, e isso ele faz de sobra.

  • TiãoGavião

    Ahh pois é!! 😉
    Que coisa heim, cadê aquela turminha do flash é bom!?

    • JanjaBoy

      Já fui defensor da possibilidade de deixar o usuário, o cara que pagou pelo iBagaça, ter o DIREITO de rodar Flash ou não.
      Quando vi que “ligando” o Flash nos outros OS/mobile a bagaça vira uma carroça, parei. 😛

  • Marcelo Andrade

    Pois e….. Quando Jobs disse que era uma droga cagaram na cara dele…. Agora toma!!!

  • Igor

    Não sei porque tem gente dizendo XUPA GOOGLE… Sempre achei a combinação Apple/Google genial!

    • Thiago Diniz

      um dia já foi… hoje um dos maiores exemplos do “rompimento” foi eliminar o maps do Google do iOS6…

      • Caetano

        E uma das maiores vantagens do fim desta parceria é a Google atacar com aplicativos mais elaborados no iOS. O gmail agora tem Push, agora temos Chrome (Safari pra mim só em links que vai direto) e Google Drive.
        Quem ganha somos nós. A combinação dos dois mundos, pra mim, é a ideal.

        • Igor

          Exatamente. A Apple usava os mapas do Google porque era uma boa opção por muito tempo, mas com certeza eles visualizavam coisas ainda melhores e só conseguiram chegar nisso agora, afinal, vão melhorando por prioridade. Não foco não usar mais os mapas do Google como conseqüência de uma quebra de relação, mas sim uma melhoria que a Apple mais cedo ou mais tarde faria. Google maps do jeito que estava não tinha diferencial algum.

  • iFumachi

    Nao sou contra a opiniao das pessoas e respeito, espero que respeitem a minha. Lá vai…

    Aposto que das milhares de milhares de possibilidades que o JailBreak oferece, os usuários apenas utilizam algumas (eu já usei e parei de usar!), pois os mesmos reclamam de que gostariam de personalizar o sistema e deixar com a própria “cara”.

    O fato de alterar o sistema operacional iOS caracteriza violação dos direitos da Apple.
    Quer mudar o sistema, compre um aparelho que venha com Android e sinta-se a vontade para fazer modificações!

    Não consigo entender como uma pessoa compra um aparelho como o iPhone e tem o imenso prazer em querer altera-lo para ficar parecido com um HI-Phone!
    Os desenvolvedores, até entendo essa postura, pois como vimos, o pH desenvolveu coisas interessantes e quem sabe poderá ser utilizado pela Apple (será?!)

    Ninguém para para (novo acordo ortográfico é de matar!) pensar que quando se compra um produto Apple, existe toda uma infraestrutura e uma grande equipe por trás para que o desenvolvimento continue.

    UNIX não necessariamente são grátis (Darvin – MACOSX, Solaris, entre outros).
    Windows – é pago.
    LINUX é free, no entanto, o suporte anual de algumas empresas é mais caro que uma licensa de algum UNIX por aí.

    Enfim, quer alterar o sistema, instale o Android no iPhone, ou compre um com Android…

    • JanjaBoy

      (novo acordo ortográfico é de matar!) Hahahahahah!! 😛

  • Matheus

    Só uma lenda como o Steve poderia prever isso a (mais) 5 anos !

    • iFumachi

      Concordo que o Steve foi um cara diferente…
      Mas uma andorinha que voa só, será apenas uma andorinha que sonha só!

      As decisões dele não era pautadas apenas em sentimentos, acredito que boa parte dessas decisões tinham um fundamento teórico muito forte!
      O maior problema do desenvolvimento em Flash na minha opinião é a não “existência” de um padrão, no entanto isso poderia ser contornado com o desenvolvimento de várias páginas iguais, mas em tamanhos diferentes para que ao cliente acessar a página um algoritmo selecione o melhor modelo para aquele aparelho! Imagine a dor de cabeça para os desenvolvedores!

      HTML5 é dinâmico e o desenvolvimento do HTML5 não surgiu agora, existem grupos que estão acertando o HTML5 para ficar “filé”!

  • Kleber

    Na verdade, o Flash ja esta em fase terminal desde o anuncio da Microsoft de que o IE 10 nao ira suportar o Flash. Entao, a partir do lancamento do Windows 8, se dara inicio a contagem regressiva.

    A Adobe esta somente deixando de gastar dinheiro com uma tecnologia moribunda para direcionar seus esforcos para o que ja esta dando certo, como seus apps pra iOS, e para abracar o seu proprio carrasco, o HTML 5, com sua ferramente Edge.

  • Evandro Angeloni

    Todo mundo mete o pau na google, mas utilizam diversas ferramentas do mesmo…até no iphone os mapas são da google…pessoal tinha um Iphone 4 e tinha o S2 e acabei de pagar o S3..infelizmente digo a vcs…IOS só serve para jogar..ouvir musicas..e ver video! só!

  • DVC

    Quanta bobagem essa briguinha iOS x Android. Próxima discussão é quem tem a lancheira mais bonita na hora do lanche?

  • Renata

    Ok… Mas faz falta pra assistir videos que só rodam com o flash. Aliás, fazia. O Puffin é mais que perfeito rodando flash no iPad

    • Lucas Leal

      Mas o puffin nao roda tudo que usa flash sem fala q ele e lento,ai existe o iSwifter q roda bem mais coisas porem e pago mas tbm e lento.mas o flash ja era como disse o finado Jobs.

    • RennanNT

      Eu não assisto muito video pelo ipad para saber se é todo e qualquer video, mas consegui assistir todos os que quis ver com o browser “iCab”, custa $1,99, mas vale cada centavo. E os videos do youtube nele não tem as frescuras que tem num desktop (tipo botar fullscreen e ele começar a carregar novamente).

  • Fernando

    Quando se fala em “sistema fechado”, as pessoas torcem o nariz, mas se esquecem das infinitas dores de cabeça que os “sistemas abertos” podem casar. Às vezes, as instabilidades de sistema podem ser tão improdutivas que o preço do “sistema fechado” é barato.

    • Jean

      O preço nao é a única vantagem de um sistema livre. A interação com vários SOs, a certeza de um código auditavel (que não vá fazer coisas que voce não saiba), a liberdade. Pensa bem só uma coisa: a Apple tem o monopólio de que aplicativos serão disponíveis. E se ela começar a escolher o que ela acha o que seja bom pra você? Isso ela já faz com pornografia.

  • José de Almeida

    Reclamaram da falta do Flash, o tempo comprovou que era besteira. Berraram por conta de “aquecimento” no iPad (o primeiro) e hoje ninguém mais lembra do assunto. Fizeram um estardalhaço por conta do antennagate que não durou mais que um mês. E assim foi (e é). Tudo que a Apple lançava gerava uma gritaria, um bando de gente querendo apontar defeitos que seriam insanáveis ou mesmo imperdoáveis. Mas no final a Apple sempre resolveu os problemas ou mostrou que estava certa. E o Steve sempre levava a melhor.

  • Saulo Amaral

    Só uma coisa, como diz o amigo Breno Giesen: #ChupaGoogle

    • Jean

      Aposto que você não usa as pesquisas do Google, Google maps, youTube e Gmail. #ironicmodeon

    • DVC

      Beleza. Procura no Google a palavra “ingênuo”.

  • Carlos Maya JF

    Isso só aumenta minha confiança na empresa. Parabéns Apple, por proporcionar gadgets-softwares de qualidade.
    Realmente é uma empresa visionária, sempre.

  • Fernando Rocha

    Ele sempre “Steve” certo… 

    • Felipe Teodoro

      Boa.

  • Marcus Malacarne

    A 5 anos atrás a internet estava minada de sites em flash, era modinha (do mesmo jeito que antes disso, era modinha encher os sites de gifs animados… eita, to ficando velho).
    Por pior que fosse aquela tecnologia, quase todos usavam. Quando a Apple veio e bateu de frente, muitos não gostaram, ninguém quer sair da zona de conforto. Desenvolvedores web teriam que investir tempo e dinheiro para aprender uma “nova” tecnologia (HTML5), empresas teriam que investir em novos websites, e isso acabou irritando muita gente.
    Por mais que na época muitos não entendiam, hoje conseguimos ver claramente que essa “birra” da Apple, que simplesmente não se deixou influenciar, forçou a internet dar um passo a frente e evoluir.

  • Ednilson Rosa

    ILex, tenho minhas dúvidas quanto a devermos a morte do Flash unicamente à Steve Jobs. Ele certamente foi, como sempre, visionário, e enxergou isso antes de todo mundo. E isso, certamente, acelerou a morte do Flash. Mas esse negócio é tão ruim, que eu acho que, mais cedo ou mais tarde, ele ia morrer de qualquer forma. Acho que o que Jobs fez foi dar um empurrão no Flash rumo a cova que o esperaria mais no futuro se não fosse por ele…

    • Não sei se é importante o fato de Steve Jobs ter ou não decretado a morte do Flash.
      O meu agradecimento no final foi para o fato dele ter nos poupado de termos aparelhos mais lentos por causa de uma tecnologia mal feita. Ele teve coragem de ir contra todos (até mesmo a pressão de muitos usuários), o que resultou em uma melhor experiência de uso para todos nós. 🙂

    • Omarbh

      Permita-me um aparte.

      Mesmo dentro da Apple, Jobs não recebia iluminações e vaticinava, como numa visão espiritual, os destinos da companhia. Tudo era um esforço de uma equipe que, não raro, atuava num processo de tentativa e erro gigante, até a forma final ser aprovada.

      Jobs desenvolveu sua habilidade em transformar, pelo convencimento, coisas boas em ótimas. E coisas ótimas em espetaculares! Utilizou-se eficazmente do poder de influenciar as escolhas das pessoas. Viu que tinha autoridade para criticar e solapar seus concorrentes com força maior do que só os detalhes técnicos conseguiriam. Tudo isso com base na credulidade quase absoluta que inspirou nos seus consumidores e nos analistas de mercado, ambiente chamado de campo de distorção da realidade, até por quem sabia estar envolvido por ele.

      Mas, para isso, teve de centralizar em si tudo! Ou melhor, fazer, de fato, parecer que era tudo obra de sua mente genial. Que suas palavras eram sempre a antecipação da verdade e que só ele seria capaz de levar o mundo a um nível maior de desenvolvimento tecnológico. Mesmo que o preço fosse certa frustração da equipe, até dos mais próximos, como o Jony Ive:

      “He [Jobs] will go through a process of looking at my ideas and say, ‘That’s no good. That’s not very good. I like that one,'”. “And later I will be sitting in the audience and he will be talking about it as if it was his idea. I pay maniacal attention to where an idea comes from, and I even keep notebooks filled with my ideas. So it hurts when he takes credit for one of my designs.” Mais adiante, na biografia escrita por Walter Isaacson, Ive admite que Jobs tinha o dom de criticar os processos e exigir melhorias, embora não soubesse de imediato como fazê-las. Isso é equipe!

      Mérito do Jobs defender a idéia de que o Flash era ruim e que tinha os dias (ou anos…) contados. Mas se a teoria e a conclusão foram dele, isso talvez nunca se saiba. Mas a responsabilidade pela afirmação pública e ousada foi dele, por isso, o reconhecimento é merecido.

      A Apple ainda vai viver um tempo se beneficiando da impressão de que seus próximos lançamentos foram concebidos ou previstos por Jobs, valendo-se de sua autoridade ainda “viva”, mesmo “post mortem”, mas em algum momento ela vai ter que virar essa página, creditando suas inovações a alguém vivo ou dispersando esse crédito a uma equipe, departamento etc… Vai ser complicado passar por essa metamorfose.

      • TiãoGavião

        Essa parte da “metamorfose” é que me preocupa 🙁
        Onde um visionário com muita força no conselho da lugar aos executivos/acionistas e suas ambições$$$

  • Junior

    Esse foi o presente de aniversario para o iPhone.

  • Wellington

    isso só prova que a teoria do Tio Steve, sempre esteve certa

  • Gabriel

    IOS é e sempre sera o melhor . Steven jobs ele é foda 🙂

    • DVC

      Previsão limitada, hein?
      Lembra quando o Yahoo era seu site de busca? Quando o ICQ era seu “instant messenger”? Quando o Windows era sua única opção?
      Será que afirmar que o iOS será “pra sempre o melhor” não é precipitado?
      Eu tenho certeza de uma coisa: em tecnologia, nada é definitivo.

  • Ulisses

    Aos que criticaram a inexistência do flash no IOS…. Tome…..

  • bruno pereira

    o Flash vai fazer falta pra mim se acabar pros PC’s sim, mais qnd eu uso o Galaxy Tab do meu tio eu nem lembro dele, muito menos no meu iDevice.

  • Anderson

    Para mim, a unica vantagem do Android é uma coisa que até os celulares mais antigos tem: poder colocar um mp3 como toque.

    Falo com propriedade, porque meu celular do trabalho é um Galaxy SII, que muitos defensores dizem ser superior ao Iphone. Digo que não, configurações nada inuitivas, colocar uma foto como papel de parede é um martirio. Para uso corporativo, tem vantagens, ja que permite alterações de segurança feita remotamente pela empresa, como obritoriedade de uso de senha para desbloqueio de tela, entre outras.

    Mas para uso pessoal, não troco meu iphone por nenhum Galaxy.

    • Só como informação, o iPhone também permite a obrigatoriedade de senha para desbloqueio da tela. Basta a empresa usar as ferramentas de TI que a Apple disponibiliza gratuitamente.

  • rmk

    toda a gente diz mal da google e tal mas quando precisam dos serviços dele, ai já é outra história…. 😉

  • Paulo Rocha

    Acho que existe espaço prá todo mundo, Deus me livre de umossivel monopólio de uma empresa com a Apple, monopólio nao faz bem prá nenhum mercado.

  • marcos

    Eu lembro bem dessa discussão há uns anos atras e como o Steve Jobs era criticado. Boa Steve!

  • Paulo

    Tenho certeza de que 98% das pessoas que comentam em sites falando mal do Android/Google/Microsoft nunca teriam capacidade sequer de trabalhar numa dessas empresas ou criar um OS, então é muito infantil falar que eles não sabem o que fazem ou que o que eles fazem é lixo. Eu também prefiro o iOS, porém reconheço o poder que essas grandes empresas tem.

    Afinal, ser uma grande empresa, um dos ícones de tecnologia, e ainda competir com a Apple, mostra que eles têm muita competência…

  • Pedro

    Gente o foco da notícia não é se o android ou o ios é melhor, e sim que no final ficou comprovado que a tecnologia FLASH apresenta problemas em dispositivos moveis. Acho que é errôneo apartir disse crucificar um sistema ou outro, ou mesmo a própria tecnologia FLASH que não pode ser aplicada a contento em mobiles, porém fez mágica nos desktops e laptops.

  • Luiz Guilherme

    Infelizmente o que mais me impressiona é que nunca li tantos comentários idiotas, pessoas sem saber o que estão escrevendo e que se acham os donos da verdade. Parabéns iLex, deve ser muito dificil administrar um site com tantos seguidores desse nível. Dá-lhe Brasil!!!!’

  • Ismar

    Nossa como discutimos sobre pequenas coisas, tanta falação sendo que todo mundo se esquece de como era um celular antes do iPhone, ninguém discutia sobre nada, eu pelo menos nem imaginava o que discutir, aliais não existia nada de bom para discutir e mesmo hoje, se o Flash é ou não bom, isso não importa, quem quiser ver alguma animação veja no computador, enfim, não vamos queimar nossa paciência com pouca coisa, se tem gente feliz com Android boa….eu estou feliz com meu iPhone, o dia que o iPhone não servir mais parto para outra, acho que é por aí, só acho que discutir por pouca coisa não justifica, deixa eles os Stive Jobs da vida discutir por nós…rs

  • Gnechsizpe

    Tem muito haters freqüentando o blog do Iphone pq será? O blog do android n tem novidades? Eu gostava do flash quando desenvolvia animações pra PC, embora os arquivos ficassem menores consumia o sistema q era absurdo. Hoje em dia usam mais flash pra aquelas irritantes propaganda em sites piratas, agora me pergunto, pq os fieis nerds androidianos adoram essa carroça do flash???????

  • Glauber

    Quanta bobagem sendo escrita… Eu quero é que a maçã e o Google se matem nessa concorrência. Bom para os usuários!