2012ARQUIVOCuriosidades

29 de junho: há 5 anos, o iPhone começava a revolucionar a indústria de celulares

Os que não gostam da Apple (os chamados ‘haters‘) provavelmente irão dizer que o título deste artigo é tendencioso. Mas eles podem chorar e bater o pé no chão, mas não há como negar a verdade: o iPhone foi um verdadeiro divisor de águas no mercado mundial de celulares. E ele está completando aniversário hoje.

Há exatos 5 anos, o iPhone começava a ser comercializado nos Estados Unidos. Naquela época, apenas o país norte-americano o vendia, bloqueado pela AT&T. O mundo inteiro queria também ter acesso àquela nova maravilha, o que fez nascer o jailbreak, que permitia o desbloqueio do aparelho para ser usado em qualquer país. Há quem ficou famoso com o desbloqueio (Geohot, por exemplo) e quem ficou rico com as descobertas dele (alguns brasileiros aí).

No início, ele foi muito criticado. A RIM, por exemplo, não acreditava que seria possível um aparelho destes ter uma bateria que o sustentasse (leia “RIM achava impossível criar um celular como o iPhone em 2007“). Hoje, a RIM enfrenta prejuízos históricos.

Já Steve Ballmer, presidente da Microsoft, passou vergonha ao desdenhar o aparelho antes mesmo dele ser lançado. Disse que ninguém iria querer um celular sem teclado físico e ainda destacou o fato que a Microsoft já tinha vendido milhões e milhões de Windows Mobile. Pois ela viu sua participação de mercado despencar e hoje luta para reentrar neste mercado.

YouTube video

Hoje, o iPhone (e seus derivados) se tornaram a principal fonte de receita para a Apple, gerando mais de US$150 bilhões em 5 anos. Foram mais de 250 milhões de aparelhos vendidos, mudando completamente o perfil do mercado.

Ele foi, sem dúvida, o lançamento de maior sucesso na história da Apple, popularizando a marca da Maçã, que antes era vista com desconfiança e cara feia por quem não conhecia o Macintosh. O iPod, anos antes, já tinha começado esta mudança, mas foi com o iPhone que o sucesso se solidificou.

Temos o orgulho de dizer que fomos o primeiro blog brasileiro totalmente especializado em iOS, que nasceu da vontade de espalhar ao mundo o quanto este aparelho é mágico e fascinante. Por isso, esta data é tão importante para nós.

Parabéns, iPhone. É graças a você (e aos nossos leitores) que este blog existe. :)

Gráfico via vouchercodes

Botão Voltar ao topo