Notícias

Microsoft mostra que é possível ter uma loja de aplicativos com a categoria Jogos no Brasil

Uma pergunta que muitos leitores nos fizeram esta semana foi: “Como eu compro o jogo Angry Birds?“. De fato, ele não pode ser adquirido com uma conta brasileira da App Store pois não há a categoria Games nela. Isso porque a legislação brasileira exige que toda a venda online de jogos tenha uma classificação etária particular, não compatível com a classificação americana, tornando o sistema da App Store fora do padrão brasileiro.

A Apple resolveu o impasse simplesmente retirando completamente a categoria, apesar de muitos jogos serem publicados como Entretenimento (uma artimanha do bem para os desenvolvedores poderem disponibilizar seus jogos para o nosso público). O Google, por sua vez, nem finge respeitar as leis brasileiras, disponibilizando normalmente jogos no Brasil.

Mas será que é tão difícil assim se enquadrar na lei? A Microsoft está mostrando que não.

O Marketplace, loja de aplicativos do Windows Phone e XBox, pode não ter tantos títulos quando a App Store da Apple, mas a versão brasileira já conta com a classificação etária nas páginas dos jogos, conforme manda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). E com preços em Reais!

O selo é o mesmo usado pelos canais de TV para classificar a sua programação. Com isso, a empresa pode disponibilizar a seus clientes jogos normais sem desrespeitar a lei.

A Apple já veio falar diretamente com o nosso Ministério e até ameaçou lançar a categoria jogos na loja brasileira na época de lançamento da iTunes Store Brasil. Inclusive uma pequena nota até ficou poucos minutos publicada na página oficial do Facebook, mas depois não se falou mais nisso. Pode ter havido algum problema burocrático de última hora, atrasando o lançamento. Mas a Apple não comenta nada sobre o assunto.

A iTunes Store já conta com selos de classificação para filmes, compatíveis com a legislação brasileira. Seria só questão de implementá-los também na App Store. Mas o conteúdo da iTunes Store é totalmente independente das lojas de outros países, diferentemente da App Store, que a mesma loja atinge todos, mas com filtros de conteúdo. Talvez a Apple precisasse mudar toda a estrutura da App Store para se adaptar ao Brasil.

Será que o consumidor da Apple no Brasil não merece ter a dignidade de poder comprar jogos legalmente na loja da Apple?

fonte MobileTime / via Bia Kunze

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Wadson

    Apenas tenho duas contas, uma brasileira, e uma americana. Simples? já zerei Angry Birds Space com 3 Estrelas. \O/

    • Daniel

      E dai que você zerou? O que tem haver com o contesto? Haja Zés nesse mundo

      • Guilherme

        Realmente nao tem nada a ver com o conteXto, mas educação tem.

      • Juliano do Prado

        Daniel, o seu comentario foi tão inutil quanto o dele, não acrescentou em nada ao tópico.

        • Puding

          Valeu Capitao Obvio!

    • Danio F Gomes

      Tenho certeza q não é falta de vontade da Apple… pelo contrário, quem mais quer a di$$$ponibização de jogo$ na Apple Store é ela mesma, mas por questões legais e técnicos da loja ainda não foi liberada.

  • Jadson Medeiros

    Poderíamos lançar uma campanha com uma petição, abaixo assinado etc, para enviar a Apple pedindo essa implementação.

    • Pedro Alves

      Acho muito bizarro essa tara que certas pessoas tem por abaixo assinado. Esse tipo de documento só transmite a mensagem de que um grupo especifico de pessoas deseja que certa coisa aconteça. Só. Não força de forma alguma que o evento desejado realmente se concretize.

      Na verdade não consigo me lembrar de absolutamente nada que aconteceu apenas pq meia duzia de zés assinou um papel escrito “Abaixo Assinado”.

  • Ja perdi as esperanças de uma loja brasileira de jogos, para a Apple não vale a pena toda essa adequação se ela sabe que basta fazer vista grossa para as milhares de contas “americanas” de brasileiros, ninguém deixa de comprar, ela não deixa de ganhar dinheiro e não precisa se adaptar a uma legislação local.

    • Thiago

      Eu discordo. Existe uma população muito grande que utiliza iCoisas que nem sabe que existe essa possibilidade. Outros até sabem mas não colocam em prática uma segunda conta. Eu, por exemplo, tenho mais de uma conta mas uso a brasileira como padrão e não fico toda hora mudando para procurar jogos na conta gringa. Quantos jogos que eu deixei de comprar por impulso por conta disso? E a compra por impulso, principalmente de jogos a 0,99 deve ter uma grande participação nas vendas.

  • Alessandro D Martins

    Vamos torcer!!!!

  • Beto

    E ai Apple ? Nada ?

  • charles

    Haveria alguma forma dos consumidores brasileiros pressionarem a Apple? E seria esse o caminho para que eles nos olhassem com pouquinho mais de atenção?
    Realmente acho que o consumidor brasileiro merece isto,enquanto isso vamos esperar…..

    • Luiz

      Tem sim! Não comprando.

      • Alan Gabriel K

        É, e ai eles teriam menos 0,007% de pessoas comprando… Nem vai fazer diferença pra eles.

        • Giba

          Troca seu iphone pelo outro…

          • Gosto do meu iPhone (já amei, agora apenas gosto). Mas se a Apple não der o que as pessoas esperam no iPhone5, eu vou pensar seriamente nessa possibilidade.

            Ainda mais com o ICS resolvendo o problema eterno de “smoothness” do Android e o Windows Phone começando a crescer.

            O iPhone5 e principalmente o futuro iOS serão o divisor de águas do mercado. Se a Apple revolucionar de novo, continuará bem na fita. Se for mais do mesmo e sem mudar nada na interface do iOS, a casa vai começar a cair.

  • Roberto

    Boa matéria iLex, meu palpite, acho que a Apple está pouco se importando com o Brasil, tendo em vista que ela sabe que o pessoal daqui usa contas americanas, ela não vai reestruturar toda sua loja só por causa de uma lei em que no Brasil fica incompatível a seus jogos. Mas, seria bom, eles começarem a ver que a Microsoft fez e talvez tentar implementar isso em sua App Store.! Execelente Matéria !
    Parabéns ao blog, e boas vindas a seu retorno! E obrigado por solucionar os problemas com o BankerFix para todos. Blog do iPhone sempre pensando em seus leitores!

    • Thiago

      A Apple reestruturou sua loja num país asiático, Malásia talvez, só para adaptar a uma lei local que exigia um período de teste e a possibilidade do App ser “devolvido” após X dias.

      • Eduardo Penha

        Com toda certeza o mercado da Malásia é maior e mais importante que o brasileiro?

        Assim como a Grécia, que recebeu o iPhone 4S antes do Brasil, também é muito mais rentável que o nosso…

        Vai entender..

  • iJE

    Vale lembrar que a Sony também já possui a loja brasileira da antiga PSN (agora chamada de SEN) de acordo com a legislação brasileira, com a classificação indicativa e preços em Reais.

    É por essas e outras que nunca acreditei na “impossibilidade técnica” de colocar a categoria jogos na iTunes brasileira conforme a nossa lei, como já chegaram a divulgar. Para mim é má vontade da Apple em investir em nosso mercado.

    • Giba

      [2]

      • Eric

        Pra que ela vai investir… Ela cobra 2.600 num iPhone e um bando de troxas compram. Lança as coisas aqui mais tarde que em qualquer lugar no mundo, e muito mais caro que em qualquer lugar… Mas o pessoal vai la e compra… É por isso. A apple e todo o nosso planeta ja descobriu que o Brasileiro só quer saber de gastar dinheiro… E gasta gasta gasta…

  • Lucas Leite

    É uma questão de tempo, creio. Cedo ou tarde ela vai ter que disponibilizar, uma vez que o Brasil cresce cada dia mais, e daqui a pouco já estará entre os maiores mercados da Apple.

  • Italo

    Sinceramente acho que tá faltando vontade de ambas as partes pra resolver definitivamente esse problema sobre os jogos no brasil e de ter que ficar mudando de App Store pra poder comprar os jogos que são o desejo de muitos usuários. Por parte da Apple que ainda não se adaptou a classificação etária brasileira e o Governo que devido a sua santa BUROCRACIA não permite agilidade para a liberação dos jogos. Só espero que Tim Cook faça alguma coisa pra resolver a questão, ou ao menos dizer que está insatisfeito com o governo brasileiro ao invés de ficar calado. Já que foi ele mesmo que disse que os Mercados Emergentes incluindo aí o Brasil era uma prioridade para a empresa. e outra pergunta que eu queria deixar no ar. Como vai ser o 4G do ipad no Brasil já que se espera que ano que vem tenhamos essa tecnologia ?A apple vai fazer alguma modificação pra ele funcionar no padrão brasileiro ou europeu?Não se esqueçam que para a apple somos prioridade!!!

    • Arlys

      1-O Brasil não tem que adequar suas Leis à Apple, e sim o contrário.
      2-Não existe demora e burocracia na liberação dos apps, porque simplesmente não existem jogos aguardando liberação e/ou classificação.
      3-Brasil é mais prioridade que a Europa? Oi?

    • Marcelo

      Hj a Apple tem 2 modelos de iPad “4G”.. um que roda na frequencia da AT&T e outro na da Verizon.. ou seja… qualquer pais que use frequencias diferentes vão ter só 3G….
      + mesmo que a Apple fizesse uma versão especifica pro Brasil… que modelo ela usaria??? Se nem nós sabemos como vai ser o nosso 4G.. como eles podem saber pra ja cria uma versão pensando nisso??

      Acredito que até o ano que vem ja existam chips que aceitem varias frequencias (como os chips 3G hj) ai sim vamos ter iPads 4G de verdade.. ai no caso seria uma versão só pra roda em qualquer operadora…

  • SamuEX

    Um Viva a concorrência!
    Como sempre é dito neste Blog, apesar de amarmos essa maçazinha branca, não queremos que ela domine absoluta em nada, afinal isso faz com que ela mande no mercado e, de tabela, em nós.
    Com a Microsoft entrando nessa, de um jeito oficial, mostrando que é possível sim se enquadrar naturalmente nas leis brasileiras e dando uma ‘baita’ cutucada na nossa querida Apple.

    Que venham as novidades!

    • SamuEX

      Na última linha leia:
      Com a Microsoft entrando nessa, de um jeito oficial, mostrando que é possível sim se enquadrar naturalmente nas leis brasileiras ESTÁ dando uma ‘baita’ cutucada na nossa querida Apple.

  • Mais uma vez a Apple está *agando e andando para nós brasileiros.

  • Leandro

    Espero que a Microsoft ganhe mercado no Brasil para fazer a Apple correr atras.

  • É aquela discussao que já rolou aqui no blog toda de novo: a Apple precisa se adequar às leis locais, e não o contrario. A Microsoft já possui representação no Brasil há anos, é extremamente natural que a app Store deles já venha adaptada à nossa realidade.

    Enquanto o Brasil for um mercado secundário aos olhos da Apple – afirmo isso com base no calendário de lançamentos de igadgets e na ausência de uma Apple retail Store -, ela não vai se incomodar em se adequar a nossa lei. Tirar a categoria é bem mais fácil pra ela.

    Por essas que eu digo: Microsoft esta entrando de sola nesse mercado. Windows 8 e Windows Phone 7.5 representam uma arma muito forte da empresa nesse concorrido mercado. Android que se cuide pra ver se não perde o posto de principal concorrente do iOS logo logo.

    • Arlys

      É tão difícil ler um comentário tão sensato como esse do Raphael por aqui…
      E não, não estou sendo sarcástico. Achei sensato mesmo.

  • Daniel Alencar

    Muito tenso. Eu simplesmente nao vejo problema. Seria msm os devs de outros paises converterem o valor ou escolherem um fixo (justo) para o real brasileiro na app store.

  • Sidclei

    Eu acho simplesmente ridículo nós usuários de equipamentos da Apple temos que fazer gambiarras para conseguir baixar jogos pagos. Não tem desculpa, já faz muito tempo que isso acontece e com a chegada da iTunes Store com os filmes já com a classificação é que fica ainda mais inaceitável.

    Já que a App Store tem um sistema único, deveria existir uma variação apenas do sistema de classificação que se ajustaria a loja de cada país. Mais fácil impossível, não é possível que os nerds da Apple não tenham pensado nisso, o que me leva a crer que é eles que não querem fazer nada mesmo.

    Concordo que um abaixo assinado seria uma boa ideia para ao menos mostrar nossa revolta, bem melhor do que só ficar esperando um dia que talvez nunca venha.

  • Já virou lenda essa categorias de jogos na App Store do BR, a legislação do Brasil é uma piada, permite mostrar bunda e peito no horário que não é permitido filmes de terror nem de ação, permite que chamem palavrão nas novelas (vide o ultimo cap ridículo da novela fina estampa), mas não permite uma categoria de jogos na App Store BR. Prefiro continuar sendo feliz com minha conta americana e comprando meus inúmeros gift cards a acreditar que um dia isso vai mudar.

    • LP

      Pois é, também acho lamentável não termos a possibilidade de comprar jogos na App Store utilizando uma conta brasileira normalmente.
      Isso me obrigou há alguns anos a criar minha primeira conta americana. Depois de meses de uso, a Apple fechou minha conta inesperadamente. Mandei e-mails para eles e um funcionário da Maçã me respondeu dizendo que fecharam minha conta americana porque identificaram, de alguma forma, que eu era brasileiro e isso violava os termos de uso da Apple.
      Enfim, passei pelo transtorno de ter que criar outra conta americana na Apple para continuar comprando jogos (sendo que perdi aqueles da conta anterior!). Tudo isso seria evitado caso houvesse oficialmente a possibilidade de comprar jogos em uma conta brasileira!

  • Mas a pergunta é – Quanto tempo mais vamos ter de esperar para poder comprar os jogos na App Store Brasileira?

  • Ramon junior

    Nos temos que ficar sem comprar um pouca da app store usa!pra eles pararem de faturar e se tocar !queremos dignidade

  • Sonia

    Se a Apple quisesse ter uma loja de jogos aqui no Brasil ela já teria 😉

  • Anderson

    A legislação não é complexa como as vezes fazem parecer. Existe diferenças entre disponibilização pra aplicativos móves e “videojogos”. Na prática, não existe uma censura prévia na classificação. Basta a loja dizer que serve para tal idade e pronto.
    Ou seja, um simples programa de conversão entre a tabela americana e brasileira resolveria este impasse.

  • Leonardo

    Eu sempre dou risada quando vejo um comentário em português na AppStore Uruguaia (ou Argentina, antigamente), já que isso só mostra que tem mais brasileiro que uruguaios comprando naquela loja…

    Uma coisa que eu queria saber, de algum desenvolvedor: tem como saber as vendas dos seus apps por país? Se sim, seria legal analisar como ficaram as vendas na loja da Argentina antes e depois do lançamento da iTunes Store (que causou a proibição do uso dos cartões brasileiros). A queda nas vendas estaria associada a brasileiros que não podiam mais comprar lá.

  • Copeta

    daqui a pouco, seremos o ultimo pais sem a categoria de jogos no mundo na app store

  • Renan

    Oi estava tentando acessar o BDI pelo iPhone mais pedia para instalar um plugin, eu cliquei mas nao aconteceu nada

    • Há quanto tempo você não vem no blog? kkkkkkkkkkkk

  • RAVAGNANI

    Eu não estou nem ai quem perde é a Apple, porque não vou me prestar a criar um monte de contas de outros países e fazer 10 passos para pagar por um jogo sendo que com 2 passos posso ter ele da mesma maneira.
    Já que a Apple preza tanto pela experiência do usuário ela deveria saber que hoje instalar um jogo pirata no aparelho é uma experiência muito mais fácil para os brasileiros do que pagar por ele legalmente.

  • Monty

    Isso não tem muita explicação a não ser falta de vontade. A maior empresa do planeta, que faz um dos melhores e mais complexos softwares, dizer que não consegue colocar um selinho no caso da loja ser brasileira, é ridículo. Qualquer um, com ou sem noção de programação, sabe disso. Sobre a classificação não “bater” exatamente, é igualmente fácil resolver, bastar ser mais restritivo: se o desenvolvedor colocou como inadequado para menores de 13 anos, coloca o selo de 14.
    Apple tem dessas coisas, demorou até o iOS 5 para deixar excluir uma chamada recebida… Vai entender…

  • JanjaBoy

    A apple tem preguiça.

  • Marcos

    Eu tenho uma conta que fiz no reino unido, que carrego com gift cards, e a conta brasileira. Cada vez mais a conta brasileira supre todas as minhas necessidades com excessão de alguns jogos. Mesmo algumas musicas e filmes sao lançados nos EUA e não aparecem tanto no Brasil com no reino unido. Acho melhor mesmo ter uma conta americana como alternativa, pela menor carga de impostos e maior oferta.

  • Leonardo Negrisoli

    Eu acho muito, mas muuuuuuito chato ter que ficar trocando de conta quando eu quero comprar um jogo pro meu aparelho… Fiquei muito feliz de ter a iTunes Store BR pra poder alugar meus filmes, comprar minhas músicas e tudo mais, mas pq a gente não pode ter uma conta só tbm né???

    Td bem que eu tenho “sorte” de ter conseguido fazer uma conta americana com cartão de credito BR, mas é tão chato não poder usar como padrão a conta do meu país : (
    Todas as concorrentes tem games, sony, MS, Google… e a Apple nada “/ ta na hora de acordar né Apple? Se todos os concorrentes conseguiram se adaptar pra poderem vender mais, pq a Apple tbm não consegue?

    Uma coisa que li uma vez aqui nos comentários e que achei muito boa foi “É ilegal tbm vender coisas no BR com preços em outra moeda, a não ser que a loja não seja aqui que é o caso da App Store. Se a loja não é aqui, pq que ela precisa se adaptar a isso então?”
    Não foram com essas palavras, mas foi parecido e pra mim fez todo sentido….

  • Lucas Ramos

    Se os consumidores Brasileiros não tem dignidade para receber o iPad no mês do lançamento você acha mesmo que vamos ver uma categoria de jogos tão cedo na App Store do Brasil!??! O Brasil ainda não é prioridade da Apple, mas estamos vendo que isso está mudando de uma forma lenta, o jeito é esperar para ver!

  • Krikaoli

    Eu cheguei a conclusão que essa questão da loja de jogos é um imenso equívoco da Apple. Não apenas a Microsoft já demonstrou isso, mas a Eletronic Arts, a Blizzard, o Steam. Tributariamente falando o serviço sequer circula em território de estado brasileiro, os servidores que armazenam também estão no exterior, não razão para cumprir especificações de MJ, ainda mais que todas essas lojas já cumprem requisitos muito mais exigentes, de padrão internacional, que o Brasil já devia ter adotado há tempos.

    • Francis

      Desse seu comentário, a gente conclui que existe somente a falta de vontade da Apple em fazer.!!

    • Monty

      Esse seu argumento é MATADOR. É isso aí, a partir do momento que ela cobra em dólares (o que é ilegal pela legislação nossa, se fosse uma loja nacional), fica patente que é uma compra feita no exterior, idêntico a se tivéssemos viajado aos EUA, feito a compra, e voltado, pagando IOF e tudo (o que é legal). Assim, não tem mesmo que cumprir nenhuma exigência do MJ!

      Aí já deixou de ser “preguiça” para ser “burrice” da Apple mesmo.

      Não é isso, iLex e advogados de plantão?

      • JanjaBoy

        Reformulando:
        A apple tem burrice.

  • Luisinho

    Gente para quem quiser criar um conta na AppStore americana o iLex já publicou uma matéria sobre isso

  • George

    Você sabe que a lei é burra quando ela não cumpre com seus objetivos.

    Por acaso essa lei previne que jogos violentos, com scenas de sexo, linguagem vulgar deixem de chegar às nossas crianças? Na teoria sim, pois a lei exige uma classificacão etária. Mas vá até um camelodromo na banca do Zé que você pode comprar um jogo desses com facilidade.

    A lei pode ter sentido, mas a estrutura para fazê-la ser efetiva é uma piada. Não é a toa que o Google passou por cima e nada aconteceu.

    Mesma situação com a necessidade de homologação por parte da Anatel de produtos importados. Quem tem um produto perigoso, sem padrões de qualidade, fora das normas e com materiais perigosos submete eles para a “avaliação” da Anatel? Claro que não. Preferem burlar nossas fronteiras pobremente vigiadas e vendê-los normalmente em qualquer esquina.

    Precisamos de legisladores inteligentes, que se baseiam em um arsenal técnico e cientifico para aprovar/reprovar leis. Não um bando de jamantas asnas que não sabem nem escrever o nome, criando leis burras como tantas por aí.

  • Ricardo

    A legislação brasileira é uma piada que só a Apple não achou graça.

  • Jota Liza

    A nossa legislação nada tem de impossível ou impraticável para a Apple.
    A prova disso são as demais empresas que comercializam seus jogos normalmente, como a matéria desta reportagem.

    Sinceramente, a Apple assim agindo, mostra-se arrogante e antipática e, ao contrario de querer transparecer uma imagem de empresa seleta e diferenciada das “massas”, mostra-se tremendamente obtusa e elitista ( na concepção pejorativa do temo), desperdiçando a oportunidade de engrossar seu lucro e fazendo nós, brasileiros, de palhaços!

    Adoro os seus equipamentos e softwares, mas a poítica empresarial dela é nojenta! Sou “obrigado” a manter duas contas ( americana e brasileira) por causa dessa estratégia estúpida e grosseira da Apple!

    Pronto: Desabafei!

    • Leonardo Negrisoli

      Sei que aqui não é o facebook mas eu Curti!

      Na minha visão é só falta de vontade da Apple…. Odeio ser “obrigado” a usar duas contas na App Store. 🙁

    • Leonardo Negrisoli

      Sei que aqui não é o facebook mas eu Curti!

      Na minha visão é só falta de vontade da Apple…. Odeio ser “obrigado” a usar duas contas na App Store. 🙁

  • D4ni3lXclio

    Por enquanto nao uso a minha conta da AppStore brasileira e sim a japonesa,mas quando voltar para o Brasil,usarei e espero que ate lá a Apple já faça alguma coisa em relação a esse assunto que já era pra ter resolvido faz muito tempo.

  • Danilo Salvego

    A Playstation Network, que vende jogos digitais através do Playstation 3 também possui uma loja brasileira com o mesmo esquema de classificação, preços em reais e jogos 100x mais complexos (complexos no sentido de avaliação da faixa etária) à venda, sem absolutamente nenhum problema. O mesmo ocorre com o Xbox, que vende jogos através da Live no Brasil.

    Infelizmente a Apple está dormindo nesse quesito aqui no Brasil.

  • Bruno

    So fazer jailbreak e baixar tudo d graca…pronto!!

    • Matheus

      Pirataria é crime meu amigo!

      • Jailbreak não é pirataria, meu amigo!

        • JanjaBoy

          Jailbreak não é pirataria, é verdade.
          Mas o Bruno quer utilizar o jailbreak para pirataria.
          Então o Matheus está certo quando fala que pirataria é crime, jailbreak (ainda) não.

          • Rodolfo Piva

            O bom de ler o comentários do Janja é que normalmente eles resumem tudo que está acontecendo com os outros comentários! 🙂

    • Por essas e outras que eu realmente estou pensando em abandonar o iOS. No Brasil nos temos dezenas de barreiras que nos impedem de usar um iPhone, iPod, iPad como as outras pessoas no mundo. Preços absurdamente caros, pirataria que só vem aumentando, falta de uma App Store com recursos que estão presentes em todos os outros países, falta de uma assistência técnica de qualidade e muitos outros fatores. O Windows Phone é novo, e por isso os apps para a plataforma não são tão abrangentes como na Market ou na App Store, mas ele tem tudo para se tornar um dos sistemas móveis mais usados no mundo. A concorrência mais forte pode fazer a Apple repensar alguns pontos, e nós ganhamos muito com isso.

      • Allan

        Acho que por ser uma plataforma aberta Windows Phone nunca vai ser igual um iOS. É bem diferente um software ser desenvolvido para um tipo especifico de aparelho…pode ter certeza que Windows vai travar bastante (como sempre travou no computador por mto tempo…hj menos mas já estamos em que versão do Windows?)
        Infelizmente temos que usar 2 contas, mas fica uma dica a todos: comprem gift card pelo site do walmart.com! Entrega o código via email, pode comprar com cartão ou paypal!

        • Carlos

          Allan.
          você acha que o iOS. não trava pois é tenho um iPhone 4 de 16G e um iPad2 de 64G e os mesmo de vez em quando eles travam.
          tô pensando seriamente me desfaze-lo para adquirir o Lumia 900 da Nokia.

          • Carlos Leonardo

            Dê dois clicks no Home Button e feche os seus programas abertos, duvido que ele vai travar. Se o seu iphone travar é porque tem algum problema com ele. o comentário acima foi de que programas para windows podem travar mesmo sem nada aberto no sistema já que é uma plataforma aberta e que alguns jogos foram feitos para aparelhos melhores.

    • George Villasboas

      Comentário tão bobo quanto a lei…

    • JanjaBoy

      Que exemplo!

  • Eu não penso em sair do iPhone, mas tenho de admitir que estou muito curioso para conhecer o Lumia 900 da Nokia (o 800, lançado aqui no Brasil recentemente, ainda não compensa conhecer).

    • Luiz

      Raphael nao sei se voce vai concordar comigo , MAS acho que o Lumia 900 é um celular da Nokia adaptado para rodar o software da Windowns Phone! Vlw ai

  • zigfrid_

    Abaixo assinado não vai servir de nada.

    Os meios dela fazer alguma coisa por nós é nós atacarmos ela, e acho que pode ser por dois meios
    o financeiro, não comprando iCoisas, ou ainda ficando um mês (ou +) sem todos os brasileiros sem comprar NENHUM app, jogo, filme, ou música, seja ela em qualquer uma de suas contas, talvez isso seja sentido.

    Talvez pois se isso for uma parcela muito pouco pra ela, eu apelaria pro marketing e imagem dela
    será que esse tipo informação aparece em blog estrangeiros, tipo que tal fazer uma matéria sobre o fato do brasil não ter jogos na appstore (falando tbm q as concorrentes tem) traduzir pra ingles (e de prefenrencia outras linguas, quanto mais melhor), e quem tiver contanto com pessoas de outros blogs no mundo, quem puder ajudar, seria interessante isso aparecer em todo lugar, dai talvez a apple pra limpar a barra dela melhore alguma coisa por aqui.

  • Renée

    Aquela suposta página no Facebook sobre a iTunes BR que citava jogos não havia sido lançada oficialmente, foi apenas um usuário que criou ela, por isso algum tempo depois (mesmo dia) ela foi tirada do ar e entregue seu conteúdo para Apple.

    • Não, Renée, isso foi histórinha de um certo site que quis justificar a informação confusa que passou aos seus leitores. A página era mesmo verdadeira, mas demoraram para decidir seu conteúdo. No início foi confuso mesmo.

  • Gilberto Almeida

    Pode isso Arnaldo?

    O layout é a cara da pagina da Apple….rs

  • Marcos Almeida

    Sei lá, as vezes parece desinteresse no nosso país.
    Eles não adaptaram a classificação na Korea ou China?!!!( Não lembro)
    Poderiam fazer isso aqui tbm…..

  • iRon

    Lidar com os nossos políticos e burocratas não deve ser tarefa fácil. Nunca os consumidores vão saber o que ocorre por detrás dos panos.

  • RAVAGNANI

    Bom hoje consegui mudar minha conta brasileira para a americana, graças ao cartão AMEX, segui as dicas do Blog do IPhone e na hora de colocar o CEP coloquei meu próprio CEP somente os 5 primeiros números.
    Chega de ficar sem jogos, livros, series em primeira mão. Vida nova com a Apple agora!

  • Jose Renna Gomes

    Uma coisa muito simples que a apple poderia fazer, seria exigir a maior idade para criar contas na APP STORE, assim entenderiamos que todas as pessoas que tivessem conta na APP STORE seriam maiores de idade, tornando desnecessario a classificacao por idade, assim os menores que quisessem baixar algum jogo seriam controlados pelos pais, como realmente eh o que ocorre, pq menor de idade dificilmente tem emprego para pagar sua prorpia conta do cartao de credito.

    Fica a sugestao.

    Obs: (Desculpem a falta de acentos, meu teclado esta desconfigurado.)

  • Luiz

    Eu so nao entendo uma coisa, porque o Google, Nokia e Windowns Phone conseguem disponibilizar facilmente JOGOS aqui no Brasil ea a Apple com uma dificuldade intensa, é dificil botar um SINAL de classificaçao nos Apps???

  • TiãoGavião

    Só uma coisa a dizer:
    Microsoft = 1
    Apple= 0
    Eu já cansei dessa lenga, lenga de troca de lojas para ter jogos, resolvi nao comprar mais 🙁

    • Antonio Saint Pastous

      Tb cansei da palhaçada, troquei minha conta americana para BR e nao me arrependo! Aproveito e nao compro mais jogos por impulso!

  • Ivo

    Para a nossa alegriaaaaaaaaaaaaa

  • Huzalo

    O BRASIL INCENTIVA A PIRATARIA POIS DIFICULTA A VENDA DO FABRICANTE

  • Luciano

    Mesma balela de sempre, Apple nao vai abrir venda de jogos aq, esqueçam.
    Destravem os aprelhos e peguem de graça, a Apple nao nos respeita mesmo, ou acha q respeitam vendendo aparelhos de 3 mil, kkkkkkkkk, ta bom.
    compremos aparelhos contrabandeados e destrave e façamos oq quiser.

    • Jota Liza

      É por causa de tipos como você que este Brasil continua a ser discriminado…

  • Vitor

    Alguém entrou na loja da microsoft e percebeu que o angry birds ta custando quase R$6? Eu prefiro pagar mais barato em usd!

  • Daniel Gmrs

    — off —

    O RSS do BDI não esta atualizado.. 🙁

  • Mauricio

    Eu já desisti da ideia de ter uma categoria jogos aqui…

    Parece que tudo neste país tem que ser errado e complicado… E não adianta vir culpar a Apple não. Grande coisa botar um “L” de livre ali… Como se isso fosse resolver problema de faixa etária… Isso é pura burocracia, coisa sem sentido algum… A Apple tem o sistema dela e DUVIDO que ela vá se adaptar a essa regra sem-vergonha e sem sentido…

    Resolvi da seguinte forma: tenho uma conta americana e coloco gift cards. Pronto. Assim compro os jogos que eu quiser…

    • krikaoli

      É, mas a Apple está fechando o cerco… Não sei se notou, mas o wallmart e a bestbuy não estão mais vendendo gifts pra cartão internacional brasileiro…

      • Mauricio

        Na bestbuy ainda é possível comprar E-Gifts para, então, comprar o Gift Card do iTunes. Aí eles entregam via e-mail da mesma forma que estavam fazendo…

        Ou então o jeito é pegar pelo ML. Vai pagar “ágio”, mas é uma alternativa…

        Quero deixar claro que eu não concordo com isso, mas acho que é melhor isso do que simplesmente não poder comprar os jogos que me interessem. E, repito, eu duvido que a Apple vá mudar isso, pq ela teria que mexer na estrutura da App Store. E não acredito que ela vá fazer isso só por causa do BR…..

    • Carioca

      A culpa é da Apple sim, pois a legislação americana é igualzinha a Brasileira e ela se adequa a legislação de lá sem problema, com classificação etária e tudo. Você acha que é sem-vergonha e sem sentido, mas legislações etárias são conquistas das sociedades desenvolvidas. Elas são indicações importantes para os pais com filhos pequenos e o Brasil está de parabéns por ter a sua. Não é perfeita, mas é essencial.

      Em qualquer lugar do mundo as empresas são sujeitas às legislações dos países, e não vai ser a Apple que vai ser isenta disso aqui. Não vamos querer rasgar a lei Brasileira e ficar de quatro só porque uma empresa americana está tendo dificuldade de vender aqui. Ela que se adeque.

      Se fosse qualquer outra empresa que não a Apple não haveria um comentário sequer a favor dela. Vamos deixar o fervor religioso de fora e exigir que qualquer empresa estrangeira que queira fazer negócio aqui respeite o Brasil e o brasileiro.

  • Dexter

    “Será que o consumidor da Apple no Brasil não merece ter a dignidade de poder comprar jogos legalmente na loja da Apple?”

    A resposta é NAO, e prova disso é que literalmente somos os ultimos a ter acesso a compra de algumas coisas da apple, mesmo sendo um pais que mais gasta com ela.

    Quem nao lembra do lançamento da app store no Brasil que literalmente zerou tudo, e tempos atras chegou-se a comentar que no Brasil nao valeria a pena investir aqui pois aqui nao existia mercado para tal, e vou mais longe, a apple so “liberou” o 3GS pra venda em nosso pais quando verificou que boa parte dos 2G estavam circulando em nosso pais, chegou-se a pedir um levantamento mais apurado pra ter certeza de que isso era mesmo veridico, e era…

  • Sara

    Chegando do colégio e o primeiro site q eu entro é o BDI, pensando que tem novidades… e não tem! :/

  • Daniel

    “merece ter a dignidade de poder comprar”
    Parece candidato à vereador.

    • Daniel

      “merece ter a dignidade de poder comprar”
      Parece candidato à vaga de vereador.

  • João

    Galera, comprei um “iPad 3” e fiz os passos para configurar. Gerei uma conta na App Store Brasileira, mas aqui no site diz que eu posso me cadastrar na Americana já que tem mais aplicativos. Tentei me cadastrar na americana com o login da que eu usei na brasileira mas não da. Tem como cancelar o cadastro na brasileira ?? Ou posso usar o mesmo login na americana ???

  • Max

    Eu pensei que iria ser muito mais difícil ter um iTunes aqui do que a categoria de jogos e me enganei. Não é que o iTunes saiu primeiro? Mas como disse um colega aí acima, eles burlam a lei ao vender músicas em dólar, mas não querem burlar a lei ao vender jogos fora da classificação brasileira. Pura má vontade mesmo. Mas isso deve ser o reflexo do fato que a Apple mal tem um escritório no Brasil para tratar de assuntos locais. Pelo que li, ela começou a montar um escritório por aqui em meados do ano passado. Portanto, tenham paciência que acho que esse ano os jogos chegam.

  • Rodrigo

    O problema é que nós vivemos em um país em que quase tudo é proibido e a burocracia chega a ser desumana… Por isso é que nada por aqui vai pra frente !!!

  • gabriel

    O blog do iPhone poderia fazer um abaixo assinado para a categoria games da AppStore e uma solução para a Apple era ela criar uma loja independente de jogos com o objetivo de atender ao publico brasileiro afinal o consumidor brasileiro que paga pelo iPhone mais caro do mundo merece esse direito. Porfavor responda ilex

  • JOAO ROBERTO

    E ei galera esperta, seguinte alguem já conseguiu mudar a discagem de emergencia do iphone,
    gostaria que ao inves dele retornar os numeros de emergencia da policia etc.. ele desse como prioridade numeros pre-estabelecidos de meus familiares. Por exemplo num caso em que sejamos atropelados ou algo assim. Percebi que ao impor o codigo de travamento nele, ele ate da a opção de discagem de emergencia mas para outros numeros, consegue-se mudar isso?

  • Leandro

    Off Topic.

    iLex, não consigo mais acessar o blog através do iphone, desde o problema na semana passada. Dá uma mensagem de vários redirecionamentos…algo nesse sentido.

    O que faço?

    Abç.

    • Tente limpar o cache do Safari, Leandro. 🙂

      • Leandro

        iLex, Obrigado cara.
        Deu certinho.

        Abraços e parabéns pelo blog.

  • Márcio Araújo

    Diante de tanto impasse parece que a própria Apple está ajudando a permitir que a cultura do “pirata” continue aumentando em nosso páis, deixo claro que sou TOTALMENTE CONTRA o uso do jailbreak para “ROUBAREM” propriedade intelectual, mas diante deste impasse, às vezes somos OBRIGADOS a fazê-lo, caso contrário não justificaria o investimento num equipamento que é também para entretenimento impossibilidado de instalar jogos por vias normais, devemos também consider que no ANDROID a compra de jogos é perfeitamente possível e pagando com MOEDA NACIONAL, a loja do Google não pode ficar fora do alcance da lei brasileira, alegar que o servidor do Android Market fica em outro país não é aceito, pois explicitamente a compra é feita no Brasil e deveria obedecer à legislação brasileira, ou será que pagamas em real na Apple Store, se pagamos em dólar é porque a loja é classificada como “estrangeira” e portanto se enquadraria da mesma forma que a loja do Google. Essas gambiarras que são feitas nas contas, (uruguaia x americana x argentina ) continua enchendo os cofres da Apple. Tal fato é considerado irregular pela política da Apple ( vide bloqueio do uso dos cartões brasileiros na loja argentina ) então, meus caros, Nos meus dispositivos iOS, bem como no Mac OS X, continuarei baixando JOGOS piratas, esse é o meu protesto !!!

    • Até onde sei, a loja do Google só mostra os preços convertidos para reais, mas cobra em dólar.

      • Diego

        Assim como a PSN brasileira, que é oficial, tem classificação, preço em Real, mas quando vc paga, é feita a conversão para o dólar e vc ainda paga IOF. Logo, uma loja americana maquiada de brasileira.

  • Márcio Araújo

    iLex , quis dizer que tal qual a Apple Store a loja do Google opera com moedas estrangeiras, o que as classificam na mesma categoria.

  • Clovis

    Alguns dos preços mais caros do mundo, aparelhos chegando muitos meses depois e ainda é preciso fazer gambiarra pra comprar jogo (pra mim, o ponto mais forte do iOS).

    É desaforo, só pode.

  • iPasquini

    iLex, eu e vários usuários iOS estamos enfrentando problemas ao fazer downloads da app store e da iTunes store, estou enfrentando o problema no meu iPad 2, não consigo baixar nada fica travado no “waiting” e isso só esta ocorrendo após a atualização do iOS 5.1…por favor nos ajude
    Obrigado.

  • marcello

    estou a turismo em NY e fui algumas vezes as apple stores daqui, comprar bugigangas, resolver issues do meu iphone 3gs , conhecer o ipad3, enfim essas lojas sao verdadeiros templos para quem gosta dos produtos apple. Conquistam o consumidor, os vendedores são atenciosos, se mostram interessados nos problemas, ajudam, indicam soluções, ensinam bastante, tem aula rolando no meio da loja, os produtos expostos com clareza e facilidade.. Se a apple não teve interesse em abrir uma dessas num país do tamanho do brasil (só na italia tem 9), imagina se ela vai ficar se preocupando em mexer na estrutura da app store.. só com o q o mercado americano consome de iphone, ipad, mac e apps, eles devem fechar as contas com um sorriso no rosto.. Ainda somos vira-latas para a grande maçã, essa é a triste verdade, um abraço a todos

    • Rodolfo Piva

      Oi Marcello, estive em Houston faz alguns dias e senti a mesma coisa. Já fui para outros lugares e é exatamente assim. Infelizmente ainda pensam que no Brasil a gente anda de cipó e come banana na árvore… Pra que um símio desses precisa de um iPhone?

  • Emerson

    Microsoft e Sony tem lojas de games com “meia dúzia” de jogos antigos… Se for assim não vale a pena! Na PSN continuo usando minha conta americana que realmente tem jogos de Verdade!

  • Alex Rodrigues

    Tenho comprado na appstore da argentina ultimamente… Era doido pra ter o jogo UNO e nesta semana consegui adiquirir ele por lá… Mas realmente é terrivel, vc ter que inventar contas em outros países para poder abastecer o seu Iphone com os programas que te agradam… Nestas horas da muita vontade de mudar para a plataforma Android.

  • Adriana

    Sugestão para a Apple: Classificar TODOS os jogos em Maiores de 18 anos! A compra é feita com um cartão de crédito! Cada um decida o que permite ou não aos filhos… O que não se pode reclamar nesse país é falta de Lei para emperrar tudo!

  • Fabrício da Silva Barbosa

    E qual a diferença entre fingir respeitar a lei e desrespeitar às claras? As duas desrespeitam a lei e pronto.