Durante meses ouvimos rumores de todos os cantos sobre uma possível fábrica de iPhones e iPads no Brasil, mas até então, nenhum anúncio oficial foi feito por parte da Apple ou da Foxconn (empresa que fabrica os aparelhos da Maçã). De nossa parte, ou acreditávamos nos boatos ou tentaríamos tirar esta história a limpo.
Pois graças a uma parceria com o site americano Cult of Mac e a revista Macmais, o Blog do iPhone foi até Jundiaí (SP) conferir de perto os fatos, em um verdadeiro trabalho investigativo. E o resultado não deixa dúvidas: a Apple já está fabricando iPhones no Brasil.
Muitos acreditam que a fábrica da Foxconn que estaria produzindo iPhones ou iPads seria aquela antiga, situada a beira da rodovia Anhanguera (foto acima). Mas o endereço da nova fábrica é outro e o prédio nem leva na sua fachada a marca da empresa de Taiwan. A pista na qual começamos as investigações foi justamente o novo endereço presente no Certificado de Homologação do iPhone 4S, em que consta que o aparelho poderia ser fabricado na Av. Caminho de Goiás, número 100 em Jundiaí (mesma rua que poderá se chamar Steve Jobs no futuro).
Lá, encontramos dois enormes galpões alugados pela Foxconn, dedicados exclusivamente para a montagem de produtos da Apple. Segundo informações que conseguimos levantar, um dos prédios já está fabricando iPhones desde a metade do ano, enquanto a linha de produção do outro está sendo finalizada. No futuro, iPads também deverão ser montados no mesmo local assim que conseguirem recursos suficientes para viabilizar o projeto.
Foto: Global Jundiaí
Todos os funcionários nos quais conversamos deram certeza de que o iPhone já está em produção no país, naquele endereço. As informações averiguadas por nós batem exatamente com as que o portal iG já tinha divulgado no mês passado. Resta saber agora quando esta produção ganhará o mercado e onde ela será distribuída (no país ou fora dele).
Mas o que já temos certeza é que, para nós, a fábrica no Brasil deixa de ser um boato e passa a ser um fato. Agora é esperar para que a Apple confirme oficialmente a existência dela. Uma inauguração (com a presidente Dilma) está prevista para breve, ainda sem data definida.