2011ARQUIVOCuriosidades

[aperitivo iOS 5] Teclado japonês será bastante aprimorado no futuro sistema

Texto escrito por Felipe Manoeli

Continuando a saga de descobertas do novo iOS 5 (afinal são 200 novas funções, podem esperar muitos outros textos como este), esta é para todos os usuários do teclado japonês do iOS.

Para mim, ter a possibilidade de escrever em japonês no iPhone sempre foi uma vantagem em cima da concorrência. Já tive outros celulares e cansei de tentar improvisar um teclado japonês neles e nunca deu certo. Com o iOS podemos ter vários teclados em diferentes línguas, e para alguém que estuda muitos idiomas, isso é maravilhoso!

Com o iOS 5, a Apple nos traz uma melhoria muito bem-vinda por todos os falantes (ou quase falantes) de japonês. Vislumbrem:

Para amigos e amigas que falam ou estudam japonês, essa imagem já diz tudo. Teremos busca por leitura ou radical para ajudar a encontrar o Kanji certo para o que estamos escrevendo.

Mas o que é Kanji?

E como assim “leitura ou radical”? Acalme-se, jovem Padawan, que logo tudo ficará claro. :)

Sabe aquela tatuagem que seu amigo tem e diz que tá escrito “Paz” em vários rabisquinhos, mas ninguém nunca vai saber se é isso mesmo? Então, esse é o Kanji, também conhecido como ideograma. Que essa é a forma de escrita dos japoneses todo mundo sabe, mas o que as pessoas não sabem é como eles procuram palavras no dicionário.

Quando você vai procurar uma palavra em um dicionário japonês, você tem 3 opções: encontrá-la pela leitura, pelo radical e pela quantidade de traços de seu ideograma. Notou ali as duas primeiras opções? O Kanji de “Amor”, por exemplo, tem 6 leituras, então você já pode imaginar a confusão que isso causa. O radical de um ideograma é o componente básico de um grupo de ideogramas. Veja esta imagem para entender melhor:

Percebem que a parte da esquerda é igual nos dois? Esse é o radical. E cada Kanji tem uma quantidade de traços que pode ser definida por uma ordem de escrita.

Mas chega de coisas difíceis, voltemos ao iOS 5 e sua novidade. :)

Agora, o campo de seleção das palavras em Kanji está muito mais limpo. Veja a imagem abaixo do resultado de DOKU, mas buscando na categoria “Leitura”:

Essa opção pode ajudar também quando você só lembra de uma leitura do Kanji. Exemplo, você lembra que “開く” pode ser lido AKU, mas quer saber a outra leitura.

Já a opção de radical pode ser útil quando você sabe que a leitura é KI, sabe o Kanji, mas quando digita KI no iOS, a lista é tão grande que desanima e deixa pra lá. Agora basta você digitar KI e ir direto para o radical do ideograma que você procurava.

Viu como está muito mais fácil de encontrar o que você quer agora? Para finalizar, vou deixar vocês com mais uma dica para falantes/estudantes de japonês e usuários de iOS.

Você já se perguntou o que fazer quando se deparar com um ideograma completamente novo do qual você não sabe leitura nem radical, mas mesmo assim quer digitá-lo no seu iGadget?

A resposta é habilitar o teclado “Chinês Tradicional – Manuscrito“. Para isso, vá em Ajustes > Geral > Teclado > Teclados Internacionais e procure por essa opção. Assim você terá este teclado habilitado para “desenhar” o ideograma:

Leve em consideração que é um teclado chinês, logo alguns ideogramas podem não ser encontrados. Mas garanto que 90% das vezes funciona muito bem!

iOS 5 está atualmente em versão beta (apenas para desenvolvedores) e seu lançamento público está previsto para acontecer entre setembro e outubro de 2011. Ele será gratuito e compatível com todos os atuais aparelhos capazes de rodar o iOS 4.3 ou posterior.

Se você está curioso para saber as outras novidades do sistema, não deixe de conferir os nossos artigos especiais.

Botão Voltar ao topo