Curiosidades

[aperitivo iOS 5] Teclado japonês será bastante aprimorado no futuro sistema

Texto escrito por Felipe Manoeli

Continuando a saga de descobertas do novo iOS 5 (afinal são 200 novas funções, podem esperar muitos outros textos como este), esta é para todos os usuários do teclado japonês do iOS.

Para mim, ter a possibilidade de escrever em japonês no iPhone sempre foi uma vantagem em cima da concorrência. Já tive outros celulares e cansei de tentar improvisar um teclado japonês neles e nunca deu certo. Com o iOS podemos ter vários teclados em diferentes línguas, e para alguém que estuda muitos idiomas, isso é maravilhoso!

Com o iOS 5, a Apple nos traz uma melhoria muito bem-vinda por todos os falantes (ou quase falantes) de japonês. Vislumbrem:

Para amigos e amigas que falam ou estudam japonês, essa imagem já diz tudo. Teremos busca por leitura ou radical para ajudar a encontrar o Kanji certo para o que estamos escrevendo.

Mas o que é Kanji?

E como assim “leitura ou radical”? Acalme-se, jovem Padawan, que logo tudo ficará claro. 🙂

Sabe aquela tatuagem que seu amigo tem e diz que tá escrito “Paz” em vários rabisquinhos, mas ninguém nunca vai saber se é isso mesmo? Então, esse é o Kanji, também conhecido como ideograma. Que essa é a forma de escrita dos japoneses todo mundo sabe, mas o que as pessoas não sabem é como eles procuram palavras no dicionário.

Quando você vai procurar uma palavra em um dicionário japonês, você tem 3 opções: encontrá-la pela leitura, pelo radical e pela quantidade de traços de seu ideograma. Notou ali as duas primeiras opções? O Kanji de “Amor”, por exemplo, tem 6 leituras, então você já pode imaginar a confusão que isso causa. O radical de um ideograma é o componente básico de um grupo de ideogramas. Veja esta imagem para entender melhor:

Percebem que a parte da esquerda é igual nos dois? Esse é o radical. E cada Kanji tem uma quantidade de traços que pode ser definida por uma ordem de escrita.

Mas chega de coisas difíceis, voltemos ao iOS 5 e sua novidade. 🙂

Agora, o campo de seleção das palavras em Kanji está muito mais limpo. Veja a imagem abaixo do resultado de DOKU, mas buscando na categoria “Leitura”:

Essa opção pode ajudar também quando você só lembra de uma leitura do Kanji. Exemplo, você lembra que “開く” pode ser lido AKU, mas quer saber a outra leitura.

Já a opção de radical pode ser útil quando você sabe que a leitura é KI, sabe o Kanji, mas quando digita KI no iOS, a lista é tão grande que desanima e deixa pra lá. Agora basta você digitar KI e ir direto para o radical do ideograma que você procurava.

Viu como está muito mais fácil de encontrar o que você quer agora? Para finalizar, vou deixar vocês com mais uma dica para falantes/estudantes de japonês e usuários de iOS.

Você já se perguntou o que fazer quando se deparar com um ideograma completamente novo do qual você não sabe leitura nem radical, mas mesmo assim quer digitá-lo no seu iGadget?

A resposta é habilitar o teclado “Chinês Tradicional – Manuscrito“. Para isso, vá em Ajustes > Geral > Teclado > Teclados Internacionais e procure por essa opção. Assim você terá este teclado habilitado para “desenhar” o ideograma:

Leve em consideração que é um teclado chinês, logo alguns ideogramas podem não ser encontrados. Mas garanto que 90% das vezes funciona muito bem!

iOS 5 está atualmente em versão beta (apenas para desenvolvedores) e seu lançamento público está previsto para acontecer entre setembro e outubro de 2011. Ele será gratuito e compatível com todos os atuais aparelhos capazes de rodar o iOS 4.3 ou posterior.

Se você está curioso para saber as outras novidades do sistema, não deixe de conferir os nossos artigos especiais.

Tags
Mostrar mais

Um leitor do Blog

Este artigo foi uma gentil colaboração de um de nossos leitores. Quer contribuir também com o BDI? Escreva pra gente. ;)

Artigos Relacionados