Rumores

[rumor] Futuro iOS 5 talvez permita a atualização do sistema sem precisar conectar-se ao iTunes

Há anos (desde 2008) que é possível encontrar no iOS referências a respeito de uma possível função de atualização do sistema do iPhone sem o uso de fios, somente pela nuvem (processo também chamado de OTA, over-the-air). Segundo algumas fontes, esta novidade poderia chegar já no futuro iOS 5, a ser apresentado no dia 6 de junho.

O site 9to5Mac recebeu informações de que a Apple estaria em negociações com a operadora americana Verizon para oferecer o serviço. Com isso, os clientes poderiam realizar atualizações do iOS sem a necessidade de utilizar o programa iTunes do computador. Este tipo de função já existe em outras plataformas, como o Android e o WebOS.

Mas, assim como o compartilhamento de internet (tethering) no iOS 3, a atualização pela nuvem não estaria disponível imediatamente no iOS 5, mas começaria a ser implementada aos poucos, dependendo de cada operadora adotar o serviço ou não.

É importante se questionar como a Apple faria para otimizar a transmissão de grandes arquivos. Atualmente, mesmo fazendo apenas a atualização (e não uma restauração completa), o sistema é baixado com o arquivo completo (ou seja, cerca de 666MB). O ideal seria que fosse possível transmitir apenas as partes do sistema que foram alteradas, facilitando a transmissão. Pelo menos na Apple TV, a atualização sem precisar ligar o aparelho no computador se faz mais do que necessária.

As novidades (se surgirem) devem ser apresentadas na WWDC, quando a Apple promete revelar o futuro do iOS e do Mac OS X.

9to5Mac

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Isso não seria um obstáculo para os jailbreakers?

    • david0809

      seria um obstaculo para jailbreak mas como sempre os chefaos dos hack da conta.. 😛

      • Leandro

        eh..esses “chefãos” são fodas mesmo!

      • Mark Marx

        Chefãos??? Affee..

      • Érico

        Pior é que outro vem corrigir e sai com “chefãos são fodaS”! É, no mínimo, cômico!! hehe

    • rafaelhbarros

      Tomara, quanto maaaaaaais impossível for o jailbreak, melhor.

      • Joey

        ô dó!
        De qualquer forma, imagino que a possibilidade de atualizar sem fio não substitua a forma com fio, seria apenas uma outra opção. Ou seja, não muda nada =]

      • @Leandro71

        Em que o jailbreak atraplha tua vida? Tu deve ser um noob que n consegue fazer ai fica putinha e n quer que ninguém faça. Porra…

    • igovi

      Acho que não influencia em nada o JB. Você atualiza primeiro o firmware e depois faz o JB. a forma como você atualizou (via cabo ou direto do iPhone) não faz diferença.

    • igovi

      Eu não me importo nem um pouco em ter que conectar a um computador para atualizar o firmware até porque isso se faz com menos frequência. Pra mim o mais importante seria sincronizar com o iTunes via wi-fi ou BT sem ter que usar aquele cabinho do tempo das cavernas.

      • Rogerio Cidade

        Sincronização por Wi-Fi ou Bluetooth: essa sim seria uma funcionalidade mais que útil!!!

      • TiãoGavião

        (2)

    • Daniel

      Julgando pela experiência das outras plataformas, eu diria que não. A Apple sempre continuaria oferecendo a opção de atualizar via iTunes (para quem não tem 3G nem Wi-Fi disponível, por exemplo), então qualquer estratégia tradicional de jailbreaking poderia continuar da mesma forma.

    • Diego

      CHEFÕES >>>>

  • Carlos alencar

    Mt interessante

  • Yugi, acho que não seria algo obrigatorio de se fazer, é só a possibilidade de não precisar do iTunes.

    Não entendi o que as operadas tem a ver. Estou imaginando se a Apple pretende fazer algo como um cache nas operadoras, assim não há custo para elas, além de transmitir o arquivo via a rede 3G

    Assim as operadoras podem liberar as atualizações de 600MB pros clientes de graça sem contar na cota do 3G.

    • Pabloabugo

      600 MB por 3G? obrigado.

  • iEaf

    É uma necessidade premente Diminuir o tamanho dos updates ou melhorar a qualidade das bandas de transmissão de dados

    • Bebeto

      Com certeza, 666 Mb de update não é mole não…

      • Marcus

        Esse update, se for feito via 3G, estora 2 vezes minha cota mensal de dados, hehehehehe……
        Mas via Wifi, gostaria. Ainda estou no iOS 4.3.1, simplesmente por preguiça de conectar o iPhone no computador para atualizar.
        Ah, tambem quero a sincronização com o iTunes sem fios.

        • Leandro

          O rumor é que a Apple esteja negociando com as operadoras (pelo menos as americanas) para que elas deem o aval. Assim, provavelmente esse tipo de atualização não entraria na cota do consumo de 3G. Lá tem bastante gente com plano de 2GB, que seria gasto bastante com uma atualização de 600 MB, como costuma ser.

          • Marcus

            Isso seria muito bom….

      • Walter Junior

        com ctz, 666MB d update eh pacto do Jobs com o capeta, isso sim…
        suahsuahsauh

        • Dari0

          Tem oq dizer n eh?

        • Eduardo Carioca

          Owned e #epicFail

  • Gerson Vargas

    Espero que seja possível não somente a atualização de sistema mas também a sincronização via WiFi
    Também espero uma atualização para imprimir em qualquer impressora
    Espero que o iPad seja “capaz” de enviar mensagens SMS no próximo update
    Espero que o ipad1 e os iphones tenham permissão de transmitir tudo que esta na tela do aparelho com um cabo AV. Ou video componente (assim como o tio Jobs faz nas apresentações)
    E fico na expectativa ainda de varias compatibilidades

  • Cris

    Essas atualizações do iOS bem que poderiam ser igual ao do computador, aparecer uma janelinha na barra, clicar em atualizar e pronto ! hehe

  • Rodrigo F.

    Bom dia, galerinha que acorda cedo!
    Se conseguissem fazer esse esquema, de baixar somente o que foi mudado de uma para outra, seria show!

  • João Paulo

    A Apple TV não precisa do computador para se atualizar.

    • Sândalo Jhony Gomes

      [2]

  • Eduardo Miranda

    Muito interessante! Isso economizaria bastante tempo para os que precisam conectar ao iTunes. Mas aí fica a pergunta: Isso não seria um obstáculo para o JailBreak?

  • Priscila Tales

    Mas nada impede de se fazer isso apenas com os apps, musicas e videos, certo?

  • Buião

    Todas as últimas atualizações que fiz via iTunes deram problema, deixaram o iPhone em modo DFU, tendo que restaurar, etc. Várias pessoas relataram o mesmo problema aqui no blog. Se não funciona pelo iTunes via cabo, imagina over the air… além disto, acho que existem outras melhorias mais importantes a serem feitas no iOS. De qualquer forma, mesmo que seja problema transferir 666 mb pela rede da operadora, creio que pelo wifi seria tranquilo.

  • Seria muito útil! Acho que o futuro iOS 5 deve ser f***, vamos esperar para ver…
    Mas a atualização tem que ser ‘666’ né… 

    • JanjaBoy

      Esse 666 deve ser coisa “cabalística” de Jobs. Desde o Apple I que tinha o preço de US666.66….
      Será?

      • O cara, o preço US$ 666,66 era porque ele subtraiu os dois números mais “santos” para ele: 777,77 – 111,11 daí deu isso. Foi a desculpa mais esfarrapada que ele já deu!

      • ‘Ninguém pode comprar ou vender, exceto aquele que tiver a marca, o nome da fera ou o número do seu nome. Aqui é que está a sabedoria: Quem tiver inteligência calcule o número da fera, pois é número de um homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis (666).’ — Revelação (Apocalipse) 13:17, 18.

      • Se tal fato tivesse ocorrido apenas uma vez, poderíamos considerar uma coincidência…

      • Daniel

        O que você podia esperar de um cara que usa uma maçã mordida como logo? Tá mais que provado que ele é o tinhoso, é incrível como a mídia ainda não abriu os olhos pra isso! 😛

  • Alberto Barros

    iLex, no Apple TV 2 o update já é feito pelo próprio aparelho sem a necessidade de plugar o mesmo no pc/mac.

    • Ricardo

      Isso que eu ia falar 😉

  • Antonio Carlos

    aja bateria, wi-fi ou 3G

    • jv

      é, Haja bateria

  • Matheus

    Bá, isso seria muito útil. Mas eles precisariam implementar atualizações incrementais – é um saco ficar baixando mais de 600MB a cada atualização.

  • Manoel Junior

    No Symbian também é possível fazer atualização via OTA. Fazia direto no meu Nokia 5800, até era melhor, pois a atualização tinha, em média, míseros 12 MB.

    • Leandro

      É porque a Apple faz as atualizações do iOS não por remendo, como é comum no setor. Ela reinstala o sistema novamente.

  • Tá precisando mesmo!

  • Leandro

    Como sempre, as ilustrações das matérias são incríveis. Parabéns pelo blog. É uma referência para os consumidores brasileiros da Apple, assim como MacRumors, AppleInsider, iLounge, Mac World etc são para os gringos.

  • Rafael Nogueira

    Essa última atualização eu não realizarei.
    1- Não me incomodo nem um pouco com o tal serviço de localização de nenhuma empresa…

    2- 666? Essa atualização é do inferno!!! kkkkk

    • yes!

      Um pequeno lembrete: o uptade anterior ( iOS 4.3.2 ) também contava com o mesmíssimo tamanho do atual iOS ( 666 mb ). Mais uma incrível concidência?

  • DarkSide

    Pelo menos podia ter a função APENAS por WiFI para mim estaria otimo, pois nunca baixaria um update inteiro por 3G.

    • Felipe

      A net Wi-fi aqui de casa êh mais lenta do que o 3G , ou seja se fosse possível atualizar pelo 3G sem consumir dados seria bom!!!

  • agricio

    eu acho essa coisa de tecnología em núven uma furada, pois só vai mesmo de verdade fazer esse update se sua net ou 3g funcionarem adequadamente o que no Brasil e em outros lugares isso não acontece. eu prefiro fazer pelo Itunes mesmo pois tenho controle do que está acontecendo e na núven a net pode cair do meio do da atualizção e puxar uns 600Mb (aproximadamente) pela 3g não é um esperiência muito agradável.

    • SamuEX

      [Alienado detected!!!]
      Cara, como assim tecnologia em nuvem é furada?
      Se é estamos perdidos, a maioria dos grandes desenvolvedores de software estão apostando nesta tecnologia fortemente. Google, Microsoft e a lista vai embora…

      • Thiago

        [Alienado detected!!!] ->?

        Como assim cara? Só pq o cara não concorda?

        Desculpa mas alienado é vc.

        Eu não confio em nuvem. Ninguem na faculdade (inclusive professores) conseguiu me convencer a confiar em nuvem. No meu computador em casa já sou alvo fácil para roubo de arquivos e informações, imagina em nuvem.

        Lembrem-se do exemplo da son: NUNCA vão desbloquear o ps3 -> Master Key obtida!

        NUNCA vão invadir a PSN -> Quer comprar dados de alguém? é só procurar na net.

        Tem muito ainda pra me convencer.

        E lembrando, é a MINHA opinião.

        • Victor Kzam

          É. Cada um com a sua opinião. Também não confio muito na nuvem, alem do mais que na tecnologia nada é impossível, sempre um hacker consegue invadir

    • Daniel

      Relaxa, a atualização é baixada e verificada ANTES da instalação sequer começar (da mesma forma que o iTunes faz, o OS X Software Update, e qualquer outro atualizador que preste), e você pode sempre baixar via Wi-Fi. O telefone não vai reiniciar do nada e começar a baixar 600 MB via 3G ao mesmo tempo que instala sem perguntar nada.

    • Alberto

      A internet é uma nuvem, se não confia não use…

      Tb não entendi o que as operadoras tem a ver com isso da atualização.

  • iLex, me diz uma coisa, você sabe de alguma possibilidade da gente poder colocar sons custimizados para alerta de SMS, em futuras versões do iOS? A Apple não se pronuncia em nenhum momento sobre isso? Não existe um canal por onde a gente possa sugerir ou reivindicar essa função?

    Essa é talvez a única coisa que me irrita no iOS, eu acho um ABSURDO ter que recorrer ao jailbreak pra poder ter uma função tão básica, e que já é liberada para os toques de campainha.

    Por favor, me diga que existe uma previsão pra isso se tornar uma feature.

  • Victor Kzam

    Acho que é mentira…
    A Apple sempre quer que usemos o iTunes, acho que não sairia isso, ainda mais pelo iPhone

  • Atualizar sem precisar conectar-se ao iTunes seria ótimo!

  • Davi

    Fiz ontem a atualização do meu Iphone para a a versão 4.3.3. Pelo que pude perceber teve uma melhora considerável no consumo da bateria!! Tomara que continue assim!!

    Quanto a futura nova versão do IOS… espero que melhore ainda mais o consumo da bateria e também melhore a recepção do sinal da operadora!! Isso é uma falha grave!!

  • Vinicius

    Espero que dificultem o jailbrake, ou até o tornem impossível, ai sim estaria legal, sou totalmente contra essa porcaria…

    • Joey

      ô dó!

    • Brunolv

      E oq vc ganha com o fim do jailbreak? Nas ultimas 2 atualizações nem a Apple se deu o trabalho de anular o jailbreak e vc fica ai chorando.

    • charlesrubowski

      Vc perde o quê? Deixa os jailbreakers em paz! Eles te magoaram? Kkkkkk

    • charlesrubowski

      Nonsense puro…
      Rsrsrs
      What’s the point?

  • Thiago

    Como sempre, não importa a materia que foi postada, sempre tem alguém pra voltar com a velha discussão sobre jailbreak.

    Lastimavel, e muito, muito, muito, muito repetitivo.

    Tbm nado contra a maré, não sou fã da nuvem.

  • Beto

    Acredito que não é necessário ligar o Apple TV no computador para atualizar, não é?

  • Enquanto isso eu vou ficando com o Iphone4 + 4.2.1+ Cydia que vai muito bem, obrigado
    ?: p

  • Leo_Koester

    Que ótimo! Mais um recurso para não funcionar direito!

    Vamos lá, Apple! Mostre como não se faz!

    • charlesrubowski

      Applefobia…
      Olha o sucesso atual da apple! Imagine se a apple fizesse as coisas direito…

      • Leo_Koester

        Exatamente.
        Imagina.

    • Vejo como recurso inútil, tem coisa mais importante para fazer

  • Elias

    Sai da 4.1 pra 4.3.2 hj (nao sei como, mas ele deixou atualizar sem ser pra 4.3.3). Minha bateria esta normal, vivo na versao 10, facetime tudo ok. JB feito. Nada a reclamar. Tb nao confio em nuvem, mas sincronizar por wifi ou bluetooth seria sim de grande ajuda.

  • Rafa

    Quando o Brasil chegar na era do 10G e sem a merda de ter sua velocidade diminuida para ridículos 128kb/s, aí talvéz.

    abcs

  • Não vejo utilidade nisso, no meu Android tinha isso e nunca usei, afinal não deve ser agradável baixar 700 megas no celular, ainda mais no 3g do brasil…

  • Walter

    Bom, as operadoras, o 666, a maçã mordida, isso não tem nada a ver com o Capeta, propriamente dito, são apenas estratégias de mídia, para chamar a atenção dos consumidores.Ele usa este tipo de mídia “demo” mais por publicidade e assim deixa espaço para propaganda gratuita que todos nós fizemos aquí no blog.A Verdade é que devem estar sendo fechados acordos comerciais e de propriedade, tais como o logo da operadora podendo ser visto no lindo display do seu IPhone ao inicializar, ou até mesmo a bandeira da operadora, que poderá oferecer pacotes de softwares adicionais e cobrando sua cota no preço do serviço final prestado.

    Abraços…
    Ahh e deixem o capeta em paz! kkkkk