Curiosidades

Vídeo de 1994 mostra conceito de tablet que lembra bastante o iPad de hoje

Atenção applemaníacos, uma informação que poderá chocar vocês: a Apple não inventou o tablet!

Aliás, diga-se de passagem, muitos de seus produtos não foram exatamente inventados do zero, mas são implementações muito bem feitas de conceitos gerais que já existiam. Foi assim com o mouse, com a interface gráfica dos sistemas operacionais, com o iPod e até mesmo com o iPad.

Vejam que conceito interessante visto por visionários há quase 20 anos, sobre como seria a leitura de jornais no “futuro”. Será que lembra algo?

É impressionante ver a precisão da visão destes profissionais na época e perceber como eles erraram pouco em relação aos dias atuais. Claro que não precisamos de canetinhas (obrigado, Apple) para manipulá-lo, mas o conceito está todo ali. Ou seja, a teoria de que “boas ideias pairam pelo ar e que precisam apenas de alguém que as capte para colocá-las em prática”, pode não ser tão absurda assim. A diferença é justamente esta: ter alguém competente para executar bem uma ideia.

A Microsoft tentou desde 2001 a fazer funcionar os tablets, sem muito sucesso para o grande público. Foi preciso esperarmos 9 anos para que um produto mais fácil e mais refinado ganhasse o mercado e mostrasse a todos como se faz um tablet popular. O iPad é um sucesso hoje e imitado por todos não por ser uma ideia totalmente original, mas porque foi muito bem executada.

Não deixe de ler nosso artigo publicado na véspera da apresentação do primeiro iPad ( “Como o futuro produto da Apple pode revolucionar nossa vida digital“), quando ninguém sabia exatamente o que viria. Vários pontos citados aqui já foram discutidos há mais de um ano. Leia e analise o que mudou ou não desde então. 😉

vídeo via Business Insider

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Paulo

    Muito bom.
    Isso prova que as vezes a pessoa inteligente não é quem tem a idéia e sim quem lapida esta idéia e ganha dinheiro com isso.

    • Elias

      Sei lá que tipo de valores vc da para as pessoas.. mas pra mim a capacidade de fazer dinheiro não diz nada sobre inteligência.

  • Danilo

    Showww

  • Ednilson Rosa

    Isso mostra que muitas vezes a implementação faz toda a diferença em um produto, e que o software é muito mais importante que o hardware. Eu cheguei a ter contato com um tablet da HP rodando Windows, que foi adquirido por meu trabalho na época Era um laptop, cuja tela girava de forma a deixar a tela pro lado de cima, escondendo o teclado. Neste caso, o problema do produto era, principalmente, o Sistema Operacional (Windows) que não era adequado para o formato. Além disso, o hardware também deixava a desejar, já que a tela não era como as modernas telas multitouch que a Apple introduziu mais tarde. Foi preciso que a Apple aprimorasse a interface e colocasse um software adequado pra que os tablet finalmente decolassem, depois de ficarem tanto tempo patinando…

  • iJE

    Acredito que o iPad deu certo basicamente por dois motivos:

    – A evolução da tecnologia, permitindo a fabricação de componentes melhores e mais baratos (como por exemplo não precisar mais das canetinhas ao tocar a tela);

    – o conceito utilizado pela Apple, de fazer o tablet como um gadget “bombado”, ao invés de um notebook sem teclado, como todos (inclusive a Microsoft) estavam tentando até então.

  • Vinicius Navarro

    Que a Apple não inventou o tablet acho que a maioria ja sabia. Mas que esse conceito é muito antigo assim, acho que ngm sabia.

    Vlw BDI

    • gomesneto98

      Quem inventou o iPad foi o Hans Donner, em 1995. E sem caneta.

      http://www.youtube.com/watch?v=UOHmurMxSq4 0:31

      • JanjaBoy

        Muito bom!!

      • Dr. Branco

        Brother,fiquei pasmo com isso !

        Aí se ele tivesse patenteado ….

      • Leo

        Hahahaha, muito bom!
        Ele tambem ja tinha inventado a tv 3d sem oculos! Ou ele ja estava na holografia? Teletransporte, quem sabe!

  • Cristian

    Vi esse vÍdeo na semana passada. Realmente, não foi a Apple que inventou o “Tablet”, ela inaugurou o “mercado de tablets”. Mas mesmo assim, OBRIGADO TIO STEVE =]

  • Algus Helm

    Se bobear deve ter conceitos no papel mais antigos que esses…

  • Ednilson Rosa

    Interessante também observar como produzirarm essa “visão”. Obviamente eles não tinham um hardware desse tamanho capaz de fazer aquilo tudo na época. Então as telas são todas simuladas. Notem que as imagens sempre mudam somente depois que a mão da pessoa sai da frente da tela, pra que possa ser feito o corte com a montagem (em algumas partes dá pra ver a imagem mão da pessoa dando uma congelada no momento da troca). Outras partes são feitas em zoom, provavelmente usando um monitor de CRT comum, que era o que havia disponível na época. Outra observação interessante é quando a forma que eles imaginavam receber o jornal. Eles falam em quiósques, onde se poderia carregar um cartão (enorme) com o jornal. Apesar de já aparecer um celular em uma das imagens em um carro no inicio, ninguém imaginou que um dia eles caberiam em um dispositivo tão compacto e que seriam capazes de transmissões que, naquele tempo, seriam consideradas de altíssimas velocidades… 😉

    • Guilherme Fernandes

      Belo comentário do Ednilson. É claro que tudo foi uma bela montagem, mesclando essa antevisão do futuro (ou presente) o mais interessante é o fato de já se imaginar o quanto viajamos ao imaginar o que nos espera, mas quantas coisas já se tornaram realidade. Lembro do filme Minority Report no qual tudo era movimentado por gestos. Naquela época era utópico. Hoje basta vc comprar um pc HP Mult tuch. Acredito que dentro de 10 anos tudo será mais “green” e respeito ambiental estará em alta. E que principalmente os desktops serão all in one.

  • Caio xD

    Muuuito interessante….

  • Júlio Lima

    A Apple não inventou o tablet? Nem o mouse? Nem a interface gráfica? Buááááááááá!

    Por outro lado… quer dizer que o mérito é de quem implementa corretamente e não de quem inventa? Hummm… então se os concorrentes implementarem algo muito bem, não serão mais escorchados pela iComunidade…

    Bom…

  • Cristian

    “Os tablets já existem há dez anos e ninguém ainda criou nada revolucionário com eles para o grande público. Escrevam esta frase para poder relê-la daqui a 2 anos.” …. Seria o iLex um vidente? =]

  • SamuEX

    Cara, que delícia ver este vídeo!! É mto gostoso ver a tecnologia sonhada e realizada. Os caras foram realmente tão inteligentes que alguns conceitos ali não estão em prática mesmo hoje! Exemplo disso é que nenhum jornal digital (eu eu conheca) coloca o lance em movimento dentro da noticia, pois geralmente eles optam por mandar o leitor para uma tela específica de videos. Muito bom! Detalhe mais importante: Se a microsoft não consegue hoje fazer um tablet sonhado em 1994, como conseguirá fazer um tablet a altura do iPad?

    Apple Wins!!

    • Marcos de Oliveira

      Fazer tablet é moleza, quero ver fazer o Skate do Marty McFly!!!

      • PG

        Fazer tablet é moleza, quero ver fazer o Skate do Marty McFly!!! [2]

      • JanjaBoy

        Fazer o Skate do Marty McFly é moleza, quero ver fazer tablet melhor que o iPad!!!!! 🙂

  • krikaoli

    Muito interessante! Vou pesquisar para ver o que aconteceu com o Roger Philler e com o Knight Redder Lab, escrevi errado…

  • Pena eu n ão ser o dono dessa ideia, senão ja teria processado a Apple como ela faz com todo mundo.

    • Bruno Maciel

      Leia:

      “A Microsoft tentou desde 2001 a fazer funcionar os tablets, sem muito sucesso para o grande público. Foi preciso esperarmos 9 anos para que um produto mais fácil e mais refinado ganhasse o mercado e mostrasse a todos como se faz um tablet popular. O iPad é um sucesso hoje e imitado por todos não por ser uma ideia totalmente original, mas porque foi muito bem executada.”

      Não só a Microsoft como várias outras empresas também tentaram ou criaram um tablet, porém nenhuma obteve sucesso como o da Apple. Um conceito sem registro não é nada.

    • Wesley Sedda

      Ao Contrário do que a maioria pensa, no INPI não se pode registrar ou patentear uma idéia:

      “A propriedade intelectual não protege ideias por considerar que essas devem ser de livre circulação e, assim, a proteção só é concedida para algo que já foi criado. ”

      Ou Seja, teve a idéia!? Ponha a mão na massa, faça um Projeto Específico e Detalhado(Assim como a Apple faz) e aí sim Registre a Patente.

  • Fabio Kimura

    Não vi o vídeo completo! Mas existe algum indício que esse vídeo foi gravado mesmo em 1994? Pelo menos vendo os primeiros 5 min, tudo da para manipular!
    Será que não é apenas um dos espertinhos?

  • Allan

    Provalmente se o ipad fosse lançado em outra época, não teria feito tanto sucesso como hj em dia faz.

    btw

    esse cases da apple provam que não precisa inventar nada, mas já lapidando a idéia e revender com um toque a mais, já é um grande avanço

  • Rafael

    nada se cria, tudo se copia..

    • TiãoGavião

      (2)
      Na net tbem, nada se cria, tudo se copia!!

  • Bona

    Que gravata linda!

  • JackT

    Nao so o tablet, mas o multi-touch de varios dedos tambem ja tinha sido introduzido num tablet que rodava windows em 2007.

    Apple fez a popularizacao de tablet.

  • TiãoGavião

    Isso prova que de boas idéias o mundo tá cheio o que falta é grana pra botar em pratica!! Kkkk

  • Bruno Santana

    A pulseira “power balance” tb não foi inventada. O tiozinho que fala no começo do vídeo já usava uma! Hahaha

  • Sergio

    Caraca!!! Eu iria adorar uma canetinha dessa FINA pra desenhar… Interessante que o “wifi” que eles usaram é incrivelmente BEM mais rápido que o atual, ahahaha

  • Umberto

    Off : roubaram meu ipod touch 4 🙁 , nem tive tempo de configurar o find my ipod .,.., ¬¬ raiva

  • Computador nesse tempo era artigo de luxo, imagina um tablet desses. o.O’

  • Felipe

    Dia Galera,
    Então, acredito que o designe foi baseado neste mesmo mas a idéia é de muito antes disso, estou procurando o vídeo que postaram na comunidade do orkut e quando achar posto aqui o link.
    Acredito até que o Ilex deve conhecer este vídeo. Quando achar eu “vorto” hehe

  • leonardo

    O “iPad” de 20 anos já era mais fino que as cópias chinesas que rodam por ai hoje…

  • Marcos

    não é por nada não….mas não parece que esse vídeo seja de 1994 nem fud****…..

  • Como não??? E os cabelos das pessoas???? se não for 94, só se for 84! hauhauhua! impressionante mesmo! e o design dele tb é igualzinho ao iPad, respeitando a época, claro!

  • Madmediphone

    Tava parecendo o jornal do Harry Potter.

  • a Apple não inventou o tablet!

  • Fabio Machado

    Há quem diga que foi Hans Donner q inventou o iPad!!! Procurem no Youtube a abertura da novela Explode Coração, da Globo desta mesma época….. Vejam as semelhanças com o iPad la!!! Inclusive o “double “double tap”…..rs….vcs já tinham visto este vídeo??? iLex?

  • Diego Resende

    Essa gravata dele é feia eim kkkk

  • Edu

    A serie classic de Jornada nas Estrelas, e também 2001: Uma Odisséia no Espaço, mandam lembranças.

    • TiãoGavião

      Spock já usava um na Interprise!! É fato!!

  • Marco Antonio

    Xi errou feio moço. Um “tablet” era usado pelo capitão kirk na série Jornada nas estrelas para listagem e conferência do diário de bordo. Em 1970 o Times fez chacota disso dizendo que jamais no futuro alguém usaria um “tablado” para visualizar imagens e assinar documentos. Logo depois de um tempo pediu sérias desculpas ao seu criador “Gene” e o chamou de visionário. Então sua afirmação tem um atraso de 30 anos.

    • É verdade. Não lembro do tablet da série clássica de Star Trek, mas na série da Nova Geração e Deep Space 9 eles já usam dispositivos bem finos, touch-screen, muito parecidos com o iPad! Só que as séries se passam no ano 2300 e tanto. Obrigado Apple, por trazer a tecnologia para os dias de hoje, rs! A propósito, na Enterprise da Nova Geração a tecnologia já era toda touch, vide este gif animado antigo que circula na internet, sacaneando o Windows: http://www.gifbin.com/981474

  • Mais incrivel q um cara ter tido essa visao correta a quase 20 anos atras, eh pensar q essa ideia soh se tornou realidade no ano passado!!! ou seja, quase 20 anos depois, e que mesmo assim, os jornais de papel continuam bem vivos no cotidiano das pessoas, apesar de tudo!!!!

  • digoloureiro

    E esse cara tentou vender a idéia do tablet com esta gravata, taí o pq que não deu certo…afinal quem dá crédito a um cara com esta gravata, ele tinha que ir com uma roupa basica: bluda preta, calça jeans e tênis…hahahahahahahaha!!!

    • Marco Antonio

      Port… A serie Star Trek foi a responsável pela tecnologia do mp3, o criador do compressor mp3 teve essa idéia assistindo um dos capítulos onde o data ouve seis musicas ao mesmo tempo. Complicado falar disso agora mas tudo está documentado. A série tem uma infinidades de “artigos” que aconteceram anos depois. O celular existe por causa do comunicador. O tablet era usado na clássica para diversas coisas e quase sempre aparece no inicio onde o capitão assina a lista de ordem do dia. A serie foi feita com base no protocolo da Marinha Americana, claro…. mas o ponto principal é. A Apple não inventa quase nada, ela sabe sim é usar de forma genial o que já existe ou o que ninguém dá muita ênfase. Não sou tiéte da Apple que fica com gritinhos a cada aparição do Steve, se esse troço me falhar eu dou um pé nele. As pessoas tem que parar achar que isso é a cereja do bolo, é só um celular, é só uma Maquina. É pãozinho da padaria, a hora que fizerem um pãozinho ruim eu troco de padaria. SEM PENSAR!

      • KKK, Tb acho, a galera se empolga muito e se esquece de pesquisar “as fontes”, como disse nosso amigo @Anderson Ramos. O facetime então, nem se fala nisso ne. A diferença é q eles se dedicam mais a uma idéia em que eles acreditam, para não lançar besteiras, como os notebooks da hp com tela touch. Hardware e software deficitários. Mas o fato de existir concorrencia (mesmo que a anos-luz de distancia), ajuda muito a “baixar a bola” da Apple, que as vezes(raramente, kk) é obrigada a abrir as pernas (jailbreak) para agradar o público. Fui!!!

  • A gravata que era a real revolucionaria na historia heheheheheh
    Mais falando serio, sendo uma pessoa que viveu em 94 e que acompanhou todo esse avanço, assistindo esse vídeo de um iPad foi muito legal, criou todo um sentimento de nostalgia.

  • Anderson Ramos

    Como ja dizia o gênio Albert Einstein
    O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes.

  • Jacob

    Uma pergunta meio off-topic (nem tanto, já que estamos falando de iPad 2 e já tem outras notícias sobre rumores de lançamento em junho e homologação pela anatel)..

    Nunca participei dessas algazarras e filas e nos lançamentos de produtos da Apple aqui no Brasil (como houve com o iPhone 4 e que foi muito bem coberto pelo BDI, cabe o elogio). No entanto, realmente quero comprar alguns iPads 2 para mim e para a família quando forem lançados no Brasil.
    Com quanto tempo de antecedência começam as filas? Digo, as lojas geralmente são em shoppings, então mais que 24 horas fica difícil (eles podem até prorrogar o horário de funcionamento do shopping para determinada loja durante o dia do lançamento, mas duvido que o façam durante 1 semana para ter gente armando barraca, etc).
    Outra: é política das lojas brasileiras limitar a venda de aparelhos no lançamento por pessoa (assim como ocorre nos EUA?) Sendo praticada tal restrição aqui, haveria nítida violação do CDC (L8078, art. 39, incisos II e IX). Aqui, dependendo da resposta do pessoal, caberia ação preventiva dos órgãos de proteção do consumidor no sentido de inibir a prática.

    Fico muito agradecido pela ajuda.
    Obrigado.

  • Marcel

    Na minha opinião, o grande sucesso do iPad é graças ao iPhone. Lógico que a Apple fez o tablet muito bem feito, mas se não fosse o iPhone tenho certeza que o iPad não teria tanto sucesso.

  • Gabriel Tubbs

    Então

    Eu nunca vi a Apple como uma empresa que traz novidades em si. O que eles fazem é pegar idéias já prontas e torná-las melhores e fáceis de usar.

    Acho que a palavra que define a Apple é “simplicidade”. Não só na facilidade de manejar seus produtos, mas também em toda a linha de comunicação que ela usa, como publicidade e marketing.

    Mas é interessante ver que as coisas postas em prática hoje já foram pensadas há muitos anos. O tablet é apenas um exemplo, mas várias outras coisas também sofrem esse processo pra lá de genial.

  • As tentativas anteriores, como a da Microsoft e da própria Palm (e muitas outras que a maioria daqui nem imagina), não deram certo pois não existia o atual poder de processamente e minituarização necessária, além das tecnologias atuais das telas. Lembre-se que em 2000 mo itores de LCD era praticamente coisa de ficção científica… Se a Apple também tivesse tentado na mesma época teria fracassado igual as outras… 😉

    • Meio limitada esta sua visão, não Marcelo?
      Parece que você afirma que a Apple teve acesso exclusivo a peças miniaturizadas e só por isso pode fazer algo.
      A tecnologia está aí, para quem quiser usá-la. O problema é que as empresas também são limitadas, como o caso da RIM, que achava impossível fazer um aparelho como o iPhone.

  • Alex iPilot

    Citaram Hans Donner, e o cara é realmente fantástico, com trocadilho…

    Em 1996 assisti a uma palestra dele na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ele contou que no final da década de 70 ele buscava um meio de fazer o logotipo da Globo ser prateado, brilhante, ao invés do cinza azulado. Conversando com um amigo matemático, ele soube que computadores existentes no MIT poderiam ajudá-lo. Ele foi para lá com uma equipe e, em conjunto com técnicos do MIT, desenvolveram softwares de computação gráfica, patrocinados ($$$) pela Globo. A noticia dos resultados do grupo chegou à Hollywood e assim começou a computação gráfica no cinema…