2011ARQUIVONotícias

Apple começa a aprovar na App Store aplicativos feitos em JavaScript sem o uso do WebKit

Quem já tentou programar aplicativos para iPhone sabe que a linguagem Objective-C é necessária para realizar projetos mais evoluídos. Porém, com a ajuda de alguns frameworks, é possível também usar outras linguagens para criar apps que rodem no iOS. A novidade do momento é o projeto Impact, que permite escrever jogos para iPhone em JavaScript, muito comum e conhecida na internet.

Isso já era possível com ferramentas do tipo PhoneGap e Titanium, que permitem rodar aplicativos web nativamente no iOS. Porém, eles ficam sempre presos ao WebKit, ou seja, é como se precisassem de um navegador para funcionar. Com o Impact, o sistema usa diretamente o interpretador nativo de JavaScript (JavaScriptCore), com renderização de gráficos em OpenGL.

Claro, há uma limitação técnica e dificilmente poderá ser feito um jogo com a mesma qualidade de Angry Birds, mas pelo menos isso poderá integrar centenas de desenvolvedores que hoje conhecem esta linguagem. A licença custa US$99 e disponibiliza toda a documentação, além de exemplos de código.

Para se ter uma ideia do que pode ser feito, estão disponíveis dois jogos gratuitos na App Store: Biolab Disaster e Drop.

TUAW

Botão Voltar ao topo