2011ARQUIVO

TAM estenderá sistema de celular a bordo para mais 26 aeronaves

A empresa aérea TAM anunciou esta semana que ampliou o contrato com a OnAir (fabricante de sistemas de telefonia móvel em aeronaves) e irá instalar em outros 26 aviões de sua frota o equipamento que permite a realização de chamadas telefônicas durante o voo. O sistema estava em testes desde o final de outubro passado e foi experimentado pelo Blog do iPhone a convite da própria empresa.

Pelo que parece, os testes deram um bom resultado. Segundo a diretora de Marketing da TAM, Manoela Amaro, “a boa aceitação dos serviços de conectividade a bordo pelos nossos passageiros nos animou a realizar este investimento“. Além de permitir realizar e receber ligações telefônicas no celular a mais de 4.000 metros de altitude, o serviço ainda possibilita envio e recebimento de torpedos SMS e uma precária (por usar sinal GPRS) conexão à internet via rede de dados da operadora. Infelizmente a companhia ainda não prevê a disponibilização de rede Wi-Fi a bordo.

A previsão é que as aeronaves equipadas (Airbus A319, A320 e A321) comecem a circular só no segundo semestre do ano, realizando rotas exclusivamente domésticas.

Apesar de nem todo mundo gostar da ideia do serviço, a ampliação dele é uma ótima notícia para usuários de iPhone, pois não limita o seu uso para aqueles que viajam constantemente. Este é um primeiro passo para que, no futuro, a TAM também ofereça o serviço de Wi-Fi a bordo (pois o mesmo equipamento permite isso), o que seria excelente para todos os proprietários de gadgets da Apple.

Para conhecer melhor como o sistema funciona, confira nosso review do serviço.

Exame.com

Botão Voltar ao topo