Notícias

TAM estenderá sistema de celular a bordo para mais 26 aeronaves

A empresa aérea TAM anunciou esta semana que ampliou o contrato com a OnAir (fabricante de sistemas de telefonia móvel em aeronaves) e irá instalar em outros 26 aviões de sua frota o equipamento que permite a realização de chamadas telefônicas durante o voo. O sistema estava em testes desde o final de outubro passado e foi experimentado pelo Blog do iPhone a convite da própria empresa.

Pelo que parece, os testes deram um bom resultado. Segundo a diretora de Marketing da TAM, Manoela Amaro, “a boa aceitação dos serviços de conectividade a bordo pelos nossos passageiros nos animou a realizar este investimento“. Além de permitir realizar e receber ligações telefônicas no celular a mais de 4.000 metros de altitude, o serviço ainda possibilita envio e recebimento de torpedos SMS e uma precária (por usar sinal GPRS) conexão à internet via rede de dados da operadora. Infelizmente a companhia ainda não prevê a disponibilização de rede Wi-Fi a bordo.

A previsão é que as aeronaves equipadas (Airbus A319, A320 e A321) comecem a circular só no segundo semestre do ano, realizando rotas exclusivamente domésticas.

Apesar de nem todo mundo gostar da ideia do serviço, a ampliação dele é uma ótima notícia para usuários de iPhone, pois não limita o seu uso para aqueles que viajam constantemente. Este é um primeiro passo para que, no futuro, a TAM também ofereça o serviço de Wi-Fi a bordo (pois o mesmo equipamento permite isso), o que seria excelente para todos os proprietários de gadgets da Apple.

Para conhecer melhor como o sistema funciona, confira nosso review do serviço.

Exame.com

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • André

    Ótima notícia!
    Por isso continuo sendo passageiro da TAM.

  • Marcio Pupin Mello

    Excelente noticia. Parabens pelo blog!

  • Marcus

    Só pelo fato de Nao encherem mais o saco por deixar o celular ligado durante o vôo, já me anima. Agora, com a possibilidade de ainda fazer ligações, é melhor ainda. Ligação internacional é meio salgado o preço, mas com certeza é extremamente útil para algumas pessoas.

    • MATHEUS

      Eles te enchem o saco? NUNCA ninguem me falou nada, quanto para notebook e iPhone! e eu passo o voo inteiro brincando no aparelho!

      • Marcus Malacarne

        Isso mudou desde que a Anac liberou o uso de telefones em modo avião.
        Porém, antes disso, eu fui “convidado” a desligar meu iPhone diversas vezes enquanto voava com a TAM. Já a GOL costumava deixar, desde que no modo avião.

  • Herbert

    Show de bola… Olha que salto legal a TAM esta dando, é isso ai… Que sirva de exemplo para as concorrentes correrem atras desse tipo de comodidade aos seus passageiros!!!

  • Samuca

    Sempre antenado nosso querido blog.
    Eu sou um entusiasta de tecnologia e sempre gosto das facilidades que ela nos tráz.
    Porém neste caso eu volto num assunto já comentado pelo Blog:
    Taí uma facilidade que pode nos encher o saco!!
    Eu não viajo tanto assim de avião, mas quando viajo mesmo a trabalho, gosto da possibilidade de me ajeitar na minha poltrona e curtir a viajem, com no máximo o barulho do próprio avião.(Que aliás é música para meus ouvidos)
    Agora contar com a possibilidade de um monte de “malas” gritando no telefone… meu, detonou com o brilho do avião.
    Sei não, acredito que contar só com a ética não funciona. Se tivesse uma cabine fechada para ligações seria melhor… 🙂

    • Richard

      Que legal, por isso me orgulho de trabalhar nessa “firrrma” kkkkkk
      Se colocarem do Airbus A319, provavelmente teremos o OnAir na ponte-aérea Rio-SP (CGH-SDU).
      Quando eu souber dos prefixos de aeronaves e rotas eu passo pra vocês! 🙂

  • SandraMarize

    Muito legal o post, realmente é um serviço que será muito útil a todos nós, só resta saber se alguns terão educação suficiente para usar!! Alguma dica iLex, para aqueles que irão se aventurar?!

  • MarcioF

    É uma ótima noticia! Parabéns para a TAM pela iniciativa e o blog pelo post! Espero que oferecam logo o wi-fi tbm!
    Talvez a única coisa chata seja ouvir pessoas q gritam ao telefone. Hehehe

  • Diogo Lucena

    Por isso que eu vou, e vou de TAM, uma cia membro da Star Alliance.

    Hahahahaha

    Muito bom!!
    Abs

    • MarcioF

      Sabemos que a escolha da companhia aérea é uma decisão do cliente…
      Com este serviço então…

      Kkk

  • Ricardo

    Com o preço praticado, de ligação internacional, eu só usaria em caso de extrema urgência, mas com certeza é um passo na direção certa.

  • Ótima notícia, agr falta eu andar mais de avião :´(

  • Rafael

    Possibilita ativacao de dispositivos detonadores via radio. Espero q sejam mais rigorosos no raio x, nao deixando uma ar15 falsa passar, mto menos uma bomba.

    • cara… vc tá ‘viajando’
      hehehe
      Sério:
      Se você acha que os aeroportos são pouco seguros, eu tenho certeza que você nunca esteve no JFK em NY ou no CDG em Paris.
      basta explicar que os detectores de metais deles apitam pras fivelas dos cintos e para os botões de metal do sapato! você não entra num avião americano ou francês NEM com uma moeda sem que eles saibam!
      Pelo contrário – acho que essa segurança tem que ser é mais bem pensada.
      o cara que rouba um avião com um barbeador e uma faca de plástico também o faria de mãos desarmadas! – Eu acho.

      Quanto ao serviço da TAM – Parabéns! esse é um paço muito largo para o futuro das telecomunicações! acho bacana que essas ligações sejam mais caras – é isso mesmo.
      Agora: cá entre nós: vocês sabiam que o fato de ligar um celular e mandar SMS E ALTITUDE DE CRUZEIRO não atrapalha a navegação?
      Eu já usei num voo São-Paulo – Juazeiro e funcionou. Era, evidentemente, uma SMS de urgência e eu não podia esperar o avião pousar. Eu fiz tudo e ninguém reclamou de nada! ou seja: nem perceberam o tal ato. E o mais bacana: no ar, o celular tinha sinal máximo!

      Próximo passo pras empresas aéreas:
      Disponibilizar Wi-Fi para todos a bordo!
      aí sim! vai ficar muito bacana viajar de avião! principalmente em voos infernais como San francisco – sydney, ou sao paulo – paris, ou sao paulo – miami, ou Ny – londres!
      voos de 8horas ou mais não serao mais problema! =)
      até mais!

  • Francisco junior

    Pena que a ligação seja tão cara. Mais é difícil eu viajar mesmo.

  • Claudecir

    Acho que muitos brasileiros ainda não tem educação suficiente para utilizar o celular, por isso acredito que irá gerar muitos incomodos visto que o ambiente de um avião é extremamente fechado e conversas em tom altos vao reverberar por toda a aeronave !!! Mas, infelizmente é o tal do mundo global que viemos… fazer o que ??!!!

    • MarcioF

      Uma solução seria adicionar mais um item nas instruções de vôo: “seja discreto ao telefone” e conscientizar os passageiros. Também lembrar q qquer um pode solicitar aos comissarios p/ pedirem ao passageiro inconveniente q baixe o tom de voz.

      • Richard

        Marcio, estou contigo! 🙂

  • JanjaBoy

    Meu problema com o uso do iPhone em avião, é só o preço. Com o valor das tarifas atual, não tenho nenhum assunto tão urgente que não possa esperar. 😉

  • Pina

    Concordo com o amigo JanjaBoy…
    Ainda vou esperar para usar Skype a bordo rsss….
    Além de ser muuuuito mais barato o uso do Skype a navegação na net a bordo com certeza será uma realidade logo logo… apenas uma questão de tempo para implementarem, fato!

  • Luiz Gaia

    Já é um começo. Boa TAM!

  • Tiago Albuquerque

    Wifi gratuito ninguém coloca…. Telefone com preços nas alturas é mais simples….

    • JP

      O problema do brasileiro é sempre querer tudo de graça…

  • Falta duas coisas: A Wifi e tarifas justas. O que está sendo cobrado é para usar somente em uma situação de urgência. Não entendo como pode-se tarifar uma chamada em território brasileiro, como internacional. Seria mais ou menos como ter um freeshop em vôos domésticos.

    • É porque usa sinal de satélites e não aqueles das antenas terrestres. Em navios de cruzeiro acontece a mesma coisa.

      Peço que, para que mantenhamos uma discussão de bom nível informativo, que todos só critiquem quando realmente tenham conhecimento técnico do serviço. Quem tiver dúvidas, pode perguntar, mas afirmas coisas sem saber só gera desinformação e revoltas desnecessárias. 😉

      • JanjaBoy

        Compreendo perfeitamente. Mas, é muito comum uma tarifa quando em US$ não acompanhar o valor do US$ quando o valor cai. Mas, no primeiríssimo momento de acréscimo as tarifas são reajustadas. Então minha pergunta é: o valor cobrado hoje é com o valor do dólar de quando?

  • Rafael Costa

    Outro dia estava no aeroporto e tinha um cara brincando com um canivete na sala de embarque! Ele passou pelo RX e não foi detectado?!?!?! Depois tiraram o canivete dele…

  • Guilherme

    A notícia é boa, mas o preço continua sendo absurdo.

  • No tempo em que morava me NYC, fazia quase sempre a rota JFK-LAX, pela American Airlines, num 767-200, e era, e ainda é, oferecido o serviço de wifi no voo. O serviço funciona perfeitamente, internet relativamente rapida. Otimo para quem trabalha, ou pra quem quer se divertir preso numa lata por 6 horas… Vale a pena.

  • Bacana isso!

  • Isso é ótimo, principalmente quando os imbecis fazem você embarcar no avião e ficar uma hora parado antes de decolar…