iPadNotícias

Curso da Estácio promete dar um iPad* para seus alunos. Ou não.

É engraçado ver ainda a velha artimanha do marketing em dizer uma coisa com imagens e outra com palavras. Na publicidade brasileira temos vários exemplos, mas um em especial usa o iPad para isso: o comercial da instituição de ensino Estácio.

A promoção da Estácio oferece um tablet com todo o material didático em formato digital a todos os novos alunos de Direito do RJ e ES que ingressarem no 1º semestre de 2011. A iniciativa é parecida com o que uma universidade do RN fez com o iPod touch há dois anos.

O problema é que quem olha desatentamente a campanha, fica com a nítida impressão que a Estácio está dando um iPad aos seus alunos, impressão esta confirmada pelos vários leitores que nos enviaram a dica. Mas nas letras miúdas do contrato se descobre algo bem diferente.

Apesar de todos os vídeos e fotos mostrarem claramente um iPad 3G, em nenhum momento a campanha cita o nome do aparelho, se limitando a chamá-lo de tablet* com um asterisco maroto do lado. Ao procurarmos o significado do asterísco, descobrimos a seguinte definição:

*O tablet é uma nova tecnologia, que consiste numa tela portátil com funcionamento através do toque das mãos, com acesso remoto à internet, contendo diversos aplicativos, como leitor de livros eletrônicos, visualizador de fotos e tocador de músicas, entre outras funções.

Ou seja, absolutamente nada dá a entender que será especificamente o iPad este tablet. Para piorar ainda mais a desconfiança, em todas as imagens e vídeos a frase “Imagem meramente ilustrativa” aparece em letras muito pequenas.

Por que a Estácio não colocou a imagem do tablet que eles realmente irão oferecer aos alunos? A resposta parece óbvia: tirar proveito da febre do iPad para iludir o consumidor.

Que fique claro: a iniciativa de oferecer um tablet em substituição de todo o material didático e das fotocópias ilegais é excelente e deve ser copiada por todos. O que não é muito nobre é tentar iludir o consumidor com imagens que prometem um produto diferente do que será oferecido.

É como mostrar uma Ferrari e depois entregar um Fusca… 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • É como comprar uma Brastemp e ficar sem geladeira. 😉

    • Moisés Lima

      Boa, hehehe

    • Moisés Lima

      Assim q me formar em Direito pela Estácio eu processo ela por isso!

      • Mas o “Imagem meramente ilustrativa” não faz eles tirarem o corpo fora?

      • Michel

        Nem precisamos se formar para processá-la. É um direito seu por ter sido iludido por uma propaganda enganosa. O vídeo da propaganda deixa nem claro que é um iPad.

        • Emerson

          A publicidade é clara.
          Vai ganhar um tablet. Um iPad.
          CDC

    • Na verdade a grande enganação não está no fato de darem o não o tablet …. A verdadeira enganação está aí , por todos os lugares: profissionais de má qualidade, mal ” formados”….. Por isso que nosso País não vai para frente…..

    • Juan

      Eu por exemplo, estudo na estacio q até agora não tenho o tablet e não conheço ninguem que tenha. E agora eles estão com uma promoção oferecendo um Ipad, vamos ver né.

  • marcelo

    É uma puta sacanagem, eles deviam ser processados e condenados a realmente dar o prometem, belo exemplo de “faculdade de direito”.

  • Gabriel lapa

    Escola em Singapura tbm adotou o ipad como livros, mas lá é citado o nome ipad na escola

  • Leogoss

    Acho que o importante agora é verificar se a Estacio realmente dara um ipad para o aluno, talvez este custo sera inserido na mensalidade.

    • Marcelo Fabiano

      eles nao falam de ipad, mas a mensalidade ja aumentou =/

  • Ricardo Higa

    Eu não vi e nem ouvi em algum momento mencionar iPad* ou Apple…
    A única coisa que eu ouvi foi um “TABLET”…
    Então o titulo desta materia esta errado certo ?

    • Thyago Furtado

      Aff!

    • Errada está sua interpretação do título, Ricardo. 😉

      • Marcelo

        Ele, o Ricardo esqueceu de ler o ” * ” o que com certeza levou a vários leitores a enviar referencias da Estácio pAra o blog, querendo ou nao, este tipo de pratica sempre tenta ludibriar os que acabam de interessando pela campanha! Deveria ser proibido!

    • Francisco junior

      Deve ser por isso que no título te um aterostico

    • Este deve estudar na Estacio. Mas pow mó vacilo deles. Até eu ja cheguei a pensar que eles realmente iriam dar um iPad 3G. Porem logo descartei a possibilidade. Se esta propaganda viesse da PUC ou da FGV até poderia acreditar. Mas vinda da estacio, impossivel. Abraços e entrem no meu blog aí.

      • sandy

        Vindo da Puc?A Puc agora está na corrida por alunos ; não querem saber se eles passaram ou não e agora deixam entrar porque a maioria que passa no vestibular deles não depois grana pra pagar a mensalidade e pula fora.Com a mensalidade caríssima que eles cobram até gente que tirou zero no vestibular entrou em 2011 para estudar lá.Isto ninguém me contou não foram 2 rapazes amigos de minha filha,ou seja pessoas amigas nossas que nos contaram que eles não fizeram nem 2 pontos no vestibular. Dois irmãos isto porque o pai é rico e tinha grana para pagar a mensalidade .São outros tempos amigos .
        Já a Estácio era uma faculdade que o pessoal metia o pau ,mas hoje ela está na lista das primeiras que o pessoal de direito passa na OAB.Dando ou não I PAD ou Tablet não faz diferença porque os professores de lá são bem pagos e o pessoal de Direito são promotores juizes ,desembargadores e os mesmo que dão aula na PUC,assim hoje é uma boa faculdade.
        Seria bom vc se informar melhor sobre isto em vez de querer falar mal de uma faculdade .
        Eu não sou da Estácio mas tenho gente de minha família que é de lá e estou por dentro de muitas coisas novas desta faculdade que depois que o banco comprou está tendo uma melhora significativa.Vale a pena vc mesmo conferir.

        • Renato

          Comparar PUC com estácio é brincadeira!!! Em que mundo você vive?
          A Estácio teve que diminuir as vagas e fechar alguns cursos de direito este ano por falta de qualidade segundo CPC e ENADE do MEC
          http://oficinadetravessias.mg.gov.br/mec-fecha-vagas-de-136-cursos-de-direito/

          Estácio, Gama Filho, Anhaguera, Unip, todas são universidades caça-níqueis com o mínimo de preocupação com qualidade.
          Me mostra aí esta lista de aprovação da OAB… Com certeza vc trabalha na Estácio!

    • Dorinhavasc

      Como não???? Ela mostra e segura um modelo da Apple, ou seja um iPad.
      Ou eu estou enganada?

    • Michel

      Basta pegar o vídeo com a Imagem Do iPad para servir de prova.

  • Juliano

    Um representantes da Estácio já deu uma entrevista pra a folha, falando a respeito. Ele foi categórico: não será o iPad.

    O motivo? todo o conteúdo digital da Estácio foi desenvolvido em flash.

    Pior ainda? adivinha só: segundo esse representante da Estácio, a tablet não poderá custar mais do que US$400. Em outras palavras: a Estácio vai entregar uma bomba aos seus alunos.

    • Herberth

      Não necessariamente.

  • RicoMonteiro

    Eu sempre leio as letras miúdas.

    Na boa já ta dando no saco todas essas propagandas q tentam ir na onda do iPad. Net Virtua, Brasas curso de inglês… Todas estas mostram o iPad no seu Outdoor mesmo q não estejam fazendo nenhuma promoção em q vc vá ganhar um iPad.

  • Ziad

    Imagem Meramente ilustrativa mesmo…… Até no video, é tampado com a mão o logo da apple…..

  • Fernando

    Realmente !!! Que Propaganda mais baixa , pois aos 8 segundos ela menciona que o conteudo da universidade vem em um tablet que todos os alunos de direito iram receber , Porem ela não menciona o que ?. Faço faculdade de Markenting , mas essa propaganda me súpero . Pois quem assite acha que vai ganhar .!!!

    E não se esqueça todos teram o seu !!! kkk

    • fernando Quartarolo

      é justamente isso que eu ia comentar, eu acho que o que eles vão dar é um conteudo! para usar num tablet! ou seja só o aplicativo com todo o conteudo! o resto é pura propaganda predatoria! ridiculo né

    • carlin

      sério que você faz uma faculdade de COMUNICAÇÂO? Não aparenta.

      • Téo

        Boa essa faculdade de comunicação hein, ensina a comunicar em outras línguas tb… Súpero é uma palavra italiana?

  • SandraMarize

    Oi iLex!

    Por fazer parte de um grupo de pós-graduação, eu ainda recebi via e-mail essa propaganda, e nela estava escrito que apenas nos cursos de Direito 1o sem., e para as unidades do Rio de Janeiro e outra lá, ou seja, nem para todas as unidades a “promoção” valia… Joguei fora, que pena, senão mandaria para vc.. Sou carioca e conheço bem a citada instituição.. Para quem pretende ingressar no curso definido, no prazo que foi estipulado, “receber” um tablet para ajudar nos estudos, pode até ser interessante, mas antes seria melhor ler as “condições específicas” escritas naquelas malditas letrinhas miúdas!!!
    Legal essa matéria!

  • Propaganda muito bem feita*

    * = leia-se propaganda enganosa.

    De qualquer forma acredito que o estrago já está feito. A imagem da instituição definitivamente foi arranhada.

    E de quem será que foi a idéia de colocar o conteúdo em flash?

    • Rodrigo Lemos

      Se o conteúdo fosse disponibilizado para o meu iPad eu já ficaria bastante feliz mas, nem isso rola.
      Aliás, nem se você tiver um tablet com android conseguirá acessar o conteúdo.
      Você ter tecnologia disponível e ter que usar aquele bando de papéis dá agonia.

  • Diego Guardia

    Mesmo que nao seja o iPad vai ser otimo qualquer tablet que seja oferecido pois sendo realmente um tablet ja é diferente e sendo assim ja é bom. Deixo claro que sou totalmente contra a propaganda enganosa de mostrar um produto e oferecer outro apos o contrato assinado.

  • Dan

    Acho melhor ao invés de esperar cair do céu …comprar um….pooo afinal 2.050 no 3g e wi-fi…em 12 vezes qualquer mero brasileiro empregado hj pode adquirir….abraço…. parabéns ao blog….

    • Ricardo

      A questão não é essa…(ninguém está pedindo nada aos céus) mas se você não entendeu o post, provavelmente é porque faz parte do público alvo da campanha!

  • Carlos Arcas Neto

    A Estácio brincou. Logo no curso de Direito???
    “Diga a verdade,somente a verdade e nada mais que a verdade. CERTO?

    • Andre

      De onde vc tirou isso? Dialogo de filme americano nao tem nada a ver com direito.
      Nao poderia esperar nada de diferente de uma instituiçao q, assim como mtas outras, soh faz colaborar com a mercantilizaçao e precarizaçao do ensino dito “superior” no país.

  • Carol

    Ninguém ligou para a instituição para saber? Eles são obrigados a informar os detalhes.
    E, a pesar da imagem ser meramente ilustrativa, precisa ser do produto certo.
    Se tiver alguem do Rio, liga lá!

  • JanjaBoy

    Isso não caracteriza como propaganda enganosa ?

  • Fernando

    iLex,

    Propaganda viciada…
    Enganação certa…

    Mas a gatinha do comercial faz até a gente esquecer do propósito lesivo hein… 🙂

  • Ricardo

    O que a faculdade está anunciando é que a formação dos alunos é feita nestes moldes: comunicação enganosa e comportamento dúbio a fim de enganar outros. Eita brasil… assim com letra minúscula.

  • JanjaBoy
    • Esse é sobre o cursinho Integral, não a Estácio. 😉

      • JanjaBoy

        Eu sei, iLex!
        Coloquei o link para mostrar que é usado iPad. Que não é “gato por lebre”

        • JanjaBoy, moro em campinas, na cidade do cursinho integral q vai dar 1 iPad para os alunos do pré-vestibular… Ao ver o comercial da escola fui lá pra conferir pq acabei de sair do ensino médio e não passei direto em uma faculdade… Simplesmente o cursinho DOBROU o preço da mensalidade apenas por causa do iPad que vai ser dado aos alunos em comodato….
          Na verdade eu iria pagar o que eu paguei no meu iPad 16Gb 3G todo mes… R$1800,00 a mensalidade…

          • JanjaBoy

            Eu não falei que não tem sacanagem. 😉

  • Max

    verdade ein…
    minha prima esses dias passou por mim e ainda falou “vai fazer faculdade na Estácio, eles até estão dando um iPad…”. super fail :S

  • Fabio

    Ué… Mas a Estácio ou UNESA já não engana os alunos há anos???
    Uma mentira a mais uma a menos pouco importa…

    No final das contas é uma faculdade barata, que dá descontos para quase todos, que aceita qualquer um e é fácil de “passar”. Um tablet será só mais um plus.

    Pior é que nas propagandas de rua aqui no Rio já aparece o Samsung Galaxi Tab.

  • Rafael Rafaelli

    Li em outros blogs que já foi anunciado que o tablet será um modelo com android, provavelmente um modelo nacional que não está a venda ainda.

  • Alexandre Telles

    Esclarecendo duvidas… Vai ser infelismente um android da vida D:

  • Como diz na reportagem… não seria mais útil dar um notebook, ou netbook? Se aproveitam da febre e dos que acham que vão “ganhar” um iPad. No final devem estar pagando pelo menos o valor de uns 3 tablets embutidos nas mensalidades.

  • slimaesilva

    Alguém conseguiu ler, na tela, o que está escrito no lugar da palavra iPad, ou se realmente eles alteraram?

  • Jorge Carvalho

    Nas propagandas de rua no Rio têm aparecido um híbrido photoshopado de iPad 3G com o botão home substituído pelos botões do Samsung Galaxy.

    E as letras miúdas desses mesmos anúncios dizer que o “tablet é fornecido em regime de EMPRÉSTIMO” (grifo meu), apesar do verbo “dar” ser garrafalmente exibido na peça publicitária.

  • Andre

    É obvio que eh um XING LING ahahahahahaha
    ou a matricula deve ser MUITO MAS MUITO CARA 🙂

  • ICampos

    Rapaz, até onde eu saiba, como aluno de lá, o tal tablet que eles vão dá será um com Android, ou seja, Xingling… Duvido que eles dariam um Galaxy ou um iPad. Enfim, vou causar inveja porque vou estar com o meu iPad na aula enquanto o restante vai sofrer pra tocar em um teclado virtual na tela hahaha!

  • Jorge Carvalho

    Apenas complementando com algo que me ocorreu agora:

    Essa idéia do material didático em tablet deve ser apenas uma solução contra a copia não autorizada de livros. É sabido que há numerosas xeroxes de capítulos e livros inteiros em ambiente universitário, e a UNESA (Univ. Estácio de Sá) pretendeu solucionar isso bem recentemente com a edição de suas próprias coleções de apostilas, pagando royalties aos autores originais e selecionando apenas as partes mais fundamentais dos livros (como faz mentalmente qualquer estudante).

    Entretanto, as próprias apostilas impressas eram susceptíveis a copias piratas, e assim entra em cena equipamentos que tornarão isso o mais dispendioso possível (bater foros das telas de texto uma a uma, e filmar animações a partir da tela), alem de dar atrativos ares modernos à instituição. Tablets! E até rodando o todo-protegido contra roubo de propriedade intelectual, Flash (ou talvez nem, pode ser que o entrevistado pela Folha seja um dos que chamam tudo que mexe e pisca colorido numa tela de Flash… :P)

  • Segundo minha coordenadora, as regras são as seguintes: quem ingressar no primeiro semestre do curso de direito no Rio e Espírito Santo, recebe um tablet* na modalidade “empréstimo”. Caso o estudante conclua o curso (e somente se), o tablet* será doado para este.

    No segundo semestre de 2011, mais alguns cursos devem ser incluídos na “proposta”, mas interessantemente, os cursos das áreas de T.I. não fazem parte da proposta.

    Ela confirmou que provavelmente o tablet* será um Positivo, que já fora inclusive encomendado ao fabricante, mas ninguém sabe informar as especificações da bugiganga ainda. Deve haver algum atraso na entrega (como aconteceu com o material impresso no semestre passado) porque parece que o governo deve aprovar uma medida provisória que corta parte dos impostos dos tables “made in Brazil”, o que deve desonerar ainda mais o custo do equipamento “emprestado” aos estudantes.

  • Andre Luiz

    Eu acho que eles só vão entragar o conteúdo para ser usado num tablet. Mas sem o tablet. Só o conteúdo do curso de direito que está em formato digital. Eu acho difícil eles darem um tablet.

  • Jorge Ferrari

    Não é não!
    Uma Ferrari e um fusca tem diferença muito grande.
    Já entre tablets não.
    P.E. entre um Xoom da Motorola e o iPad da Apple a diferença é mínima e dependendo nem se sabe pra que lado!

    • E vc quer comparar um tablet lançado há quase 1 ano com um de agora, depois que a empresa viu a tendência? Qualé…

      As empresas são tão ruins que, nem depois de quase 1 ano e vendo os recursos, não conseguem produzir um tablet, de fato, superior ao iPad. Bah. Comparar o iPad 2 com o Xoom, que é o correto, novamente será como comparar uma ferrari com um fusca.

      Infelizmente. 🙁

      • Oliveira

        Tendência?

        Tablets existem há quase um década…

        • E só estão se tornando populares agora, depois que a Apple entrou no jogo…
          Que coincidência, né?

    • Mas a diferença entre um iPad e um Positivo, pode ser equivalente a diferença entre uma ferrari eum fusca.

  • Guilherme Gomes Nogueira

    HUAHUUHA…
    No vídeo a mãozinha da modelo numa posição estratégica para tampar a logo da Apple…
    Bom.. a publicidade no Brasil é isso aí.. podre
    Parabéns a agência Artplan por mais uma propaganda enganosa.

    http://www.cidademarketing.com.br/2009/n/4870/estcio-lana-campanha-para-comunicar-oferta-gratuita-de-tablets-com-todo-o-contedo-didtico.html

  • Ligia

    É muito triste perceber que as faculdades brasileiras estão “brigando” pelos alunos assim…cada uma oferece uma coisa.

    Será que ganhar um tablet (Apple ou não) diferencia uma faculdade? Ela será melhor por oferecer isso?
    Cuidado pessoal! Com a propaganda enganosa e com a possibilidade de entrar numa furada e se arrepender disso no futuro.

  • Rachel Vieira

    Vi essa notícia na INFO Online já faz alguns dias….
    Sou fã de carteirinha do Blog do Iphone, venho aqui todos os dias….mas essa prática tem se tornado um hábito por parte de vocês….é uma pena…

    Espero que levem isso aqui como uma crítica construtiva para que o blog volte a ser aquele que os outros copiavam, não ao contrário.

    • Maicon

      Quer dizer agora que se uma noticia saiu em algum lugar ngm mais pode publicar?? Se eles nao tivessem postado aqui eu por exemplo nao ficaria sabendo pq nao leio info!

    • Rafael Costa

      Caso não saiba, quando o blog retira a notícia ou parte dela, de outro blog, sempre há um pequeno link “via” no final da postagem, e quando a dica é de um leitor, sempre aparece seu nome na postagem… Sinto muito que use dessa artimanha para desconstruir a imagem do blog… Ah eh… Desculpe por te fazer fracassar.

      • Daniel Freitas

        Opa… quanto ao blogo colocar que recebeu de um usuário a noticia não procede, não sei se receberam de outros usuários, mas eu tenho o email aqui enviado ao blog sobre esse assunto no dia 29 de janeiro. Nem por isso meu nome apareceu.
        Não que eu faça questão, é só para esclarecer que nem sempre o blog adota essa prática.
        Vlw.

        • Sempre adota essa prática sim. Seu nome está ali no “impressão esta confirmada pelos vários leitores que nos enviaram a dica”. Quando são vários, publicar o nome de todos tira o foco da notícia. Mas para ser justo, o primeiro a nos mandar foi o André Barreto, no dia 24/01.

    • O dia que este blog tiver que copiar matéria da INFO, eu fecho ele na hora.
      Quer trollar, use um exemplo mais digno. INFO Online é sacanagem… 😉

  • Rafael Costa

    Entre: TIRAR CONCLUSÕES PRECIPITADAS e FAZER PROPAGANDA ENGANOSA DE TABLET realmente fico em dúvida também!

    • Ednilson Rosa

      Mas, ainda que não fosse possível identificar que o tablet do anúncio é um iPad, se eles derem um Galaxy Tab ou outro tablet com uma tela deste mesmo porte, continua sendo propaganda enganosa, já que o anúncio mostra uma tablet com tela grande e depois eles entregam um “mini-tablet” como o Galaxy…

  • Me desculpem mas já existe algum relato sobre qual tablet será dado aos alunos?

    Se ninguém sabe ainda, acho que a matéria foi muito forçada. O fato de não citar iPad não quer dizer nada.

    Achava melhor terem esperado algum aluno que por ventura tenha ganho outro tablet se pronuciar do que ficar falando sem provas.

    • Rafael Brasileiro

      Acho melhor você ler os comentários antes de falar alguma coisa.

  • Arthur Amorim

    Acho meio dificil o Ipad ser o Tablet.
    A Estacio ainda nao sabe qual tablet vai usar, mas concerteza vai ser um com Android por ser mais completo e livre. Ao contrario do Ipad.

    • Ectror

      Android é mais completo que o iPad pra quem?
      Só se for pra você…

  • Recebi um e-mail da Estácio, com essa campanha. Na foto usada no e-mail, dá pra perceber que não é um iPad, pois tem uns 4 botões na parte de baixo do aparelho. Pensei, “Que isso? Um aPad?”. Fui ler o regulamento e lá diz claramente que será algum modelo de tablet a definir, baseado em Android e capaz de rodar músicas, vídeos, flash e navegar na internet. Mas no site a imagem parece ter sido manipulada para parecer mais um iPad mesmo. Certamente confundirá os leigos.

  • Tiago

    Aqui no Rio olhando de perto uma das Propagandas percebi que nao era um iPad!

  • @Leohpold

    Se o sujeito escolhe a faculdade porque ela dá um Ipad….. não é necessario comentar mais nada.

  • Raquel

    É lamentável este tipo de APELAÇÃO. Se pelo menos, o REAL interesse fosse integrar a tecnologia para facilitar a vida dos universitários, mas todos nós sabemos que só querem mais e mais inscrições.

  • Henrique

    Sinceramente, depois da propaganda da estácio, para quem quer que eu mostre o meu iPad, eles perguntam:
    Ganhou na estácio???
    Isso da muita raiva!!!

  • Mas peraí, vocês tentaram entrar em contato com a estácio para ver o que realmente é?

    Quando vi esse anúncio, até pensei que poderia ser mesmo um iPad, mas com algum * na cláusula, como uma espécie de fidelização ou comodato, pois dar um iPad ou mesmo outro tablet qualquer e o aluno cursar só 1 período, não seria interessante para a instituição.

  • Valter Aragão

    Bem vindos ao BRASIL!!!

  • Na boa… se eles mostrassem um Galaxy na propaganda, e entregassem um iPad, ninguém iria reclamar da “propaganda enganosa”, certo?

    Não vejo mal algum em colocar um iPad indicando um Tablet, afinal.. o iPad é o Tablet dos Tablets.. se colocassem algo com Android.. aí sim acharia ridículo…

    Eu ate entendo que a galera que estuda direito carrega muitos livros e um tablet é um “alivio” pra eles… mas… acho que a galera que faz qualquer outro curso de Informática (Sistemas de Informaçoes, Sistemas para Internet, Design etc) deveriam ganhar tb!

    • Arthur Amorim

      O curso de direito é só o primeiro. Os outros tbm vão receber.
      A estácio não ta sendo boazinha em dar tablet pra td mundo nao.
      O que ninguem percebe é que o gasto que ela tem com impressões e papeis é absurdo. Então é mais facil dar um tablet para cada aluno e eles recebem o conteudo virtual.
      Agora, por que então o curso de direito, se eles supostamente nem ligam para tecnologia?
      Por que são eles que mais gastam papel.

      Entendido?

  • R/SP

    Propaganda enganosa, não resta dúvida alguma.

  • Alex iPilot

    Será que a propaganda foi feita pelos alunos de Marketing, com o “suporte jurídico” dos colegas de Direito? Hehehe… Brincadeira, os alunos não tem culpa desse exemplo de falta de carater…

    Uma das concorrentes da Estácio, nesse negocio fabuloso, escreve seu nome como: Univercidade… Isso mesmo, com “c” !!! O que esperar então neste nível? Só pode vir um Hipad…

    • Leandro

      Caro amigo, discordo de você pois estudei Desenho industrial na Faculdade da Cidade que alguns anos depois se transformou na UniverCidade! Forte abraço, Leandro.

  • Ulisses

    Não é só a Estácio que esta usando este recurso de malandragem na propaganda o Centro Universitário UNISEB Interativo COC, também!!!

  • Carlos Eduardo

    Nas imagens em pontos de ônibus, o tablet que aparece nas ilustrações da estácio é o Samsung.

    Estudo lá e não creio que alunos ganharão iPad.

    e mesmo assim, o tablet é ‘dado’ como ‘empréstimo gratuito’, ou seja, em quanto você for aluno, você pode ficar com ele.

  • Lucien Castro Evangelista

    Bom, eu moro no Rio, e minha namorada ta entrando na Estácio esse semestre. Pedi então pra ela me tirar essa dúvida e a coordenadora do curso de Análise de Sistemas confirmou que a Estácio dará um IPAD (sim!) a cada aluno de Direito e Administração. Bom, essas foram as palavras da coordenadora do curso, acredito que seja verdade (apesar de ser difícil de acreditar). Ps: Idiotice é dar um ipad pra alunos de direito e adm. Tem gente que não sabe nem o que é um tablet oO.

    • Arthur Amorim

      A coordenadora pode estar empolgada.
      Pois a Estacio ainda nao declarou que tablet vai usar. Eu tbm estudo na Estacio, Sistemas de Informação, mas estou saindo daquela merda, vou pra uma faculdade melhor.
      Ela ainda esta analisando qual é a melhor opção com um preço entre US$350 – US$450.

  • Caio

    Pode até ser um iPad, mas dar mesmo não vão é nada. Vão é embutir o preço do aparelho nas mensalidades.

    Até parece que existe comida de graça em algum lugar.

  • PedroCarvalh

    Para que se sentiu lesado, estudem, passem em uma universidade publica e economizem o dinheiro de um iPad por mês! Ainda ganham um ensino de qualidade na faixa.

  • Não vejo problemas em ser ou não um iPad, pois em nenhum momento é dito ou escrito que é um iPad e sim Tablet. Se for um tablet original com Android já seria ótimo, mas aposto que poderá ser um desses chineses xingling…

  • Se fosse pra escolher meus produtos e serviços pela propaganda que eles fazem eu beberia Nova Schin, teria um Renault, seria correstista do Itau e assinaria NET.
    Propaganda é isso, letras miúdas. O povo brasileiro se deixa enganar muito fácil, vide Sarney.

  • Só uma pergunta: pra uma pessoa que se deixa levar por propagandas que diferença faz ela levar um Ipad ou um “Hipad”? De fato, ela não sabe usar nenhum dos dois!

  • Angelo

    E pra quem já tem o iPad? Vão disponibilizar o material?

  • doContra

    hoje em dia toda empresa que se mete à fazer propaganda, merchandising, marketing, o escambau… tem que usar e abusar do marketing, e há sempre aqueles que usam da ma fé, ou da “esperteza” natural daqueles que tem que vender o seu produto a todo custo, mesmo que induzindo os outros a comprarem gato por lebre, isso sempre aconteceu e vai acontecer não só com esse caso mas como em tudo na vida, ou vai dizer que os opinaram aí tbm, um ou outro,nunca vendeu seu peixe um pouco mais “pesado” e “suculento” do que realmente ele era, seja na escola, trabalho, balada, aonde for…num vem com a conversa de “moça direita, e que nunca faz este tipo de coisa; isso não cola. e outra quem é que iria se interessar se não fosse o iPad, mesmo que não fosse o tablet da aplle, poderia até chamar a atenção e coisa e tal,mas ia ter uns besta que iriam falar: “melhor se fosse um iPad”; pois então ele deram* (sacou aí a parada do asterisco) o tablet que todo considera o TABLET!. querendo ou não, temos que admitir que 90% dos consumidores são um bando de otários, que só compram pelo peso da propaganda, e só vão ver as conseqüências depois que descobrem que se deram mal, e pior, nunca aprendem a lição, e é para esse que este tipo de gente que essas propagandas são elaboradas! gente cabeça, saca logo e num vai na onda, mas há os mané que fazem valer o investimento neste tipo de embromação. então meus queridos não se escandalizem com pouca coisa, já que não vão comprar, deixem aquelas pobres almas que acham que vão ter o tal iPad sonharem; posar de bom moço no mundo dos negócios não faz empresas irem pra frente, se fosse assim as maiores corporações do mundo não produziriam seu produtos na china, onde a mão de obra é praticamente escrava. Acorda pra realidade!

    • Camila

      Concordo… Arrasou!

  • André Lyrio

    A menina do comercial utiliza de fato um iPad, mas os que são distribuídos pela instituição estão longe de ser um Apple. Será que os donos da Estácio usam o que eles distribuem? Propaganda enganosa!