Notícias

Com o fim da MWC, é hora de matar os rumores sobre o iPhone mini

Quem é leitor diário do Blog sabe que a maioria dos rumores fantasiosos que apareceram esta semana (e que a grande imprensa acreditou) tinham um objetivo preciso: desviar a atenção da Mobile World Conference de Barcelona, grande evento de plataformas móveis que contou com o lançamento de diversos novos smartphones e tablets de gigantes do mercado (leia nosso artigo anterior sobre isso). Prova disso é que, logo depois do final do evento (outra coincidência?), o jornal The New York Times publica uma matéria afirmando que a Apple nunca teve planos de lançar um iPhone de menor tamanho.

O jornal americano expõe exatamente os mesmos argumentos usados por nós ainda no domingo (leia “Por que a Apple NÃO precisa lançar um iPhone mini nem um iPad 3 em 2011“), acrescentando um ponto que não levantamos: produzir aparelhos menores e compactos geralmente custa mais do que fabricar aparelhos grandes. Um iPhone menor seria uma evolução, não um produto de segunda linha.

Conforme comentei com um leitor, um aparelho igual ao da imagem acima (manipulada por computador), com mesmo tamanho de tela e ainda por cima mais barato, faria com que ninguém mais quisesse comprar o iPhone normal, pois todos querem um menor aparelho. A notícia de um iPhone mini, portanto, não tinha o menor sentido.

O NYT fala ainda que suas fontes confirmam alguns boatos relativos ao Mobile Me. Nós também temos algumas informações bem interessantes sobre isso aqui no Brasil, mas ainda estamos averiguando com nossas fontes para ter certeza antes de publicar algo. Se tudo se confirmar, logo publicaremos novidades. Fiquem ligados. 😉

The New York Times

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leonardo

    iLex, percebi que na imagem que vc usou na matéria, o iPhone está sem o home button, seria uma previsão que o próximo iPhone viria com aquela tecnologia de gestos?

    • Ednilson Rosa

      Você não deve ter acompanhado os rumores que saíram sobre o suposto mini-iPhone, né?

      • Felippe

        A idéia de não ter home button é legal, mas, porém, entretanto, todavia…

        perderíamos a facilidade de mexer no fantástico iPhone com apenas uma mão…

        certo???? =P

        • Allan

          O Jobs não queria o home button no começo…não sei se ele mudou de ideia ou não..

          A verdade é que com o iPhone 5 vamos saber se o Jobs faz realmente falta ou não…se bem que duvido que ele não participe de reuniões sobre os novos modelos…

    • Alpheu

      iLex, coloca a legenda embaixo da foto dinovo !! rs..

    • Rafael Brasileiro

      Segundo alguns rumores seria isso sim. Utilizar os gestos para não precisar do home, tanto é que a maioria dos mockups (incluindo esse ai da foto) saíram sem o botão home.

      • tommartins

        Bem qualquer um que acompanhe a história da apple, a filosofia de Steve ou mesmo a ideia do designe de Ive sabe muito bem que tudo que é impregado em seus produtos, desde o parafuso ate o display retina é exaustivamente estudado, nada ali é colocado por acaso ou so pra encher linguiça. muita gente aqui conhece os designers dos macs anteriores, o ive ja recebeu premios pelo designe do Power Mac G4 Cube, a ideia de Ive foi sempre um designe limpo sem muitos botões, cantos, fiçuras etc..então vcs acham que se ele tivesse a opção de desenhar um iphone sem o home button e o orificio do autofalante (onde encosta a orelha..rsrsrs) no vidro ele ja não teria feito? Eu mesmo ja imaginei um iPhone com a frente lizinha sem o home e o orifício do autofalante, ficaria muito show!. Pense bem, o combo drive utilizado nos Mac Mini, iMac, MacBook, etc ja dizem por si só, eles não tem botão eject e tem a tecnologia de inserir/enjetar o CD pra vc n ter aquele ideia de fragilidade que é o que aquelas gavetas dos combos de Notebooks “normais” passam pra gente. Eu mesmo ja quebrei uma quando eu apoiava um note Positivo no colo e quando fui levantar sem querer acionei o botao eject e bati a gaveta do combo no canto da mesinha, era pedaços do gravador pra todo lado. enfim.

        O botão home esta la pra gente poder mexer no iPhone com apenas uma mão, caso estejamos ocupado com a outra. Se vier uma tecnologia melhor onde o Steve ache que não é mais necessária o home, essa sera bem vinda..

        concorda Ilex?

        desculpem pelos erros de português.

    • francisco junior

      eu acho que seria legal substituir o botao fisico por um botão touch. ja aconteceu com alguem de apertar o botão home duas vezes para abrir a multitarefa e a barra de status(onde fica a hora, bateria, etc) sumir? comigo aconteceu duas vezes.

      • Diego

        Sim. E sempre vai acontecer. E você só reparou duas vezes, o que significa que não olha muito para a barra de status (na verdade, nem precisa dela) quando abre a multitarefa

  • Bruno

    Acredito que não seja nada válido ter um iphone deste tamanho, até porque seu “molde” é referência e mudá-lo seria dizer que o próprio iphone é ruim.

    A apple não costuma dar bola fora e esses rumores são horríveis (assim como do tablet de 7″)

    Mal pelo first, não me aguentei 😛

  • Yugi

    Pois é. Na minha visão, a Apple NUNCA vai lançar um iPhone (nem iPad) “hardwaremente” diferente. Até rio de outros blogs falando de teclado físico e outras coisas. Pelo amor de deus, né, quem conhece a Apple sabe que ela nunca lançaria tal coisa.

    • Paulo

      Como nunca lançaria um iPod Mini, que teoricamente reduziria as vendas do iPod? Ou poderia permitir aqueles que não querem ou não podem desembolsar o preço de um aparelho mais caro?

      Sempre há possibilidades, ainda acho que poderão dividir a linha do iPhone, com um smartphone mais básico, um “iPod Touch phone” sem tantas funções.

      • Os concorrentes pensam como você. Por isso que nunca conseguem alcançar a Apple. 😉

        • Brian Gonçalves de Souza

          Gostei!! kkkk

          • Fabiano

            Boa ! Cada um que aparece! kkkkk

        • Paulo

          Discordo, a Apple não diversifica a “linha” do iPhone AGORA por questão estratégica: contratos com operadoras, capacidade produtiva dos parceiros chineses no limite (demanda > oferta, ainda).

          Você citou a manutenção do 3GS como uma alternativa menos cara; lembramos que existe o iPod touch, que é a mesma coisa: um dispositivo multimídia, só que sem GPS e telefone e beem mais barato (considerando os preços avulsos), mostra que a Apple não teme perder o hype do iPhone.

          E os concorrentes: a Apple está tranquila agora, mas o Windows Phone, Android e Blackberry estão correndo atrás (por favor, a Apple também avança, mas não está a anos luz dos seus rivais), aparelhos e OS que, se não estarão à altura do iPhone, pelo menos tem/terão um grande custo x benefício.

          A Apple pode ficar muito feliz com o sucesso de um só aparelho telefônico, mas se quiser algo mais, brevemente vai partir para a diversificação (não quero dizer criar dumbphones para concorrer com Nokia e afins ou essas projeções bizarras, mas smart menos bambambans) como fez com iPod e Mac.

          • Discordar de um fato? Eu hein…

          • Casemoder

            Putz!!!!

          • “…mostra que a Apple não teme perder o hype do iPhone…” isso me lembra algo como HiPhone não sei porque…

      • Kyrii

        [2]Há e para falar já existiu o iPod Mini que é o antecessor do iPod Nano

  • Juarah

    Mesmo que fosse verdade, eu jamais o
    compraria! Disconcordo da matéria:seria
    uma involucão e não uma evolução !

    • Seria “o iPhone mais feio já fabricado”… 😛

      • Matheus

        Com certeza. A grande evolução do iPhone foi seus jogos incríveis. Mas imagine esses jogos como Infinity blade e FIFA num iPhone minúsculo. Impossível de se ver.

        Ao meu ver o pessoal que possui o iPhone esta super satisfeito para um smatphone. Porém grande parte acaba comprando também o iPad. Para ter uma experiência magica com uma tela maior.

        • Felipe Cruz

          Ao ver seu comentario vi uma prova concreta aqui na empresa. Tenho um colega que tem um sony xperia, daqueles com tela menor, e fica horrivel jogar angry birds, perde toda a precisão do touch, ja que o meu dedo não diminui né.

      • Antonino

        Já ouvi essa frase antes!

    • Cesar

      Aff!!!!
      Disconcordo não… aí você judia!

      • Juarah

        Agora que percebi! Perdão judeu

        • Juarah

          Sendo assim…Ratifico meu comentário
          e retifico o meu DISCORDO!

      • JP

        A ironia é uma arte para poucos…

  • Guilherme

    Pq a Apple iria fazer um iphone menor e mais barato, se todo mundo quer um IPHONE pagam o valor e deu, eles nao tao nem ai. tanto eh q eh uma das maiores Empresas q faturam no mundo, e a na minha modesta opniao eh a melhor em Tecnologia do q qualquer uma outra GIGANTE como NOKIA ou Motorola.

  • Lucas Moreira

    Pelo formato que está parecendo ser, parece ser um update do iPod classic.

    Não acho que teria mais uma fragmentação.

  • Savignon

    Pela lógica, a Apple já oferece o iPhone de 16gb, que é mais barato que o padrão de 32gb,. Ou será que ela oferece um modelo mais caro que o padrão de 16gb, que seria o de 32gb? Me senti dentro do círculo de sincronização do Mobileme agora, hehehe

    • Mais ainda: ela oferece o modelo anterior (3GS) mais barato.
      No Brasil é que não acontece isso, porque as operadoras cobram o mesmo preço do iPhone 4…

  • Ravem

    Só quero um iPhone 5 de 64 GB… aí estarei satisfeito…

    • Até lançarem o 6 com 128…hehe

      • Brian Gonçalves de Souza

        kkkkk essa é boa!

      • Maciel Meireles

        kkkkk essa é boa! [2]

        #euri

  • Gastrinho

    Na minha humilde opinião, esse iPhone da foto, manipulado por computador, ficou SHOW e seria uma bela evolução.

  • Certa vez ví a Apple recrutando desenvolvedores com espirito de inovação, trabalhando em coisas que jamais imaginariam…. baterias de atissima performance, reconhecimentos biometricos, interfaces intuitivas, performance elevada, canais de comunicação, e assim vai……

    Isso SIM é o perfil da Apple, focada em TECNOLOGIA…

  • Helbert

    Se o hardware fosse o mesmo uu compraria esse aí da foto sem pensar duas vezes !!!

    – sem o botão “home” que estraga (vários relatos aqui) !
    – mesmo tamanho de tela !
    – menor !
    – mais leve !

    Compraria tranquilamente.

    Sobre o mini.

    Se um boato já causou isso tudo e mesmo sem ir a feira o iPhone 4 ganhou como melhor smartphone.
    isso mostrou uma coisa: A Apple tem concorrência para i iPhone 4 !? NÃO !

    Uma frase pra mim resolve tudo : “pra que mexer em time que está ganhando ?”

    • Victor Carneiro

      Segundo os boatos o principal objetivo de lançamento de um iPhone mini seria para ter um preço reduzido e assim competir com os androids, abocanhando uma fatia maior de mercado.

      Acompanhando o tamanho reduzido seria provável que alguns recursos sejam removidos, sabe-se lá quais, mas partindo da linha de raciocinio que o aparelho seria de menor custo, logicamente ele também seria mais “básico” que o modelo regular.

      Isso acontece em alguns aparelhos da Nokia, exemplo 5800 x 5530, onde o segundo não tem GPS nem 3G e a tela é menor.

      • A Nokia não é aquela empresa que cada mês perde mais fatia de mercado? Ah, tá.

        • Depois de ler o artigo anterior realmente vi que não tinha muito a ver…

          Para quem insiste em um iPhone capado, saiba que ele já existe e se chama iPod Touch. O aparelho já custa na faixa que muita gente quer (1/4 o preço do iPhone 4).

          Acredito que o iLex esteja certo, não há razão para a Apple lançar um iPhone capado e menor. Fazer isso tiraria grande parte das vendas do iPod Touch.

          • Allan

            Vc só esqueceu de um detalhe…o iTouch não tem telefone…essa é a unica diferença…

            • MIchel

              Mas se vc quer um telefone, compre um iPhone e não um iPod Touch… simples! Ou um, ou outro

        • Allan

          É mas agora eles estão com a Microsoft!!! rsss

    • MarcioF

      Prá q mexer em time q esta ganhando? Estaríamos todos andando em carroças, usando lamparinas e olhando estrelas p/ passar o tempo.

    • Leonardo F. M.

      “Uma frase pra mim resolve tudo : “pra que mexer em time que está ganhando ?””

      Eu acho que é exatamente o que a Apple não pensa. Afinal ela só é lider em revolução tecnológica justamente porque ela MEXE no time que está ganhando.
      Não mexer em time que está ganhando significa estacionar, parar no tempo, não evoluir e por aí vai.
      Que a Apple vai revolucionar isso com certeza vai. Esse ano? Talvez não, o ano que vem? Talvez sim.
      A única coisa que nos últimos anos vimos e que nos faz pensar é que a Apple vai procurar surpreender sempre, vai fazer diferente.

      • Maciel Meireles

        é verdade.. foi o que a “finada” palm pensou e viram onde ela foi parar!

      • Helbert

        Partindo da ideia que a Apple MEXE mesmo em time que esta ganhando, um iPhone mini (com mesmos recursos é claro) não seria tão lenda assim.

        Afinal, quem não gostaria de um iphone de tamanho reduzido no bolso ?

        Eu gostaria 🙂

  • Marccus

    eu acho que deveriam preocupar, por iquanto, mais com o SISTEMA APPLE (iOS) do que com o aparelho em si, o iphone eh magnífico, acho que seria “perca de tempo” trabalhar em um novo aparelho, ja que, lançaram iPhone 4 – iPad2 – mac Air 11′ … etc, se a Apple “destruir” no sistema iOS, aí sim, ja era!

  • Kabango

    Eu sou contra violência, esse negócio de MWC, mas foi muito bonito o chute do Anderson Silva.

    • ta zuando né?

      • Kabango

        Não, no duro. Digo, Belfort.

  • Gabriel

    ILex Você podia fazer um post sobre os 10 piores rumores da aplle.

  • Robson

    Ja havia feito esse comentario num outro poste :

    Ok , vamos “Pensar fora da caixa” (pensar de maneira não convencional )

    -Porque não criar um “Celular de entrada” ? (obviamente não teria tudo que um iphone normalmente tem) Com um preço mais acessivel ?(justamente por ser mais simples) Barato sim , porem com qualidade ,muitas outras empresas já criaram os seus “celulares de entrada”…

    -Ele pode ser “pequeno” ? e porque não ?, maior que um Ipod Nano , menor que um Iphone…( A Sony/Ericsson tem o Xperia 10 mini por exemplo)

    -Poderia ser feito de policarbonato, o mesmo material utilizado nos Macbooks brancos, ou aluminio

    -Poderia “não ter mais o botão Home”, tendo somente uma tela sensivel ao toque…

    -Porem a “parte traseira poderia ser sensivel ao toque” tambem, igual ao do futuro novo psp…

    -Tamanho reduzido , consumo de bateria reduzido tambem , a bateria poderia durar muito mais do que normalmente dura…

    -O sistema Android é divulgado por varios fabricantes de celulares , embarcado em varios modelos , porque a Apple não poderia ter mais que um modelo de celular ? Problemas para fabricar ? eu acredito que se eles querem , eles darão um jeito !

    -Afinal eles tem ipods de varios tamanhos , do mais simples e barato ao mais sofisticado e caro , macbooks e imacs também

    -E acredite se realmente eles lançarem um Iphone mini , é bem provavél que eles saibam exatamente o que estáo fazendo , e muita gente , muita mesmo , vai querer um !

  • Gabriel

    *apple

  • zigfrid

    a apple até podia fazer um iphone mini com menos icones
    MAS não q fosse smartphone.

  • don’t iphone mini

  • Fabio

    Eu já penso que isso não passa de boatos e como dizem falem bem ou falem mal mas falem de mim a Apple não se pronuncia e deixa o boatos rolarem por que sempre estarão tentando inventar um fato ou uma noticia de primeira mão a respeito do iPhone ou da Apple e com isso eles nunca saem da mídia estão sempre nas noticias uma espécie de market gratuito!

    E eu penso também que a Apple não tem por que lançar um iPhone de menor valor por que o que faz o diferencial do iPhone e justamente ele não ser uma aparelho acessível a todos os bolsos por que ninguém quer algo que todo mundo tem algo comum todos querem algo que represente algum “status” e um smartphone “caro” seria quase isso!

  • Mario

    Quero é novidade…

  • Evandro

    O unico pontomq tenho a observar sobre a materia é em relação ao preço… A sony fabrica e vende o xperia mini a um preço menor do que o xperia…
    Acredito q a apple não va msm lançar um iPhone mini, mas o custo poderia sim ser menor, assim como no xperia mini.

  • Rodrigo Sales

    Claro que a Apple na vai fazer uma merda dessa, se um dos fatores que levaram a Apple ao sucesso com o iPhone foi o touch, como seria possível nesse mini do inferno! Porra ainda dão conversa pra esses especuladores do capeta!

  • Raul

    Discordo da afirmação de que, existindo um aparelho menor e mais barato, todos iriam querer. Comprei meu iPhone principalmente pelas possibilidades de navegação pelo Safari, não me interessa em nada ter uma tela menor, que só diminuiria o conforto na hora da leitura ou de clicar nos links.

    Sei que corro o risco de ficar como uma opinião isolada, mas acho que nem todo mundo tem essa “preocupação de madame” a respeito do aparelho ficar marcando no bolso ou ser grande em relação a época em que celulares tentavam ser cada vez menores e mais finos. Acho que essa fase já passou, agora boa parte dos usuarios tem como prioridade o desempenho do aparelho e suas funções.

    • Luciana

      Só acompanho este blog, nunca escrevi aqui, mas agora vai:

      Concordo plenamente com Raul! Como o proprio jobs “prega”, o mais dificil é saber “dizer nao”! Todos os concorrentes podem ir por este caminho de reduzir tamanho… tecnologia nao falta para isso… ganhos, é claro que teria, mas e as perdas q esta “evolução” traria consigo???

      Redução de tamanho significativa??? Balela!

      Ergonomia tb tem q ser levada em consideração… se (ainda) é necessário digitar (com os dedos) vc precisa de base fisica para isso… tem q conseguir segurar e digitar (decentemente). Burrice seria lançar um iphone cujo requisito seria o dedo dedo fino do usuário (eu hein!). Isso sim é matar fatia do mercado!

      Minha aposta é: Iphone mini ou algo parecido só quando todas as funções, inclusive digitar texto, puderem ser acionadas PERFEITAMENTE por voz em todos os idiomas!