Aplicativos

RunKeeper Pro transforma seu iPhone em um Personal Trainer

Início de ano é a época mundial de início de dieta, devido às tradicionais resoluções de ano novo. Muitos de nós então decidem comer menos e começam a fazer exercícios físicos, para perder aquela maldita barriguinha. Isso pode ser algo chato para alguns, mas com a ajuda do iPhone, esta árdua tarefa pode ficar mais divertida. É aí que entra aplicativos como o RunKeeper.

Aliás, o RunKeeper não é só um aplicativo, mas todo um site de acompanhamento de caminhadas ou corridas, ótimo para controlarmos nossos progressos. Sua função é bem parecida com a do Nike+ GPS (veja aqui nossa resenha), apesar dele já estar no mercado bem antes, desde 2009.

O RunKeeper utiliza o sinal GPS nativo do iPhone para registrar por onde você vai, calculando assim sua velocidade, a distância (em quilômetros) e até um cálculo bem superficial de quantas calorias você pode ter perdido. Depois, ele envia todas as informações para o site, onde você tem todo o resumo de seus exercícios, inclusive com a marcação no mapa de onde você passou.

Ele é útil em várias modalidades de exercício, como caminhada, corrida, bicicleta, definidos no início de cada exercício. Ele também permite escolher uma playlist (lista musical do iPod) para você escutar e se distrair durante o exercício.

Além disso, você ainda pode compartilhar com os amigos seus resultados, para que todos vejam que você realmente está se empenhando. Isso é ótimo até como uma forma de incentivo. O app pode publicar os resultados no Twitter e Facebook, inclusive mostrando por onde você passou. Claro que se você quiser guardar sua privacidade, há essa opção.

Ele agora é compatível com medidores cardíacos da Wahoo, permitindo que você acompanhe também seus batimentos enquanto faz sua atividade. Infelizmente a Polar (bem mais popular) ainda não traz compatibilidade de seus instrumentos com o iPhone (apenas com aparelhos Android).

Ele possui avisos vocais do progresso do exercício (que pode ser por distância ou por tempo). Infelizmente o aplicativo não tem versão para o português e por issso algumas noções mínimas de inglês são necessárias.

O Runkeeper Pro normalmente custa 9,99$, mas durante o mês de janeiro eles o estão oferecendo de graça (link). Como ele utiliza o GPS interno do aparelho, só é compatível com iPhones. Na teoria, também funciona muito bem com o iPad 3G, mas ficar correndo com um tablet debaixo do braço não é muito confortável… 😛

Vale a pena aproveitar a oportunidade e começar uma rotina de exercícios físicos, pois ficar só na frente do computador não é saudável para ninguém. Com todas as informações e estatísticas em suas mãos para você acompanhar o seu progresso, a tarefa fica bem mais divertida. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Marcos

    Show!

  • Dilson

    Ontem baixei o runtastic. Ainda não usei, mas parece ser mto tbm! Esta free tbm e tem os mesmos recursos de tracking via gps, monitoramento cardíaco integrado a alguns medidores

  • Ricardo Tuka

    Pra quem faz exercícios de verdade o http://www.endomondo.com também é gratuito, igualmente completo, com Live Coach, permite criar desafios em grupo on-line, e ainda tem compartilhamento em tempo real, coisa que o RUNKEEPER só faz com assinatura paga do modo ELITE.

    • Vou testá-lo agora mesmo. 🙂

      • Bra-tac

        Experimente, também, o Moution-X GPS. Tem até gráfico da declividade do terreno. Além de disponibilizar mapas do Google, do Bing e mapas próprios, permite fotos com geolocalizacao, POIs e muitas outras coisas. É completo!

    • Guts

      Opções é o que não falta.

      Gosto muito do app Adidas miCoach. Ele não explora todas as capacidades do iPhone, como o multitask. Mas o ponto forte é imbatível:

      • Sincroniza com o plano de treino do site e te orienta, em português brasil, se vc tem que acelerar, desacelerar ou manter, de acordo com o treino escolhido do site. Grátis

      Como não possui todos aqueles desafios e grupos do Nike+GPS, deixo esse rodando em background para registro e uso o Addidas miCoach para seguir o plano. Antigamente usava o RunKeeper. Agora com o incentivo de ter Pro, talvez eu também coloque ele em background tb.

  • Ja uso ele desde q ficou free. E realmente, é muito bom.

    vale a pena baixar

  • Gabriel

    Eu uso o runkeeper com suporte de gps de guidao na minha bike, fica mto dahora!

    • Alex iPilot

      Eu tenho o BikeMate GPS na bike… MUITO BOM, ainda traz um velocimetro de ponteiro, hehehe… Há o RunMate GPS do mesmo desenvolvedor.

      Para exercícios, eu gosto do iFitness HD.

  • Julio Souza

    Pessoal, para quem gosta de pedalar tentem o Y! Social Bike.

    Tambem utiliza o GPS para registrar o percurso, pode compartilhar as rotas e ver quem esta pedalando.

  • Hyple

    Afinal, qual é melhor? RunKeeper ou Nike+?

  • Andre Biaggio

    Eu uso o GPS EDGE 705 para bike e transfiro tudo no http://connect.garmin.com . Também estou usando no mac o rubiTrack que dá para analisar até as paradas no meio do caminho.
    Vou baixar esse citado no post para comparar.

    • Você pode também baixar os dados do Garmin no site do Runkeeper e fazer o controle. 🙂

      • Andre Biaggio

        Já gostei do Runkeeper, ele usa o google maps que tem uma resolução bem melhor que o connect garmin que adotou recentemente os mapas do bing (não sei porque fizeram esse downgrade. Antes era o excelente google maps também) .

  • fernando Quartarolo

    Acabei de testar ele , e sou praticamente de atletismo a 9 anos, e não apenas correndo de fim de semana, mas sou atleta profissional, competindo por todo o brasil em competições de 800 metros e 400 metros
    e me supreendi com a qualidade do aplicativo!
    no começo foi dificil tive que aprender a usar, mas foi rapido, o detalhe as instruçoes em ingles é facil e clara, e a unica coisa que eu percebi uma falha ( isso no ipod touch) é que ele fica meio loco o gps dele, quando cheguei em casa e fui ver o caminho, ele estava 80% certo, os outros 20 é umas diferenças em linha reta, muito longe do parque mas o aplicativo é fantastico, eu vou colocar o Nike+ GPS e ai ver como é a diferença!

    obs: parabéns ao site, é simplesmente fantastico!

    • Fernando, o iPod touch não tem chip de GPS interno e por isso o resultado será sempre impreciso. O Nike+ GPS trabalha também com o acelerômetro do aparelho e por isso o resultado pode ser melhor.

  • Rômulo Jales

    O que não acho é muito seguro é sair correndo com um iPhone pelas ruas, ainda mais se for usar fones (o que é muito provável).

  • rac

    Pena que não entendo muito inglês.

    Pois faço muitas corridas de 10km e seria muito interessante um desses.

    • Madmediphone

      Rac tenta o miCoach da adidas. As instruções são em Pt. É free.

    • Madmediphone

      Tenta o miCoach.

  • Eduardo

    Kkk eu sei quem corre com um iPad debaixo do braço…e corre bem rápido…se gritar pega ladrão, não fica um mermão…

  • Edson

    Como vocês usam o iPhone para correr? Armband? Alguem tem alguma opção de Armband? Não fica muito grandão no braço?

    • Marcos

      A bracadeira melhorzinha e com preco bom q achei foi na Track and Field..

      • Fernando

        Marcos, qual foi o valor e qual o modelo da braçadeira?

        abs,

      • tiago albuquerque

        Marcos… você pode passar um Link de onde você comprou ? Abraços.

    • Peres

      Comprei uma armband para iphone em Porto Alegre, num lugar chamado “capas não sei o que” que fica na Galeria Chaves. Paguei uns 25-30 reais. Acredito ser bem mais barato que a da Track & Field.

      Sempre corri com o Nike+ GPS, mas baixei o RunKeeper Pro para testar este mês.

  • Raul KIaer

    Olha que raiva, fazia 1 mês que que tinha comprado, o software é muito bom
    Mas eu prefiro o runtastic

  • Felipe

    O Nike + iPod, tem
    desempenho melhor que o este aplicAtivo ou o Nike+gps?
    Estou procura do hm aplicativo para controlar caminhadas ao ar livre.
    Valeria a pena gastar 100 no sensor Nike+ ou para controle de caminhadas ao ar livre este aplicativo com GPS bastaria?

    • Na verdade você só precisa do Sensor Nike+iPod, que custa 20 reais a menos. O iPhone 3GS e 4 e o iPod touch já são compatíveis com ele. 🙂

      O +GPS, como o Runkeeper, não precisam de sensor e possuem as mesmas funcionalidades.

  • Muito bom, mas vou testar o runtastic pra ver como é que é

  • Poleto

    Não me conformo até agora que a fita do Polar Nike+ ainda não seja compativel com o iphone, apenas com o ipod…

    • Sérgio

      SACANAGEM!

      Uso um relógio polar na academia, e o iP para ouvir podcasts.
      Já estava contrariado sabendo da versão somente para Android do sensor da Polar.
      Agora ter uma versão que só funciona no iPod é dureza!!!

      Espero que algum visionário por lá resolva logo este problema.

      Enfim, aguardando um sensor Polar que funcione no iP!

      • Charles

        Tô na mesma situação! Tenho relógio polar e corro com iphone. Espero que venha logo a compatibilidade…

        • Poleto

          Quer ficar mais indignado? Funciona só com ipod 5a geração, com a 6a não!!!

  • D4n

    Olá Ilex
    Valeu pela dica de mais esse app. Porém eu gostaria de saber qual o melhor app para quem faz musculação. Vc teria alguma boa indicação. Obrigado. Abs

  • Buruka

    Para fazer o caminho pelo GPS ele usa os dados da 3G? é muito alto o gasto com dados 3G?

    • O sinal GPS vem direto do satélite, não usa dados 3G. A não ser que você queira ver no mapa, em tempo real, pois aí ele usa o Google Maps.
      Só no momento determinar o exercício e enviar os dados para o site é que ele usa a internet, mas se vc estiver com a rede de dados desligada, ele envia somente quando encontrar uma rede wifi.

  • Rferreira

    Otimo app, utilizei a versão gratuita ate pouco tempo quando liberaram a versão pro gratuitamente. Faço corridas de 10km com certa regularidade, ja utilizei o Nike+GPS e acho que o Runkeeper ganha de longe.

    Como corro em area militar não tenho problemas em mostrar o aparelho que carrego nas mãos, pensei em comprar um armband mas não sei se vou me adaptar.

    So sinto falta de um programa de exercicios que alterne entre caminhada e corrida.

  • Renato

    Ja sou usuario a 2 semanas,
    Muito bom o app mesmo!
    RECOMENDO

  • Ainda não consigo me imaginar correndo na rua/parques com o iphone.
    Ainda mais pq pode chover, suor excessivo.

    Já tenho pena do meu ipod shuffle, quem dirá o iphone.

    Parabéns aos que conseguem!

    Até mais,

  • Marcos

    iLex, show de bola o app…mas o que realmente não consigo achar de forma alguma é uma braçadeira (armband) específica para o iphone 4…procurei em várias lojas e nada…tem alguma sugestão? ando correndo com uma para ipod…grato!

    • Rferreira

      Digita no google dealextreme é o primeiro resultado.
      Ja comprei alguns produtos deste site e é confiavel, chega direitinho.

      La tem armband pra iphone 4.

      Abç.

  • Felipe

    No mercado livre tem algumas sendo anunciadas da belkin. Encomendei uma, quando chegar posto para dizer se é bom o produto.

  • Mark

    Bom, uso o app desde a versão free.. e já adorava, depois que ficou grátis baixei na hora e continuo usando, para minhas caminhadas matinais bem amadoras me serve muito bem…

    Deixei ativado somente o aviso de voz a cada Km percorrido e ao final ele faz um resumo de toda atividade… ótimo app, ainda mais free…

  • Danilo

    So uma pergunta ele funciona se correr na esteira ?

    • Não, porque você não se desloca e o GPS vai pensar que vc está parado.

  • PG

    Eu uso o Runmeter, que é parecido, mas tem algumas outras funções bem interessantes! Vale a pena uma olhada tb iLex…

  • Daniel Inforsato

    Eu baixei hoje, e tentei usar, porém ele nao encontra o sinal GPS, diz que nao tem sinal onde estou….Mais é um lugar aberto e normal, tem algum motivo?

    • André

      No meu aconteceu a mesma coisa… E o runtastic funcionou no mesmo lugar!

  • Ailton

    vou testar todas as opcoes citadas…
    o runkeeper nao sei porque depois de 5 a 7 minutos simplesmente trava e fecha sozinho… caminhei 3km e ele parou de funcionar nos 1.5km … nem da pra confiar num aplicativo assim… a interface web dele eh muito bacana.. porem esse problema ai que desanima..Ate agora o trailguru tem se mostrado o mais confiavel.

    Amanha vou testar o micoach…

  • Fabiana Freitas

    E vcs recomendam algum para esteira?

  • Paula Miranda

    MUITO BOMMMMMMMM!!!!!!!!!!!! \o/

  • Braulio

    usei este app hoje e não gostei muito… recebi 2 ligaçoes no momento da corrida e durante cada chamada o exercício entrava em PAUSA (mesmo eu continuando correndo). Ele não deveria funcionar em background mesmo durante as chamadas? E não há como configurar isso. Ou seja… uma big M!

  • Eu utilizo o Nike + com sensor pra correr na esteira e o Runkeeper e o Nike+ GPS para locais abertos. Vou começar a testar o miCoach. Talvez eu acabe utilizando os 3.

  • Vitor

    Esses aplicativos, o micouch, moutiin-x gps , runkeeper, trailguru….funcionam no itouch ?????? Como funciona , sendo que ele nao usa nem um chip 3g ou algo do tipo…como o satelite vai saber se estou correndo ou parado !! Abs a todos ….estou na duvida ainda em qual pegar , por isso a pergunta !

  • Igor Fraga

    Atualizando, já indica o progresso em português