NotíciasResenhas

Teste do Nike+ Running no iPhone, aplicativo que não necessita de sensor especial

Muitos corredores quando treinam (principalmente para provas), fazem questão de saber as distâncias percorridas, os tempos de cada quilômetro e o ritmo da corrida. Assim, nada como conhecer uma boa rota e ter um bom relógio no pulso para o atleta ir calculando, enquanto corre, seu desempenho.

Para os amantes do nosso precioso telefone, uma excelente solução chegou às prateleiras da App Store há cerca de um mês e esta semana é o “iPhone App of the Week”. O aplicativo Nike+ Running, similar ao existente nativamente a partir do iOS 3.0, recebeu uma turbinada em função do GPS presente nos iPhones.

A diferença para o aplicativo nativo do sistema é que para este, você não precisa comprar o sensor Nike+, pois ele funciona apenas com o registro do deslocamento do GPS interno do aparelho.

Ao iniciar o aplicativo, o usuário possui três opções de corrida: básica (sem metas estabelecidas de distância ou tempo), por tempo, ou por distância pré-estabelecidos. Se o exercício for feito em locais abertos, o sinal do GPS deve ficar disponível; caso seja em lugares fechados (como na esteira de uma academia), o aparelho usa as informações do acelerômetro para obter os dados. Assim, basta escolher uma playlist, músicas aleatórias, ou simplesmente escolher a música tocando no iPod no momento, para começar a marcar a rota e demais dados da atividade.

A função Voice Feedback (já existente nas versões do Nike+ para iPods), que informa através do fone de ouvido a distância, o tempo, e o ritmo, pode ser configurada para ser ativada a cada intervalo de tempo e/ou distância – cabe a você ajustar para que não fique algo irritante. Durante a primeira metade, a função te fala qual a distância percorrida até o momento, e após atingir a metade do percurso, ou do tempo, o Voice Feedback informa quanto falta para terminar. Os botões de controle de música ficam disponíveis na própria tela do aplicativo enquanto se corre.

Já que o controle do iPhone é baseado na tela de toque (touchscreen), o aplicativo possui uma tela própria de bloqueio (acessada pelo desenho de um cadeado no canto superior direito), que também disponibiliza as informações básicas.

A 200 metros de terminar a corrida, o aplicativo estimula o corredor a “dar um gás”, e sugere que você ative a PowerSong, caso ela tenha sido pré-programada. Ao final da atividade, é calculada a distância total percorrida, o tempo, o ritmo, e as calorias queimadas (com base no perfil fixado nos ajustes). Além de serem armazenadas no aplicativo, cada corrida ainda pode ser sincronizada com o site Nikeplus.com, caso você tenha já uma conta. O site possui uma ótima interface, recursos para comparar as corridas e ter uma noção geral das realizações. Batendo novos recordes, você ainda ouve os campeões Lance Armstrong e Paula Radcliffe te parabenizando com mensagens de apoio.

O app ainda tem interação com o Twitter e o Facebook.

Mesmo que o app não possa ser bloqueado durante a corrida (pelo botão Repouso do aparelho) ele suporta a multitarefa, não somente voltando do ponto onde foi ‘congelado’, e continua traçando a rota em background. Ainda em relação à bateria, caso você corra a noite, é recomendável diminuir ao máximo o brilho da tela para evitar o consumo excessivo de energia. Antes de usar o aplicativo, eu acreditava que não ia sobrar nada dela (já que estamos falando de uso contínuo do GPS, música, e ativação contínua do multitouch); no entanto, em corridas de aproximadamente 50 minutos, a carga da bateria se reduziu “somente” 20% do valor inicial. Caso você corra pela manhã e use bastante o iPhone durante o dia, é recomendável andar com o carregador.

Como pontos negativos, é muito mais confortável e menos perigoso correr com um iPod Shuffle do que com o iPhone; para os atletas que gostam de monitorar a atividade cardíaca, há a necessidade de um aparelho externo que faça isso; não há tradução ao português; faltam planilhas de treino (embora existam no site), não tem a opção de funcionar paralelamente com o sensor Nike+, para quem já o possui.

Mesmo assim, a Nike acertou em cheio oferecendo um aplicativo funcional, preciso, dono de um design maravilhoso, que permite a sincronização com uma estrutura pré-existente no site, e que, acima de tudo, utiliza e integra de uma maneira brilhante os recursos do iPhone – a música, os dados do GPS, integração com o site e com redes sociais – tudo com o objetivo de estimular o atleta a atingir marcas melhores.

Pelo custo de 1,99$ (link App Store), acredito ser uma excelente opção, com um ótimo custo-benefício. Se podemos dizer que o iPhone é o melhor telefone pela experiência de usuário que proporciona, acredito que o Nike+ Running conseguiu chegar no mesmo nível.

Tags
Mostrar mais

Artigos Relacionados

  • Lucas Moreira

    Parabéns pelo post e, sem muito reparar: é seu primeiro post aqui no Blog, Natan?

  • Guilherme Guedes

    Natan entrou pro time sem ser apresentado?

    • Qualquer um pode contribuir para o Blog, não sabia? 😉

  • Leonardo Siqueira

    Já estou usando ele faz umas 2 semanas. Antes usava o Nike+, nativo do iPhone. Quando vi que tinha esse com GPS disponível, não pensei duas vezes… Realmente o preço é muito chamativo, pelas funcionalidades do aplicativo.

    • Marcos

      O que achou da precisão do gps? Notei que numa corrida de aproximadamente 5km, deu uma diferença de uns 50 metros do percurso real pro percurso registrado, mas vou fazer mais medições.

    • Carol

      Bom dia Leonardo, tenho uma dúvida, tenho o 3G posso baixar este aplicativo? ou é só no 3GS? Como faço para fazer o pagamento é pelo número do cartão? é seguro?
      Agradeço desde já.

      • João

        Quero saber a mesma coisa, funciona no 3G?

  • Mauro Canto

    Como comprei me primeiro Iphone agora (o 4) gostaria de saber se o GPS utiliza a rede 3G?
    Desculpem a ignorância…

    • Não utiliza, o chip GPS interno é independente. Porém, se você usar o Google Mapas, por exemplo, ele baixa os mapas da internet, e aí precisa. Em aplicativos de navegação que já possuem mapas incorporados, não é necessária conexão internet.

  • Daniel

    Realmente o Nike+ é excelente. Para aqueles que não tem (no meu caso veio no IP4 – basta ativá-lo em ‘Ajustes’), segue uma dica: baixem o da Adidas (miCoach), que também tem as mesmas funções de música/GPS/gráficos performance, além de ser gratuito.

    • Obrigada pela dica, já estava procurando para download e vi seu comentário, é só habilitar nos Ajustes. Muito bom!!

  • Jhapa

    Mutio legal o app, bem interessante…

  • Em comparação ao RunKeeper.com ?
    Algum comentário?
    Tem áudio? O RunKeeper tem na versão paga, custa U$ 9,99

    • morihideki80

      Gosto muito de utilizar o runkeeper, pois ele traça a sua rota feita no maps, as velocidades, a altitude e muitas outras coisas, é bem completo.

      • [2]

        • Gabriel

          [3]

          Mesmo a versão free do runkeeper já da um banho nisso… Fora que aceita mais atividades… A versão pro que eh show demais, tem um personal trainer eletrônico, q FALA quanto ce já ando, objetivo e da sugestão de treino… Pena que só tem em inglês…

          • DiogoTex

            [4] RunKeeper na cabeça, me parece melhor. Além de ser pioneiro e marcar no maps. Mas o layout do site da nike é iraaado!

    • Paulo Fragoso

      Comecei a usar o Runkeeper essa semana e gostei bastante. Além de ser gratuito, tem como você colocar um exercício manualmente. Serve pra quando você faz alguma prática indoor. Como eu corro muito em esteira, pra mim é excencial.
      O que ele perde pro nike+ GPS que eu conseguir ver nos comentários, é que tem como você bloquear a tela e continuar vendo os stats do programa. No Runkeeper você tem que destravar a tela toda vez que quiser ver algum dado sobre o exercício.

  • Belentani

    duro é correr com o iPhone no bolso…
    mas o app é mto util.

    • Bra_tac
      • Legal, essa Armband é bom em São Paulo, ai você já treina pra fugir quando verem o iPhone ali 🙂

        • Rachel

          Hahahahaha boa!!!!

        • Henrique yanagita

          Eu uso uma cinya de neoprene que possui um compartimento pro celular. Dica bem justa ao corpo e é só jogar a camiseta por cima que fica bem discreta.

        • Bra_tac

          Bem, a culpa não é da armband…
          De qualquer modo, no meu caso isso não é problema, porque moro em um condomínio fechado, dentro do qual há um lago, com uma pista de corrida com 1,5km de extensão em volta. Não tenho esse problema, portanto…

        • Gabriel

          Eu uso um suporte de GPS pra moto na minha bike =p

    • Juliano Steurer

      Os novos short da Nike tem um compartimento interno na parte lateral/traseira direita, próprio para iphone 😉 Funciona que uma maravilha, é de tecido elastano/espandex, fica firme e, como é interno o aparelho fica invisível /

  • Você pode rodar os dois aplicativos (o nativo Nike+) e o Nike+ GPS ao mesmo tempo no iPhone pra comparar – e é impressionante como o GPS é preciso.

  • Fabiano Fernandes

    É bem bacana, no momento só uso para as caminhadas hehehe ainda não estou no pique das corridas

  • Descobri o Endomondo, há algumas semanas como alternativa, e é bem legal, vale conferir. Ah, e é de graça.

  • HB

    Será que funciona em esteira? Acho que não em função do GPS interno que não idenificaria o deslocamento, mas, vamos testar pra ver.

    • Eduardo

      Já corro com o NIKE há quase 2mil km, sempre usei o NIKE +, venho utilizando esse aplicativo e em corridas OUTDOOR realmente ele funciona legal. MInha dúvida, como a sua é nas corridas INDOOR. Tem a opção. Geralmente em relação a esteira dá uma diferença a maior. Gostaria de saber a explicação da utilização do Acelerometro no caso, o que ainda não entendi. Se alguém puder nos ajudar, agradeço.

      • Funciona perfeitamente indoor. Sem GPS, somente com o sensor interno. Dá para calibrar pelas informações da esteira.

        • Raphaela

          Gilson,

          Eu jogo squash que além de ser indoor o iphone preso ao corpo atrapalharia muito.
          Teria como usar o sensor no tênis e deixar o iphone do lado de fora da quadra?
          Obrigada desde já.

  • Bra_tac

    Gosto do GPS Motion-X (http://news.motionx.com/category/motionx-gps/)
    Um dos melhores aplicativos da App Store.
    Tem versão lite, full e HD.
    Vale a pena conferir.

  • Alexandre

    A aplicativo é bem bacana, mas prefiro o Runkeeper
    Existe uma falha que quando alguem te liga durante a corrida o aplicativo para de marcar a distancia percorrida, mesmo que voce não atenda o telefone. No Runkeeper isso não ocorre.

  • Tiago Lamborghini

    Mas funciona no IPod Touch 2G MB ???

    • Mesma dúvida minha!

      Desculpe, mas o que significa esse mb? O 2G sei que é de segunda geracao (nao estou sendo ironico, nem agressivo nem nada, é so uma duvida mesmo)

      • Porque a sua foto é tão de menina?

        (nao estou sendo irônico, nem agressivo nem nada, é só uma dúvida mesmo!)

      • Rafael Costa

        É porque tem versão MC e versão MB, a diferença é que a MB “aceita” o exploit do Redsn0w, a MC NÃO “aceita”

  • Geovane

    O Runkeeper é sensacional, vale cada doleta investido nele.

  • thiago

    exelente app…ele foi um dos motivos para eu comprar o vomero 5 ao invéz de um asics…a unica coisa que eu achei um pouco desrregulada é quando se esta correndo na esteira e o app mede a velocidade apenas com o acelerometro….a esteira marca uma vel. e o iphone marca outra…isso acontece com mais alguem ?

  • Renata

    Essa app já veio no meu iphone 4, nem precisou comprar! mto boa mesmo! 😉

    • Você está confundindo com o Nike+ nativo, que precisa do sensor.

  • Fábio

    Não consigo comprar nada… Na atualização da minha conta pedem um código do estado com três números e meu Iphone só tem as duas letras de cada estado brasileiro. O que faço?

  • Não me sinto a vontade em correr com o iphone no braço, seja pelo confortou ou por insegurança.
    Se fosse pra usar algum deles, iria de ipod shuffle, que não tem nada disso (pena).

  • Victor

    Muito bom esse app!! Já uso desde de q foi lançado. Para mim é melhor q o miCoach (Adidas), Endomondo e RunKeeper. Falo isso Pq já usei todos esses. Vale a pena comprar

  • Silvana

    Muito boa a dica, e nos comentários fiquei sabendo do aplicativo da adidas. Muito legal! Ainda não testei, mas já, já… Eu adoro correr, corro todos os dias. Mas o problema realmente é sair pra correr com um iphone por aí. Acho muito arriscado. E se dentro da academia o gps não funciona direito… Uma pena realmente vivermos tamanha violência nas ruas. Mas vou procurar um lugar seguro pra testar o aplicativo.

    • Eu também nunca correria com um iPhone na rua, perigoso demais!

      Além do risco de roubo, eu acho que manuseá-lo com as mãos suadas ou o contato com o suor do próprio corpo (mesmo com um arm-band) pode danificar o bicho.

  • Matheus

    iLex vc disse que a bateria diminuiu 20%. Mas com o iPhone 4? Ou o 3GS.

    • Natan R.

      Os testes foram feitos com o iPhone 4.

  • Rafael

    Acredito que é interessante citar o excelente e gratuito miCoach da Adidas, que acredito ser mais completo, nele tu monitora suas corridas ou caminhadas, usando ou não gps, com acompanhamento por voz que te informa as principais informações de tempo em tempo, o usuário tem os exercicios e o progresso do usuário no telefone e pelo site micoach.

    Ao fazer teste de esforço com o programa, vc define zonas de ritmo, de leve a extremo esforço, personalizado para qualquer pessoa, realmente o programa é excelente, permite selecionar sua lista de musicas para os exercicios, bloqueia a tela, fica registrado que musica estava tocando durante o trecho dos percursos etc …

    realmente um programa 5 estrelas… recomendo.

    • Rafael

      Completando, tem gráfico de elevação do terreno, e pode monitorar batimentos cardíacos, neste caso precisa de um acessório…

  • Yuri

    Se eu instalar o ios4 em um iPod Touch 3G 8gb vou poder mudar o plano de fundo??????

  • Marcelo Kju

    pARABÉNS PELO POST, ENGRAÇADO ONTEM MESMO ESTAVA PROCURANDO ALGUM review sobre o NOKIA +GPS , porque eu fiz uma corrida com o IPod touch 3g e ele marcou certo os minutos (55mn) mas marcou apenas 3 calorias e nem meio KM, (eram 7km) a pergunta q gostaria q alguém me respondesse é a seguinte, ele funciona ou não no IPod touch?

    • iTheus

      Testei no meu iTouch MB. Funciona perfeitamente.

  • Marlon

    Não saio dar uma corrida tem uns 5 anos ;p

    • Carolina

      Como você fez pra funcional no itouch? O meu não marca a distancia certa. Tem que calibrar um percurso?

  • Rferreira

    Uso o Runkeeper tambem, não conhecia o miCoach e ja estou com o Nike+ instalado!

    Vou baixar o miCoach e testar ambos hoje. Chato vai ser perder todo o historico de corridas do Runkeeper caso decida fazer a migração.

  • Poleto

    Isso de não monitorar a frequência cardíaca é mto ruim!

    Queria muito saber pq a cinta do Polar Nike+ funciona com o iPod Nano e não com o iPhone…

    http://www.polarusa.com/us-en/us-en/about_polar/news/Nike_and_Polar_introduce_heart_rate_training_to_millions_of_Nike_runners

    http://www.polarusa.com/uk-en/products/accessories/polar_wearlink_transmitter_nike

    • É uma questão de software. O aplicativo nativo do Nike+ é responsabilidade da Apple e Nike e elas ainda não adaptaram para iPhone/iPod touch. Mas deixaram em aberto, dizendo que futuramente pode ser compatível.
      Eu também espero com ansiedade isso. 🙂

  • HenriqueG

    Engraçado esse iPhone 4 rodando iOS 3.x kkkkkk

    • Rafael Costa

      Aonde??

      • Lord of Miojo

        No video …

    • iTheus

      O mais incrível é a barra da bateria, a qual anteriormente ao “clique” no app Nike+ GPS não estava presente. Posteriormente, podemos vê-la, juntamente com o logo da AT&T ao lado do 3G.

      Estranho, não ?

  • Savignon

    Comprei esse app semana passada e me surpreendi também!! Eu só acho que ele deveria usar a função nativa do ipod, para ter acesso às playlists e mesmo assim escutar as informações da corrida! De resto cumpre bem a função!

  • Repondendo algumas perguntas, e corrigindo a única falha no exclente artigo sobre o aplicativo, ele não funciona somente com o GPS. No modo indoor, na esteira, ele marca o percurso usando um sensor interno. Vai dar a mesma precisão que o antigo chip que se colocava dentro do tênis. Também dá para calibrar usando as informações de distância percorrida informada pela esteira.

  • Oluko

    Só de olhar para esse tipo de App já Me cansa, prefiro esportes menos perigosos, tipo: levantamento de copo!! Alongamento no sofá e por aí vai!

  • Bonilas

    Olha eu testei esse mas sinceramente o Micoach da Adidas é muito melhor e mais completo e o melhor de tudo: é de graça e na appstore brasileira!

    Recomendo ao menos testarem, mesmo pq é de graça….

    Abs a todos!

  • Nathan Silva

    Gosto de me exercitar e só tenho o iPhone 3G, daí o sensor que é vendido separadamente não é compatível, logo comprarei esse app. 😀

  • Lexpenna

    Uma copia do runkeeper fato

  • Márcio Araújo

    Já uso o Runkeeper e acho ele perfeito, com pequenos ajustes este da Nike também
    pode ser uma boa opção, como a interrupção ao receber ligações.Sempre uso o Runkeeper nas minhas corridas e também nas pedaladas,companheiro inseparável nas atividades !!!

  • Sergio Ito

    Já testei e achei muito bom!

  • Andre

    Uma duvida, existe alguma limitação de geração? Ou posso instalar no iPhone 3G ??

  • Sergio Ito

    O Nike esta 1,99 e o Runkeeper pro é 9,99. Pelo preço, prefiro ficar com a Nike que cumpre muito bem as funções que estão ali.

  • Marcio

    Eu testei o aplicativo e gostei muito.

  • Rapariga

    Eu gosto bastante do aplicativo –> ficar em casa deitado no sofá e comendo.

    abcs

  • Eduardo Akira

    Realmente, comparado com RunKeeper, o preço difere bastante, ainda mais levando em conta que o app da Nike é gratuito pra quem compra o Iphone4 pela Softbank aqui no Japão!!

    • Você está confundindo os aplicativos, o Nike+ vem gratuito no sistema, não só no Japão. Releia o nome deste.
      Essa Softbank realmente faz lavagem cerebral em vocês, hein?

  • Rodrigo

    nenhum aplicativo é indicado para correr se nao possuir algo q leia seu ritmo cardiaco, por enquanto é tudo pura brincadeira de final de semana

  • Olavo

    Eu baixei, estou usando e adorei. Está na minha lista de top 10 aplicatvos do iPhone. Contudo, acho que pode ser perigoso sem um acompanhamento cardiaco. Já que o aplicativo te estimula mesmo. Toda vez que corro agora, quero bater meu record.

  • Aline

    Então… Li tudo mas nao achei referencia a corrida indoor… entao queria deixar registrado que correr na esteira ou indoor esse app não funciona ! (Esteira pq vc “não sai do lugar” e Indoor pq não funciona GPS) ai tem que ter o sensor mesmo ! ou alguem tem alguma soluçao??
    PS: Já testei acesse http://my.nike.com/lilimarafon

    Bjokas

    • Boris

      Aline…me deparei com o mesmo problema apesar de ter a opção de corrida em esteira…nao funciona. Vc achou alguma solução ?

  • janilton

    Gostei muito dos seus comentários,me ajudou bastante. O meu nike+gps não quer mais tocar música. Ele fica só no “no music” e quando toco nele para me dar opções de músicas,ele volta para tela inicial do iphone. Alguém pode me ajudar? Obrigado!

  • Doug-Μήбεια

    Galera, vocês estão esquecendo que, pelo que li, por ái, o micoach não usa o acelerometro e então, não tem como usá-lo no Ipod Touch 4g.

    Ja esse aplicativo da nike + gps, pode ser usado pelo Ipod Touch 4g, dando opções semelhantes ao do micoach.

    Eu só não irei comprar, pq agora que vi esse bagulho, e meu sensor ainda é novo.
    Quando meu sensor acabar a bateria, eu penso em adquirir este app para o Itouch4..

    E quem sabe até lá, o software não recebeu algumas atualizações e melhorias? Até daqui 1 ano!

  • celso

    no ipod touch ele nao funciona a opçao de gps né??? do nike+gps!!!! so o acelerometro?????

  • Marcelo

    Pessoal,

    Sou novo no esporte e estou há alguns dias usando o aplicativo que realmente é nota 10. Especialmente pelo fato de não ser necessário uso do sensor que só serve em tennis Nike e no meu caso não é o preferido!

    Post excelente!

    Abraços a todos

  • FIlipe

    O aplicativo so posta o tempo da corrida na publicação no facebook?

  • Thiago Carvalho

    Comprei recentemente um iPhone 4, esse aplicativo depende de internet no aparelho para funcionar ? Porque ainda não disponho de plano 3G de dados no meu aparelho.

  • Gustavo

    Tem com usar o sensor do Nike+ no tênis, calibrado com o aplicativo da Nike, mas sem ter que carregar o iPhone no bolso? Não gosto de correr carregando ele e acho que o sensor só teria utilidade de pudesse deixar o iPhone em casa durante a corrida.

    Abs

  • Wesley Costa

    Só não sei porque ao compartilhar minhas corridas no facebook a distância que aparece lá é em milhas e não em kilomentros… No meu iphone aparece em KM, mas ao compartilhar aparece no face em milhas… alguém me ajuda??? Obrigado…

    • Anderson

      Também estou enfrentando o mesmo problema!
      Já procurei uma solução no próprio aplicativo e na internet (ainda continuo procurando uma resposta) e até agora nada.

      • Silvia Giordano

        Olá , adoroooo usar meu nike+ , no começo aparecia em km , mas agora só em milhas também , já pesquisei também e nada achei.

  • Glaucia

    Como faço para comprar somente o chip sem a pulseira ? Grata

  • Elis Rodrigues

    Tem como alguém me ajudar a sincronizar o sensor do ténis Nike com o iphone5?
    Agradeço

  • Fabio Silva

    Lá vai novamente a descrição do problema:

    Semana entre 27/05 e 02/06:
    27/05: 1,20Km + 3,09Km = 4,29Km
    01/06: 3,90Km + 3,52Km = 7,42Km
    02/06: 5,04Km + 5,03Km = 10,07Km
    A totalização acusa:
    6 corridas (OK) e
    16,77Km (quando deveria ser 21,78Km)

    07/06: 1,21Km + 3,18Km = 4,39Km
    08/06: 3,66Km + 3,35Km = 7,01Km
    A totalização acusa
    0 corridas (quando deveria ser 4 corridas) e
    0,00Km (quando deveria ser 11,40Km)

    Quando comprei os produtos da Nike (na loja da Nike do Shopping Higienópolis) me garantiram que este serviço funcionaria – e eu conto com isto.

    Será que agora alguém vai se dar ao trabalho de ao menos responder o e-mail?
    Caso não seja possível, como posso ser ressarcido por ter comprado o relógio Nike+ SportWatch GPS que parece funcionar mas que, no final das contas, não serve pra grande coisa se não se integra com o site de forma correta.

    Tudo bonito na hora da venda… suporte depois é que são elas!