Curiosidades

Cuidado para não seguir um perfil falso no Twitter achando que é verdadeiro

Vez ou outra, recebemos dicas de leitores relativas a informações coletadas no Twitter de contas que supostamente seriam de pessoas conhecidas no “meio iPhone”. Mas a verdade é que nem Steve Jobs, nem Geohot possuem conta no serviço de microblogs. Confira uma pequena lista de twitters que não são de quem diz que são.

@ceoSteveJobs

Sem dúvida, o mais engraçado deles. Este perfil satírico segue a mesma linha criativa do saudoso Fake Steve Jobs, usando o “Campo de Distorção da Realidade” nos mais variados contextos. (Atualização: a conta foi suspensa, mas ele criou uma outra, dentro das regras do Twitter: @falseSteveJobs).

@geohot

O famoso hacker geohot até tinha uma conta verdadeira no Twitter, mas resolveu fechá-la no ano passado, quando anunciou sua retirada do meio jailbreak. Foi então que diversos espertinhos tentaram se aproveitar da oportunidade para criar contas falsas, iludindo milhares de usuários. Os mais inescrupulosos (que se aproveitam para criar sites falsos e depois revendê-los) são o @geohotUS,  @geohot_us e @geohot_dev. Fuja deles.

@AppleOfficialBR

Felizmente esta conta já foi suspensa. Ela prometia o sorteio de iPhones e produtos da Maçã, alegando ser oficial. Muitos brasileiros acreditaram.

Como descobrir se o perfil é confiável?

Primeiro de tudo é sempre bom ler o campo INFO do perfil. Muitos deles avisam que são fakes e possuem o intuito apenas de diversão. A única certeza que se tem é quando o perfil possui o selinho azul de conta verificada, que é a garantia do próprio Twitter de que aquela é a pessoa verdadeira. Se um dia Steve Jobs tiver a sua conta lá, com certeza terá este selo.

A Apple, ao contrário de outras empresas, não incentiva seus funcionários a se comunicarem com o mundo sobre seu trabalho, até porque toda a comunicação é sempre muito bem controlada. Apenas dois diretores dela estão no Twitter: Scott Forstall (@forstall) e Phill Schiller (@pschiller). Steve Wozniak também está presente, com sua conta devidamente certificada (@stevewoz).

As únicas contas oficiais da Apple no Twitter são as das suas Stores: @AppStore, @iTunesMusic, @iTunesMovies, @iTunesTrailers, @iTunesTV e @iTunesPodcasts.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • bruno

    dou muita risada com o @ceoSteveJobs hahahaha.

  • iGustavo

    Um dos primeiros tweets que eu li do @ceoSteveJobs foi pouco antes do lançamento dos novos iPods em setembro:

    • “Sent from my iPod Shuffle”

      Ri bastante! =D

  • Kleyson Klesller

    Eu não conhecia esse @ceoSteveJobs.
    Pena que o meu inglês não é muito bom

    • Cassio Machado

      Kleyson siga mesmo assim você vai entender e dar boas risadas.

  • Gabriel dos Santos Pinheiro

    Esse @ceoSteveJobs é demais mesmo! Mas iLex, se não me engano ele só mudou o username, não criou outra conta. Não tive que Followar de novo e todos os Tweets ainda estão lá.

    • Exatamente. Ele foi forçado a mudar o username, não a criar uma conta nova. No twitter se você muda seu username as pessoas continuam te seguindo normalmente.

    • Para quem desenvolve, eu recomendo seguir o @Jury, responsável pelo desenvolvimento de frameworks e afins no SDK do iOS.

  • Cristian

    Essas pessoas que criam twitter falso, realmente não devem ter o que fazer!