Aplicativos

Word Lens traduz qualquer palavra em inglês usando a câmera do iPhone

Há dias surgiu na App Store um aplicativo que deve ainda dar muito o que falar: é o Word Lens, que traduz palavras em tempo real, bastando apontar a câmera do aparelho para elas. Pelo menos é o que ele promete.

A ideia fascina: qualquer cartaz em um idioma estrangeiro pode ser traduzido imediatamente, como se você o estivesse lendo na sua língua. É o sonho de qualquer viajante internacional.

A imagem que ilustra o aplicativo impressiona ao mostrar um mesmo cartaz traduzido em duas línguas. A princípio é muito difícil de acreditar.

Mas a proposta dele é essa mesma, a de mudar a imagem que você vê com a tradução para a sua língua. Veja um vídeo feito pelo nosso colega da Macworld Brasil, William Marchiori, em que ele destaca os principais pontos do Word Lens:

Veja a matéria completa no site da Macworld Brasil

Na sua versão gratuita, o aplicativo somente inverte as palavras que lê (ou as apaga das imagens). É possível comprar módulos de tradução por 4,99$ (no momento, apenas há opção de inglês para espanhol e espanhol para inglês, mas espera-se que no futuro outras línguas sejam suportadas).

Nós adquirimos o módulo Inglês para Espanhol e fizemos nossos testes.

Na vida real, pelo que percebemos, a ideia tem muito ainda que evoluir para ficar realmente funcional. Não é sempre que ele reconhece as palavras e seguidamente fica em dúvida em qual tradução escolher quando há mais de um significado, o que resulta muitas vezes em um letreiro frenético e nada compreensível. Isso não é possível de ver na versão demo, que só inverte as palavras.

Ele também tem dificuldade em ler caracteres com serifa (tipo Times New Roman); as sem serifas (tipo Arial e Helvetica), mais comuns em placas de estrada, são melhor reconhecidas.

Mas a tecnologia realmente promete, e quando estiver mais evoluída poderá ser um grande instrumento tecnológico para viagens e traduções. Quem quiser testar, pode baixar gratuitamente o aplicativo na App Store (link). Só funciona no iPhone 4 e 3GS, além do iPod touch 4g (que possui câmera).

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Lázaro Freire

    El libro está on the table, hehehe!! 🙂
    Essa idéia realmente “promete”… Mas parece que ainda não “cumpre”.
    Aguardemos. Quero muito uma para grego e japonês!

  • Danilo Fonseca

    Mais uma fuga pra aumentar nossa preguiça pra aprender definitivamente o inglês!!!!

    • What?

    • Anderson

      Rsrsr. Pior que é verdade…

    • tiago albuquerque

      Imagine as possibilidades. Imagine ir a um país onde os caracteres são totalmente diferentes e não passar mais necessidades. Imagine ir ao Japão, China, Russia e não passar mais necessidades ….

      • Dudrone

        tipo, imagine um app desses que apaga comentários iguais porém diferentes (o_O) nos blogs por aí..

    • Helbert Kreitlow

      Não concordo nem Discordo… Muito pelo Contrário…
      xD

  • Cesar

    Po, eu testei e achei fraco, não reconhece muitas palavras. Mas é uma proposta interessante.

  • Thiago Raimondi

    Esses dias fiz um comentário sugerindo um post sobre este app, pq realmente achei a idéia brilhante, mas realmente precisa de aperfeiçoamento ainda.

  • Marco_Lorenzo

    A idéia é interessante, mas não funciona como visto na propaganda. Quase não reconhece as palavras, pelo menos na versão que existe no itunes.

  • TiāoGavião

    Já tó usando a uns dias quando saiu no forum, tem que melhorar um pouco, mas de maneira geral é otimo e promete. Vale a pena, entrou na minha lista de apps!

  • Valdeni

    Acho muito bacana a idéia. Claro que tem muuuuta coisa pra melhorar. E não acho que atrapalhe a vontade de aprender inglês. Acho que ao contrário, vai despertar mais vontade de realmente aprender outras línguas e nao ficar dependendo de um telefone pra vc entender o mundo.

  • Algus Helm

    Quando aumentar o vocabulário vai ficar bom mesmo…

    Mas promete…

  • Hanna Nazine

    Eu vi ontem a entrevista na CNN, baixei mas não consigo sair do Demo. Onde eu acho o módulo para baixar?

    • Flávio César

      Hanna,
      Clicando na barra superior ( Reverse Words ou Erase Words), o aplicativo abre uma outra tela de linguas (languages). Tem um ítem Available for Download com as opções Spanish to English e English to Spanish. Clicando em uma delas, vc compra.

  • Christian Tavares

    Se esse app evoluir vai ser uma mão na roda pra quem viaja pra países árabes e orientais.

    Eu baixei e é muito legal.

  • Legal =)

    ” É o sonho de* qualquer viajante internacional.” Não ?

  • TheSmith

    Pois é as coisas estão cada vez piore, ja já aqueles banners em que aparece o N95 passando por cima de uma mulher e aparecendo ela só de biquini vai se tornar realidade, se já podemos ” traduzir” o que está numa folha apenas passando o iPhone por cima, imagina só quando pudermos ver o que as pessoas estão vestindo, e se estão vestindo algo por baixo das roupas auhauhauhauhauhauhauhauah

    brincadeiras à parte, realmente precisa evoluir um pouco, mais como todos aplicativos, pode ser que ele continue atualizando, vamos torcer por isso, caso contrário virará só mais um antigo app que ninguém continuou!

  • André

    Muito que evoluir. Mesmo no demo, a coisa não funciona bem. Troca letras, apaga palavras… (isso no modo, inverter).

    No modo “apagar”, não apaga tudo.

    Não tive coragem de pagar 4,99 para testar a tradução mesmo. Até porque inglês/espanhol ou vice-versa, não seria de muita utilidade para mim.

    Vamos ver se saí uma versão para francês, alemão, italiano, russo, chinês ou japonês.

    Até lá é uma tecnologia esperando uma utilidade.

  • Daniel

    Daqui a pouco sai o app q vc coloca na frente da boca do gringo, e o iphone traduz simultaneamente o que ele ta falando… hehehe

    • tiago albuquerque

      O Google já tem isso em fase de testes …

  • E aí iLex!

    Valeu pela divulgação da nossa matéria, é realmente um aplicativo interessante. Ainda falta bastante, mas com certeza estão no caminho certo!

    Outra coisa: finalmente consegui ativar o FaceTime e tenho uma dica pra te mandar! Tentei te ligar mas você não atende.

    Abraço!

    • Eu troco muito de chip. 😛

  • Marcus

    Tecnologia muito interessante…..
    Ainda precisa ser melhorada, mas é muito interessante.

  • Muito bacana.
    talvez um passo muito adiante pra os processadores de hoje.
    mas quem sabe!? acho que o futuro promete!
    identificação automática da lígua e tradução simultânea – por que não?
    até mais!

  • Bruno

    em breve esta tecnologia estará em óculos especiais… vc os coloca e verá o mundo na língua q vc quiser! =D

    ps: melhor patentear antes que alguém copie! =P

  • Bruno

    Resumo do app:
    . Idéia antiga e genial, porém ainda tem muito chão para chegar lá.

  • Felipe F

    esperem um pouco…

    ele busca pela rede a tradução das palavras?? se sim, ficaria um tanto caro levá-lo para viajar e sair por aí traduzindo qquer cardápio e letreiro na rua. o que tornaria a aplicação uma boa idéia porém inviável na prática