Notícias

Ministério da Justiça aumenta prazo de debate sobre Classificação Indicativa de jogos eletrônicos

Quem ainda não fez, terá agora mais tempo para fazer: o debate público aberto pelo governo para discutir a Classificação Indicativa em jogos eletrônicos e conteúdos de TV/Cinema, foi prorrogado pelo Ministério da Justiça para até o dia 28 de janeiro de 2011. O prazo anterior acabava no último sábado, dia 18.

A intenção é ampliar ainda mais as discussões com a sociedade sobre os rumos a tomar em relação à classificação etária de conteúdo. Segundo o blog oficial, “o MJ deve divulgar um balanço parcial do debate até o fim do ano, de onde já se pode esboçar um retrato das principais discussões até agora e orientar ações de aprofundamento do debate nessa nova fase“. Os debates sobre jogos são os que mais se destacam.

Mais uma vez, esta é a grande oportunidade que temos para discutir as regras que impedem a existência da categoria Games na App Store brasileira. Discuta, argumente, esta é a sua oportunidade de colaborar para mudar alguma coisa. Ficar no sofá, reclamando, não ajuda em nada. 😉

Leia o projeto completo em nosso artigo anterior, ou acesse diretamente o debate no site oficial.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Henrique

    vamos lá pessoal, deem suas opnioes, nao podemos ficar calados!!!

    vlw pela noticia iLex!

    • Henrique

      Não liguem para os errinhos de português, ok?!
      vllwwwwwwwww

  • Vítor R.

    Esse Henrique sempre posta alguma coisa, mas nunca fala nada com sentido o.o

    • Henrique

      Que belo sentido que vc também está dando ao post, obrigado por ter comentado!

      • Hahahahahahaha!
        #win

  • Brenno Campos

    Pra debater sobre o salario deles e coisa rapida, sempre tem um tempo pra isso, mais pra debater sobre os jogos mil anos.

  • carlos_icm

    Detalhe! 62% de Aumento!!!!!! :S Enquanto o minimo…. 🙁

    • JanjaBoy

      Só o mínimo? 😉

  • Marcelo BH

    Imagina quanto vai custar aqui um jogo que la fora custa $0,99… Deve ir pra uns 10 reias.

    • Rodrigo

      Ele vai continuar custando 0.99.

  • Andre

    iLex, qual a sua opnião sobre o tema ? Entendo que o maior problema é a espera para o governo brasileiro classificar o jogo. Em nenhum outro local do mundo existe esta classificação ? Para facilitar poderia ser feita a classificação pelo tipo do jogo, tiro ( acima de 16 anos) corrida ( acima de 10 anos ). Mas me pergunto, após a classificação o que impede de uma pessoa com a idade inferior a permitida compre um jogo ? Como funciona essa limitação para jogos de PC ou videogame atualmente ?

  • Diego Felipe

    iLex, porquê não fazer uma campanha onde os jogos no Brasil sejam todos classificados para acima de 18 anos?
    Estaria dentro da lei brasileira, e simplesmente não seria difícil a reclassificação para a apple (tudo acima de 18 anos).
    Será que uma campanha aqui no blog juntos aos leitores não seria uma movimentação suficientemente grande para a apple se mexer? sei lá, apenas é o que eu acho.

    Quem concordar comigo, responde aí.

  • Gabriel Rimi

    Acho que deveriamos poder optar por comprar ou não os jogos. Preços abusivos ou não, quem tem que decidir é o público final. Quem achar que vale compra, quem achar que não, continua reclamando, mas dessa vez de preços altos e não de produtos inexistentes.

  • Felipe Hosang

    O debate é para classificação indicativa. Muitos confundem com a censura. O fato de uma pessoa ter 12 anos não impede de ela assistir um filme, teatro ou jogar com uma classificação de 18 anos. Quem decide isso é o responsável. O filme como exemplo aparece com a mensagem “classificação para maiores” apenas para orientar as pessoas. Voce menor de idade pode assistir filmes para maiores em cinema ou em outros desde que acompanhado com seu responsável. A censura já é passado. Vamos ajudar a discutir qual a maneira de classificar os jogos pessoal.

    • pra mim, deveriam passar a chamar de “sistema de classificação de conteúdo”, ou simplesmente “a classificação” (já que dificilmente usariam o termo inglês “o rating”), já que, na minha opinião, “classificação indicativa” (ênfase do “indicativa”) é um termo novilinguístico (sabe “1984”?) para “censura”.

  • Juliano

    Prazo prorrogado até 28/Jan!!!

    • Não entendi se você está comemorando o que leu no texto aqui ou se está sugerindo uma notícia repetida…