2010ARQUIVO

Veja as diferenças entre a tela Retina e as de gerações anteriores

Hoje pela manhã, pudemos conferir o mais novo comercial feito para o iPhone 4, onde é valorizada a tela Retina e suas vantagens. Porém, algo nos chamou a atenção: a Apple afirma que o telefone é o único aparelho que possui esta tela. Mas se uma das características do novo iPod touch 4g é justamente a tela de maior resolução, como ela pode dizer isso?

Entenda melhor o que é a tela Retina e a diferença para as dos modelos anteriores.

Entenda o conceito

Steve Jobs, em sua apresentação na WWDC de junho, justificou o nome “Retina” pelo fato do olho humano só reconhecer imagens com 300 pixels por polegada. Como a tela possui densidade de pixels de 326/polegada, todos veríamos uma imagem perfeita (por isso o nome é “tela Retina” e não de retina, como algumas operadoras afirmam).

Confira nossos testes com três aparelhos distintos: um iPhone 4, um iPod touch 4g e um iPhone 3GS. Os dois primeiros possuem a nova tela de alta resolução, enquanto que o último não.

Primeira coisa que comparamos foi a visualização normal delas. Queríamos saber se a sensação de olhar para a tela “Retina” do iPhone 4 era melhor que a do iPod touch.

O resultado visual é exatamente o mesmo, em um ângulo direto. Compare nestas fotos em alta resolução:

A imagem não deixa dúvidas que praticamente não há diferença entre o primeiro e o segundo. Para o de geração anterior, que possui um quarto da resolução, o contraste é gritante.

Tecnologia IPS

O iPod touch não possui tecnologia IPS, que permite visualizar bem a tela de ângulos maiores. Veja na foto os três modelos, com a mesma intensidade de iluminação:

Resistência e revestimento anti-oleosidade

A Apple sempre se vangloriou da resistência dos vidros do novo iPhone 4, feitos com o mesmo material usado em helicópteros. Como pudemos constatar aqui mesmo no Blog (leia “Testamos a distorção de imagem da tela de um iPod touch 4g“), a tela do iPod touch não é nada igual em termos de resistência. Nada. Além disso, não há o revestimento anti-oleosidade, fazendo com que as marcas de dedo saiam com mais dificuldade no touch.

Botão Voltar ao topo