2010ARQUIVO

Com as mudanças nas regras de aprovação, jogos clássicos e nostálgicos renascem na App Store

Com a mudança de política de aprovação dos aplicativos na App Store, a Apple começou a aceitar vários tipos de apps que antes não permitia. É o caso dos emuladores, programas que permitem rodar sistemas de plataformas antigas, muitas delas que nem existem mais. Duas tradicionais empresas de jogos não perderam a oportunidade e já estão trabalhando para trazer à plataforma móvel mais popular do momento, seus antigos títulos: são a Elite Systems e a Capcom.

Devo confessar que há três anos que espero por uma versão de emulação do ZX Spectrum para o iPhone. Para quem não conhece, este foi um dos mais famosos computadores domésticos da década de 80 e no Brasil tinha uma versão chamada TK90X Color Computer (ou TK95). Simples, com gráficos quadriculados, mas de um valor emocional inestimável para quem começou na computação com ele, como eu.

Ontem, finalmente chegou à App Store um aplicativo do tipo, trazido pela Elite, famosa empresa de jogos na época: ZX Spectrum Elite Collection (0,99$ – link).

A abertura dos jogos vem acompanhada do barulhinho clássico de leitura da fita cassete, algo que deve emocionar bastante os usuários antigos. Pena que o aplicativo decepciona pela sua limitação. A Elite só disponibilizou seis títulos, bem fraquinhos por sinal. Não há como carregar arquivos personalizados e nem como programar em Basic (na época, revistas como Microdigital traziam listas de programas para o leitor mesmo digitar).

A esperança é que mais algum desenvolvedor aprecie a ideia e crie um emulador mais aberto para o iOS, aproveitando esta abertura da Maçã.

YouTube video

Outra que quer tentar reviver seus tempos de glória é a Capcom, que ontem apresentou um aplicativo no mesmo estilo, ainda em fase de desenvolvimento. O Capcom Arcade trará títulos famosos das máquinas dos antigos fliperamas. Ele será gratuito para baixar e trará inicialmente 4 jogos: Street Fighter II, Ghouls ‘n Ghosts, Commando e 1942.

Ela pretende inovar na fórmula comercial do aplicativo: o jogo tem o formato de uma casa de fliperamas. A cada dia, o usuário recebe “fichas” para jogar gratuitamente na máquina que preferir. Quando as fichas acabam, se quiser jogar mais basta comprar com a “moça do balcão” mais fichas, através de compras individuais da App Store (in-app). Ele não revive somente a nostalgia do jogo, mas também o ambiente da época. Genial! :)

Confira o vídeo:

YouTube video

via

Botão Voltar ao topo