Aplicativos

Com as mudanças nas regras de aprovação, jogos clássicos e nostálgicos renascem na App Store

Com a mudança de política de aprovação dos aplicativos na App Store, a Apple começou a aceitar vários tipos de apps que antes não permitia. É o caso dos emuladores, programas que permitem rodar sistemas de plataformas antigas, muitas delas que nem existem mais. Duas tradicionais empresas de jogos não perderam a oportunidade e já estão trabalhando para trazer à plataforma móvel mais popular do momento, seus antigos títulos: são a Elite Systems e a Capcom.

Devo confessar que há três anos que espero por uma versão de emulação do ZX Spectrum para o iPhone. Para quem não conhece, este foi um dos mais famosos computadores domésticos da década de 80 e no Brasil tinha uma versão chamada TK90X Color Computer (ou TK95). Simples, com gráficos quadriculados, mas de um valor emocional inestimável para quem começou na computação com ele, como eu.

Ontem, finalmente chegou à App Store um aplicativo do tipo, trazido pela Elite, famosa empresa de jogos na época: ZX Spectrum Elite Collection (0,99$ – link).

A abertura dos jogos vem acompanhada do barulhinho clássico de leitura da fita cassete, algo que deve emocionar bastante os usuários antigos. Pena que o aplicativo decepciona pela sua limitação. A Elite só disponibilizou seis títulos, bem fraquinhos por sinal. Não há como carregar arquivos personalizados e nem como programar em Basic (na época, revistas como Microdigital traziam listas de programas para o leitor mesmo digitar).

A esperança é que mais algum desenvolvedor aprecie a ideia e crie um emulador mais aberto para o iOS, aproveitando esta abertura da Maçã.

Outra que quer tentar reviver seus tempos de glória é a Capcom, que ontem apresentou um aplicativo no mesmo estilo, ainda em fase de desenvolvimento. O Capcom Arcade trará títulos famosos das máquinas dos antigos fliperamas. Ele será gratuito para baixar e trará inicialmente 4 jogos: Street Fighter II, Ghouls ‘n Ghosts, Commando e 1942.

Ela pretende inovar na fórmula comercial do aplicativo: o jogo tem o formato de uma casa de fliperamas. A cada dia, o usuário recebe “fichas” para jogar gratuitamente na máquina que preferir. Quando as fichas acabam, se quiser jogar mais basta comprar com a “moça do balcão” mais fichas, através de compras individuais da App Store (in-app). Ele não revive somente a nostalgia do jogo, mas também o ambiente da época. Genial! 🙂

Confira o vídeo:

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Julio

    Demais!

  • aaaaaaaaaahhhhh.. eu quero eu quero.. *-*

  • Claudio Bauer

    iLex
    Também eu comecei com TK.
    Acho que estou ficando velho.

    • Capelete

      somos 3 então

    • Leonardo F. M.

      Somos 4!!!!

      meu primeiro “computador” foi um TK90X, ahahahah fiz o curso numa escola chamada Micro Kids, eu tinha 9-10 anos na época. O TK demorava quase meia hora só para rodar um jogo, era o tempo para o TK ler a fita cassete, e tinha que ser no volume certo se não não rodava!!!! ahahahaah

      Meu primeiro “Note book” foi um Toshiba tela azul e com 20 mb de HD, isso mesmo 20 Megas, era um monstro na época!!!!!!!!! ahahahah (tenho ele até hoje, claro q nem liga mais!)

      Quando chegou a internet no Brasil eu tie que ir para São Paulo fazer um curso na Microsoft na Paulista de SP! eheheh

      Bons tempos!!!

      • Jean Paul

        Mais 1… somos 5.

        TK90X, Expert, AppleII. … impressora Monica…. 10cps…

    • Leonardo F. M.

      Nossa, tive todos esses computadores acima!!!!! TK85, TK90X, MSX, AMiGA, Impressora MONICA!

      Meu pai montou uma escola de informática aqui em Ribeirão com 7 PC XT 386, era os melhores na época, lembro até hoje eu e meu pai na Paulista num “put….” escritório negociando os computadores com o cara que importava!!!! eheheheh

      O que chamava a atenção da escola era o note Toshiba de 20 MB de HD e a impressora matricial de 4 cores !!!! eheheheheh

      Basic, Dbase, Clipper, Dataflex programei em todos!

      Word tinha que digitar os comandos!!! ehehehehe

      Bons tempos que não voltam nunca mais!!!! Essa mulecada de hoje não sabe o que é bom!!!! ahahahah

      • Paulo Silva

        Bons tempos do TK90X, Microsistemas, Input, fitas cassetes, joguinhos…

        Época de ouro!

    • Oluko

      Estamos, eu com o CP 200….memória RAM era menor que meu Iphone4. Bota menor nisso, kkkk

  • Rafael Kapela

    Muito boa a idéia da Capcom!

  • Raphael Diniz

    Me emociono quando lembro dos jogos da CAPCOM, Street Figther II, Megaman, Soccer Shootout entre outros, vou adorar ter esses excelentes clássicos em meu iphone

  • Torres

    Vou comprar esse da capcom agora!

  • André

    TK 85… no dia que ressurgirem jogos como T-Rex ou Super Scramble, vou ter que baixar!!!

  • Souldibob

    Caracas nostalgia totalllll!!!!não vejo a hr /

  • Luciano Oliveira

    Todo mundo aqui tá véio!!!

  • Skeat

    E a Apple só perdeu clientes por causa dessas limitações, não é verdade?

  • Luiz Carlson

    Eu comecei com um TK2000, demorava uma hora para ler o jogo Karateka da fita-cassete, isso quando não dava erro de leitura =D

    • O TK2000 era clone do Apple II, não?

      • Beto

        Sim, era um clone! Foi o meu primeiro computador, antes de partir para o Amiga. Já o primeiro game foi o Intelivission. Uma dupla infernal para a época!

        • Luiz Carlson

          Eu também tive o Intelevision, criei calo nos dedos jogando Lock’n Chase, Burguer Time, Thron, etc. Os gráficos e o joystick eram melhores que o Atari, mas todos os meus amigos tinham Atari e eu ficava sem ter com quem trocar os cartuchos.
          Torcer para aparecer um emulador do Intelevision para o iPhone 😉

      • Luiz Carlson

        Era sim, tanto é que o meu pai me deu o livro “Programando para Apple II”. Tinha uns 12 anos de idade e foi meu início na programação de softwares. Cheguei e inventar uma empresa de jogos chamada PiratSoft. Me lembro de escrever linhas e linhas de plot(x,y…) para criar a interface gráfica.

        • Marcos

          Nossa….karateka deu até vontade de chorar….adorava…mas acho que no quesito “velharia” ganho da maioria hahhaah…comecei com um TK82, com o famoso teclado membrana!

  • RodrigoDC

    Caraca, eu sou velho demais mesmo e não sabia, até outro dia tinha um TK95, minha mulher fez eu jogar fora porque tava juntando muita tranqueira, junto com o Tk95 foi para a lixeira um MSX 2000, um intel 286, um intel 386 e um 486, do tempo de que ter 1GB HDD era o maxino, só fiquei mesmo com os HDD’s, pois ainda tem muita informação que preferi guardar, e não mandar para lata do lixo por segurança.

    • Allan

      Cara como você conseguiu jogar fora uma coleção como essa? Eu preferia jogar fora a mulher hehehe. Se ainda tiver algum, manda pra mim. Pago o sedex com todo o prazer!

      • RodrigoDC

        ehehe 🙂 tava dificil trocar de mulher, por isso as maquinas se foram.

    • Allan

      Nossa!! Me lembro muito bem quando saiu o TK90X Color Computer, fiquei louco para ter, mas na época não tinha dinheiro para compra um. Lembro que tinha duas versões dele um com 16Kb e outro com 48Kb de RAM e salvo enganos exibia somente 8 cores. Só pude comprar meu primeiro computador uns 5 anos após o lançamento do TK90X e foi um IBM-pc XT 286 com 10Mb de HD, 256Kb de memória e 4,77 MHz.

      Bons tempos aqueles…

  • Edric B Filho

    Ainda tenho meu ZX Spectrum 48K na caixa original, meu primeiro micro, e um TK90X fora da caixa… De vez em quando vou lá para relembrar velhos tempos: a trabalheira de achar um transformador 110 para 220 e um técnico de TV que colocasse um potenciômetro para ajustar o vertical da tv a cores (o Spectrum era inglês, usava 220V e o sistema PAL-N tinha taxa de 50Hz, fazendo com que em nossa TV de 60Hz o vertical ficasse pulando direto)… Para não falar em achar o gravador Panasonic portátil, único que tinha controle de agudos e permitia ajustar a sensibilidade da leitura do cassete… Tudo novidade, estudando BASIC, assembly do Z80… Depois Apple II, Apple IIe, PC, PC AT, PC XT e tudo isso hoje… Tempo voa… 🙂

    • Ah, o velho azimute… 😛

  • RodrigoDC

    ehehe!! Tinha até esquecido do PC XT esse era bagaça. meu primeiro curso de informatica foi num XT, mais era muito novo só aceitavam quem tinha mais de 20 anos de idade no curso tive que provar que entendia para poder me aceitarem, acho que na época tinha uns 11 anos.

  • Mario Verdini

    EU TIVE ESSE PC ERA O SIMCLAIR SAUDADES

  • Fabio Fonseca

    A galera do blog se revelando e dando dica da idade, não é iLex? quem diria que a faixa etária do blog fosse tão alta!! hahahaha

    • Madmediphone

      Caramba e eu pensei que era velho pois tive um TK 85 e desejava um Comodore que tinha na loja da Mesbla na Cinelândia.

  • Leandro Zeus

    poxa eu tento, mas só tendo a conta na itunes estrangeira né?????

    achei o spectrum sem ser o elite na app brasileira…

    mesmo preço…..

    mas o capcom nada =/

    será q no da argentina da????

  • Meu sonho é se tivesse o Pinball Fantasies!
    http://beaguinho.blogspot.com/2010/08/pinball-fantasies.html

    Melhor pinball que existe.

    • caraca.. eu era louco nesse pinball.. 😛
      não jogo isso tem alguns muitos anos.. o.O

      #nostalgia

    • obrigado obrigado obrigado

      *-*

      =D

      • Realmente esse jogo é muito loko, e bate mtos jogos de pinball que tenho visto para iPhone, bem que a empresa que desenvolveu podia resgatar ele para iPhone e iPad, o desempenho ia ficar perfeito.

  • Renato

    Ainda tenho guardado: um TK-90X, um MSX Hot Bit e meu Amiga 500. Ser saudosista é duro… Fico na torcida de aparecer um emulador de MSX pro iPhone. Já pensou? Zanac na telinha do telefone? Seria legal.

  • Thiago da Matta

    O meu primeiro computador (na verdade do meu irmão) foi um IBM PC Jr, lá nos idos de 1985. Lembro que eu jogava vários jogos carregando direto de um disquete de 5 1/4. Space Invaders foi o clássico da época, o que mais marcou. Mas lembro de um Winter Games tambem bem legal.

  • Overlord

    Duke Nukem 3D estava gratuito na App Store. Não sei se ainda está

    • Madmediphone

      Ainda tá free.

  • Não vejo a hora de normalizar os estoque de iphone4 para eu instalar esses nostágicos games!

    Show de bola esse post!

  • Eita iLex…. eu tive meu tk2000 em 1985 e era viciado no pacman e karateca!!! Isso fora os infinitos jogos que ficavamos digitando e gravando e fita k7…. to veinho mesmo!!!

  • MARTINEZRJ

    Eu já sou da era do HOTBIT da SHARP, putz mais na epoca queria demais o TK95, pois era o sonho de consumo. Muitos jogos legais

  • Lili

    Bárbaro… Tb sou desse tempinho… que download era só pela Compuserve e bate papo pelas madrugadas era pelo BBS Mandic que era caro pacas!.. e o zóinho ardia naquela tela verde…

  • Gleisson

    Essa ideia da capcom já tem no xbox live, o nome e game room muito legal eles pegarem as ideias que deram certo e adaptar a outras plataformas. Agora sera que eles vão vender no mesmo modelo do xbox ficha ou a maquina?

  • lagostinha

    e supermariobros do snes nao tem pra iphone???

  • Leandro Alves

    Nossa muita gente aqui começou como eu no velho microdigital TK, só relembrando ao pessoal:

    TK82, 2k ram
    TK85, 4k ram

    Esses dois eram clones do SINCLAIR ZX-80

    TK90 – 16k ram
    TK95 – 48k ram

    Clones do Sinclair zX-SECTRUM, e finalizando:

    TK 2000 – Clone apple II, mas nao rodava tudo

    TK 3000 – Apple II

    Isso porque a lei de informatica proibia importacao, era a festa, as empresas clonavam e na maioria nao pagavam nada ao criador, era o caso da Microdigital.

    Depois vieram os MSX, japoneses.

    Que aqui foram representados pela SHARP e GRADIENTE (HOTBIT e EXPERT), aí nao chegou a vir os MSX 2.0, e os MSX 2.0+. Pois a lei caiu e começaram a aparecer os IBM AT 286, 386SX, e DX.

    Leandro Alves

  • Daniel

    Olá,
    Gostaria, se possível, que o blog fizesse uma matéria a respeito do seguinte problema que está atingindo milhares de usuários do iOS 4.1:
    http://discussions.apple.com/thread.jspa?messageID=12260177&#12260177
    Trata-se de uma grave falha do iOS 4.1 na qual as músicas reproduzidas pelos iphone (todas as versões) e ipods sofrem com constantes “travas” ou “cliques” quando o aparelho é utilizado, via usb, em players de som automotivos que têm a função de controle de ipod. Possuia um iPhone 3G, que funcionava corretamente com o iOS 4.01, porém quando atualizei para o 4.1 o problema surgiu. Pensei que fosse uma falha do aparelho e comprei um iPhone 4, porém para a minha surpresa o problema continuou! grato pela atenção.

    • Emanuel

      Daniel, percebí isso tbém! Mais o que mais me deixou P da vida foi a incrível piora da capacidade da bateria! Vc observou isso ??
      Emanuel Iphone 3GS

      • Daniel

        Em relação a bateria não percebi porque quando eu comprei o iPhone4 ele já veio com o iOS 4.1 instalado. Pelo que os pessoal está dizendo o beta do iOS 4.2 corrige o problema da música travando, mais acho uk absurdo ter que esperar até o lançamento do 4.2 pra ter o problema corrigido! deveriam lançar uma versão 4.1.1 ja que o bug é em uma função importante do aparelho.

      • Lagostinha

        Nossa achei que fosse so eu

        A bateria aqui ta indo pro saco, dura 1 dia soh com o 4.1

  • Emanuel

    O meu primeiro foi um MSX/expert, passava horas digitando programinnhas de som e no final achava o máximo. Tinha uns cartuchos também mais já não lembro mais os nomes.. Mouse ??
    Daniel, percebí isso tbém! Mais o que mais me deixou P da vida foi a incrível piora da capacidade da bateria! Alguem mais observou isso ?

  • Ale

    Como ninguem até agora lembrou do CP 200 da Prologica?
    Comecei com ele, primeiro nas aulinhas de basic e depois ganhei um do meu pai. Daï pro Tk95, msx, tk 3000 e por ai vai. Morei nos Eua em 89 e aí mexi pela primeira vez no Macintosh nas aulas de informatica da escola e foi amor à primeira vista….. Duro foi voltar e nao poder comprar um aqui naqueles preços exorbitantes.

    • Lagostinha

      Rsrs meu pai era desenvolvidor dos projetos de pc da prologica

  • Fagner

    OMG!!!

    Eu ja tive o TK95((OLHOS RUBORIZADOS AKI))

    COMPRA CERTA!!! xD

  • Bruno Leite

    É galera fiquei muito emocionado ao ler estes posts, volta um filme do tempo dos velhos tk’s e xt’s, tv jogo, atari e odissey. Como evoluimos, e pensar que temos tudo isso e o mais avançado em nossos iPhones e iPods, e ainda penso até onde podemos chegar.

  • Willian Sousa

    Ano passado meu tio trocou um passarinho por um i486DX4, eu ri dele meu. O micro era um ano mais velho que eu kkkkk. Tenho 20.
    Como não fui dessa época, não posso comentar muita coisa, porém em 2005 eu não tinha nada pra fazer e troquei minha bike num atari com meu primo, tinham trocentos jogos … Enjoei e vendi por 30 lulas pra minha outra tia … E agora … nem sei o destino do coitado, mas o melhor console que tive foi o DreamCast.
    Atualmente não vejo mais graça em jogos, então como trabalho com hardware e suporte. Já viram … manutenção de pc e modding de celular e claro, meu iTouch não escapa 😀
    Provavelmente depois eu dê uma verificada nesse app!
    Valeu

  • Gerson

    Aqui em casa ainda tenho guardado um HD de 12 MB hahaha

  • Chengpe

    Já jogava zanac 2 com textura e efeitos no msx enquantos meus coleguinhas jogavam river raid no Atari (eca!). Época em q computador custava quase um carro no Brasil.

    • Alexandre Pott

      Zanac 2 era espetacular! (ao menos na minha memória). A música era muito boa.