Notícias

Aplicativo Camera+ abusou das regras e foi banido da App Store

Vamos procurar não entrar na questão da utilidade para o usuário. Afinal, a possibilidade de tirar fotos com o iPhone podendo apertar o botão físico do volume (e não um botão virtual na tela, nem sempre muito prático) é sensacional, algo até mesmo intuitivo, pois é como vários outros aparelhos fazem. Mas a Apple não admite em suas regras que se use os elementos do hardware para funções diferentes daquelas que ela determinou, com a alegação de que isso pode “confundir o usuário”.

O aplicativo Camera+, que ganha milhares de dólares por dia, insistiu demais nisso e acabou sendo retirado da loja online.

O atrito começou já no início da semana, quando a empresa Tap Tap Tap publicou em seu blog que uma atualização com a função tinha sido rejeitada pela Apple, pois as regras do SDK são claras em relação a alterar a função do hardware (o botão de volume é para volume, segundo a Apple).

A Apple é bastante rígida quanto à disciplina de sua interface de usuário. Para criar um aparelho em que até a pessoa menos íntima com a tecnologia saiba mexer, tudo tem uma função bem específica e não pode ser alterada. Há pouco tempo ela fez uma exceção à regra, permitindo que apps pudessem usar a luz do flash do iPhone 4 como lanterna. Mas no início, nem isso era possível.

A Tap Tap Tap começou bem o seu discurso, pedindo para que todos solicitassem à Apple para rever o uso dos botões de volume também, pois isso seria um ótimo benefício. A campanha até poderia ter dado certo, se eles não tivessem violado uma outra regra: a das funções escondidas.

Quem comprava o aplicativo, poderia ativar a função através de uma manipulação com a ajuda do Safari. A Apple não permite que os desenvolvedores escondam funções em seus aplicativos (tipo easter eggs) e retirou nesta madrugada o Camera+ do ar. Por teimosia dos devs, um aplicativo que faturava em média 9 mil dólares por dia, agora não fatura mais nada.

Não é a primeira vez que isso acontece: o aplicativo C64 já fez a mesma coisa e foi retirado da mesma maneira (leia “Desenvolvedor pisa na bola e emulador do C64 é retirado da App Store“). Ou seja, não foi por falta de conhecimento.

A Apple é a vilã na história? Não é bem assim. O ser humano tem a tendência de achar alguém ruim quando não faz o que queremos, e a rigidez da Maçã visa a uniformidade e a segurança do seu ecosistema. O sistema Android possui “mais liberdade” nesse sentido e por isso acaba permitindo que alguns aplicativos carreguem escondidos trojans que enviam SMS à números especiais, criando prejuízos sérios aos usuários.

A Tap Tap Tap poderia ter conseguido amolecer a Apple e fazê-la mudar de ideia. Afinal, usar um botão físico para tirar fotos com o aparelho é uma das funções mais pedidas desde o começo. Mas ela passou dos limites desobedecendo as regras e por isso acabou perdendo a razão.

Tomara que essa grana toda que eles estão deixando de ganhar os ajude a fazer uma reflexão sobre seus atos futuros. Afinal, nós somos os maiores interessados para que funções úteis como esta comecem a aparecer na App Store.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Concordo que às vezes o sistema tem que proteger o usuário dele mesmo.
    E sabemos também o quanto a Apple é crica quando o assunto é funcionalidade, seja no iPhone ou em qualquer coisa q ela “produz”.

    Porém nessa os “usuários avançados” ficam na mão. Ou será que a Apple teme que na hora que for aumentar o volume o iOS4 tire uma foto descabida?

    Concordo com a política deles. Pena que eles não concordem com a minha (Jailbreak)

    Até mais,

    • Quando eu vi pela primeira vez o truque de ativar a função, pensei justamente isso: os usuários avançados poderiam aproveitar e se beneficiar, enquanto os iniciantes (que podem “se confundir” com as funções) não teria problemas. É uma pena mesmo.

  • abilio motta

    nunca fiz jailbreak agora tenho um motivo para faze lo, isso e uma coisaq necessito\

    • Mateus Pinheiro de Lima

      Mas o app era da App Store não do Cydia, que precisa jailbreak

  • Pois é, uma pena, pois o Camera+ é ótimo, e com o truque do Safari ficou mais legal ainda. Mas quebrar regras do contrato tira toda a razão da Tap Tap Tap.

  • Rauen

    eles vão tirar as funções, mudar o nome do aplicativo, mudar a interface significamtemente, e vão vender como se fosse algo novo.. nothing new..

    e a Apple vai aceita-los de volta pq mesmo q eles tenham desrespeitado algumas regras, eles eram top sellers.. e mais do que eles, a Apple gosta de dinheiro

    já aconteceu isso com outros apps.. then, nothing new at all

  • JV

    Acho curioso como a Apple deixa passar tantos apps com easter egs. Não acho mal que sejam banidos, abrir um precedente colocaria toda a política deles em xeque.

  • Hansi

    Eu comprei o Camera+… ele será removido do meu iPhone? Ou quem comprou permanece com o aplicativo?

    • Quem comprou, continua com ele. 🙂

  • Os caras vacilaram mesmo…hehe… perderam a boca!

  • Uma pena, postaram em minha comunidade do iPhone pela madrugada, procurei ele para comprar e já não estava disponível…

  • droidDAcabeça

    A apple gosta mesmo de fazer isto….Eu penso que eles pelo menos deveriam recolher informação dos utilizadores para verificarem se a maioria quer essas funções ou não. Não me parece que isso provoque falhas de segurança…Mas pronto temos que respeitar

  • Souldibob

    E uma pena pois o app camera+ era um dos melhores app de fotografia da appstore…
    Eu acho que a Tap tap tap deu um tiro no pe e se sujou com a Apple por bobeira..espero que eles consigam voltar de alguma forma,seja na novamente na appstore ou futuramente no cydia quem sabe…

  • celso

    Pessoal, alguém aqui já baixou o iMovie, não consigo na appstore brasil e na americana não tenho meu cartão cadastrado…. Me ajudem!

    • Se você quer comprar na app store americana sem cartão de credito, compre giftcard no mercado livre, você compra credito para comprar na app store americana.
      Procure por iTunes Giftcard

  • Chilá

    A Apple podia colocar um botão aonde “teoricamente” é gerado o problema de sinal… aí matamos dois coelhos com uma tijolada só… hehehe

  • Rafael Meletti

    Vejam o lado bom:

    Com alguma esperança, logo logo o App estará no Cydia, e com a possibilidade de utilizar o botão para tirar fotos.

  • Julio Cesar Bianki

    Eles não vão perder pro muito tempo. É só tirar essa função e reenviar o app para avaliação.

  • Ângelo Paulo

    iLex, uma dúvida: é possível a Tap Tap Tap submeter novamente o Camera+ para aprovação sem essa funcionalidade escondida e o app ser aprovado e reintegrado à AppStore?

  • Edguitarra

    Galera,
    quero comprar o navegador GPS da Sygic, pois está em promoção. Porém o Aura Drive, também da Sygic, está sendo vendido pelo mesmo preço. Qual é melhor? Qual a diferença dos dois?

  • Adriano Santos

    Perder $ 9 mil dólares por dia é freud.

  • Diego

    Quem tiver a versao mais recente, para ativar basta acessar no Safari:

    camplus://enablevolumesnap

    ou para desabilitar

    camplus://disablevoulumesnap

  • Renato

    Não sabia dessa função do Camera+, até por ser de um versão mais nova do APP.

    Sinceramente, esconder funções foi pisar na bola, mas acho uma mancada maior ainda a Apple implicar com esse tipo de coisa(usar botão de volume). Uma idéia GENIAL, que ajuda muito na hora de tirar fotos. Ás vezes acho até falho algumas coisas no design do aparelho, e acredito que essa função de tirar fotos usando um botão físico ( o de + no caso) poderia já vir nativa. è tão simples de explicar que eu duvido que ficariam duvidas nos usuários.
    Já essa comparação ao Android achei desnecessária, ao mesmo tempo que essa tal liberdade pode “prejudicar” usuário, ela também oferece MUITO mais recursos para os desenvolvedores.
    Espero que após a “retirada” das funções escondidas, o app possa voltar para a appstore, um dos melhores que ja vi.

  • Lucas P.

    Se eu estivesse ganhando 9 mil dólares por dia e do nada parasse, ahh nem sei oq faria!

  • Ricardo

    um dos melhores aplicativos de câmera 😡

    @off

    tenho uma dúvida sobre o iPhone 3GS 8gb. Pelo preço de 99 dólares, nos EUA, terei de comprar na Apple Store, ou é em alguma outra loja? Li que para ser esse preço, terei que ter fidelidade de 2 anos, para a AT&T, ou algo assim, nesse período terei que pagar alguma taxa para AT&T, ou não? E poderei mudar de operadora, uma brasileira, usando o ultrasn0w? Valeeu =)

  • Marcio Rodrigues

    Achei a ideia muito boa; imagine o botão de aumentar o volume disparando fotos enquanto o de abaixar o volume Inicia/Para uma gravação.
    Más tem algumas coisas que não dá pra entender. O que um usuário “leigo” vai fazer com um iPhone na mão? Se o que ele quer é tirar fotos, utilize uma câmera digital com o mínimo de botões para “não se confundir” ou um celular mais simples. Além do mais, o nível de dificuldade para o usuário conseguir acessar a câmera, ver fotos, alternar entre filmagem e foto é relativamente maior que dizer que ele terá que apertar o botão de volume para tirar a foto. Os aplicativos explicam muito bem isso, já instalei diversos apps que chega cansa de tanta explicação na tela, e isso sempre me lembra o Nintendo Wii com seus desenhos explicativos que dá pra ser entendido por qualquer pessoa que fale qualquer idioma.
    Entendo a posição da Apple, mais não acho que isso seja motivo para banir um aplicativo. Algumas coisas precisam ser mais bem ponderadas e debatidas no projeto desses dispositivos.

    Boa tarde,

  • Marcelo Seidel

    O problema da Apple é que, talvez por falta de uma política que classifique o nível de seus clientes, querer nivelar todos os seus usuários por baixo. Para ela não existe usuários avançados ou experientes. Para ela somos todos “menos inteligentes, incapazes e impensantes” o bastante para termos uma experiência mais avançada com o iPhone.

  • iDmilson

    Toda essa “ditadura e truculência” do Mr. Jobs só visa manter o controle. E se num futuro próximo a propria Apple gostar da idéia e começar a usar o botão de volume pra tirar fotos? Será que o pessoal do Camera+ vai receber “royalties”?

  • Rodrigo

    então tá, vou gastar 0,99 no SnapTap da cydia store…

  • Renan Decarlo

    putz, 9 mil dólares por dia? o_o” 270 mil dólares por mes, quase 500 mil reais, meu deus!

  • aleft

    Não querendo puxar a brasa a favor da apple, pois eu mesmo uso JB e tb nao concordo com algumas politicas da empresa. mas convenhamos; eles criaram o iphone que é o cel que 10 entre 10 mortais gostariam de ter, eles criaram o iOS4, o itunes que é por onde se compra e baixa os app ¨legais¨ pertence a eles…, então acho que eles tem o direito de derteminar os parametros e colocar todas as regras que quiserem pro que for vendido através deles.
    Quem não estiver satisfeito com a politica deles que compre um nokia e terá botão de foto fisico pra apertar ou entao faça JB e baixe o que quiser sem restriçâo.

  • Marcelo Seidel

    Não nos esqueçamos de uma coisa: O JB também tem uma participação significativa no sucesso do iPhone. Se por um lado muita gente se satisfaz em ter o iPhone do jeito que vem de fábrica, todo capadinho como o tio Jobs gostaria, por outro lado muita gente só compra por causa das possibilidades infinitas que ele proporciona após o JB. Entre esses últimos me incluo.

  • Naomi

    Levei dias para decidir o app que substituiria o original. Escolhi o Camera+. Menos de uma semana depois ele é retirado da loja.

    O que quero saber, se alguém puder responder, é como ficarão as atualizações desse app?
    Sou leiga, explico: se houver atualização de iOS e não for compatível com a versão corrente do Camera+ como ficamos nós, os consumidores?
    Estou me sentindo lesada pelos desenvolvedores, que já faturaram muito em dois meses, e pela Apple também pois, paguei por algo que pode não ter mais utilidade num futuro próximo…

    Adquiri vários apps pagos nas últimas semanas e agora fiquei com medo de “perder dinheiro”.
    No mais, concordo que regras são regras e foi bola fora do pessoal da Tap Tap Tap.

  • Jerônimo

    Comparar a troca de função de um botão por um aplicativo no iPhone com app que possuem trojans no Android foi no mínimo infeliz… a troca da função do botão não visa lesar ninguém, apenas ajuda quem quer ter essa facilidade instalada… sou usuário de Android desde a versão 1.6, hoje uso a 2.3 e acho muito boa, neste final de semana tive a oportunidade de pegar um iPhone 4 e realmente o produto é muito bom, além de claro ser muito fluído, se juntassem o desenvolvimento do pessoal da Apple com a cabeça aberta do pessoal da Google acho que nasceria um produto muito melhor do que os 2 no momento…