Curiosidades

Modo avião prova que recurso FaceTime não usa dados da operadora

Mesmo com nossa demonstração da chamada FaceTime, alguns ainda duvidam que a ligação por vídeo não passe pela operadora. Isso porque um dos requisitos mínimos para chamar outra pessoa é ter o número de telefone dela. Como a Apple faz para usar o número de telefone mas não usar a rede da operadora?

Não sabemos a resposta, mas nosso leitor Marcel Kaybara foi tirar isso a limpo, tentando fazer uma chamada de vídeo com o aparelho em modo avião. Veja o resultado.


Ou seja, mesmo no modo avião (que corta toda a comunicação com a operadora), a chamada por vídeo funciona perfeitamente. Claro que neste caso, é preciso ligar o Wi-Fi.

Alguns desenvolvedores já descobriram que as chamadas são feitas através de um protocolo internet. Se você tentar digitar no Safari (mesmo que seu iPhone não seja o 4) um endereço que comece por facetime:// e mais um número de telefone, verá que um pop up de chamada aparece. No 3GS o menu fica truncado, enquanto a mesma operação no iPhone 4 abre as opções para o FaceTime.

Apesar de alguns apostarem que isso possa abrir possibilidades para o uso da função em iPhones mais antigos, o mais provável é que seja apenas um bug do sistema que deverá ser consertado em alguma atualização próxima.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ja utilizei o face time e realmente é um espetaculo. Nao tive a curiosidade de colocar no modo aviao, vou inclusive fazer o teste novamente, mantendo o modo aviao ativado.

  • Leo freitas

    Usar nos antigos pra que? Haha vai falar com a pessoa mostrando a ela onde vc está, apenas? Hehehe

    • waldemarJR

      é melhor comprar um espelho por 2 reais do q um iPhone 4 por 2000 reais

      • Joao Carlos

        Espelho ??? nossa que comentário !!!!

        • A brincadeira do espelho é usar o FaceTime em algum aparelho que não seja o 4. Assim, teria que colocar um “espelho de 2 reais” na frente da tela para poder enxergar o contato.

          Agora uma pergunta para a comunidade em geral: apostam que em um futuro próximo vão liberar esta “Video Chamada” para Skype e demais aplicativos de comunicação?

          Abraços!

          =)

          • Sim amigo, o primeiro App a ser adaptado para usar o FaceTime é o Fring. E pelo que vi, parece q funciona vc ligar do iPhone 4 para outros telefones q tenham Fring instalado usnado FaceTime e a outra pessoa pode te ver.
            Nao sei se o Fring em outros aparelhos vc pode ver a pessoa que estiver uando FaceTime no iPhone 4, mas li algo assim.
            Procure mais a respeito. Ja lhe dei a pista sobre o que vc queria. 😉

            Abraço

    • Jaison

      É só usar o Facetime na frente do espelho.

    • iGomes

      eles podem muito bem criar uma pequena can que fique fixa por um adesivo na parte da frente dos iphones anteriores. e com isso fazer uma imitação do facetime atravez desse acesso

  • JanjaBoy

    Usar nos antigos pra que? Haha vai falar com a pessoa mostrando a ela onde vc está, apenas? Hehehe-2

  • daniel

    Como a especificação nao está publicada ainda, tudo o que se falar é especulação, mas eu posso especular o seguinte 🙂 — o numero de telefone é usado como um identificar de usuário num serviço de diretório.

    Isso garante que não haverá usuários diferentes com o mesmo identificador. A restrição de funcionar apenas em iPhone 4 é que apenas ele, por enquanto, faz o registro do usuário como “on line” no serviço de diretório.

    Um teste que alguém poderia fazer é capturar o tráfego de rede (wireshark na saída do ponto de acesso sem fio) e verificar o que acontece quando se faz a chamada facetime. Depois, colocar o memso chip em um outro aparelho e verificar o tráfego de rede. Se a minha hipótese estiver correta, o tráfego gerado pelo outro iPhone vai ser diferente, pois obviamente ele não faz o registro do dispositivo no serviço de diretórios.

    Essa teoria é compatível com o que se tem, até agora, publicado da especificação do Facetime (uso de SIP, ICE, STUN…)

    • Acredito que além do numero telefonico, utilize também a identificação única do SIM Card, talvez uma combinação para gerar uma identificação única, evitando que alguém mude o numero da linha gravado no chip (não confundir com o numero de identificação do chip)

  • daniel

    .. só para assinar os comentários 🙂

  • José Augusto

    É simples tirar a prova Dos nove basta tirar o sim card Do aparelho e testa o facetime!

    • Marcel kaybara

      Mais tarde vou tirar o sim card e fazer o test do facetime de novo

      • Marcel, deu certo sem o ship? Vc comprou Iphone 4 onde? Ja comprou desbloqueado?

        • Marcel Kaybara

          comprei no Japão e é bloqueado e sem o SIM não é possivel usar o facetime fica uma mensagem na tela
          fui eu quem fiz o video acima

      • Ricardo

        Seu certo sem o SIM Card? Tentei no 3g nao funciona

  • Érico

    como é possível ativar o modo avião e usar o wi-fi???

    • Se vc ligar o WiFi dentro do modo avião, ele liga normalmente

      • Guilherme

        Se você ligar dentro do avião o modo ‘wifi’, ele liga pra vc automaticamente.
        Brincadeira! é só uma troca de palavras.

  • Cesar

    Legal, mais sera que a operadora não vai ter controle disto?! Porque é bem do tipo das operadoras do Brasil quererem cobrar pelas coisas, e isso ae, sendo de GRAÇA, é óbvio que as operadoras não vão gostar.

    Mais mesmo que cobrem, sempre vai existir meios haha 😀

    Só que acho que é bem do tipo da TIM e outras quererem cobrar por coisas que são de nossos direitos em nossos aparelhos.

    • Cesar por exemplo, com a Claro ainda não é possivel ativar o Facetime. Apenas Vivo e Tim, eu sei pq estou usando o iPhone 4 faz tempo e já tentei diversar linhas, com portabilidade e sem portabilidade.

    • Obviu que não usa dados da operadora. Ele apenas envia um SMS em background para autenticar o Numero de celular com o aparelho. Assim como o Sling era no começo apenas Wifi. Mas com Jailbreak já vai ser possivél remover esse bloqueio.

      • Obvio é com O. E não é possível mandar SMS em modo avião.

        • Eu estava me referindo a ativação do Facetime. A propósito gostei da referencia no post.

        • R4ph431

          Óbvio tem acento 😛

          • Marcos Melo

            Cacilda!!! Obviu… Obvio… Óbvio. A saga do ÓBVIO escrito corretamente. Valeu R4ph431!

  • Lucas

    Isso abre a possibilidade do novo iPod Touch 4 tenha o facetime…

  • DenisdiMelo

    É um tipo de skype sem ter que ter crédito para ligar para telefone, fulturamente comprar iphone vai ser sinonimo de economia na conta, é só ter banda larga em casa com wi-fi, e como geralmente alguns bares e restalrantes, assim como shoppings estão com wi-fi, vamos economizar bastante com o face-time, fora quando programadores burlar o programas para outros formatos como symbian e android…

  • Pow, até agora não entenderam a do espelho?

    http://bit.ly/byx62X

    AUHAUHAUHAUA’

    A propósito, testei o “facetime” no meu 3G, e vai para uma tela branca, após clicar no botão da direita (o da esquerda não funciona).

  • bruno

    eu acredito que o próximo iTouch terá face time;
    ai sim vai fazer sentido não liberar por 3g
    esperar para ver…

  • É, as operadoras no Brasil devem arrumar um jeito de cobrar por isso, elas tem muito dinheiro mas com esse recurso elas podem ganhar muito mais, vai saber

  • Ric

    Tenho dois iphone4 desbloqueados, wifi ativado e debaixo do botao do face time so fica escrito “aguardando ativacao…”
    Alguem sabe algo? Uso chip oi.

  • Marcel Kaybara

    Sem o SIM não é possivel usar o Facetime acabei de fazer o Teste

  • Marcostigre

    Ola! vou adquirir o meu iphone 4 no proximo mes, alguem sabe se essa funçao Facetime funciona com o chip da Oi! é fantastico essa funçao. Marcel video nota 1000 viu, parabens

  • Vitor

    Existe um app de SMS pro iPhone chamado What’s App que funciona mais ou menos da mesma forma que o facetime. Você instala ele, confirma o número do seu telefone e ele puxa sozinho todos os seus contatos que tem esse app instalado.

    Meu palpite de como isso funciona é o seguinte. Tanto o Facetime quanto o What’s app nada mais são do que protocolos de IM (instant messaging) só que ao invés de registrar usuários por apelidos (como o AIM) ou emails (como MSN e Gtatk) ele registra como um número (como o ICQ). A sacada foi que o número não é aleatório, mas sim o número de telefone do usuário.

    Por isso que, mesmo sem ter um username, você precisa ter número da pessoa cadastrado e mesmo assim isso não tem absolutamente nada a ver com a operadora.

    Vai ser interessante ver como os hackers podem mudar isso, enganando o facetime com relação ao número do aparelho e podendo fazer ligações anônimas (ou trotes).

  • wollena

    S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L

  • Marcelo BsB

    Amigos,

    Sou só eu ou tem mais alguem alguem sentindo falta do FACE TIME não funcionário na Rede 3g???

    Há chance De isso ocorrer algum dia por EVOLUÇÃO do iOS4??

    Atualmente tenho tudo que a Apple faz e sei que o FACE TIME é uma grande inovação e tal…

    mas é impossivel não lembrar que meu antigo N95 já fazia Video ligações pela rede 3g a mais de 2 anos.

    Um abraço!!

    • Cesar

      Mais seu N95 fazia video chamada de GRAÇA?

  • Marcelo Contaefer

    Não era e graça, com certeza não! Mas não acho, realmente, muito usual você ter que estar com o celular conectado e pedir pra pessoa pra quem você vai ligar acionar o wifi e ficar esperando a ligação.

    Antes que os fanboys venham me bater, já digo que comprarei o iPhone 4 assim que aparecer aqui no Brasil oficialmente. Apenas acredito que a função, que só funciona via Wifi, é meio restrita, apesar de, certamente, ser revolucionária.

  • Jose Maria de Sousa Junior

    Coloquei a mensagem a seguir em outro Post sobre o Facetime, é uma especulação:

    Mas acho que resumidamente o iPhone envia seu número de série único de fabricação e o número telefônico armazenado no SIM Card para alguma rede da Apple. Esta faz o intercâmbio entre os aparelhos. Bom, o texto abaixo tem a especulação em detalhes:

    É apenas um chute, não tenho certeza. Mas acho que a coisa é muito mais simples do que se imagina.
    Creio que nem mensagem SMS seja necessário.
    Talvez envolva um pouco de invasão de privacidade da Apple, neste caso ela precisa saber o número telefônico e o número de série de fabricação dos iPhones envolvidos.

    Vamos colocar assim:
    – Cada iPhone 4 possui um ID universal único, um número de série ou similar que não se repete;
    – Esse ID talvez seja compartilhado por instantes no momento que um iPhone localiza uma rede wifi e internet e esteja habilitado com um cartão sim com telefone válido.
    = id-de-fabricacao-iphone + Numero-telefonico

    A sequencia acima é então passada para a rede da Apple, o número do telefone é usado apenas para facilitar a localização.

    Vamos a uma simulação:
    – João tem o iPhone de id de fabricação 100 e o seu numero telefonico é 900 2828
    – Maria tem o iPhone de id de fabricação 500 e seu numero telefonico é 400 3636

    – Ao localizar umar rede wifi o iPhone 4 envia o id + numero telefônico para um site da Apple, informando que o mesmo está ativo no momento;

    – João e Maria estão em redes wifi distintas, ambas com acesso à internet.

    – João então liga para Maria via Face Time, ele disca para o número de Maria via Face Time, 400 3636;
    – O Facetime detecta que o número 400 3636 foi associado ao ID de fabricação 500 no último acesso feito via wifi.
    – O Face time faz o contato com o iPhone de ID 500, por segurança ele verifica se o iPhone está com o número informado na rede (o cartão SIM pode ter sido trocado no celular de Maria);

    – Daí em diante a coisa é mais simples, confirmadas as credenciais de ambos iPhones (numero de serie + numero de telefone), é usada uma conexão ponto-a-ponto (peer-to-peer – p2p) para que cada iPhone se comunique diretamente, daí a rede Apple ou similar sai de cena e ambos iPhone se utilizam da conexão de internet normalmente.

    Se a coisa não for assim, longe disso não passa.

    Algumas observações:

    Logicamente que o sistema deve ter um crivo para detectar se um iPhone está dentro de um mesmo país ou em paises diferentes como foi o caso do Steve Jobs com seu colaborador em Londres.

    Assim pode haver um controle para que o sistema não funcione em determinados países e por aí vai, mas aí podem inventar clientes proxies e colocar na Apple Store para que o mesmo funcione mesmo em redes bloqueadas pela Maça Mordida.

    Abraços,

  • Ricardo

    Alguém para testar o facetime? Não consegui ligar para a Apple. Tks

    • Raphael

      Opa, é só me add, a quem quiser fique a vontade!!!!

      Raphael

      (11) 9912-2585

      abraços a todos…

  • Alcir lima

    Estava em um voou com modo aviao ativo e recebi uma ligacao de sophia (na tela apareceu sua foto). Nao tenho essa pessoa na agenda e eu recusei a chamada pois tive um tremendo susto. Fiquei fucando o telefone e nao achei nada durante o reato do voo. Nao ficou salvo no hostprico de chamadaa. Alguem ja paasou por isso?