Notícias

Apple confirma o óbvio: o jailbreak anula a garantia do iPhone

A Apple declarou ontem a sua posição referente à atitude do Congresso americano de não tornar o desbloqueio de dispositivos (jailbreak) uma coisa ilegal, quando feito com finalidade não-comercial. Ela disse ao site CultofMac que, apesar do hack não ser contra a lei, ele anula a garantia e deixa o aparelho instável, afetando a experiência do usuário.

O objetivo da Apple sempre foi o de garantir a nossos clientes uma experiência única com o iPhone e acreditamos que o jailbreak pode afetar esta experiência. A maioria dos usuários do iPhone não recorre ao jailbreak, porque este processo viola e anula a garantia de fábrica, além de poder conduzir a certa instabilidade do aparelho, fazendo com que não funcione corretamente.

A posição da empresa é mais do que lógica, tanto que já havíamos previsto no artigo anterior. Porém, muitos leitores acabaram não interpretando bem a “liberação” do desbloqueio, achando inclusive que a Apple começaria a aceitar aplicativos de terceiros no iTunes para a instalação no dispositivo, coisa que em nenhum momento nosso texto deu a entender.

Fazer com que uma coisa não seja considerada ilegal não é o mesmo que torná-la obrigatória.

Então o que a decisão do congresso americano irá mudar no cenário atual do jailbreak do iPhone?
Provavelmente nada. A Apple vai continuar tentando bloquear qualquer tipo de hack, enquanto o Dev-Team e companhia continuarão lutando para encontrar meios de liberar nossos aparelhos. A diferença é que ninguém correrá o risco de ser processado caso faça isso.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ah… perdeu a graça… se não podem ser processados, os hackers desanimam. rs

    • ahUAhUahUahUAhUAH falou e disse!

    • Eu só acho que o aparelho deveria vir desbloqueado (tanto a operadora qto para instalar aplicativos de terceiros) de fábrica, da mesma maneira como os celulares com o Windows Mobile! Tipo c vc instala um app e dá pau, vc leva na loja lá e os tecnicos simplesmente restauram o fw padrao!! simples como a palavra!! enfim.. sou a favor do JB!

      • OmarBH

        E quem paga o serviço do técnico que restaura o sistema? O criador do JB? O usuário? Ou Apple? Garantia é custo (alto, por sinal), ou alguém acha que ela é de graça? Enfim, esse é um ponto a considerar quando se defende o uso De sistemas e apps comensais que se valem De plataformas desenvolvidas por terceiros que, legalizados, são responsáveis por danos e prejuízos.

        Vejo muita gente dizendo que a Apple vende o aparelho e pronto, não pode controlar seu conteúdo. Mas eu vejo a Apple dizer que vende uma plataforma integrada, Da qual o aparelho é parte, assim como o iOS e a Apple Store e seus Apps.

        Talvez, no futuro, a Apple se torne uma Nokia e passe a vender o aparelho livre e pelo dobro Do preço De hoje e com garantia que se resume a resetar o aparelho, visto que não lucrará mais com os Apps e com os demais elementos Do sistema como é hoje.

        Caso a se pensar…

  • Gabriel

    briga perdida!

    Se não pode com eles junte-se a eles!

    A Apple deverria continuar anulando a garantia, mas deveria deixar algum modo disponível pra quem quiser usar uma fw custom… Melhor q fica dependendo de hack instável…

  • Midiu

    e em relação ao desbloqueio?

  • iEaf

    me surpreenderia muito, caso a apple adorasse a posição do congresso americano. Tudo no rumo esperado. E que os hackers continuem.

  • zeroleo

    Com essa medida um usuário poderia obrigar, mesmo que judicialmente, a apple a cobrir um aparelho que tenha jailbreak, não?

  • iEaf

    Zeroleo
    Belíssima pergunta ! Há algum jurista por Aí que possa nos esclarecer???

  • AFreire

    Essa é provavelmente uma área cinza, que deverá ser decidida nos tribunais.
    Eu não acho nada tão óbvio, com diz o artigo: na teoria, poderia-se exigir que a maçã desse suporte e garantia à aparelhos com jailbreak uma vez que não se está cometendo nenhum ilícito ao fazer o jailbreak.
    O que a empresa fez foi simplesmente se POSICIONAR. Se ela for forçada a dar a garantia, são outros 500.

    • É óbvio para quem conhece a maçã, tanto que falamos disso ainda ontem, antes dela ter se posicionado. E como a decisão do congresso não afirma nenhuma obrigatoriedade e nenhum processo decidiu nada do tipo, é óbvio até juridicamente. 😉
      Mas advogado ADORA complicar as coisas… 😉

  • Roney Cezario

    Que pena, cheguei a ficar ate animado.

  • JuniorXP

    Apple vai ter que entender que o futuro é o “Open Source”…queira ela ou não!! Até a Nokia já percebeu o obvio. Aparelhos presos ninguem quer, vc paga caro por algo que vc quer usar como bem entender…se ela não gosta que de os aparelhos de presente e fique lucrando só com venda de apps. Outra coisa chata é depender do Itunes pra tudo, se vc não tiver um Pc a mão tá ferrado. Uma situação de perigo que vc depende de um celular, vem a mensagem…conecte ao Itunes para ativar, pode um negocio desses?!

    • Até a Nokia já percebeu isso!
      Não interessa se os lucros da mesma Nokia despencaram nesse trimestre, ao contrário da Apple, o que interessa é o Open Source!
      Porque a teoria é linda! 😛

      • JuniorXP

        Retificando então: Queiramos ou não, é o futuro que “todas as fabricantes” estão adotando. Gosto dos produtos da Apple, por isso tenho Iphone/Ipad/MacBook, mas, isso não muda o fato de eu não gostar de um produto que te deixa preso as vontades da Apple, paguei caro..quero levar o produto inteiro!!

        • ricman1103

          que nem diria meu pai, open source eh lindo. eh barato, eh livre e tem mais algumas vantagens ai. mas vai explicar pro presidente da sua empresa que o sistema deu pau e tem que esperar o mlk de 17 anos terminar de surfar lah no havai pra resolver o problema… software pago tem suas desvantagens, mas tem uma vantagem que ja justifica voce se manter nele, que eh a certeza de que se der algum problema, no caso de sistemas de grande porte, tem uma equipe soh pra resolver e, no caso do iphone, seu iphone sera arrumado ou trocado. a ideia de fazer o que voce quiser com o celular eh linda e maravilhosa mas imagina que alguem um dia tente rodar windows dentro dele e der pau, ou estragar algum componente, o que que a apple tem a ver com isso? NADA. e ela nao tem a obrigacao de trocar. posicao certissima da apple na minha opniao.

  • Alexandre(aleft)

    Sou totalmente a favor do JB mas dificilmente a apple vai aliviar judicialmente se alguem danificar o iphone e ficar provado que foi por um JB mal feito por ex.
    A regra foi clara, o hakkers não poderão ser procesados por criarem JB, mas o usuario que usar esta sujeito a perda de garantia ou travamento definitivo do aparelho. e claro, a apple provavelmente ira se empenhar cada vez mais em dificultar os JB.

  • Marcelo GP

    Não me interessa o JB. Só queria liberar o meu iPhone para poder atualizar o iOS sossegado. Ou seja, sonho com uma anistia geral eheheh

  • Takashi

    Meu Iphone 4 tah mto bem s/ JB, e nao penso em fzr, as funcoes q eu qria a apple jah habilitou c/ o iOS4 msm /o/ (e sim, eu usava JB no meu 3G e 3Gs)
    O que realmente qria era q a apple firmasse um acordo c/ as operadoras pra pelo menos vender o aparelho desbloqueado d fabrica e claro, tentar negociar p/ liberarem o tethering /o/.
    Pq eh foda ter um plano de dados no Iphone e ter q pagar mais outros dois planos (Ipad e no meu macbook) pra fzr praticamente a msma coisa ___ ___” …

    • Rafael

      A Apple bem que podia fazer assim, as operadoras contatavam a Apple, pediam o aparelho e já recebiam, vendiam ao usuário e a surpresa a Apple já desbloqueia no iTunes, a Apple e a Operadora VÃO vender o aparelho BLOQUEADO, MAS, a Apple desbloqueia ele via iTunes!

  • Luciano Vieira

    A pergunta que eu sempre me faço é a seguinte:
    Por que as pessoas que são a favor do “Open Source” não buscam outras plataformas? O Android está aí à disposição, não está? Também existe o Windows Mobile, o Symbian…
    Esse fuzuê todo em torno desse tal de Jailbreak só me faz ter cada vez mais certeza de uma coisa: o iPhone é disparado o melhor celular da atualidade. Pois, do contrário, essas pessoas que insistem nessa briga já teriam buscado outros celulares.

    E, como estudante do nono semestre de Direito, não vou falar sobre legislação (Código de Defesa do Consumidor) ou princípios; vou apenas fazer uma pergunta cuja resposta, imagino eu, já será suficiente para esclarecer sobre o questionamento que fizeram acerca da possível exigência que a Apple oferecesse garantia a produtos com Jailbread:
    Se vc fosse um fabricante de um produto X, o vendesse como produto X, o indivíduo chega na sua loja e compra, sabendo que o produto é X, mas depois chega em casa e o modifica, transformando-o em produto X1, daí não gosta do resultado e quer que vc, fabricante, conserte? Vc acha isso razoável?

    Eu, particularmente, não acho. E digo que o Direito também não acha.

    Só sei que, se eu quisesse ter um celular “livre”, venderia meu iPhone e correria para outra opção do mercado…

  • o congresso americano apenas legalizou a pratica de desenvolver meios de realizar o Jailbreak no iPhone.. =\

  • Diego Mota

    Cadê o JB que não chega logo…poxa!!!

  • Se eu atualizar/restaurar e tirar o jailbreak ele volta a ter garantia?

  • Bruno

    Acho q se a Apple se negar a dar assistencia a iPhones com jailbreak, ela deverah enfrentear processos, pois isso iria contra a logica: se eu faco uma coisa q eh legal, como posso ser penalizado por isso???

  • Pedro

    Cara eu só compro o iPhone 4 se tiver jb
    mas uma coisa é verdade, vez ou nunca o celular recebe espírito por conta disso

  • Kleyson Klesller

    iLex infelizmente estou acompanhando o blog só pelo twitter! Ainda esta com problemas ou é essa tal de DNS que ainda não atualizou no meu PC?

  • Hori

    Não entendo quem acha q a Apple devia “aceitar” o JB. Quem compra um iPhone sabe que ele é travado. O argumento “pagar caro para ter um aparelho bloqueado” não faz o menor sentido. Faria SE este bloqueio não fosse de conhecimnento comum. É como comprar um carro a gasolina e transforma-lo em carro flex, e depois se der algum problema, achar que a montadora deveria dar suporte. Quem compra carro zero sabe que dá para perder a garantia por muito menos, e mesmo assim ninguém reclama. Por que com outro aparelho teria que ser diferente? Quer liberdade, compre OUTRO aparelho. Porque este com certeza não é o modelo de negocio da Apple.

  • csae

    Eu já sei que vai ser difícil a Apple facilitar as coisas pros hackers, então se alguém exigir o desbloqueio em território americano, a Apple vai ser obrigada a desbloquear, não é?

    • Papai Noel me disse que sim, mas o Coelhinho da Páscoa tá duvidando dele…

  • Celio Gomes

    Uma pergunta pessoal:

    E caso eu restaure com as configurações de fábrica pelo iTunes, ele ” volta” a ser original?