Notícias

Congresso dos Estados Unidos aprova jailbreak de celulares como sendo um direito do consumidor

Há muito tempo que esperávamos por essa, e finalmente agora é oficial: o Congresso dos Estados Unidos acaba de anunciar que o ato de desbloquear um telefone e instalar aplicativos de terceiros não é um crime. No mundo do iPhone, chamamos isso de jailbreak, no qual a Apple lutou tanto para torná-lo ilegal.

No Brasil isso não é novidade, pois o desbloqueio é um direito do consumidor. Mas nos EUA a Apple estava fazendo um forte lobby para que ele fosse tratado como ilegal (leia “Segundo round na luta pela legalização do jailbreak“). Tudo porque ela sempre quis manter seu monopólio na venda de aplicativos, músicas e filmes. Claro que também é por uma questão se segurança (aparelhos com jailbreak podem ficar mais vulneráveis a ataques maliciosos), mas obviamente que o interesse da Maçã sempre foi econômico.

Agora, o Congresso americano considera o desbloqueio de aparelhos (tanto o de operadora quanto o de instalar o que quiser) uma exceção à Digital Millennium Copyright Act (DMCA – Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital), permitindo que cada um faça o que bem quiser com o aparelho que comprou. Claro, vender ou repassar produto ou software alterado continua sendo um crime e, portanto, a pirataria com aplicativos crackeados continua ilegal.

A medida é votada a cada 3 anos e, portanto, a Apple pode ainda tentar mexer seus pauzinhos para que ela mude em 2013. Mas até lá muita água ainda vai rolar.

Outra questão importante é que, apesar da exceção à lei, provavelmente a Apple continuará considerando qualquer alteração não autorizada no aparelho como motivo para quebra de garantia e, por isso, não é recomendado levar dispositivos com jailbreak para a assistência técnica em caso de pane.

O Blog do iPhone sempre defendeu o jailbreak como um direito do consumidor, mantendo sempre sua posição rígida contra a pirataria (são coisas bem diferentes). A Apple coloca alguns limites chatos no iPhone, que felizmente estão caindo a cada grande atualização, como foi com a multitarefa, a imagem de fundo de tela e o copiar e colar. O fato da empresa não ter conseguido transformar os hacks saudáveis de aparelhos em algo contra a lei nos deixa extremamente felizes e satisfeitos, com o sentimento de dever cumprido. Não foi apenas uma vitória do povo americano, mas de toda a comunidade do iPhone no mundo. 🙂

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • vhugooooo

    aleluia né!!

  • André

    Para eu ficar mais feliz só falta a liberação do Jailbreak para o iPhone 4!

  • Toma essa Tio Estevão! Eu comprei e eu faço o que eu quiser com meu iPhone, ok? =)

  • Vitor Sá

    Q bom! Menos uma preocupação para os hackers continuarem a desbloquear pra mim!! Haha!

  • Armando

    Já tava na hora né açsldçsa

  • UHU! Para quem precisa, como eu, é uma mão na roda!

    Anyway, há alguma possibilidade de em futuras versões os hackers já não precisarem desse trabalho todo para fazer o jailbreak?

    Espero que sim! ;D

    • iMlaor

      Acho que a Apple vai fazer de tudo para tornar o Jailbreak ainda mais complicado para os hackers.

  • Duvido que a Apple vai deixar barato…

  • Leonardo

    tornou-se legal,agora falta ser obrigatorio HAHA AUHDAUHEHUES

  • CHUUUUUUUUUUPAA JOBS!!!!!!! =D

  • Aeeee!!! Boa!!

  • Sergio

    Ufa, acho que agora podemos explorar “legalmente” todos os recursos do iPhone…
    Boa…..

  • JupiterBR

    Ufa…..
    Jailbreak ok!….. Apple vai ter que engolir mesmo….

    Agora o “unlock” esse pega na AT&T….. será que veio junto???

    Abs,

  • Rudá Cunha

    Se agora é permitido, então a Apple não pode obrigar mais agente ter que baixar da App Store.
    Podemos baixar e instalar pelo iTunes como fazemos quando temos o Jailbreak!

    Está correto?

  • Bruno Almeida

    Desculpa, mas ate agora o multitasking para mim não foi efetivado, é tanto, que o aplicado Backgrounder (Via Cydia) continua sendo muito mais utilizado, e várias pessoas estão insatisfeitas com esse “multitasking” da Apple (se é que pode chamar isso de multitasking), e está recorrendo a ferramentas para desabilitar essa besteira que a Apple novamente fez. Digo isso, não por minha parte, mas por muitos que possuem o conhecimento devido.

  • Renato

    aehhhhhhhhhhhhhhhhhh……
    agora só queria saber se ja lançarão um JB para meu iphone 3gs com a nova band e firmware do medelo 05.13.14

  • JuniorXP

    Que bom que o blog defenda essa idéia!!
    Já tá tarde esse reconhecimento por parte da Apple.
    Acredito que aquilo que compro e pago, tenho direito de fazer o que bem entendo com o que comprei. Se a Apple não gosta, que de um desconto bem grande no produto..isso ela não faz, então porque eu não posso fazer o Jailbreak, jogar pela janela, quebrar, tacar fogo ou qualquer coisa com meu Iphone??

  • Act

    Finalmente

  • Tullio

    Quem chama o ilex de fanboy da Apple agora? 😉 Se ele o fosse, teria colocado no máximo uma postagem no twitter e não teria feito essa postagem.

    Continue com a impessoalidade, my friend.

  • Rafael

    Ta aí uma notícia que foi escrita de forma imparcial e informativa! Parabéns! 😀

    • Acho engraçado que, quando a notícia é contra a Apple, ela passa automaticamente a ser “imparcial e informativa”… 😛
      Não acham um pouco ditatorial essa “regra” criada por alguns sites? 😉

  • Entendo o que o Rafael disse iLex. Muitos consideram o blog como um instrumentro de “adoração” dos gadget da Apple.. Com esse post, ficou clara a imparcialidade jornalística a qual o seu ótimo blog se propõe.. Em outros momentos, como no episódio das antenas, tornou-se suspeito a defesa exagerada a Maça..

    • É que eu defendo o que acredito e considero verdade, independente de quem está do outro lado. Também não tenho nenhum problema em mudar de opinião quando me apresentam argumentos convincentes mostrando que eu estou errado. Não foi o caso das antenas. 😉

      Quem acompanhar os tópicos antigos sobre jailbreak verá que tive as mesmas brigas eufóricas que aconteceram no caso das antenas com pessoas que insistiam em dizer que o JB era ilegal e que eu não era coerente no que dizia. Isso sempre vai acontecer, quem não concordar comigo vai sempre me chamar de fanboy e reclamar, porque faz parte da natureza humana sermos reativos à opiniões diferentes das nossas. 😉

      • paulo

        porque faz parte da natureza humana sermos reativos à opiniões diferentes das nossas.

        concordo em gênero numero e grau com esta frase…….

        • marcos

          só não concordo com o uso da crase aí.

      • SSilva

        Já já algum tempo tenho acompanhado este Blog e, sinceramente, todas as postagens do ILex coadunam com o que penso.

        O problema que ficou conhecido como “antenagate” eu, sinceramente, acho que foi levantado por alguma concorrente e que ficou provado que seu produto tem o mesmo problema.

        Eu admito que sou fâ dos produtos da Apple, não só pelas inovações implementadas, mas também pela ousadia com que ela entrou num mercado concorrido e já um pouco saturado de Smartphones, com um produto que realmente transformou-se em objeto de desejo de grande parte da população mundial. Isso eu considero uma revolução em matéria de inovação tecnológica.

        O que é novidade e é bom, vende. Isso não quer dizer que a Apple esteja pensando somente no consumidor. Toda empresa visa o lucro e com a Maçã, não é diferente, só que ela vende o produto e, ao que me parece, quer continuar tendo a propriedade dele, definindo o que você deve ou não fazer conm ele… Assim complica.

        Também não sou adepto da pirataria, mas se a Apple não permite a venda de produtos como o MyWi, por exemplo, em sua loja, eu tenho que procurar uma maneira de instalá-lo em meu aparelho de alguma forma, que é via Jailbreak. Isso não quer dizer que eu vá crackear o programa para instalá-lo. Ele vale muito bem os US$20,00 que custa.

        Sem mais delongas, basta observarmos que em cada país que o Iphone 4 e o Ipad são lançados, as filas enormes, cuja demanda não tem condição de ser atendida de imediato.

        Eu tenho 1 Iphone 3GS e estou aguardando o lançamento aqui do 4 para trocá-lo. Da mesma forma, aguardo o lançamento do IPAD.

  • Maciel Meireles

    Excelente notícia e post iLex.

    Já tinha lido ele no site abaixo e gostei muito do comentário do autor da nota, vejam abaixo:

    Now the big question is: will Apple be forced to provide a way to jailbreak the iPhone? Can you imagine the irony of the situation?

    Fonte: http://www.iphonedownloadblog.com

    • Alex iPilot

      Penso que não, são coisas distintas.

      O fato da Apple não poder mais dizer que é ilegal o JB não a obriga a facilitá-lo, de jeito nenhum. Pode haver até o efeito contrário: a Apple pode ter ganho um incentivo a mais para (tentar) impedir o JB porque não haverá mais a possibilidade dela recorrer à Justiça contra ele.

      Se o Direito não a ajudará mais, a solução terá que vir da Engenharia…

      • Concordo totalmente com o Alex: “não ser ilegal” não quer dizer que é lei. A Apple vai continuar lutando contra e fazer de tudo para que qualquer alteração que fuja de seu controle seja evitada. A derrota da Apple foi não ter conseguido transformar isso em algo contra a lei, o que daria a ela um poder enorme.

        A tendência é tudo continuar como hoje, com hackers lutando para desbloquear aparelhos e ela atualizando o sistema para rebloquear tudo.

  • Roney Cezario

    Democracia seja feita.

  • Isso é otimo. A pergunta agora é Quando o Jailbreak poderá ser instalado sem hacks e complicações?

    Um grande passo aconteceria se Apple incluísse o Jailbreak no próprio iTunes, aí sim ela seria uma empresa que “segue padrões abertos e não-proprietários”.

    Ironicamente enxergo a AppStore como uma tecnologia proprietária e fora dos padrões mobile, que é JAVA.

    Não questiono a existência da AppStore, ela revolucionou os aplicativos pra celulares e isso de maneira fantástica, mas acredito que o uso de JAVA poderia também ser permetido. O problema é que a Apple quer se proteger e manter apenas o que da lucro pra ela.. assim foi com o Jailbreak e assim será com o MobileAds da Google, com JAVA, com Flash, com o MS Office e etc. A única excessão foi com o browser Opera, que foi aprovado sem tanto sofrimento – mas acredito que isso aconteceu só porque a Opera colocou a Apple em saias justas com campanha forte em seu site: “Quanto tempo a Apple vai demorar pra liberar o Opera? Que não infringe nenhuma regra do SDK”.

    Acho que a Apple deve mudar sua postura e essa conquista, como o iLex disse, já é uma grande conquista.

    CHUPA APLE!!! CHUPA JOBS!!! kkkkkkk

    • Rafael

      “CHUPA APLE!!!” Chupa sua língua inglesa safada que inclui dois “p’s” na palavra Apple só pra confundir o Mikael!

  • vomity

    agora me esclareçarm uma coisa…
    o novo firmware nao consegue reconhecer se o aparelho esta jailbroken????
    se isso for verdade ,nao seria proibido para apple depois dessa lei???
    me corrijam se eu estiver errado…….

    • Rafael

      Quem disse que o novo FW reconhece JB?????? Isto era uma mentira/rumor FEITA por blogs MENTIROSOS, mas esse aqui não é afinal publicou como todos DEVEM fazer mas colocou e muito bem a palavra RUMOR no título, assim não enganando seus leitores como outros blogs americanos fizeram! Sinceramente acho que a cada dia que vejo esse blog mais me considero honrado de ter alguém que provem de conteúdo FREE, GRÁTIS, SEM PAGAR, para pessoas que nem o conhecem ou vice-versa, parabéns ao iLex e a equipe que ajuda nas coberturas do blog!

    • Victor Fabel

      Galera ta afiada aqui, ate tempo verbal do JB ta rolando! hehehehe

  • vomity

    de qualquer forma,se a coisa virou lei,a Apple nao seria obrigada a deixar a garantia para os aparelhos jailbroken???
    o que eu quero dizer eh,o cara vai la e compra seu precioso Iphone,tem garantia por lei que pode fazer o que quiser com seu celular,mas de repente acontece algo no aparelho que a garantia cobre,,ele leva na loja e eles dizem NAO!!!!!!!!!

    E AI????

    • Felipefp

      Não é bem assim!

      Vc pode fazer sem estar cometendo um crime. Mas a empresa diz que vc deve seguir um padrão(usar da maneira “certa”) criado por ela para ter a garantia.

      É o mesmo que comprar um carro e instalar um Kit GNV, o que é absolutamente legal, mas vai fazer vc perder a garantia do motor do seu carro por ter feito uma alteração não prevista pela montadora.

    • Felipefp

      Bem que poderiam impor um iPhone desbloqueado lá também, e de preferência antes de março.
      hehehehehe

  • Aldrius

    ilex, desculpa postar aqui mas não sei onte postar… mas depois que o site mudou o dns, acho que o apn config parou de funcionar! pois meu iphone voltou com o problema de antes… a rede de dados não funciona e por incrivel que pareça(claro que devo estar colocando errado), já tentei de tudo e só o que resolveu foi a APN do blog do iphone! 🙁

    Vlw

    OBS: Eu tenho uma empresa de hospedagem de sites, ou seja, caso precise de qualquer help em relação a servidores dedicados pode contar comigo!(meus servers são da fdcservers)
    OBS²: se essa mensagem for moderada pode apagar os OBS 🙂

  • Marcelo

    Poderia me esclarecer iLex ? Ou algum membro desse site ? Desculpa é que não sei onde postar.

    Olá eu sou cliente TIM. Eu tive um problema com o aparelho iPhone 3G , ele estava conectado ao carregador , durante a noite de Sabado(24/07/2010) para Domingo(25/07/2010) e quando fui remove-lo no domingo de manhã , estava muito quente e com rachaduras na tela e para ver se teve mais algum dano apertei o botão de inicio e rachou mais, fiquei sem saber o que fazer pois não tinha como ir à loja porque era domigo. E mesmo quando comprei depois de alguns dias já tinha aparecido uma pequena rachadura como um risco na tela por eu ter deixado ao sol , mais bem pequena que não havia necessidade de ir à loja e agora com essas imensas rachaduras não tem como eu deixar assim , e queria saber qual o procedimento a ser tomado pois não posso ficar com um produto assim

    • Aldrius

      Eae Marcelo,

      Basta entrar neste endereço ==> http://alacservice.apple.com/service/br/
      Ai vai listar todas as lojas autoridas da apple na sua região! ai só levar na assistencia tecnica! 🙂
      Só para te deixar mais tranquilo… aconteceu algo parecido com um amigo meu que a tela tinha rachada…
      ele levou na assistencia e em 30 minutos ele saiu com um novinho! 🙂

  • Correção: CHUPA APPLE!!!

    Observação: Quando li sobre as antenas também achei que o blog estava puxando sardinha pra Apple, mas logo depois do teste que fizeram notei que isso não era verdade. Esse texto é uma outra prova disso.

  • Daniel Taiguara

    Gostei da noticia !
    Mas tenho medo de um jailbreak por causa da baixa segurança que isso pode gerar

  • Henry

    é só comigo ou o forum esta offline?

    • Henry

      é ta off mesmo :~~

  • BEJÖRN

    Belas palavras Ilex.

    Acompanho o blog há algum tempo, e sei que você escreve e se expressa muito bem.
    Porém esse seu texto realmente me impressionou.
    De certo que concordo em gênero e grau com tudo que você disse e defende
    (creio que como a maioria tb concorda aqui).
    Não precisaria nem entrar no mérito, quero dizer que dessa vez
    você Falou bonito. Estava inspirado.

    Faz bem ler palavras bem articuladas com coerência e um pouco de estilo.
    Valoriza as ideias defendidas.
    Parabéns.
    Continue assim.

  • Fabio

    iLex, acho que não dá pra dizer que o iPhone tem multitarefa. Quanto mais eu mexo no meu 3GS mais percebo que a implementação é fraquíssima. Nem vídeo do youtube ele baixa em background…

  • “iLex, acho que não dá pra dizer que o iPhone tem multitarefa. Quanto mais eu mexo no meu 3GS mais percebo que a implementação é fraquíssima. Nem vídeo do youtube ele baixa em background…” – Fábio

    Concordo, o Backgrounder não era a solução mais bonita, mas era 100% funcional. Para mim era um Package essencial.

  • Omar Domingos

    Só me pergunto se a Apple vai continuar a investir milhões de dólares num produto que, sem mais nem menos, pode ser usado por quem simplesmente emprega horas de seu tempo pessoal para criar apps sem testes de compatibilidade e de comprometimento de sistema. Não sou contra o JB, apesar de não utilizá-lo, mas uma plataforma fechada foi a base do sucesso do iPhone em comparação com a instabilidade do Windows e do Symbian.
    Melhor que legalizar o JB talvez fosse impor regras mais democráticas na aprovação de apps pela Apple, limitação de lucros nas vendas e menos restrições (capacao

  • Omar Domingos

    (capação) de sw e de hw pela Maçã. Mas, enfim, ponto para o JB!

  • Omar Domingos

    Off topic: depois de receber elogios pela liberação do thetering, a TIM dá uma bola fora e acaba com planos 3G ilimitados…

  • RAVAGNANI

    Estive com uma grande esperança para este ano em relação à Apple, A microsoft vai abrir a live no brasil no final do ano com direitop a compra de jogos online, o que ao meu ver abre um caminho grande para que a App Store seja totalmente aberta e com tudo o que temos direito.

  • Alexandre Telles

    e com isso tbm acaba aquela historia da garantia no 4.1… q o seu aparelho fica registrado e vc perde a garantia forevis… e etc.. ?

  • Kyrii

    Jailbreak ,sim!Pirataria nāo!

  • É terrível para qualquer desenvolvedor de software ver um programa seu sendo usado de maneira distinta daquela que foi planejada. Só quem desenvolve sistemas entende isso e entende o lado da Apple. Mas como a maioria é a favor do jailbreak, nem vou levantar a questão!

  • Raphael Nascimento

    Se jailbreak é legal, então a Apple pode ser punida se bloquear os iPhones com jailbreak qndo são atualizados?

    • Quem disse que o jailbreak é legal?
      Releia o texto. 😉

      • Raphael Nascimento

        Pra mim o Congresso Americano disse. Se reconheceram como um direito do consumidor, então é legal.
        Se é legal a Apple não é obrigado a vendê-lo desbloqueado, mas em tese não poderia bloqueá-lo novamente já que é um direito do consumidor.

  • Alexandre P

    Tbm queria saber se agora os Iphones norte-americanos serão desbloqueados ou poderão ser desbloqueados oficialmente…

    alguem sabe ?

  • Bruno

    Legaaaaaaaal,
    agora JB não é mais crime, e dai ?
    Quem fez JB fez, quem não fez, e quer fazer, fará, ambos sem nenhuma diferença,
    afinal, antes de perdia garantia e hoje se perde.

    Enfim, estou muito confuso sobre o que isso mudará no iOS

  • Érik Manzato

    [OFF]
    iLex, acesso aqui o seu blog todos os dias. hj tentei me cadastrar no forum e nao consegui.
    estou com alguns problemas no meu iphone 3g iOS 4.0.1
    *problema na contagem de caracteres de sms de 160 vai para 70
    *enquando estou baixando algo na app store e tendo entrar novamente ele fecha o app sozinho.
    restaurei varias vezes e nao obtive susseso
    tentei contatar vc por email mas nao obtive respostas sei q nao dever ter muito tempo pra responder
    mas poderia me desbloquiar do seu twitter pois qndo o site saiu fora nao fiquei atualizado com oq estava acontecendo.
    obrigado mais uma vez

  • Thiago Gulin

    Sei que não é o lugar para comentar, mas eu tinha uma sugestão de tópico para que você nos mostrasse. Seria “COMO CORTAR O SEU SIM E TORNÁ-LO MICROSIM”. Nenhum site tem isto detalhadamente, com medidas certinhas passo-a-passo. Assim você mais uma vez ajudaria a todos que estão já importando o novo iphone 4

    Obrigado

  • ILex, os posts do blog estão ficando igual ao google news, onde esta aquele blog diferenciado com coisas novas? Não quero que isso seja encarado como ofensa, gosto de mais deste blog, por isso dei minha sugestão!

    Abraço, Att,

    • Sugestões não devem ser dadas aqui e sim por email, como especifica os Termos de Uso do Blog (é só um toque 😉 ).
      Esta semana estamos em caráter emergencial, pois o servidor morreu (este é provisório). Até domingo continuará sendo assim.

  • Rosco Gonzales

    Veja só.

  • Antonio Petrus Kalil

    Essa é minha ÚNICA crítica em relação a Apple!

    Antonio Petrus Kalil

  • Lukas

    è isso aì,eu paguei mil e quinhentos por um iphone e paguei por ele è meu,instalo e faço oq bem intender 😛
    que foda-sse a apple e seus pitz.zz.. 😀

  • Lukas

    A Apple Só perde por não dar liberdade a seus usuários. Você compra um aparelho em preços altíssimos pra ter que conviver com “não pode isso, não pode aquilo”. Se não fossem os hackers, a apple iria acabar muito mal. Afinal, ninguem compra um produto que promete muito e no final não satisfaz.