Notícias

Quando a Apple irá permitir a sincronização sem fio do iPhone com o iTunes?

Uma função que muita gente sonha que um dia seja implementada no iPhone (assim como no iPod touch e iPad) é a sincronização com o iTunes através de rede sem fios, como o Wi-Fi e o Bluetooth.

A Apple já permite a sincronização de apenas uma parte dos dados, como endereços, notas e calendários através do Mobile Me ou do Google. Mas músicas, filmes e aplicativos não podem ser passados para o aparelho sem um cabo.

Um desenvolvedor cansou de esperar por uma solução da Apple e criou ele mesmo um aplicativo que faz tudo isso, chamado WiFi Sync.

Para conferir a veracidade da história, contatamos diretamente Greg Hughes, o criador do app. Ele nos contou que já enviou para a App Store o utilitário e espera aprovação. Com ele, será possível uma sincronização completa via Wi-Fi entre iTunes e dispositivo, como se estivesse conectado ao cabo USB.

Veja um rapido vídeo feito por ele:

Pelo que se conhece da Apple, é bem difícil que o aplicativo seja realmente aprovado. Porém, nos traz esperanças de que esta função possa ser oficializada no sistema em futuras atualizações (OS 4, quem sabe?).

Ou que, pelo menos, o app fique disponível no Cydia… 😉

via

Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Não entendo como uma aplicação com acesso tão restrito possa ter condições de alterar as músicas do iPhone, quanto mais gerenciar os aplicativos…

    Magia negra ou uso de APIs privadas que causarão sua rejeição?

    • Pelo que pude entender ele não acessa nada não. O cliente desktop se comunica com o iPhone e deve fazer com que o iTunes ache que ele é uma conexão USB.
      O aplicativo no iPhone entra em standy by quando a sincronização é concluída, da mesma forma que acontece com outros aplicativos quando mandamos o iTunes sincronizar.

      A solução é interessante e parece muito com aqueles aplicativos que fazem com que o iTunes ache que qualquer MPx xing-ling seja um iPod pra ele.

  • Junior

    Eu estava procurando por isso este FDS!
    Meu notebook deu pau nas portas USB e queria tanto sincronizar por wifi ;/

    será que não sai no cydia não ?

  • Apple provavelmente, nao ira aceitar mecha no método de sincronização que ela utiliza atualmente, se for aceitar ela mesma que ira fazer isso, talvez ela simplesmente o coloque só no próximo iPhone, como uma função “exclusiva” do iPhone 4G, como o que ela fez no OS4 em relação aos diferentes modelos de iPhones

  • creio que seja por causa da velocidade da conexão Wi-Fi. Imagina transferir do iTunes para um iPhone ou iPod 6GB de musicas ou até mesmo um filme de 1GB, claro que nessas ocasiões seria mais fácil utilizar o cabo. Mas eu tbm quero sinc do meus dispositivos por Wi-Fi =)

  • ihenrique

    a velocidade de transmissão de de dados pelo wifi e principalmente por bluetooth é infinitamente inferior ao cabo….. Nao vejo necessidade disso. O usb faz o servico bem feito.

    • lee

      mas utilizar o cabo para sincronizar 1 ou outro aplicativo conta como uma carregada para o celular, e as baterias atualmente (li-ion) tem um numero limitado/finito de cargas.
      utilizar o cabo para sincronizar apps faz sua bateria morrer mais rapidamente pois vc está esgotando esse limite.

      com esse app, nao ha energia alimentando o iphone pois nao ha conexao usb.

      • Tem gente que prefere carregar direto na tomada de luz, que é mais rápido. Com a sincronização via Wi-Fi, isso seria possível.

      • Ceceu Veron

        “mas utilizar o cabo para sincronizar 1 ou outro aplicativo conta como uma carregada para o celular, e as baterias atualmente (li-ion) tem um numero limitado/finito de cargas.
        utilizar o cabo para sincronizar apps faz sua bateria morrer mais rapidamente pois vc está esgotando esse limite.”

        Errado. Basta olhar o manual do iPod e iPhone que voce vera que essa informação esta errada

        • Paulo Nunes

          Com certeza, a Apple esclarece nos manuais que o que conta é o chamado ciclo de carga, isto é, quantas vezes a bateria descarregou totalmente e depois foi carregada, o que pode ser contado de forma parcial ou cumulativa. Isto é, se você carrega 5% da bateria a cada vez que sincroniza, isso só totalizaria um ciclo completo após 20 operações, o que equivale à bateria ter descarregado 100% em parcelas de 5% e sido regarregada na mesma proporção, independentemente do telefone ter chegado ou não ao nível mínimo de carga ou ter sido carregada completamente. O mesmo vale para, como todos sabemos, deixar o iPhone conectado no cabo usb a noite toda, isto é, não existe mais sobrecarga de bateria ou “efeito memória”, como nas baterias antigas.

  • Pedro

    Omg, isso seria muito bom.

    Talvez para um sync inicial ainda seria recomendado fazer por cabo, assim como no time capsule, mas depois, não vejo motivos para não usar um sync por wifi, tirando o fato da bateria.

    Mas não acredito que seja aprovado na app store e nem que seja visto no OS 4, a não ser que o novo iPhone venha com wireless n.

  • Vitor Sá

    Isso seria ótimo! Pq as vezes eu quero transferir apenas uma música e tenho q pegar o cabo lá no fim do mundo pra conectar no PC e depois devolver ao fim do mundo…

  • im

    seria muito bom ein?
    estou esperando a nova versão OS 4, eu tenho a ultima versão e não gostei muito.
    o iPhone so falta algumas detalhes para que ele fique muito bom! 😀

  • Maurício™

    Eu tenho nóia parcial com Wi-Fi.

    Eu tinha que estar sempre com o cabo de rede ligado no MacBook pra sentir a internet veloz; quando botava no Wireless, a sensação era que tava lento e trancado 😀

    Mas passou, faz um tempão que não uso cabo.

    A transmissão da internet é realmente muito veloz; agora, a velocidade pra acessar o HD do Time Capsule é meio lenta, de fato. Irritante.

  • DarkSide

    Eu lembro o dia que saiu o iPod a Apple falava que usou o Firewire por que na época o USB 1.1 era muito lento transferindo apenas 11Mbps … eu acho que por isso vídeos e músicas não são ainda enviados sem fio, enquanto os produtos não tiverem um rede 802.11n (digo iPhone / iPod touch) a Apple não vai fazer que eles funcionem sem-fio. Seria contra tudo que ela já disse. Imagina transferir 5GB de música a uma taxa de 11Mbps … a sim.. são 11 Mega BITS!!!! ou seja 1,365MBps e na prática eu lembro que USB 1.1 de 12Mbps que levava mais de 5 horas, a Apple não faria isso, não enquanto ela tiver seus padrões de qualidade. Com 802.11n talvez a coisa mude.

  • Ed

    Excelente ideia.

    Eu carrego na parede e não gosto de ficar pegando cabo toda vez que quero sincronizar.

    Ainda bem que existe o Cydia. A Apple pode rejeitar o aplicativo à vontade.

  • Será que funciona no iPod touch 1G?
    Seria ótimo, já que ele não tem Bluetooth mesmo, pelo menos sincronizar via Wi-Fi né!?
    Aprove este app logo Apple…

  • Vitor

    Alguém sabe me informar se é possível fazer a atualização do OS do iPhone via Wireless?

  • @romrocha

    Na minha opinião, a Apple NUNCA irá liberar um Sync por Wifi, ela quer q vc vá até o pc, abra o Itunes e dependa dele (no sentido de uso), além do q, toda vez q vc vai no Itunes e aguarda o Sync, fatalmente vc dá um pulinho na AppStore e na Itunes Store.. e isso faz com que você gaste dinheiro. Eu aposto q é isso, não é questão de tecnologia, é opção…

  • Reginaldo Trajano

    Seria ótimo se esse aplicativo fosse disponibilizado logo. Depois da demora do Opera que nem é essas coisas todas, acho que esse aplicativo vai demorar para chegar. Ou vocês acham que a apple já não pensou nisso? Algum motivo eles tiveram para não implementá-lo.

  • davi

    ai que top esse app
    tomara que seja aprovada

  • Gabriel Lucas

    A Apple precisa mudar a homescreen, nem que seja pelo menos a fonte!

  • DVC

    É… mais uma coisa “capada” no iPhone que a Apple com certeza não vai abrir mão.

  • daniel

    haha se colocarem isso no OS4 será apenas para iphone 3gs e ipods terceira geraçao… #tadinho do meu iphne 3g…
    alguem testo as funçoes habilitadas no os4 pro 3g?? se é que tem alguma.. testem ai galera..