Notícias

Adobe desiste de portar aplicativos Flash para o iPhone, Apple responde

Os atuais desenvolvedores já podem respirar aliviados agora. No ano passado, a Adobe anunciou que o seu novo pacote de aplicativos, o CS5, iria possibilitar a exportação de animações feitas em Flash para um formato que pudesse ser transformado em aplicativo nativo do iPhone. Na época, vários desenvolvedores temiam pelo futuro da plataforma, pois a ameaça da App Store ser inundada de títulos de baixa qualidade (por causa da popularização maciça do desenvolvimento) era muito grande.

Porém, a Apple este ano mudou os termos de uso da App Store, proibindo que os aplicativos fossem elaborados por programas externos (a famigerada cláusula 3.3.1). Agora, na teoria, somente títulos criados a partir dos instrumentos oficiais do SDK serão aprovados pela loja.

A Adobe levou para o lado pessoal e anunciou ontem que cancelou todos os investimentos para que o CS5 exporte animações Flash para binário do iPhone. Disse que isso é porque a Apple insiste em manter um ambiente de desenvolvimento fechado, não dando oportunidade a outras empresas de também crescerem.

A resposta da Apple veio rápida. O porta-voz da companhia, Trudy Miller, respondeu:

Tem alguém equivocado aí — É o HTML5, CSS, JavaScript e H.264 (todos suportados pelo iPhone e o iPad) que são padrões abertos, enquanto o Flash da Adobe é fechado e proprietário.

Pelo estilo, aposto que a resposta foi elaborada pelo Steve Jobs em pessoa. 😉

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Algus Helm

    Só faltou estar escrito no final:
    “Enviado do meu iPhone” hehehe

  • Antonio Carlos Oliveira

    Com Certeza!!!

  • Antonio Carlos Oliveira

    1º !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Marcos

      Acho que não…

      • Passos

        MORRI =X……hahaha

      • Antonio Carlos

        Kra juro que quando postei não tinha nenhum comentário hehehehe!!

  • Marcio

    Imagina só: se com todas as restrições existentes já existem zilhões de Apps que não servem para nada, quantos seriam se fosse permitido essa simples migração do flash…

  • Faeljs

    É uma pena tanta bogagem. JOBS LIBERA LOGO O FLASH PRA GENTE!!

  • Concordo com a Apple!

  • Marcus

    Hehehe
    Resposta simplas e objetiva…
    Não adianta nem querer questionar, a Apple é foda.
    Eles sempre conseguem sair por cima.
    Mas bem que eu queria que fosse implantado o flash no iPhone (nem que fosse apenas para sites, nem precisava liberar app externos em flash, bastava liberar no navegador), mas nem tenho esperanças de isso um dia acontecer.

  • H.264 está longe de ser aberto ou barato.

    E um software não é ruim pela linguagem que é feita. Isso é desculpa da Apple.

    O problema é que o iPhone tem muito app lixo que é pago a pessoa compra por engano. E a maioria dos jogos de $1 a $5 são na maioria equivalentes aos joguinhos que encontramos nos sites de jogos em flash, tudo de graça.

    Ai como a Apple ia lucrar seus 20% dos app gratis que ia ter aos montes e muito melhor que os atuais?

  • sou developer e utilizo muito o flash, e seu que o flash no iphone para criação de aplicativos seria muito melhor, eu como usuario iphone teria mais opçoes.

    hj em dia ha muito aplicativo feios não é por causa do flash que isso ia aumentar, e sim até poderia diminuir.

  • Marcio

    Sou desenvolvedor e sei que o flash so prejudicaria. So existem pessoas ridiculas e ignorantes que desenvolvem flash. Obvio que existem as muitas excecoes (poucas).
    Desculpe por falar a verdade.

    • Maurício.

      Sou desenvolvedor Flash há mais de 10 anos. Não creio que sou ignorante por usar a maior linguagem multimídia para web.

      Também programo em outras linguagens e não desprezo ninguém por isso.

      Tenha mais educação e respeito por profissionais de verdade, que se esforçaram, estudaram muito e batalharam em uma época onde não tinha google e tudo tão explicadinho na internet.

      []’s

  • Marcio

    Ah, e nao considero quem faz coisas em flash se auto ontitularem desenvolvedores. Muitos nao sabem o que e programacao de verdade. E nao me venham com historia de AS3 que aquilo ali e ridiculo demais

    • Nelson Vasconcelos

      Rídiculo é você ter um pensamento assim.

      O que vem sido feito em Adobe Flex e Adobe AIR realmente ameaça o monopólio do Jobs de tirar sua graninha dos desenvolvedores.
      O Flash 10.1 tem um desempenho impressionante em todas as plataformas, se você teve a decencia de ver um vídeo rodando ele num Android pensaria duas vezes nesse comentário.

      O que o HTML5 está tentando é fazer algo que o Flash MX fazia 5 anos atrás, e nesses 5 anos a plataforma evoluiu. O AS3 e agora o novíssimo Flex4 estão aí para mostrar o poder que o Flash. O Flash não é mais um “negocio pra fazer as coisas animadas”, está acima disso. Tenta ver em flex.org alguns exemplos de Rich Internet Applications de verdade.

      O que as pessoas não entendem é a vantagem de se fazer um app em flash: Com uma única ferramenta posso fazer um app que rode em TODOS os browsers (inclusive a m**** do IE), todas as plataformas desktop (Windows, OSX e Linux) e as plataformas mais modernas mobile (iPhone, Android e Windows Mobile).

      Isso não seria interessante? Qual é o problema em pagar por uma ferramenta que resolve um problemão desses?

      A propósito, desenvolvedores Adobe Flex e AIR: ainda há uma forma legal de se fazer apps pro iPhone usando o Flash: http://developer.openplug.com/
      Ele recompila o codigo para os formatos autorizados pela Apple, portanto não fere as regrinhas que o titio Jobs impôes

      • Ele recompila o codigo para os formatos autorizados pela Apple, portanto não fere as regrinhas que o titio Jobs impôes

        Acho que faltou um pouco mais de base para afirmar isso. Releia o texto, na parte que fala de APIs… 😉

  • O que todos não entendem, é que a Apple NUNCA vai permitir o Flash no iPhone/iPad pelo simples motivo de que se o fizessem, quebraria a AppStore o o sistema de venda de aplicativos da Apple. A partir do momento que não houvesse restrição, todos teriam acesso a aplicativos e jogos feitos em flash sem gastar nada. Jamais a Apple vai permitir que alguêm “mate” esta fatia gorda de entrada de direnho que ela tem.

    • RAVAGNANI

      É isso ai, pessoal fica achando bonitinho o Iphone não ter flash, e se esquece que esta é uma decisão pura e simplesmente comercial, para que a gente gaste mais na App Store.
      Hoje a gente pode ver que no comercial de 1984 o Big Brother era o Próprio Steve Jobs.

      • É cada coisa que a gente lê, viu…

    • Valter

      Também acredito nessa hipotese.

    • Me mostre 10 “aplicativos” online feitos em Flash que substituiriam aqueles feitos no iPhone.
      Tá, me mostre 5 então.
      Não conseguiu?
      Ok, vá, me mostre 1 que seja…

      • http://www.grooveshark.com
        http://www.photoshop.com

        Assim que eu estiver em casa, visito meus favoritos e lhe mostro a lista completa…

        • Espera um pouco: você está falando de desktop ou de apps mobiles?
          Desculpe, eu entendi errado. Eu tava falando de programas para celular…

      • Só uma correção que parece que a própria Apple desconhece.

        Desenvolver em Flash não custa nada. Basta baixar o Flex SDK gratuitamente, você não precisa dar 1 centavo para a Adobe, ou seja, não é uma linguagem fechada. Está lá para quem usar, sem restrições, simples assim.

        Sendo que o Flex SDK também permite a criação de aplicações em Adobe Air.

        []’s

      • iLex, não sei de quais Apps você se refere. Mas praticamente todos os jogos(que é o principal em lucros) existem em flash em maior quantidade e qualidade.

        Alguns apps como Akinator, são gratis em flash e pago no iPhone, só pq é iPhone.

        • henriqueG

          Eu acho que eu sinto mais falta do Silverlight do que do Flash para o iPhone, sinceramente. Fora ads. e player de vídeo, não tem nada que preste, nada mesmo, feito em flash, se tiver me mostrem, por favor.

        • Impressão minha ou as pessoas aqui realmente querem jogar alguma coisa desenvolvida em flash para telas grandes em um dispositivo mobile, como o iPhone?
          Outra vez, é impressão minha ou realmente querem gastar seu pacote de dados e ficar online pra jogar alguma coisa no celular?
          Isso sem falar que eu tenho certeza absoluta que o desempenho de um app é MTO superior ao de alguma coisa online, em flash.

    • Com essa cláusula como fica o projeto WiPA?

  • Helder

    Boa!

  • No final todas as empresas só querem algo, GRANA. A apple ta certa e a adobe tbm. 😀

  • RAVAGNANI

    Ela esta certa em partes, ela então que desse um jeito de permitir as animações, vídeos streaming, e audio straming na WEB liberados, e somente bloqueado o Flash para ser aplicativo do Iphone.

    Uma empresa que preza tanto pela experiência do usuário, não pode simplesmente tapar o sol com a peneira e fingir que o Flash não é forte na Web atualmente.

    Navegar em sites Flash é no minimo constrangedor no Iphone, pois utilizar o melhor navegador no melhor Smartphone do mundo e não executar uma tarefa tão ridicula é incoerente e não faz sentido algum.

  • Juarah

    Concordo com RAVAGNANI em todos os sentidos!

  • nao falo em flash no iphone e sim em criar aplicativos.
    sei que existe muita coisa em flash q me mata. MAS se puder criar aplicaçoes vao ser quem saber programar em flash, e isso são poucos. 🙂

  • Rogerio

    Só uma coisa: H.264 nunca foi um padrão aberto. Segundo o Guia do Hadware.net (http://www.guiadohardware.net/noticias/2010-04/4BCFD4B2.html) “uma vez que é proprietário e exige pagamento de royalties nas implementações.”
    É a Apple dizendo novamente: “sou dono da bola e só joga quem eu quiser!”

  • jegue-boy

    e triste o fanatismo sega.o Ravagnani e o Adriano paladini disseram tudo.
    que coisa mais chata navegar em uma pagina da web e nao poder ver um simples video.
    RIDICULO isso Tio Jobs.
    eu resolvi esse problema usando o cloud browser .uso para navegar em sites que tem video em flash.

  • Vitor Sá

    Nossa, muito boa a resposta! Não sei pq a Adobe ainda quer brigar, ela não tem chance!!

  • Pedro

    A adobe eh burra, Tinha que cancelar o suporte flash pra toda linha mac. Ai sim eu queria ver se o jobs ia tirar essa onda.

    • henriqueG

      Se ela fizesse isso, estaria assinando seu próprio atestado de óbito.

  • Maicon

    Bejeweled 2 é um do apps mais vendidos na APPStore, e tem uma versão grátis em flash.

    Se fosse liberado flash pra iphone esse ja era um aplicativo que ia perder muitas vendas…

    De cabeça a gente não lembra de outros, mas acho que isso é desculpa da apple, por que a Apple assim como a Adobe não possui nenhum aplicativo aberto…

    Ou seja, eles dão suporte somente a sistemas abertos pq sabem que nenhuma outra empresa vai lucrar com isso.

    Mas discutir isso num blog de iphone é o mesmo que ir na torcida do flamengo falar bem do vasco.

    • Eu não me referi a jogos, me referi a aplicativos.
      A App Store não é feita só de jogos. 😉

  • Maderaaaaaaaa neles !!!

  • L. Leite

    Se a Adobe tivesse culhões de não liberar o CS5 pra Mac e consequentemente forçasse uma migração de designers para PC, a Apple borraria as calças.

  • iLex, me responde isso.

    Se fosse possível usar o Flash para criar aplicações para iPhone, pois foi isso o que foi barrado. Mesmo assim essas aplicações não deveriam ser enviadas para a Apple para serem validadas e liberadas na Apple Store?

    O Flash no navegador sinceramente eu não ligo, mas seria bom poder portar aplicações já criadas em flash para o iPhone e assim seguir com os critérios da Apple Store…

    Isso que me deixa em dúvida, não entendo o porque dizer que o Flash mataria a Apple Store sendo que apenas iria fazer mais aplicações aparecem, afinal é mais fácil portar do que reescrever (em alguns casos claro).

    []’s

    • Eu concordo que é idiota absurdo o argumento que o Flash mataria a App Store. Sem fundamento nenhum. Por isso mesmo contra-argumentei.

      Achei idiota também a pessoa que menosprezou os programadores de Flash sem argumento nenhum. Pronto, falei. Geralmente comentários agressivos são apagados, mas este acabou passando.

      Entendo que você, Allan, é diretamente atingido pela decisão da Apple, pois você é um dos programadores Flash. Mas eu pessoalmente concordo com a decisão da Maçã. Já é difícil com o que já se tem fazer os desenvolvedores seguirem o padrão UI do iPhone, a maioria inventa seus próprios botões e navegação, quando o padrão oferecido corresponde a todas as necessidades. Com o Flash, nenhuma API ou elemento do atual SDK seria usado, com cada um fazendo o que bem quiser com a interface.

      Qual a consequência disso? Acabaria o padrão, que, talvez nem todo mundo ainda tenha entendido, é uma das coisas que ajudam no enorme sucesso do iPhone.

      Como Jobs mesmo diz, se criaria um sub-padrão que não ajudaria em nada a evolução da plataforma. Além disso, novas APIs como o multitasking, notificações push, nada disso seria usado pelo Flash.

      Por tudo isso, eu entendo perfeitamente a Apple e apoio esta decisão.
      Mas claro, é só a minha opinião e entendo que você, como trabalha com Flash, deve estar bem chateado com tudo isto.

      • Me chateio apenas por ficar barrado sem “motivos justos”, mas eu tenho um iMac, tenho um iPhone 3GS e sei como a Apple funciona. Infelizmente o Jobs tem seu lado ovelha e seu lado lobo. Quando ele pega raiva de algo, sai de baixo (Adobe, Google, e ai vai)…

        Eu mesmo estou começando a programar no iPhone SDK, e no meu tempo livre, o que quer dizer que infelizmente vou demorar um pouco (muito tempo) para fazer aplicativos no iPhone com o mesmo nível que desenvolvo no Flash.

        Flash no navegador realmente poderia atrapalhar as vendas, e entendo sobre o padrão, porque realmente é ruim você pegar um aplicativo com a interface fora do padrão, é ruim para mexer, configurar, etc… Mas seria bom se a Apple fizesse um acordo com a Adobe, há mais desenvolvedores (desenvolvedores de verdade, que vivem disso) em AS3 do que em iPhone SDK, então as duas empresas pegariam um grande potencial criativo já pronto, sem necessidade de estudo, etc. Não custa sonhar né?

        Bom, creio que não há nada a se fazer a não ser estudar o SDK e tentar a sorte na Apple Store.

        Sei que aqui não é o lugar, mas… Eu comprei meu 3GS semana passada, não sei os comandos de voz, e não achei uma lista completa do que eu posso dizer para meu iPhone, o que acha de fazer um artigo com isso?

        []’s

        • henriqueG

          Já vi 2 possíveis histórias sobre o porque da Apple não querer o Flash rodando no Safari Mobile:
          – O fato do Flash Plug-in feito para o Mac OS X não prestar (isso é verdade, não presta mesmo, deixa o browser mais lerdo fora que em 90% dos crashes do Safari acontecer devido o plug)
          – O fato da Adobe querer colocar uma versão Lite do Flash no iPhone, assim não iria entregar uma versão 100% do produto e sim uma bastante limitada.
          Não sei se são verdades, mas são possíveis teorias.

  • Ouvi dizer que H.264 não é aberto :-S

  • Dinnosan

    Allan Christian

    O iLex já fez um artigo sobre os comandos de voz no iPhone, é só olhar aqui no blog.

  • Se eles (Apple) querem tanto investir em tecnologias abertas pq não investem em Java. A Adobe está correta! A Apple usa uma política muito fechada, forçando os desenvolvedores a usarem as ferramentas Apple e só. E outra Flash por pior que seja, é um padrão web! Deveria ser suportado.

  • Joey

    Se o iAd vingar tereRemos varios apps free. Espero mto por isso.
    Sei que realmente, flash no iphone os ia virar uma zona. Eu nao programo mas num duvido nada que de pra quebrar umas seguranças do iphone os com o flash. Unica merda de nAo ter flash é ver os sites. App mesmo num vejo problema nenhum em nao suportar

  • bom….eu acho que o Steve Jobs…digo……Trudy Miller está mais do que certo! A Adobe percebeu o potencial que um simples alfinete da apple pode possuir e agora está correndo atrás! Parece até que isso já foi planejado há anos, hein! hehehehe

  • Rafael Pereira

    Acho que o desejo de todo mundo que possui um iPhone (é o meu pelo menos) é de que um dia voce possa subtituir seu desktop ou laptop por ele. isso é, tudo que voce faz em uma maquina de verdade voce consegue fazer em um smart fone. Infelizmente enquanto continuar este tipo de postura por parte da Apple isso nunca será possivel.

    Voce tem uma otima experiencia com o Iphone (e iPad por enquanto), mais nunca uma experiencia completa.

  • Fabio e Rafael Pereira – concordo com vocês e mantenho minha postura quanto ao assunto! É ridículo a Apple menosprezar outras empresas e tecnologias e as pessoas aplaudirem..